Computadores na europa sem windows

mais uma acha para a fogueira:

acho que a propria EULA da microsoft que vem com o windows prevê a devolução do custo da licença caso o utilizador/proprietario do equipamento não queira ter o windows que veio pré instalado num pc novo. infelizmente, tirando alguns casos nos EUA, creio que é dificil conseguir o reembolso por parte da microsoft. Pelo menos não conheço casos de devolução do $ da licença cá em portugal.

Mesmo nos EUA só houve direito a "refund" por decisao de tribunais.
 
Isto a ser aplicado terá de ser para todos obviamente, senão depois temos uma questão de mera injustiça. O pc sem os em que é preciso pagar para se ter windows e, um outro que ou trás linux ou, o exemplo da Apple.

Num Apple é sempre preciso os x para se correr windows, ou para preparar o boot camp, ou para virtualizar o windows, embora teoricamente o vista já consiga arrancar nativamente em macs tb, pelo menos actualmente. Mas ou me engano muito, ou a apple arranja logo maneira de por essa questão em parametros de ilegalidade...
 
Isto a ser aplicado terá de ser para todos obviamente, senão depois temos uma questão de mera injustiça. O pc sem os em que é preciso pagar para se ter windows e, um outro que ou trás linux ou, o exemplo da Apple.

Num Apple é sempre preciso os x para se correr windows, ou para preparar o boot camp, ou para virtualizar o windows, embora teoricamente o vista já consiga arrancar nativamente em macs tb, pelo menos actualmente. Mas ou me engano muito, ou a apple arranja logo maneira de por essa questão em parametros de ilegalidade...


Mas qual questão de justiça qual que. Tu não leste o pdf? Lá estava bem explicadinho porque o MAC fica de fora.
O MAC não é um computador, no seu sentido convencional, um computador é 1 clone do PC da IBM. O MAC é uma plataforma fechada enquanto um PC é uma plataforma aberta. O MAC só corre o windows ou o linux porque a Apple Computer o quiz, não foi por ordem judicial nenhuma.
Ao contrario do MAC o PC é uma plataforma aberta onde todos os fabricantes podem desenvolver hardware desde que respeitem as normas. Tipo há 2 grandes fabricantes de processadores, 2 grandes fabricantes de placas gráficas, vários fabricantes de discos, dezenas de fabricantes de memória, etc. O objectivo prende-se com o facto de o PC ser uma plataforma aberta, essa liberdade ser também alargada aos fabricantes de software.
 
Mas seguindo o ponto 2, isso implicaria grandes modificações aos SOs para que todos fossem capazes de funcionar com o mesmo tipo de drivers, pois não te esqueças, que uma driver para Windows, não é igual a uma drivers para Mac, que também não é igual a uma driver para Linux.

Agora se me disserem que iriam trabalhar todos juntos para desenvolver e implementar uma plataforma capaz de tal função, isso é outra história.

Sim, um dos objectivos, pelo que li no pdf, é tal como há compatibilidades entre as diferentes peças de hardware garantir também a compatibilidade entre o software. É só a lei ir para a frente e os fabricantes serem obrigados a preparar os drivers que eles tem que o fazer e o Bill Gaitas tem que alterar o Windows. A UE é grande demais para alguém se dar ao lucho de não vender cá.

Isto a ir para a frente sera muito bom porque haverá distribuições de Linux Lite, sem muitas complicações, óptimas para o utilizador vulgar (browser, messeger, processador de texto, e media player) com configurações mais acessíveis e descomplicadas... simples tipo windows ;)
 
Eu também tenho acesso a essas cenas por isso não me faz diferença nenhuma (ou melhor faz, mas é + 100€ no bolso). Mas há muita gente que não tem, falando apenas da comunidade estudantil, pois só cursos de TI têm acesso ao MSDNAA, e como tal vão ter que "arrotar" com os 100€, mas c'est la vie.

não precisa de arrotar 100€.
monta um pC sem OS (há umas poucas lojas q fazem isso :zzz:) e mete lá a licensa do MSDNN :)
 
Mas qual questão de justiça qual que. Tu não leste o pdf? Lá estava bem explicadinho porque o MAC fica de fora.
O MAC não é um computador, no seu sentido convencional, um computador é 1 clone do PC da IBM. O MAC é uma plataforma fechada enquanto um PC é uma plataforma aberta. O MAC só corre o windows ou o linux porque a Apple Computer o quiz, não foi por ordem judicial nenhuma.
Ao contrario do MAC o PC é uma plataforma aberta onde todos os fabricantes podem desenvolver hardware desde que respeitem as normas. Tipo há 2 grandes fabricantes de processadores, 2 grandes fabricantes de placas gráficas, vários fabricantes de discos, dezenas de fabricantes de memória, etc. O objectivo prende-se com o facto de o PC ser uma plataforma aberta, essa liberdade ser também alargada aos fabricantes de software.

Foi um puro comentário, quero lá saber quem vem ou deixa de vir no pdf, não interessa para a questão estar a falar do que é óbvio.

Podes vender essa "banha de cobra" a quem quiseres, mas comigo não pega, alias qualquer pessoa que perceba alguma coisa de informática para ver que o que dizes é puro marketing misturado com meras desculpas que, devido à dimensão da Apple ainda colam. O grave é que ainda existe quem se deixe levar na cantiga...
 
Eu acho a iniciativa excelente. Liberdade de escolha do SO aos users já era algo que devia ter sido implementado a muito, muita gente tem o windows apenas porque quando compraram a máquina era o que já trazia, e quando o levam para arranjar é o que volta a trazer porque desconhecem outros SOs. Apesar de todas as complicações que isto vai trazer de início acho uma óptima iniciativa.
 
Concordo plenamente (aliás como já tinha referido noutros tópicos), agora só faltam drivers para Linux para o hardware q se compra... ;)
 
O que vai acontecer na maioria dos casos:

- opção 1: comprar um PC sem windows + windows à parte e fica mais caro
- opção 2: ir para a que já existia: comprar com o windows já instalado
- opção 3: opção 1 sem o windows e enveredar pela pirataria

sendo que a maioria dos casos = pessoas que querem um pc para carregar no botão on, trabalhar, desligar, pessoas que vão À worten e compram um pc sem perceber puto de pc's e querem algo que funcione quando o ligam, mais nada.
 
a ideia é óptima!
mas são as lojas as primeiras a não querer linux pré-instalado - olha-me para esta banca de trabalho cheia de máquinas "avariadas"... lol... são só e quase unicamente pc's com viroses - isso dava cabo de negócio...


o não vir com nenhum SO instalado dá-te a liberdade de escolher o que queres lá colocar, até podes sair da loja sem SO nenhum e instalares tu ou o amigo/amiga.

se pedires na loja um SO para ser instalado eles fazem um preço, do valor do SO (m$-window$) e do trabalho ou não de instalar.
depois uma loja que se considera de informática se não tiver capacidade de instalar um GNU/Linux / macosx / windows se calhar não se deveria chamar de loja de informatica, se não souberem não instalem, mas vendam o hardware sem software.

cumps,
 
Se fôr como uma loja por onde passei a semana passada...

Para quem conhece, é uma loja de informática que fica de esquina junto ao centro comercial do Bonfim em Setúbal...

Passei por lá e fui perguntar o preço de um computador feito por medida. Disse o que queria de especificações e o homem apresenta-me um preço de mais de 700 euros, um exagero para o que lhe tinha indicado. Perguntei-lhe o porquê de ser tão caro e ele diz-me que aquilo já incluia o Windows Vista. Eu disse-lhe que não precisava de SO naquele computador e que nem tinha pedido o mesmo e o homem vai e diz-me: "ah, é que se não meter o Vista, depois há certas peças do computador que não funcionam, se instalar um Windows pirateado depois as peças precisam de ir buscar licenças à internet e depois não dá e não funcionam". :lol:
 

He’s trying to say that if this go forward, the costumer can only by a non-bundled OS that is more expensive then the OEM version. Ups… i should not mention it…
My opinion?
The computers can not being sell without a OS. This action will increase the computers final prices.



Primeiro deixe-me que lhe diga: não é "being sell" mas sim being sold.
Mas dirigindo-me ao assunto, esse seu pensamento só estaria correcto se todos os consumidores optassem pelo windos. Agora dei-me que lhe pergunte, acha correcto eu ser obrigado a comprar 1 computador com windows? Alias o senhor como MS studdent parter tem o windows de graça, no entanto se comprar 1 portátil vai ter que o comprar.



Deixe-me que lhe diga que o que eu lhe mostre o meu desagrado por não ter lido o meu comentário 2 posts acima do seu. É pena o senhor estando ligado fortemente á Microsoft não saiba o que são licenças OEM, são licenças que só podem ser utilizadas com 1 motherboard durante toda a vida do produto. O facto de os computadores no futuro serem fornecidos sem sistema operativo em nada coloca em causa a existência de windows + barato. A Microsoft só tem que se habituar aos novos tempos... Os argumentos por si utilizados são falsos, que pretendem lançar um mito favorável á organização a que está ligado.
 
A maioria das pessoas que usam PC para trabalho e mesmo para entretenimento, sabem usar o Windows e não o Linux.
Se lhes meterem outro OS que não seja o que estão habituados ficam logo perdidos.
O resultado vai ser que as pessoas que comprarem um PC vão ter de comprar o Windows á parte, nem considerando o Linux como uma hipótese.
 
Mas qual questão de justiça qual que. Tu não leste o pdf? Lá estava bem explicadinho porque o MAC fica de fora.
O MAC não é um computador, no seu sentido convencional, um computador é 1 clone do PC da IBM. O MAC é uma plataforma fechada enquanto um PC é uma plataforma aberta. O MAC só corre o windows ou o linux porque a Apple Computer o quiz, não foi por ordem judicial nenhuma.
Ao contrario do MAC o PC é uma plataforma aberta onde todos os fabricantes podem desenvolver hardware desde que respeitem as normas. Tipo há 2 grandes fabricantes de processadores, 2 grandes fabricantes de placas gráficas, vários fabricantes de discos, dezenas de fabricantes de memória, etc. O objectivo prende-se com o facto de o PC ser uma plataforma aberta, essa liberdade ser também alargada aos fabricantes de software.

O que pode acontecer é já que a Apple é um mundo à parte, a microsoft passa a vender o windows também para uma plantaforma fechada. Mete la um chip TPM, e só corre em sistemas feitos ou licenciados por eles, e que só pode correr o Windows.
 
Back
Topo