1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Computador reinicia. Será da fonte??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Wolfheart, 13 de Dezembro de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 911)

1. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Tenho o seguinte problema.

Recentemente comprei uma gráfica nova (Gainward fx5900XT), para ir melhorando aos poucos o meu pc (tinha uma Radeon 9000Pro :hello:).

Agora o meu pc reinicia-se. Penso que será da fonte. Tenha uma fonte ATX com 18A na linha de +12v. Tb tenho 2 discos, drive de disquetes :joker: , leitor de dvd e gravador.

Acho que a fonte não aguenta a pedalada. O que é k vocês acham? :rolleyes:

2. blastarr

blastarr Power Member

Pode ser, pode não ser.
    Pode ser um conflito de drivers, etc.

Fizeste uma instalação limpa do XP e drivers da FX, ou só desinstalaste os antigos e instalaste os novos com a nova placa, sem alterar mais nada ?

Caso seja esta última situação, vê aqui o que fazer:
    http://www.techzonept.com/showpost.php?p=821694&postcount=5

(a marca é diferente, mas o princípio de funcionamento e o programa a usar são os mesmos)

3. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Não fiz uma instalação limpa, só desinstalei os anteriores e instalei os da Nvidia.

O computador tb chegou a bloquear. Quando arrancava, na altura em que ia detectar os discos IDE não passava daí. Experimentei desligar as drives mantendo ligados os discos e o resto e ele lá arrancou mas bem mais lento.

Como o windows nunca mais carregava desliguei outra vez o pc porque ele faz aquele som de se querer reiniciar mas eu desliguei essa opção no windows e ainda não o liguei (tb foi à pouco tempo :headsh: ).

Já mandei vir uma fonte pk pensei que fosse esse o prob (LC 520w).
    Ainda não me apeteceu foi tentar por a Radeon outra vez pk tb queria saber as vossas opiniões.

Edit: acho que é mesmo da fonte. Desliguei o cabo que alimenta o placa gráfica e o computador inicou normalmente. Em todo o caso vou seguir o teu conselho :)

Obrigado desde já

Última edição: 13 de Dezembro de 2005
  4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Não deve ser da fonte... Eu tenho uma FX5900 (Não XT) que tá numa fonte de 300w OEM com 16A nos +12, e aguenta-se em full na boa, tenho perto de 11.9 em termos de +12v com a placa em full load...

Essa gráfica não funciona sem o cabo da fonte ligada... Se funcionar é só em 3D, já me esqueci de ligar o meu e assim que iniciei um jogo puff, fez-se o reboot...

5. blastarr

blastarr Power Member

Eu já tive a minha velha FX 5900XT a funcionar num pc com uma fonte de 200w, mas precisei de reduzir os clocks para 200mhz de core e 500mhz mems., para que não aparecesse o pop-up a avisar da falta de energia.
    Claro que o 3D estava colocado de parte, 2D only, e só se desactivasse a aceleração por hardware no PowerDVD.

De qualquer maneira, já me livrei da FX e arranjei um sweet deal por um amigo estrangeiro (Gigabyte 6600, 256MB, AGP8x, igual a esta, completamente passiva com dois heatsinks e um heatpipe a ligá-los -mas com core a 400mhz e mems. a 600mhz de fábrica-, por apenas 75 euros, nova em folha. Até vinha com uma break-out box para HDTV por componentes :D).

O meu Media Center costumizado está concluído :001:

BTW, por aquele preço, a Vobis anda a chular bem...lol

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

blastarr esta FX5900 na fonte OEM de 16A tá com 500/800 de clocks, e jogo durante horas (Dungeon Siege2, NFSMW, QUAKE4)

7. blastarr

blastarr Power Member

Did i mention que a fonte de 200w era do mais reles que existia ? Nem tem a ficha de 4pin para CPU's P4 e A64, lol. Em termos de amps., não passa de 14...

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

LOL Epah esta é OEM, mas já é mais recente, até é porreirita... Era pra comprar uma fonte nova qd comprei a gráfica, mas esta aguenta-se tão bem que nem me vou dar ao trabalho...

9. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Então se não é da fonte é do quê= :neutral: ?

Antes de mudar a placa funcionava tudo na boa. Só começou a reiniciar quando instalei esta fx5900xt. :wvsore:

10. tolinhas

tolinhas Suspenso

instala o speedfan ou MBM5 para veres as voltagens da fonte, não são 100% correctas mas ficas já com uma ideia

2º lá por a grafica ser nova não quer dizer que nao tenha problemas, puderes testar noutro pc era bom

11. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Quando chegar a casa já vejo as voltagens da fonte.

Se a gráfica tivesse problemas, quando desliguei a ficha que a liga à fonte de alimentação ela não daria problemas?

Claro que aparece que ela não está a receber energia suficiente, mas penso que isso é normal. :rolleyes:

Mantendo-a assim o computador não dá nenhum sinal de querer reiniciar...

Esquisito... mas tb não percebo grande coisa de hardware :rolleyes:

É verdade... lembrei-me agora.... ao iniciar o computador, depois de reconhecer os discos e as drives aparece uma mensagem a dizer que há um erro ou não é reconhecido (ou qualquer coisa parecida) um cabo de 80 pins.... :neutral:

Quando chegar a casa à noite já ponho a info mais correcta.

12. Pretender

Pretender Power Member

Cabo 80 "fios/linhas" (e não pinos) quer dizer que tens um disco qq ligado com cabo ata33 em vez de ata66 (40 fios vs 80fios).
    Arranja um cabo ide udma 66/100/133 (caracteriza-se fisicamente por ter as ligações pintadas: azul, cinzento e preto) e pelo volume das linhas (nota-se os fios mais juntos e com o dobro ;)

Quanto a gráfica, instala o driver cleaner para desintalar a fundo as drivers da ati e faz o mesmo para a Nvidia e volta a instalar.

Se o pc se reinicia mesmo em idle, experimenta entrar em safe mode e estar algum tempo em windows para ver se reinicia, se sim provavelmente é da fonte, senão é drivers.

Para ver se a fonte aguenta experimenta desligar os cdroms e todo o que for não essencial (e que consuma energia) para ver se assim o pc não reinicia

13. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Cabo de 80 pinos :joker: ... só mesmo eu... :lol:

O engraçado é com quando tinha a Radeon instalada, esse problema do cabo ide não aparecia...:confused:

Logo à noite mudo o cabo e sigo os vossos conselhos... depois digo os resultados.

Obrigado pelas ajudas :x2:

14. Wolfheart

Wolfheart Power Member

Aqui fica um screen do speedfan

Mudei o cabo... afinal era de 40 e não de 80 por isso dizia que o cabo não estava instalado.

Quando mudei o cabo (ligava o DVD-Rom e o gravador de CD) quando ia detectar as drives IDE o computador bloqueava. Então desliguei os cabos e as drives e o computador iniciou normalmente, por isso o cabo deve estar estragado....

Até agora ainda não deu sinal de querer reiniciar, mesmo com a gráfica ligada....

Conclusão:

Problema do cabo IDE? :wvsore:

Neste caso então quer dizer que a fonte não tem prob nenhum??

Edit: Já agora, um pouco off-topic, a temperatura de 62º não é 1 pouco elevada? Penso que seja do CPU Diode...
    Já agora o meu sistema é um AMD XP 2500+, board Asus A7N8X e 512 DDR 400 da Kingston

Última edição: 14 de Dezembro de 2005

Partilhar esta Página