Computadores na europa sem windows

Tem o Illustrato e tem o Corel. O Illustrator pq a Adobe tem alguns interresses no SVG, o Corel pq tenta dar suporte a tuo o que valha a pena.

(se bem que no meu local de trabalho, o PC é só po Corel Draw... :puke:)

Vem trabalhar uma semaninha comigo. Quando voltares, alem de não dizeres isso já só consegues olhar dessa maneira para os outros.

Começas a passar 1/2 do tempo a pensar "mas pq raio não posso.... $#%"%&%$#/".

Para trabalho mais criativo obviamente que prefiro o Illustrator, mas qqr coisa que implique alguma precisão não "olhometro" é para esquecer.

O problema nem é as apps em si, é a falta de formação técnica dos "designers". COmo não entendem um cú da tecnologia que usam não fazema minima ideia de como não criar "barracadas ambulantes".
 
Não leves a mal, não é nada pessoal, mas fico altamente "infernizado" quando vejo pessoal a querer passar a ideia de que temos hipotese de escolha quando realmente não temos. E é isso que a comunidade FOSS faz em geral. Dizem "Ah e tal larguem o Windows e o soft proprietário" e nós perguntamos "Então e usamos Linux e quais aplicações?". Silêncio. "Ah e tal, larguem o Windows e o software proprietário. Assim não dá...
aceito que não haja software para coisas muito concretas, quer dizer haver até há não tem ainda é o mesmo nível de desenvolvimento do proprietátio que tem anos de existencia, photoshop, progrmas de som, cad etc.

mas mesmo aí existem excelentes alternativas e se uma pessoa observar com atenção e não ter medo de experimentar se calhar até vai encontrar o que precisa.
 
Tem o Illustrato e tem o Corel. O Illustrator pq a Adobe tem alguns interresses no SVG, o Corel pq tenta dar suporte a tuo o que valha a pena.

Erm... toda e qualquer porcaria que crie mais problemas no programa.



Vem trabalhar uma semaninha comigo. Quando voltares, alem de não dizeres isso já só consegues olhar dessa maneira para os outros.

Erm.. não obrigado. Eu começei no Corel Draw (usei intensivamente desde a versão 6 à 9). Depois fui para o freehand (7 na altura) e... bye bye Corel Draw e ficheiros pesados.

O illustrator é outra conversa, não é para fazer coisas milimetricas... é mais para o desenho livre.
 
Erm... toda e qualquer porcaria que crie mais problemas no programa.

Ocasionalmente sim :D É por isso que ainda estou com o 12, já conheço os bugs todos... O X3 é mesmo só para conversão de ficheiros (e por acaso até está melhorzito nisso).

Erm.. não obrigado. Eu começei no Corel Draw (usei intensivamente desde a versão 6 à 9). Depois fui para o freehand (7 na altura) e... bye bye Corel Draw e ficheiros pesados.

O illustrator é outra conversa, não é para fazer coisas milimetricas... é mais para o desenho livre.

Olha, a dar-me musica... Se começaste lá tens o conhecimento "low level" da coisa. Entendes profundamente o que é um node, os diferentes tipo, o porquê deles. Entendes que curvar uma curva (que mal...) sobre si própria ou foi de propósito ou dá buraco (literalmente... e nunca deve ser feito, são dois objectos e fim de história). Entendes um molho de tralhas pouco criativas mas inerentemente essenciais a um trabalho em condições.

Quanto ao milimétrico, sim, mas depois não venham (e acredita que muitos vêm...) chorar pq têm um risco branco entre dois blocos de côr. E fazes zoom, et voila, tens um gap de 1mm que o ripper decidiu (acertadamente diga-se...) ser importante e puff, fez-se chocapic.

No meu caso ainda é mais grave (impressão em tecido grande formato). Pegas numa coisa que estava bem em A4, escalas para 3m de altura e puff, é só chocapic ;)
 
Ocasionalmente sim :D É por isso que ainda estou com o 12, já conheço os bugs todos... O X3 é mesmo só para conversão de ficheiros (e por acaso até está melhorzito nisso).

Agora só uso Corel Draw ocasionalmente. De preferencia nunca.
Sabes do Corel Paintshop Pro? Lançaram uma versão Corel para tirar a marca Jasp e mesmo fizeram porcaria. Lixaram um bom programa. Só mesmo a Corel...



Olha, a dar-me musica... Se começaste lá tens o conhecimento "low level" da coisa. Entendes profundamente o que é um node, os diferentes tipo, o porquê deles. Entendes que curvar uma curva (que mal...) sobre si própria ou foi de propósito ou dá buraco (literalmente... e nunca deve ser feito, são dois objectos e fim de história). Entendes um molho de tralhas pouco criativas mas inerentemente essenciais a um trabalho em condições.

Trabalhei praticamente 3 anos com Corel Draw a arranjar e dar a volta a X problemas Postscript.

Quanto ao milimétrico, sim, mas depois não venham (e acredita que muitos vêm...) chorar pq têm um risco branco entre dois blocos de côr. E fazes zoom, et voila, tens um gap de 1mm que o ripper decidiu (acertadamente diga-se...) ser importante e puff, fez-se chocapic.

No meu caso ainda é mais grave (impressão em tecido grande formato). Pegas numa coisa que estava bem em A4, escalas para 3m de altura e puff, é só chocapic ;)

Em Postscript/PDF nunca tive problemas desses.
O Windows sempre teve fraca implementação de PostScript e eu não uso mais nada alem de Corel Draw e Word em Windows. O resto é Mac.
 
part 1

Estive a ler atentamente esta "threat" .... e queria te fazer uma pergunta slack_guy. Dizes ser programador, é essa função que te traz o teu salário/guito certo? Teus clientes/patrão te pagam/paga pelo teu trabalho, trata-se de software/aplicações? ... O que acho engraçado é que o teu "soft" tem de ser "pago" as tantas nem open é, pk senão fazias uma a "versão 1.0" e te mandavam para a "rua" pk basta arranjar ppl para o actualizar segundo o modelo open source. Mas o soft de outras empresas como a MS é uma maravilha porque é pago etc ... -_-

Falas do 'entalanço' com o software proprietário, mas é engraçado ver muitas das ditas empresas que usam software open source, terem sempre a uma versão não muito legalizada de soft proprietário para efectuar o trabalho que não é possível fazer com esse soft open, que muitas das vezes diz ser superior ao fechado.

Eu estou me formando na área da informática e não me estou vendo programar para tentar ganhar a minha vida com o modelo "ladrão" que é o open source. Tenho colegas que fizeram uma pequena aplicação e foram incentivados pelo prof (linux zealot) com "código aberto". Engraçado foi descobrir uns meses depois que o dito prof tinha vendido a tal aplicação a uma empresa como sendo dele!! Só tinha mudado algum do interface e lá ficou com os bolsos mais recheados enquanto os verdadeiros criadores levaram no "bujon".
 
Última edição:
part 2

Muitos falam sobre a razão de não existir software das "grande casas" no mundo linux?! Que eu saiba o lema do open source é fazer "reverse engineering" a todo o que for possível. Acham mesmo que essas empresas vão facilitar a vossa tarefa? Ainda não se perguntaram pk razão muito software linux cada vez mais leva mais tempo para sair novas versões/actualizações? Não tou falando da actualização de distros mais sim de soft de produtividade etc.

Alguns programadores trabalham em proprietário e fazem open no seu tempo "livre", conheço alguns. Mas já pensam em deixar o open pk o medo de perder o seu "job remunerado" está ficando cada vez mais presente.

Falo de ppl na programação mas tb podia de outros que tocam no open source. Os criadores de logos/icons/etc tb já estão a ficar "fartos" de não serem recompensados pelo seu trabalho, claro ao fim do mês é preciso "comer". Li um artigo sobre isso esta semana não posso dar o link pk não me lembro bem em que site "linux" onde o li, acho que foi no Slashdot .... não tenho a certeza ^^

Querem que os OSs comuniquem uns com os outros da melhor forma possível e depois vê-se coisas deste género http://yro.slashdot.org/yro/07/10/01/1221248.shtml ... nova campanha da Red Hat: utilizem a nossa distro pk a da Novell é demasiado Microsoft friendly?! -_- tv pk a Novell está se saindo muito bem com o seu Suse http://www.neowin.net/index.php?act=view&id=42864 que alguma comichão já faz a Red.

Quem ganha realmente de momento com o open source, são empresas como a IBM, Sun etc que muito pouco fazem actualmente neste campo, mas muito ganham com este software. IBM já vai fazer a sua Suite Office "pegando" o trabalho que a comunidade fez no OOo, assim é muito fácil fazer soft. Muita gente hoje só diz bem destas empresas, mas na realidade são os que mais beneficiam do "movimento open". "Vendem serviços" (com soft open) mas o mais engraçado é que o preço de esse serviço tem vindo a aumentar e boa sorte para competir com essas empresas. Nem falo de gaijos como o Linus ou o "Guru", que tão a fazer uma bela massa graças a "seita".

Falam de "liberdade de escolha", pois o GPL3 é uma grande maravilha. nem KDE, MySQL, etc querem passar de GPL2 para o 3. Ainda vão se tornar pior do que as empresas propríetarias. Até já atacam as poucas empresas que tiveram a coragem de utilizar o "vosso" modelo ex: da my TiVo ou dos problemas entre BusyBox e Monsoon.

O que salva o open source em termos de utilidade "doméstica e em PMEs" é ter distros free. Somente este factor é que é importante/relevante. O facto de ser open source para 99% das pessoas é o mesmo que ser fechado, pk não são programadores. Apesar de existir software free/open source em mesma quantidade ou até mais na plataforma Windows.

Para terminar, a razão de terem de gastar dinheiro em software tipo o Photoshop, AutoCad, Dreamweaver, etc também é pelo facto das empresas simplesmente "procurarem" os melhores trabalhadores possíveis (para o seu "business model", ninguém ira perguntar se sabem usar The Gimp, mas certamente pelo Photoshop. Até iram trabalhar em plataformas diferentes do Linux/MAC/Windows caso seja necessário.
 
Última edição:
Computadores sem OS

Nao sendo anti qualquer coisa, fico admirado com determinadas situacoes.
(meus comentarios baseiam-se na utilizacao da distribuicao SUSE SLED- 10.)

1 - Porque razao tenho de pagar a MS para destruir (formatar) o que eles me obrigam a comprar ?

2 - Se um PC me vai custar cerca de 300 euros e optar pelo SUSE-Linux, nao me acarreta mais custos, e tenho tudo que o windows faz e ainda mais.

Se optar por colocar windows + officce completo, tenho de pagar cerca de 400 Euros a MS, quando com as solucoes (linux + openoffice.org) tenho o mesmo sem mais custos ?
(e nao estou a referir, anti-virus, fire-wall etc etc etc que ainda acarretem mais custos)

3 - Claro que na empresa em que trabalho, estamos a colocar tudo em linux e open office, mas o mais irritante e ter de pagar a MS a licensa de windows para deitar fora.

4 - Em minha opiniao, a EUROPA tem de colocar um ponto final nesta historia.

5 - Ja agora, (eu trabalhei pro estado portugues) pq razao se pagam licensas a MS quando os servidores trabalham em UNIX (caso das camaras municipais) ???? para que os funcionarios tenham jogos ???? ninguem esta autorizado em Portugal colocar este problema de forma seria ? de que tem medo o governo portugues em acabar com esta situacao ridicula , imaginem os milhares de computadores que a funcao publica tem....

Nao sou contra nada nem contra ninguem, mas isto tem de acabar, e se alguem conseguir fazer que um meio de comunicacao social, tenha a coragem de publicar um artigo em destaque com a explicacao das licensas windows e mostrem a diferenca de custos , e demonstrem a capacidade do Linux.... estarei pronto a dar a minha contribuicao sobre este assunto

Cumprimentos
 
Nao sendo anti qualquer coisa, fico admirado com determinadas situacoes.
(meus comentarios baseiam-se na utilizacao da distribuicao SUSE SLED- 10.)

1 - Porque razao tenho de pagar a MS para destruir (formatar) o que eles me obrigam a comprar ?

2 - Se um PC me vai custar cerca de 300 euros e optar pelo SUSE-Linux, nao me acarreta mais custos, e tenho tudo que o windows faz e ainda mais.

Se optar por colocar windows + officce completo, tenho de pagar cerca de 400 Euros a MS, quando com as solucoes (linux + openoffice.org) tenho o mesmo sem mais custos ?
(e nao estou a referir, anti-virus, fire-wall etc etc etc que ainda acarretem mais custos)

3 - Claro que na empresa em que trabalho, estamos a colocar tudo em linux e open office, mas o mais irritante e ter de pagar a MS a licensa de windows para deitar fora.

4 - Em minha opiniao, a EUROPA tem de colocar um ponto final nesta historia.

5 - Ja agora, (eu trabalhei pro estado portugues) pq razao se pagam licensas a MS quando os servidores trabalham em UNIX (caso das camaras municipais) ???? para que os funcionarios tenham jogos ???? ninguem esta autorizado em Portugal colocar este problema de forma seria ? de que tem medo o governo portugues em acabar com esta situacao ridicula , imaginem os milhares de computadores que a funcao publica tem....

Nao sou contra nada nem contra ninguem, mas isto tem de acabar, e se alguem conseguir fazer que um meio de comunicacao social, tenha a coragem de publicar um artigo em destaque com a explicacao das licensas windows e mostrem a diferenca de custos , e demonstrem a capacidade do Linux.... estarei pronto a dar a minha contribuicao sobre este assunto

Cumprimentos


acabaste por te tornares como os anti qualquer coisa.. acabaste por te expressar como uns quantos que vivem para falar sem argumentar por completo.... ou mais conhecidos por... "falam falam e nao dizem nada"

concordo a 200% pela venda de computadores sem SO pré-instalado. mas também defendo a sua instalação GRATUITA pela loja a pedido do cliente.

concordo a 200% pela utilização de software gratuito quando este substitui integralmente o que o pago faz. e deves concordar comigo quando digo que, por exemplo, o openoffice não faz o que o office 2007 faz. e como ja trabalhaste para o governo, como eu tou a trabalhar agora, deves entender o que estou a dizer.

eu utilizo um antivirus gratuito, e não me passaria pela cabeça comprar um. o mesmo digo de firewalls.

falas em colocar windows e office completo. será que precisas do office todo? ou só do word, excel e power-point? se tu precisas do office, é porque precisas das suas funcionalidades todas, porque o teu trabalho requer isso. nesse caso e tendo em conta, penso eu, que so compras o que realmente necessitas (tirando esta parte de pcs com os pre-instalado) não me parece que vás comprar o office system de 2007 premium se so precisas do basico. se fores estudante universitario fala com o teu departamento. actualmente dezenas de departamentos têm acesso a software microsoft gratuito.

se eu sei que um software me garante uma produtividade acima da média, então eu não tenho problemas em gastar dinheiro nele. eu sei que mais cedo ou mais tarde ele vai ficar pago com o resultado dessa produtividade.

eu nao uso openoffice porque nao faz o k preciso. mas nao me importava de usar mac, porque tenho o office 2008 para mac. got it?

para terminar, nao me parece que seja necessario mostrar diferenca de preços. mas sim a diferenca de funcionalidades.

abraço!
 
E porque não compram o computador sem o SO? Existem lojas que fazem isso a pedido, e sempre que montam o vosso PC (que podem faze-lo novamente em varias lojas), podem excluir o sistema operativo. Alternativas não faltam.
 
Sim, ate que poderia ser, mas nao te esquecas que quando se trata de empresas, compram-se em grande quantidade, o que a solucao que apresentas, sera interessante para solucoes particulares

Mas ao que me refiro e ao monopilo imposto, em que a liberdade de escolha de sistema operativo, deveria ser um direito e nao uma revindicacao.

obrigado pelo teu comentario
 
Back
Topo