1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Computador velho

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por [email protected], 28 de Junho de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1343)

1. Sim@o

[email protected] Power Member

Boa tarde tenho um computador com 4/5 anos e penso que agora está a dar as últimas. Pede-me para fazer uma verificação ao disco cada vez que o ligo, demora eternidades tem alguns blue screens e bloqueia muito. Alguma sugestão para conseguir funcionar sem problemas com ele até conseguir comprar um novo? Instalar Linux ou ubuntu ou qualquer outra coisa para que fique melhor? Estou disposto a instalar qualquer coisa desde que não estrague ainda mais o computador e que me permita fazer a mesma coisa o Windows.
    Obrigado

Última edição pelo moderador: 28 de Junho de 2012
  2. sir_santos

sir_santos What is folding?

nao é assim tao velho , isso deve estar só a pedir uma formataçao ou entao o disco rigido pode estar danificado...
    penso que nao seja nada de mais ,

Eu tenho aqui um com 9/10 anos e é usado todos os dias como pc de casa , pus-lhe o Windows seven e mais 1GB de ram á uns 3 anos e tá para as curvas

3. Sim@o

E dá para substituir o disco? Em portáteis? Eu penso que mais vale comprar um novo. Mas enquanto não tenho dinheiro queria tentar aguentar com este... Eu formatei à menos de um ano...

4. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Verifica a "saúde" do HDD da seguinte maneira, sff:
    - Descarrega o HDDScan;
    - Abre o programa e em "Select Drive" escolhe o disco rígido que queres testar;
    - Clica em "SMART";
    - Coloca aqui um ou mais screenshots* do relatório SMART completo.

*Hosts de imagens: www.tinypic.com e imageshack.us

5. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

No HDDScan clica em "New Task" (lupa em cima dum disco rígido), escolhe "Surface Tests", depois "Read" e "Add Test". O teste deverá demorar.

6. Sim@o

Está muito mau?

7. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

O gráfico demonstra umas quedas ainda grandes na velocidade. Já fechaste o programa, certo? É que esqueci-me de te dizer para tirares um print à legenda e aos números que estão ao lado desta do "Map".

No HDDScan vai a "New task"-->"Identity Info" e tira um print. Edita o print no Paint (ou equivalente) e apaga os caracteres do "Serial" (o serial não deve ser revelado, pois é o que identifica o disco) e só depois disto é que colocas aqui o print. Peço-te isto porque li que este disco tinha um problema de velocidade e era devido ao firmware e queria saber qual o firmware do teu disco.

8. Sim@o

Ainda não tinha fechado porque pensei que podia ser preciso mais alguma coisa. era esta a parte do "Map"?
    A outra parte:
    O que quer dizer isso das quedas de velocidade? :s o que devo de fazer?

9. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Podem ser sectores danificados do disco ou partes que não estão a 100% e são lidas mais lentamente. O meu conhecimento aqui é limitado.

O firmware que tens parece-me ser o correcto. Digo parece-me, pois as pesquisas só me mostraram queixas de firmwares anteriores a esse.

O teu disco não está fantástico e tem alguma lentidão como demonstra o gráfico e o mapa. No entanto, só tens 2 bad sectors (quer dizer que esses dois estão inutilizáveis) o que não é muito preocupante, mas que demonstra que o disco já teve algum uso e com esse mesmo uso o disco vai ficando cada vez mais inutilizável, ou seja, é uma máquina como todas as outras com tempo de utilização finito.
    Acho que não deverá ser o disco rígido a causa do problema.

Essa lentidão e os BSODs começaram quando? Lembraste se foi depois de instalares/modificares algo?

10. Sim@o

Penso que foi do nada, não tenho instalado nada, só uso o PC para net e trabalhos. Por isso não é grande uso. Com a lentidão não dá para fazer nada.

11. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

12. Sim@o

Irei fazer isso. Os blue screen não acontecem com muita frequência mas irei tentar!

13. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Os BSODs podem dar-nos luzes sobre a causa dos problemas.

14. syNk

syNk Power Member

Boas, foi-me dito para fazer uns testes ao meu disco e para colocar as prints dos resultados aqui, ja conclui os testes deixo agora aqui as prints: ;)

Partilhar esta Página