Computador "topo de gama"

Recomendar DDR3 quando esta mal deve dar desempenho extra face a DDR2 nesta altura do campeonato...

são quase 1000 € em 4 gigas, quase dá para um PC jeitoso isso!!

Existem mushkin PC1066 que até devem bater DDR3 1333 (velocidade não é tudo e os timmings?) que custam 200 € o kit de 2 gigas...

Ou então por 500 € mete-se 8 gigas de corsair pc6400 com chips micron, e esta?

DDR3 é deitar dinheiro fora neste momento, a não ser que queiram o melhor e tem a carteira infinita!

Mesmo que compre a board para o futuro, quando DDR3 ficar "mainstream", já ca anda chipsets bem melhores que o P35 (Por exemplo o x38)

:x2:
 
Recomendar DDR3 quando esta mal deve dar desempenho extra face a DDR2 nesta altura do campeonato...

são quase 1000 € em 4 gigas, quase dá para um PC jeitoso isso!!

Existem mushkin PC1066 que até devem bater DDR3 1333 (velocidade não é tudo e os timmings?) que custam 200 € o kit de 2 gigas...

Ou então por 500 € mete-se 8 gigas de corsair pc6400 com chips micron, e esta?

DDR3 é deitar dinheiro fora neste momento, a não ser que queiram o melhor e tem a carteira infinita!

Mesmo que compre a board para o futuro, quando DDR3 ficar "mainstream", já ca anda chipsets bem melhores que o P35 (Por exemplo o x38)

Indo de encontro ao k disse acima!!! Subscrevo perfeitamente!!!
 
Este fim de semana vou fazer uma súmula das sugestões aqui apresentadas. Irei construir 2 cenários:

a) uma configuração que integre um processador Quad Q6600 (ou até um Extreme QX6700);

b) outra para uma plataforma de duplo processador Intel Xeon (talvez o Xeon 5320)

É dentro destas duas alternativas que eu, brevemente, me irei decidir.

Se quiserem (e fizerem o favor) de dar mais alguma dica ... agradeço!

Boas de novo, sem querer estar a repetir-me muito, não decidas sozinho, se só precisas desse poder todo de processamento daqui a alguns meses, tempo para pedir opiniões a professionais não te falta. :) Consulta várias lojas que costumem apresentar soluções profissionais e melhor ainda, fala com pessoal que tenha workstations e que conheça bem esse tipo de soluções.

Cumps
 
Boas de novo, sem querer estar a repetir-me muito, não decidas sozinho, se só precisas desse poder todo de processamento daqui a alguns meses, tempo para pedir opiniões a professionais não te falta. :) Consulta várias lojas que costumem apresentar soluções profissionais e melhor ainda, fala com pessoal que tenha workstations e que conheça bem esse tipo de soluções.

Cumps

Discordo contigo num ponto, em pedir opiniões às lojas... Normalmente eles induzem o cliente em erro, pois querem vender caro produtos com muito pouca qualidade!!! Além do mais a maior parte dos vendedores não têm qualquer tipo de conhecimento sobre este tipo de assuntos. Contudo concordo com a procura de uma opinião de alguém que tenha conhecimento de bases do trabalho ao qual se destinará a máquina e dar uma opinião acerca disso!
 
Discordo contigo num ponto, em pedir opiniões às lojas... Normalmente eles induzem o cliente em erro, pois querem vender caro produtos com muito pouca qualidade!!! Além do mais a maior parte dos vendedores não têm qualquer tipo de conhecimento sobre este tipo de assuntos. Contudo concordo com a procura de uma opinião de alguém que tenha conhecimento de bases do trabalho ao qual se destinará a máquina e dar uma opinião acerca disso!

Sim infelizmente existem lojas que só pensam no seu bolso e não na satisfação e bolso do cliente. No entanto, existem também boas lojas com bons profissionais. Por exemplo, tenho ficado bastante surpreendido (pela positiva) com a *****, e parece que andam agora a investir mais em soluções profissionais.

Quando leio algo sobre workstations é quase sempre alguém que as tem, percebendo mais do assunto pois investem muito em conhecer o que existe no mercado nesse segmento. Como o Speed On tem um bom orçamento e tendo em conta o fim do PC, precisa também de muita fiabilidade no sistema, penso que o melhor é ir para uma workstation pura e não o típico PC topo de gama. Indo para um ou outro, havendo tempo para a escolha, vale a pena falar com quem tenha máquinas potentes para work porque passaram pelo mesmo que ele aquando da escolha do sistema e podem ajudar bastante.

Cumps
 
Discordo contigo num ponto, em pedir opiniões às lojas... Normalmente eles induzem o cliente em erro, pois querem vender caro produtos com muito pouca qualidade!!! Além do mais a maior parte dos vendedores não têm qualquer tipo de conhecimento sobre este tipo de assuntos. Contudo concordo com a procura de uma opinião de alguém que tenha conhecimento de bases do trabalho ao qual se destinará a máquina e dar uma opinião acerca disso!

Estou farto de "correr" lojas e a minha opinião não é muito favorável quanto à idoneidade dos "profissionais". Mas talvez esteja a ser injusto. É apenas um "feeling" ... Como já disse, eu não posso ser um "juiz" isento pois não percebo muito de computadores (sou um mero utilizador, com alguma experiência, mas nunca me decidi a "abrir o capot" e tentar perceber a máquina), logo, em boa verdade, não posso avaliar a competência técnica dos vendedores.

Por exemplo, ainda hoje recebi um orçamento, que passo a citar:

SO: Windows Vista Home Premium Genuíno
Caixa: alumínio com fonte iGreen 430W de baixo ruído
Processador: Intel Core 2 Extreme Quad-Core QX2.66GHz FSB1066 8MB
Chipset: Motherboard chipset Intel P965
Memória: 2048MB DDR2 800
Disco: 500GB 7.200 RPM Sata2
Drives: 1 DVD 16X - 1 DVD+/-RW - 1 Multi-Card 7/1
Gráfica: 256MB DDR3 GeForce 8600GT com suporte p/ DirectX10.0 - PCI-E
Placa rede: SMC EZ Connect PCI Wireless 108Mbps + 10/100/1000Mbps
Placa som: Codec de audio AC'97 de 7.1 canais
Teclado: wireless
Portas USB+FW: 4 USB 2.0
Outras portas: 1 paralela; 1 serie; 1 SPDIF ; 1 RJ45; 6 in 1 audio jack
Outros: Works 8.5 português

Foi exactamente isto que me enviaram. Tudo por 2.199 euros ...

Claro, aqui há coisas que não preciso (a placa de som, o Works, etc) contudo o meu receio é que o computador não esteja correctamente configurado (embora eles sejam, na loja, "altamente profissionais" e com "muitos anos de experiência" ... dizem eles, todos "engenheiros informáticos").
Eu, que não percebo nada, questiono-me quanto ao sistema de refrigeração (já li aqui que o QX6700 frita ovos!!! de tão quente que fica...), e quanto a tudo o resto ...
Receio estar a gastar dinheiro mal gasto e não vir a ter a performance que pretendo no meu trabalho.

O problema está ainda. Isto de perceber pouco "da arte", torna esta minha tarefa da compra do computador bem mais difícil ... Acreditem. Tenho medo de ser "enrolado" ...
 
Sinceramente não confio muito nas lojas que nem dizem a marca de todos os componentes e metem na lista do sistema a lista das portas... Foge dessa :P

Existem no entanto, lojas de confiança. Volto a referir a ***** se fores da zona de Lisboa. Tens outras de que também só oiço bem, a ***** em Aveiro, extreme-computers em Leiria...

Cumps
 
Discordo mesmo!

Primeiro ponto, C2Q com 430w? :wow:

Segundo ponto, chipset 965 para quad-core?


Depois incluem placa de som e placa de rede... Que grande disparate. Alem disso ainda discriminam as portas e tudo.

YOU MUST BE JOKING!
 
Última edição:
Sinceramente não confio muito nas lojas que nem dizem a marca de todos os componentes e metem na lista do sistema a lista das portas... Foge dessa :P

Existem no entanto, lojas de confiança. Volto a referir a ***** se fores da zona de Lisboa. Tens outras de que também só oiço bem, a ***** em Aveiro, extreme-computers em Leiria...

Cumps


Sou da região do Grande Porto (zona de Famalicão) ...

Bem, mas como posso alterar esta configuração para que ela fique melhor?? Eles disseram-me que eu podia ajustá-la, bastando para isso que eu enviasse as referências do material ...
 
E queres monitor? Também não estás a ajudar muito... o CPU desta configuração é quad... 4 cores... Vê esta configuração e diz o que achas que dispensas ou precisas melhor

Caixa: Nox Coolbay -> 50eur
Fonte: Corsair HX520 520W Modular SLI -> 120eur
Processador: Core2 Extreme QX6700 8MB Cache QUAD -> 985eur
Motherboard: Asus P5K3 P35 ATX -> 225eur
Memórias: 2x Corsair 1333C9DHX DDR3 2x1GB -> 2x495eur
Disco: 4xRaptor 36Gb (RAID) -> 4x115eur
Placa Gráfica: 8500GT -> 95eur
Gravador DVD: Asus -> 35eur
Monitor: Asus VW192S -> 200eur
Rato e teclado: Whatever -> 25eur
Colunas -> Whatever -> 25eur

TOTAL: 3183eur

Está a ultrapassar o preço, não sei se queres dispensar monitor ou assim... mas acho que está uma bela conf, mesmo de top. Aquelas mems...

Depois ainda lhe dás um overclock jeitoso...



Obrigado pela configuração. Tenho contudo algumas dúvidas, que passo a colocar:

a) Dado que este processador QX6700 custa €985, não seria melhor optar por uma plataforma dupla, com 2 processadores Intel Xeon Quad 5320 a 1.86Ghz?? É que os 2 processadores Xeon custam, em conjunto, praticamente o mesmo que esse QX6700 ... E garantiram-me que os 2 Xeon, juntos, têm uma performance claramente superior ao Extreme QX6700.

b) Quanto aos discos ... os 4 raptors 36Gb não será "curto"? Ficariam em Raid 0+1 , é? Para estarem em raid 0+1 têm de ser discos iguais/de igual capacidade, é isso? Então nessa hipótese não posso juntar um disco de maior capacidadede armazenamento para os backups automáticos?

c) Quanto ao monitor, sim, também pretendo comprar. Falaram-me nos LG e nos Samsung... Serão os melhores?
 
Seria uma configuraçao completamente diferente da que tens ai. E nao me acredito que montando um sistema nesses termos fique no mesmo valor que com um unico cpu.
Montas um WD 250GB para backups e ficas tudo a bombar.
Samsung sim :)
 
Obrigado pela configuração. Tenho contudo algumas dúvidas, que passo a colocar:

a) Dado que este processador QX6700 custa €985, não seria melhor optar por uma plataforma dupla, com 2 processadores Intel Xeon Quad 5320 a 1.86Ghz?? É que os 2 processadores Xeon custam, em conjunto, praticamente o mesmo que esse QX6700 ... E garantiram-me que os 2 Xeon, juntos, têm uma performance claramente superior ao Extreme QX6700.

b) Quanto aos discos ... os 4 raptors 36Gb não será "curto"? Ficariam em Raid 0+1 , é? Para estarem em raid 0+1 têm de ser discos iguais/de igual capacidade, é isso? Então nessa hipótese não posso juntar um disco de maior capacidadede armazenamento para os backups automáticos?

c) Quanto ao monitor, sim, também pretendo comprar. Falaram-me nos LG e nos Samsung... Serão os melhores?

No problemo. Quanto ao monitor, posso-te dizer que ficas muito bem servido, não há necessidade de gastar mais (vai vê-lo a funcionar, estive na poweron ontem e estava lá um ligado, no vista, para quem quiser mexer). Em relação ao processador, eu não sou uma pessoa que perceba muito, aliás não percebo nada disto. Vou aprendendo por mim... fui fazer um pouco de search e efectivamente ficas melhor servido com dual xeon... só não sei para que preços isso vai mesmo, nem onde arranjas em portugal. Não encontro os 5320 em lado nenhum.

Quanto aos discos... sim, era RAID 0+1 que eu estava a pensar. Se pensares nesta hipótese, que eu acho em tudo acertada, porque te aumenta performance sem nunca esquecer a integridade dos dados, tens que considerar se preferes Raptors de 40GB, de 74GB ou de 150GB. Não te podes esquecer, lá está, que todos eles são idênticos mas à medida que a capacidade aumenta, a performance decresce. Tens que conjugar o espaço que necessitas em função da rapidez (e do preço :p). Outra coisa importante é que (obviamente) neste tipo de RAID só tens disponível metade da capacidade total dos discos. Se tiveres 4x40, como eu recomendei, só podes utilizar 2x40.

Digo-te já em quanto ficava um RAID de cada tipo:

4x40Gb: 460eur
4x75Gb: 640eur
4x150Gb: 920eur

O preço por giga útil fica-te obviamente mais barato na última situação... cerca de 3eur

EDIT: sim, os discos precisam de ser todos iguais em 0+1

Em relação ao que já se falou nas memórias e PSU's (fonte de alimentação) não sei se concorde ou não. Tens que ver se achas que vais fazer upgrade para uma board com melhor suporte no futuro para ddr3, porque neste preciso momento ainda não é uma mais valia. Senão vou ter de concordar que é deitar dinheiro ao ar. Precipitei-me e peço desculpa

EDIT2: Podes por 2x 2x1GbKingston DDR2 1066mhz por 460eur. Já te dá mais margem de manobra. Obviamente perdes rendimento para as outras DDR3, porque funcionam a 1333mhz. Mas poupas 500eur, que devem dar gastar na board do xeon, que deve ser mais cara que esta que te tínha dado

Quanto à PSU, aquelas fontes são top-end... suportam sistemas pesadíssimos, mas não posso garantir, como ninguém pode, seja o que for. É uma questão de, muito provavelmente, testar. Acho que depois de saberem o cliente que vais ser, qualquer loja te faz o teste for free. O maior problema é se calhar levarem-te a comprar o mais caro só pelo bling bling

Espero ter ajudado, na medida do possível. Mais dúvidas, apita

Cumps
 
Última edição:
Depois de ler atentamente todas as sugestões de configuração vou deixar também a minha. Na minha opinião existem duas opções objectivas para esta questão:

1º Construir um computador desktop extreme
2º Construir uma workstation à base da nova geração de Xeons (serie 5300)

Tendo em consideração que a máquina servirá essencialmente para trabalho de cálculo matemático, existe, desde logo, uma permissa base: poder de processamento. Não tenho dúvidas de que o Q6600 é um excelente processador. Eu sou da àrea da multimédia e só estou à espera que eles baixem de preço para trocar o meu E6300 por um. Contudo, se tivesse um orçamento base de 2500€ não iria por aí, optaria claramente por uma solução baseada em dois Xeons da série 5300.

Os processadores são criados para diferentes utilizadores, os Q6600 não deixem de ser processadores desktop, os Xeons são, sem duvida, muito mais aconselhados para situações em que a performance, e acima de tudo, a estabilidade é um factor primordial, ou seja, são processadores claramente virados para o utilizador profissional. Assim aconselho, para esta situação, um plataforma baseada em duplo Xeon 5300 por inumeras razões. A máquina a adquirir tem de ficar ligada dia e noite praticamente 7 dias por semana, deverá possuir muitos nucleos de processamento, deverá ser altamente fiável e possuir um poder de performance adequado às necessidades de quem tem de fazer calculos matemáticos que levam o sistema até aos limites. Passo a deixar aquela que deverá ser, para mim, uma boa configuração para esta situação:

Processador: (2x) INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX (395x2 = 790€)
Motherboard: TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF (419€)
Memória: (2x) TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ (279x2 = 558€)
Discos: (2x) WESTERN DIGITAL 320GB SATAII 16MB (120x2=240€) RAID1 para backup espelho
Placa Gráfica: ASUS 8600GTS 256MB DDR3 PCIe (229€)
Fonte de Alimentação: BEQUIET DARK POWER PRO P6 850W (250€)
Caixa: COOLERMASTER ELITE 330 BLACK (40€)

TOTAL: 2526€ (Preços *****)

Penso que ficarás com uma máquina excelente para aquilo que pretendes. Por exemplo, as memórias justificam o preço extra porque são FB (Fully buffered) prevenindo erros, sendo mais fiáveis e estáveis do que as memórias comuns. Os dois xeons quad formarão um total de 8 nucleos de processamento! A motherboard sobre a qual tudo está montado é uma das melhores do mercado para criar uma workstation deste tipo. Os discos, e tendo em conta que disseste que 250GB seriam mais que suficientes, satisfazem a tua necessidade de armazentamento e, colocados em Raid 1, oferecerão toda a segurança de que necessitas, já que uma será espelho da outra. A placa gráfica é mais que suficiente para umas simulações 3D e visionamento de filmes, e de certeza, não te deixará ficar mal em nenhuma situação. Para alimentar um sistema destes uma fonte potente é absolutamente recomendável. A fonte recomendada para além de potente é também muito silenciosa. A caixa foi o componente onde aproveitei para poupar algum dinheiro porque acho que sendo coolermaster a qualidade está garantida e o preço é altamente competitivo. No fundo é uma caixa sóbria e simples como é requerido para um sistema deste tipo. Julgo não haver necessidade de gastar 100 ou 200€ numa caixa.

Enfim, tira as tuas conclusões e faz a tua opção. Provavelmente esta configuração estará sujeita a criticas, e ainda bem se assim for, tudo o que seja para melhorar...

Contudo penso mesmo que deverás optar por uma solução baseada em Xeons da série 5300 visto que para a solução que procuras são de longe a plataforma ideal. Boa sorte para a compra da máquina.

Abraço
 
Concordo quase em pleno.
Apenas fazia raid de discos - WESTERN DIGITAL 160GB SATA2 '1600JS' ou dos WESTERN DIGITAL RAPTOR 36GB 10.000RPM - em vez desses :)

Speed on, conitnuo a espera do teu contacto por pm.

Abraço
 
Depois de ler atentamente todas as sugestões de configuração vou deixar também a minha. Na minha opinião existem duas opções objectivas para esta questão:

1º Construir um computador desktop extreme
2º Construir uma workstation à base da nova geração de Xeons (serie 5300)

Tendo em consideração que a máquina servirá essencialmente para trabalho de cálculo matemático, existe, desde logo, uma permissa base: poder de processamento. Não tenho dúvidas de que o Q6600 é um excelente processador. Eu sou da àrea da multimédia e só estou à espera que eles baixem de preço para trocar o meu E6300 por um. Contudo, se tivesse um orçamento base de 2500€ não iria por aí, optaria claramente por uma solução baseada em dois Xeons da série 5300.

Os processadores são criados para diferentes utilizadores, os Q6600 não deixem de ser processadores desktop, os Xeons são, sem duvida, muito mais aconselhados para situações em que a performance, e acima de tudo, a estabilidade é um factor primordial, ou seja, são processadores claramente virados para o utilizador profissional. Assim aconselho, para esta situação, um plataforma baseada em duplo Xeon 5300 por inumeras razões. A máquina a adquirir tem de ficar ligada dia e noite praticamente 7 dias por semana, deverá possuir muitos nucleos de processamento, deverá ser altamente fiável e possuir um poder de performance adequado às necessidades de quem tem de fazer calculos matemáticos que levam o sistema até aos limites. Passo a deixar aquela que deverá ser, para mim, uma boa configuração para esta situação:

Processador: (2x) INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX (395x2 = 790€)
Motherboard: TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF (419€)
Memória: (2x) TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ (279x2 = 558€)
Discos: (2x) WESTERN DIGITAL 320GB SATAII 16MB (120x2=240€) RAID1 para backup espelho
Placa Gráfica: ASUS 8600GTS 256MB DDR3 PCIe (229€)
Fonte de Alimentação: BEQUIET DARK POWER PRO P6 850W (250€)
Caixa: COOLERMASTER ELITE 330 BLACK (40€)

TOTAL: 2526€ (Preços *****)

Penso que ficarás com uma máquina excelente para aquilo que pretendes. Por exemplo, as memórias justificam o preço extra porque são FB (Fully buffered) prevenindo erros, sendo mais fiáveis e estáveis do que as memórias comuns. Os dois xeons quad formarão um total de 8 nucleos de processamento! A motherboard sobre a qual tudo está montado é uma das melhores do mercado para criar uma workstation deste tipo. Os discos, e tendo em conta que disseste que 250GB seriam mais que suficientes, satisfazem a tua necessidade de armazentamento e, colocados em Raid 1, oferecerão toda a segurança de que necessitas, já que uma será espelho da outra. A placa gráfica é mais que suficiente para umas simulações 3D e visionamento de filmes, e de certeza, não te deixará ficar mal em nenhuma situação. Para alimentar um sistema destes uma fonte potente é absolutamente recomendável. A fonte recomendada para além de potente é também muito silenciosa. A caixa foi o componente onde aproveitei para poupar algum dinheiro porque acho que sendo coolermaster a qualidade está garantida e o preço é altamente competitivo. No fundo é uma caixa sóbria e simples como é requerido para um sistema deste tipo. Julgo não haver necessidade de gastar 100 ou 200€ numa caixa.

Enfim, tira as tuas conclusões e faz a tua opção. Provavelmente esta configuração estará sujeita a criticas, e ainda bem se assim for, tudo o que seja para melhorar...

Contudo penso mesmo que deverás optar por uma solução baseada em Xeons da série 5300 visto que para a solução que procuras são de longe a plataforma ideal. Boa sorte para a compra da máquina.

Abraço

Agradeço as suas indicações. Serão preciosas!

Estou mesmo decidido a avançar para a opção da plataforma com duplo processador. Talvez até opte por colocar 2 Xeons Quad 5320 a 1,86Ghz.

Agora estou na dúvida quanto aos discos. A minha primeira ideia seria colocar 4 discos WD 250GB (SATAII WD2500KS 16MB) em raid 0+1 ; receando que esta opção fosse a melhor em termos de rapidez de acesso, pensei em colocar 2 WD raptors de 74Gb em raid0 e outro WD de 500Gb de "armazenamento" ... No sentido de me esclarecer, perguntei ao meu colega dinamarques o que utiliza e ele disse-me que tem instalados dois discos: um WD raptor-x 150Gb (10000RPM 16MB) e um Barracuda Seagate 500Gb (SataII 16MB), agora ele não me disse como estão "ligados" entre si estes discos, se é que o podem estar (???). Será que ele faz os backups manualmente?? Para além de ser uma chatice é pouco fiável, não?

De resto, as minhas dúvidas são agora bem mais reduzidas, graças ao seu contributo. Obrigadão!!

Vou agora esperar pela descida dos preços dos processadores da Intel (acho que vale a pena aguardar pois, segundo li, a descidas vão ser significativas) e avançar com a compra deste computador com duplo processador.

Tks coop!
 
Back
Topo