Computadores na europa sem windows

Essa questão da apple ser fechado e portanto ser a parte mete um bocado de dó e tou a ver mesmo a Microsoft a subcontratar uma empressa para fazer PC's Microsoft com hardware "fechado" SO da MS claro esta a lixar de alto para o suporte para o outro hardware. E depois fazia a cantiga k era uma plataforma fechada como a Apple e podeia vender o SO com o hardware o ppl ia todo comprar os PCs da MS pois ja vinha tudo instalado
 
O comum dos mortais já fica todo admirado quando compra um pc novo e ele não traz o office, quanto mais se agora vier sem SO... A medida teoricamente é boa, mas na prática só vai dar barraca. E incentivar a pirataria. Até porque não existe alternativa capaz para 90% da população.
 
não creio que vá ficar mais caro, é vendido uma versão oem.

para além disso se esta medida fosse para a frente a m$ de certeza que teria de baixar os preços.

Estás a ver mal o filme pq é precisamente o contrário. Se deixarem de ter as x mil licenças OEM garantidas como vendidas os preços sobem logo para manter o lucro constante.
 
Estás a ver mal o filme pq é precisamente o contrário. Se deixarem de ter as x mil licenças OEM garantidas como vendidas os preços sobem logo para manter o lucro constante.


Então que subam, se quando formos comprar o PC nos disserem que custa, por exemplo, 1000 Euros pelo PC, se quiser SO tem o Windows (e só o Windows, sem mais software nenhum adicional) por 100€, depois tem de comprar o Office por mais não sei quantos Euros e mais outro software por mais não sei quantos Euros. Ou então, por menos de 50 Euros tem aqui esta distribuição de Linux que já inclui uma catrafada de software para tudo e mais alguma coisa.

No entanto o que eu acho que vai acontecer é o que já acontece... Ok, não quero nenhum SO, eu peço ao meu vizinho do lado e instalo com os CD dele;)
 
Primeiro deixe-me que lhe diga: não é "being sell" mas sim being sold.
Mas dirigindo-me ao assunto, esse seu pensamento só estaria correcto se todos os consumidores optassem pelo windos. Agora dei-me que lhe pergunte, acha correcto eu ser obrigado a comprar 1 computador com windows? Alias o senhor como MS studdent parter tem o windows de graça, no entanto se comprar 1 portátil vai ter que o comprar.



Deixe-me que lhe diga que o que eu lhe mostre o meu desagrado por não ter lido o meu comentário 2 posts acima do seu. É pena o senhor estando ligado fortemente á Microsoft não saiba o que são licenças OEM, são licenças que só podem ser utilizadas com 1 motherboard durante toda a vida do produto. O facto de os computadores no futuro serem fornecidos sem sistema operativo em nada coloca em causa a existência de windows + barato. A Microsoft só tem que se habituar aos novos tempos... Os argumentos por si utilizados são falsos, que pretendem lançar um mito favorável á organização a que está ligado.

Deve haver alguma confusão aqui... sou MSP não sou empregado da MSFT e como ja foi referido aqui, qualquer estudante de TI tem acesso ao MSDNAA e como tal tb tem acesso gratuito ao software MSFT.
Por outro lado defendo a venda de Pcs sem OS pre-instalado dando a possibilidade de escolha ao cliente final do produto, no entanto, não defendo a venda de pcs sem OS, pelas razões que apresentei. De qualquer forma opiniões não se discutem, e formas de interpretação tb nao.

Cumprimentos,
 
Sinceramente, sem querer causar uma Holy War, Windows a €100 é melhor negócio que Linux a €0. Os €100 compram-te suporte de hw, apps ao pacote free e comercial, jogos qb, etc...

Mas pronto, é a onda do costume. Para o Joe User o GIMP é igualzinho ao litro. Para os prós o Photoshop vale quanto custa.
 
Sinceramente para o user tecnico isto é uma optima novidade mas como somos 10% (ou menos) do mercado para o Joe User ele nem vai saber escolher o OS.

Quer dizer compras o PC e depois aparece-te um quadrinho a dizer que OS quer?

Ubuntu (e variantes)
Fedora
SuSe
Debian
Gentoo (será possível)
Slackware
e etc. e tal *nix based
Windows Vista Home Basic (x86 e x64)
Windows Vista Home Premium (x86 e x64)
Windows Vista Business (x86 e x64)
Windows Vista Ultimate (x86 e x64)
e quem sabe no futuro com a liberalização teremos ainda:
Mac OS X 10.5 Leopard (x86 e x64)

Quer dizer acho que para o comum dos users ficam assim annn o quantas? Meta o que quiser! Só quero isso para ir à net (e acreditem há muita gente que considera a net o E azul, aka Internet Explorer) e processamento de texto e folha de cálculo (na maioria dos casos diriam para Word e Excel)...

Acho que simplesmente não é praticavel a curto prazo com a ignorancia geral do user mediano de hoje em dia!
FreeBSD
 
Sinceramente para o user tecnico isto é uma optima novidade mas como somos 10% (ou menos) do mercado para o Joe User ele nem vai saber escolher o OS.

Quer dizer compras o PC e depois aparece-te um quadrinho a dizer que OS quer?

Ubuntu (e variantes)
Fedora
SuSe
Debian
Gentoo (será possível)
Slackware
e etc. e tal *nix based
Windows Vista Home Basic (x86 e x64)
Windows Vista Home Premium (x86 e x64)
Windows Vista Business (x86 e x64)
Windows Vista Ultimate (x86 e x64)
e quem sabe no futuro com a liberalização teremos ainda:
Mac OS X 10.5 Leopard (x86 e x64)

Quer dizer acho que para o comum dos users ficam assim annn o quantas? Meta o que quiser! Só quero isso para ir à net (e acreditem há muita gente que considera a net o E azul, aka Internet Explorer) e processamento de texto e folha de cálculo (na maioria dos casos diriam para Word e Excel)...

Acho que simplesmente não é praticavel a curto prazo com a ignorancia geral do user mediano de hoje em dia!
FreeBSD

petersaint:
já li por aí vários comentários teus acerca do windows e nunca sei mt bem qual é a tua posição. ora és contra ora és a favor... espera... já vi q tens o Vista :-D(não eras tu q falavas mal dele?:zzz:).
 
a uns dias atraz perguntaram-me se era possivel transferir um conjunto de pastas ao mesmo tempo de uma pen para o pc(aka desktop) bem como outras situações que vêm reforçar a ideia apresentada pelo petersaints
 
petersaint:
já li por aí vários comentários teus acerca do windows e nunca sei mt bem qual é a tua posição. ora és contra ora és a favor... espera... já vi q tens o Vista :-D(não eras tu q falavas mal dele?:zzz:).

Se for como eu, ie com dois olhos na cara, é contra e a favor. Depende do contexto.

Infelizmente, 90% de um lado e de outro é fanboys, que pura e simplesmente se recusam a admitir que dependendo do contexto as "suas damas" podem ser a opção mais errada possivél.

Estranho que Linux pregue que é tecnicamente o OS/enviroment "not a tshirt, one size doesn't fit all" mas isso não se extende a admitir que a concorrência pode ser em certos casos "a melhor sweatshirt para o efeito"... E dos lados de Redmond é a mesma treta.

É a onda liberdade de escolha, mas só se a escolha formos nós.

Ah well, posso continuar a sonhar com uma fusao do ReactOS com o AROS. Isso sim era uma jarda, voltar a ter o meu OS preferido mas com as apps que tenho em Win :D
 
Eu desde que ontem ouvi o responsável da Microsoft Portugal dizer que o primeiro browser de Internet foi em 1995 e era o Netscape acredito-me em tudo.

Isto diz tudo sobre a credibilidade da Microsoft... Até parece que foi preciso sair o Windows 95 para ser inventado 1 Web browser...
 
petersaint:
já li por aí vários comentários teus acerca do windows e nunca sei mt bem qual é a tua posição. ora és contra ora és a favor... espera... já vi q tens o Vista :-D(não eras tu q falavas mal dele?:zzz:).
Agora sim estou com o Windows Vista mas porque apeteceu dar uma voltinha para ver como estavam os drivers etc. e tal e vou deixar estar para ver... Mas na minha opinião para o comum dos mortais (com 1GB ou menos de RAM) o XP continua a ser uma muito melhor opção.

Quanto ao Windows em si... Eu simplesmente critico o que acho que está mal e não sou anti-Windows ou anti-MS, ou mesmo pro-Linux e afins... Tudo tem o seu mérito e as suas falhas e cabe a nós analisar e escolher o que nos serve melhor ;)
 
Estás a ver mal o filme pq é precisamente o contrário. Se deixarem de ter as x mil licenças OEM garantidas como vendidas os preços sobem logo para manter o lucro constante.


permite-me que discorde, até porque o verdadeiro bolo da m$ vem da venda do m$-office e da venda a empresas, o que eles ganham com a venda de SO's ao povão é uma gota do rendimento deles.

eles têm perdas como por exemplo na xbox, zune etc, bem como no SO, existe algures um estudo sobre isso mas agora não sei por onde anda isso.
 
Sinceramente para o user tecnico isto é uma optima novidade mas como somos 10% (ou menos) do mercado para o Joe User ele nem vai saber escolher o OS.

Quer dizer compras o PC e depois aparece-te um quadrinho a dizer que OS quer?

Ubuntu (e variantes)
Fedora
SuSe
Debian
Gentoo (será possível)
Slackware
e etc. e tal *nix based
Windows Vista Home Basic (x86 e x64)
Windows Vista Home Premium (x86 e x64)
Windows Vista Business (x86 e x64)
Windows Vista Ultimate (x86 e x64)
e quem sabe no futuro com a liberalização teremos ainda:
Mac OS X 10.5 Leopard (x86 e x64)

Quer dizer acho que para o comum dos users ficam assim annn o quantas? Meta o que quiser! Só quero isso para ir à net (e acreditem há muita gente que considera a net o E azul, aka Internet Explorer) e processamento de texto e folha de cálculo (na maioria dos casos diriam para Word e Excel)...

Acho que simplesmente não é praticavel a curto prazo com a ignorancia geral do user mediano de hoje em dia!
FreeBSD

Isso era mesmo bom!

Uma espécie de teste para testar os conhecimentos do utilizador, ou a sua estupidez.

Então para se usar um carro não é preciso uma carta de condução, que requer testes, etc.?

Sendo a internet a auto-estrada da informação, também se devia de ter que ter uma licença para a poder usar, e esse teste seria do melhor.
Aposto convosco que haveria uma redução talvez na ordem dos 70% dos tipos com 12 anos que pensam que são grandes jogadores (ou na lingua deles: leet/l33t/l33tz0r, etc) de Counter-Strike, ou outros jogos online, apenas porque têm 10% do seu processador para o jogo em si, e 90% do processador gasto para manter todos os programas de "cheats".

O pior é quando se acham grandes "hackers" (apesar de o termo que eles procuram provavelmente seja "cracker"), porque têm 10 drives virtuais (conheci uma pessoa que tinha 4 drives virtuais do Deamon Tools, mais 4 do CloneCd e mais 2 do Nero (ainda bem que não usava Alcohol :D)). E cada uma delas tem uma imagem de um jogo qualquer montado, jogo esse retirado por bittorrent (faz-los, mais uma vez, parecer "leet"), ou então de um site obscuro da internet (neste caso, aumenta a sensação de "hacker").

Adicionamos depois a dúzia de vírus existente no sistema, pois os anti-vírus não os conseguem apagar (pensa-se que serve como um sistema hierático, quantos mais virus a correr no sistema, e mais "cheats" se usar, mais alto se está nessa hierarquia).

É claro que estou a brincar (ou talvez esteja a ser sarcástico... já nem sei bem...), por isso não percam tempo a refutar isto (podiam dizer por exemplo que existem pessoas que usam computador sem se ligarem à internet, etc.). Podem se rir um bocado, e talvez pagar-me uma coca-cola no café :D

Em relação ao tema, apesar de já não por os pés no Windows provavelmente à mais de um ano, acredito que haja espaço para todos no mercado (apesar de gostar que fosse uma percentagem talvez mais na ordem dos 70% Windows, %15 Linux, %15 Mac, assim se calhar já havia mais drivers/programas/jogos para todos).

Aqueles que apenas querem usar o computador para as coisas "básicas" usam o Windows (mas também dá para fazer coisas avançadas no Windows).

Quem tiver o bichinho da curiosidade, eventualmente acabará por instalar um outro sistema operativo (não necessariamente um Linux, mas um outro sistema qualquer), nem que seja mesmo para experimentar.

Mas prontos, eu sou um pacifista que gostava que todos vivessem a vida sossegados, em vez de perder tempo e energia a dizerem mal uns dos outros (imagino os aumentos de produtividade se assim fosse).

É por isso que se calhar divido-me um pouco nestas situações: o eu Linux User, acha que é uma boa ideia, e que talvez pudesse trazer melhores suportes de hardware, sem que para isso se tivesse que fazer reverse-engineering, no entanto, o meu eu Realista ou Conhecedor do Conhecimento que um Adulto de 30 ou Mais Anos Tem, acha que isto é uma má ideia (esse meu eu é muito preguiçoso, por isso não se deu ao trabalho de justificar porque é má ideia. Deve ser por fazer com que as pessoas normais ficassem sem acesso a um computador, e muitas empresas talvez tevessem que fechar.).

E acho que não me esqueci de nada. :D
 
O comum dos mortais já fica todo admirado quando compra um pc novo e ele não traz o office, quanto mais se agora vier sem SO... A medida teoricamente é boa, mas na prática só vai dar barraca. E incentivar a pirataria. Até porque não existe alternativa capaz para 90% da população.

a tal admiração é por as pessoas pensarem de forma errada, e que muito jeito dá à m$, com ou sem pirataria, que é o de ser "suposto" um pc trazer o m$windows instalado.

pois bem nem deveria ser suposto trazer um SO quanto mais um office, aquilo é hardware que funciona com n sistemas logo pode muito bem vir sem nenhum instalado ou ser o cliente a pedir qual o que quer isntalado, se a loja onde vai adquirir não tem essa escolha tem de pelo menos vender o hardware sem nada, eu não tenho de ser obrigado a pagar algo que não vou usar.

quando eu vou comprar uma camisa, teoricamente ficaria nú da cintura para baixo, mas presumo que não seja obrigado a junto com a camisa comprar tb as calças.
 
O comum dos mortais já fica todo admirado quando compra um pc novo e ele não traz o office, quanto mais se agora vier sem SO... A medida teoricamente é boa, mas na prática só vai dar barraca. E incentivar a pirataria. Até porque não existe alternativa capaz para 90% da população.


desde sempre que a m$ incentiva a pirataria, aliás ainda há muito pouco tempo o sr bill gates afirmou que preferia que os chineses pirateassem o m$windows a não o usarem.

ele sabe que a pirataria os beneficia, é como uma droga, o pessoal usa desde sempre, desde pequenos, e depois acha que não consegue mudar de plataforma ou que tudo o resto é mau.

qt a não existir alternativa capaz, acho que está muito enganado, o macosx é muito superior a qq m$windows, o BeOS que foi morto por não existir nenhuma regulação e a m$ fazer tudo o que lhe dá na bola, era muito superior a qq m$windows daquela altura e provavelmente descontando algumas coisitas ainda hoje o será, e claro só que nunca experimentou uma das novas distros de GNU/linux ou mesmo um pcbsd é que não vê que já fazem tudo o que o comum dos mortais está habituado e até mais, excepto grande parte dos jogos, mas aí existem as consolas.

um ubuntu e filhos, pclinuxos, mandriva, mint, opensuse, faz tudo e nem é preciso compará-lo ao m$windows, tem tecnologia como o compiz que apareceu um ano antes do aero do m$windows e que requer muito menos recursos, uso-o num acer com celeron 1,6 com 512Mb ram e placa intel qq coisa.

aliás isso das pessoas não se habituarem é um mito, há uns dois anos a siemens fez um estudo sobre a utilização de gnu/linux, dois grupos distintos, um de pessoas que nunca tinham usado computadores e outro de pessoas que ja tinham usado, especialmente m$windows, a siemens chegou à conclusao que os que nunca tinham usado computadores se habituavam mais rápidamente ao gnu/linux e que o preferiam ao m$windows o outro grupo teve mais dificuldade precisamente por estarem habituados a uma determinada maneira de pensar mas assim que se habituavam ao gnu/linux passavam a gsotar mais de o usar que ao m$windows.
 
Sinceramente, sem querer causar uma Holy War, Windows a €100 é melhor negócio que Linux a €0. Os €100 compram-te suporte de hw, apps ao pacote free e comercial, jogos qb, etc...

Mas pronto, é a onda do costume. Para o Joe User o GIMP é igualzinho ao litro. Para os prós o Photoshop vale quanto custa.

deve-me ter escapado qq coisa, "suporte de hardware"?
o kernel do gnu/linux tem suporte à maior panóplia de hardware que alguma vez existiu num SO, eu coloco um livecd em 99% dos desktops e ele detecta practicamente 100% do hardware, gsotaria de ver o m$windows a fazer isso, e depois é a onda do costume, quem faz o hardware é que tem de libertar ou drivers ou especificações para se fazerem esses drivers, não é culpa do FLOSS que não existam drivers para pseudo hardware.

tb me deve ter escapado essa coisa de 100€ trazer jogos, SO e ainda outras aplicações, o meu portatil acer trazia SO, e a acer até aí aldraba o clt porque para restaurar o SO tenho de ser eu a pagar um dvd e fazer esse backup pois não traz um cd com o SO, e o software que trazia era uma treta, e as outras marcas a mesma treta, pseudo software da tanga que vem só a atafulhar o hardware.

o gnu/linux de borla ou pago traz software no valor de milhares de euros, com um unico cd de Debian por exemplo pode-se instalar tudo desde SO, servidores web, mail, ftp etc, office, anti-virus para as viroses do outro SO, etc e tudo a zero, já para não dizer que não existem nem virus nem spyware.
 
qt a não existir alternativa capaz, acho que está muito enganado, o macosx é muito superior a qq m$windows

Se é muito superior, é discutivel, mas sim, de momento seria a única alternativa capaz se estivesse disponivel para todo e qualquer pc. Assim, nem sequer alternativa é.

um ubuntu e filhos, pclinuxos, mandriva, mint, opensuse, faz tudo e nem é preciso compará-lo ao m$windows, tem tecnologia como o compiz que apareceu um ano antes do aero do m$windows e que requer muito menos recursos, uso-o num acer com celeron 1,6 com 512Mb ram e placa intel qq coisa.

O linux não é alternativa ao windows para a grande maioria das pessoas. É demasiado complicado, demasiados diferente de máquina para máquina. Essa própria miríade de distros e tecnologias nem sempre incluídas e quase nunca prontas a funcionar impede que o seja.


Eu não disse que não existem alternativas capazes de todo, disse que não existem alternativas capazes para 90% da população.
 
Agora sim estou com o Windows Vista mas porque apeteceu dar uma voltinha para ver como estavam os drivers etc. e tal e vou deixar estar para ver... Mas na minha opinião para o comum dos mortais (com 1GB ou menos de RAM) o XP continua a ser uma muito melhor opção.

actualmente qualquerr computador comprado agora tem 2 GB de ram.
 
Back
Topo