Computadores na europa sem windows

oscarolim

Power Member
Parece que agora a EU quer que todos os pcs sejam vendidos sem o windows. É uma medida interessante, mas na minha opinião complicada. As lojas podem muito bem por Computador por xxx€ + 100€ com windows incluido (e vir já pre-instalado), desta forma lutando de igual para igual com uma suposta pré instalação do Linux ou outro qualquer so que entretanto apareça.

Fonte aqui e aqui
 
a ideia é óptima!
mas são as lojas as primeiras a não querer linux pré-instalado - olha-me para esta banca de trabalho cheia de máquinas "avariadas"... lol... são só e quase unicamente pc's com viroses - isso dava cabo de negócio...
 
eu acho que isso seria uma excelente politica! assim tal como na década de 90 tivemos que nos habituar a windows, haveria putos que começavam a lidar com linux desde novos
 
Acho mto bem ...

Acho muito bem. Eu se tivesse uma loja de computadores era o que fazia. Vendia com e sem Windows.

Porque atá ficavam mais baratos e talvez vende-se mais.

Cumps
 
Excelente noticia!

Já há lojas que fazem isso mas com a UE a pressionar, certamente que quando formos comprar teremos hipótese de escolha o que é muito bom.
 
Exacto Windows opcional. Se quiseres Windows é + X. Aliás eu monto o PC às peças por alguma razão! Além de poder escolher o que quero os 100€ Windows servem para mais um pouco de RAM ou melhor grafica etc..
 
"sem Os" =|= "sem windows" ..... mac sem ox etc ...

espero é que não fique ainda pior do que actualmente em termos de suporte/drivers, ninguém pode obrigar HP, Dell, Asus etc a fornecer drivers para um OS "lambda" .... e na escolha de hardware? lol quantos "chips" não funcionam em tal ou tal OS?

compras um portátil e escolhes um "OS" .. quem instala? quem te resolve a falta de suporte hardware/drivers?
isso só será benéfico para os utilizadores avançados, o utilizador/comprador "noob"/normal vai ser ainda mais enganado com as "maravilhosas ofertas" que muitas lojas fazem
 
Última edição:
"sem Os" =|= "sem windows" ..... mac sem ox etc ...

espero é que não fique ainda pior do que actualmente em termos de suporte/drivers, ninguém pode obrigar HP, Dell, Asus etc a fornecer drivers para um OS "lambda" .... e na escolha de hardware? lol quantos "chips" não funcionam em tal ou tal OS?

compras um portátil e escolhes um "OS" .. quem instala? quem te resolve a falta de suporte hardware/drivers?
isso só será benéfico para os utilizadores avançados, o utilizador/comprador "noob"/normal vai ser ainda mais enganado com as "maravilhosas ofertas" que muitas lojas fazem

Realmente tem sempre essa ponta da questão. E não estou a ver a UE obrigar os fabricantes a criar drivers para este ou aquele SO, e sejamos realistas, mesmo que a comunidade opensource os crie, nunca teriam a qualidade de uns produzidos com vontade pelo fabricante.
 
Óptima notícia, principalmente se também afectar os portáteis. Conheço quem não podia instalar outro SO no portátil porque perderia a garantia caso o fizesse.
 
há aqui uma loja q anda a montar PC`s com o FreeDOS, se o cliente quer Windows + 100€.

eu pergunto: mas quem é q quer um ecran preto e escrivinhar comandos?

já lá vai o tempo disso...
 
parecem bruxos, ainda no outro dia estava a pensar nisso... quero comprar um pc, mas eu ja tenho acesso ao windows pelo MSDNAA e pelo MSDN... :s

e ja agora... o que acontece aos pcs da apple?? :S
 
Última edição:
Realmente tem sempre essa ponta da questão. E não estou a ver a UE obrigar os fabricantes a criar drivers para este ou aquele SO, e sejamos realistas, mesmo que a comunidade opensource os crie, nunca teriam a qualidade de uns produzidos com vontade pelo fabricante.

Os fabricantes suportam qualquer SO... Desde que a percentagem de utilizadores seja significativa. :)
 
hmm então nunca teras um número significativo em outro OS .. porque ninguém vai comprar uma máquina + OS sem suporte no momento da compra .... compras o "bicho" e ficas olhando para ele enquanto esperas por uma cota de utilizadores maior/pelo suporte do fabricante? :wow:


... quero ver tb se não vai piorar na UE tb em termos de restrições do utilizador, certamente vai ser muito mais pesado em termos judicias para os "amigos do p2p", ainda fazem uma legislação comunitária como na França (DAVDI), subida de impostos em médias (HDD, DVD, CD, leitores mp3s, etc ...), restrições na copia privada etc ...

talvez va crie uma onda de negatividade para outros sistemas:

- user "normal" compra máquina, leva um OS Y e leva mais um jogo + soft .....
- no pagamento, o gaijo/a diz-lhe que o tal jogo e o soft não são para o tal OS ....
- comprador fica "WTF?" pk não funca? gaijo/a : bem é para este OS e tal ...
- comprador:bem este OS/máquina é uma grande maravilha!! bye bye reputação do fabricante/developer

ia esquecer: falando de baixo no preço de compra, é bem o contrário será um aumento porque iremos pagar o desenvolvimento do suporte/drivers para os tais "OS"
 
Última edição:
parecem bruxos, ainda no outro dia estava a pensar nisso... quero comprar um pc, mas eu ja tenho acesso ao windows pelo MSDNAA e pelo MSDN... :s

e ja agora... o que acontece aos pcs da apple?? :S

Eu também tenho acesso a essas cenas por isso não me faz diferença nenhuma (ou melhor faz, mas é + 100€ no bolso). Mas há muita gente que não tem, falando apenas da comunidade estudantil, pois só cursos de TI têm acesso ao MSDNAA, e como tal vão ter que "arrotar" com os 100€, mas c'est la vie.

Quanto à Apple, apesar da Microsoft estar a ser "penalizada" (leia-se pressionada) por monopólio, não sei se não seria mais correcto por parte da EU obrigar a Apple a fazer o mesmo, só para as coisas ficarem em pé de igualdade já que hoje em dia os Mac's com processador Intel podem correr Windows, portanto o user teria liberdade de escolha (agora que falo nisso, não sei se não corre também linux :confused:...).

O que teria que haver obrigatoriamente sim, era agora o dever (para não dizer obrigação) dos fabricantes disponibilizarem drivers para todos os SOs (incluíndo os vários tipos de packages linux, nomeadamente .rpm, .deb, e afins), pois já que se dá liberdade de escolha também terá que se dar suporte qualquer que seja a decisão do user, ou então começaremos a ver marcas a fabricar só para aquele ou o outro SO, ou na pior da hipóteses, as marcas a começarem a cobrar pelas drivers (ouvi dizer que a HP já faz isso com algumas drivers para Mac).

Resumindo: Liberdade de escolha == Direitos iguais para qualquer SO, mas isto é só a minha posta de pescada :-D
 
Se tivessem lido o artigo e o pdf saberiam o seguinte:

-A medida afretara Desktops e Laptops
-1 dos objectivos é a criação de drivers padrão que funcionariam com todos os sistemas operativos, esses drivers seriam contidos num disco (provavelmente 1 memoria flash, aos preços que estão 1GB para os fabricantes fica a 2 ou 3 euros) incorporado no computador. Ao ligar o PC pela primeira ves o PC pediria pelo DVD do sistema operativo...
-Os Macs são considerados 1 nixo premium de mercado para publishers...
 
A ideia é sem dúvida bastante boa, o grande problema é o "chico espertismo" que reina, pelo menos cá em PT. O que vai acontecer é o pessoal comprar PC's sem SO e espetar-lhe uma cópia pirata do Windows, pelo menos em 90% dos casos, mesmo os users sem grandes conhecimentos têm sempre um primo mais entendido para fazer o serviço.

Por um lado sou a favor, pois acho muito bem que haja liberdade de escolha e que ninguém seja obrigado a pagar por algo que simplesmente não utiliza ou que já possui, por outro sou contra pois vai aumentar a pirataria que é uma coisa estupida.

Quanto a drivers não me parece que venha a ser um problema.
 
Se tivessem lido o artigo e o pdf saberiam o seguinte:

-A medida afretara Desktops e Laptops
-1 dos objectivos é a criação de drivers padrão que funcionariam com todos os sistemas operativos, esses drivers seriam contidos num disco (provavelmente 1 memoria flash, aos preços que estão 1GB para os fabricantes fica a 2 ou 3 euros) incorporado no computador. Ao ligar o PC pela primeira ves o PC pediria pelo DVD do sistema operativo...
-Os Macs são considerados 1 nixo premium de mercado para publishers...

Mas seguindo o ponto 2, isso implicaria grandes modificações aos SOs para que todos fossem capazes de funcionar com o mesmo tipo de drivers, pois não te esqueças, que uma driver para Windows, não é igual a uma drivers para Mac, que também não é igual a uma driver para Linux.

Agora se me disserem que iriam trabalhar todos juntos para desenvolver e implementar uma plataforma capaz de tal função, isso é outra história.
 
Back
Topo