Problema Computador velho

Sim@o

Power Member
Boa tarde tenho um computador com 4/5 anos e penso que agora está a dar as últimas. Pede-me para fazer uma verificação ao disco cada vez que o ligo, demora eternidades tem alguns blue screens e bloqueia muito. Alguma sugestão para conseguir funcionar sem problemas com ele até conseguir comprar um novo? Instalar Linux ou ubuntu ou qualquer outra coisa para que fique melhor? Estou disposto a instalar qualquer coisa desde que não estrague ainda mais o computador e que me permita fazer a mesma coisa o Windows.
Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
nao é assim tao velho , isso deve estar só a pedir uma formataçao ou entao o disco rigido pode estar danificado...
penso que nao seja nada de mais ,

Eu tenho aqui um com 9/10 anos e é usado todos os dias como pc de casa , pus-lhe o Windows seven e mais 1GB de ram á uns 3 anos e tá para as curvas
 
E dá para substituir o disco? Em portáteis? Eu penso que mais vale comprar um novo. Mas enquanto não tenho dinheiro queria tentar aguentar com este... Eu formatei à menos de um ano...
 
105qv76.png
 
No HDDScan clica em "New Task" (lupa em cima dum disco rígido), escolhe "Surface Tests", depois "Read" e "Add Test". O teste deverá demorar.
 
O gráfico demonstra umas quedas ainda grandes na velocidade. Já fechaste o programa, certo? É que esqueci-me de te dizer para tirares um print à legenda e aos números que estão ao lado desta do "Map".

No HDDScan vai a "New task"-->"Identity Info" e tira um print. Edita o print no Paint (ou equivalente) e apaga os caracteres do "Serial" (o serial não deve ser revelado, pois é o que identifica o disco) e só depois disto é que colocas aqui o print. Peço-te isto porque li que este disco tinha um problema de velocidade e era devido ao firmware e queria saber qual o firmware do teu disco.
 
Ainda não tinha fechado porque pensei que podia ser preciso mais alguma coisa. era esta a parte do "Map"?
kduxrl.png

A outra parte:
1fjnlk.png

O que quer dizer isso das quedas de velocidade? :s o que devo de fazer?
 
Podem ser sectores danificados do disco ou partes que não estão a 100% e são lidas mais lentamente. O meu conhecimento aqui é limitado.

O firmware que tens parece-me ser o correcto. Digo parece-me, pois as pesquisas só me mostraram queixas de firmwares anteriores a esse.

O teu disco não está fantástico e tem alguma lentidão como demonstra o gráfico e o mapa. No entanto, só tens 2 bad sectors (quer dizer que esses dois estão inutilizáveis) o que não é muito preocupante, mas que demonstra que o disco já teve algum uso e com esse mesmo uso o disco vai ficando cada vez mais inutilizável, ou seja, é uma máquina como todas as outras com tempo de utilização finito.
Acho que não deverá ser o disco rígido a causa do problema.

Essa lentidão e os BSODs começaram quando? Lembraste se foi depois de instalares/modificares algo?
 
Penso que foi do nada, não tenho instalado nada, só uso o PC para net e trabalhos. Por isso não é grande uso. Com a lentidão não dá para fazer nada.
 
Boas, foi-me dito para fazer uns testes ao meu disco e para colocar as prints dos resultados aqui, ja conclui os testes deixo agora aqui as prints: ;)

n4gyua.jpg



2croav6.jpg



11t0j0m.jpg



15obitf.jpg
 
Back
Topo