[Computex 2009] Intel ultra-thin laptops for all

Nemesis11

Power Member
No dia 1 de Junho a Intel fez uma video conferencia, pre-computex, sobre uma nova iniciativa que vai ser lançada na Computex, de possibilitar portáteis ultra-thin, com cpu Ultra low voltage, para todos os segmentos de mercado.

No entanto esta apresentação está sobre NDA e por isso este post só vai aparecer dia 2 às 5:00.

Para resumir as coisas, a Intel prevê criar um novo segmento de mercado, entre os 499$ e os 1299$, com portáteis ultra-thin, entre 10 a 15 polegadas, com processadores ULV, que vão do Celeron ao Core 2 Duo, passando pelo Pentium e o Core Solo.
Esperam ver portáteis com 8 horas de autonomia de 40 fabricantes. Muitos deles apresentarão estes portáteis na Computex.

A grande diferença é que no passado, tirando os netbooks, o segmento ultra-thin estava confinado ao mercado high-end.
Neste novo mercado, os portáteis com processadores ULV começam num preço um pouco acima dos netbooks (499$).

A estes novos processadores, será adicionado um novo chipset, o GS40 e um já existente, o GS45. O "S" é de "small package".
A diferença entre eles é que o GS40 só suporta FSB 800 mhz e a gráfica corre a 400 mhz.

Ficam aqui os principais Slides da apresentação:

Picture25.png


Picture18.png


Picture19.png


Picture20.png


Picture21.png


Previsão de crescimento deste mercado, por parte da Intel.

Picture26.png


Picture27.png


Comparação com os outros segmentos de mercado de notebooks

Picture28.png


Ofertas ULV desde o Celeron ao Core 2 Duo.

Picture29.png


Comparação de performance dos diferentes ULV e duração da bateria.

Picture30.png


Marcas que vão apresentar produtos com estes processadores e dentro daquele custo anunciado.



Outras informações desta apresentação

Wimax

Picture31.png


Picture32.png


Intel Core 2 Duo T9900 (3,06 Ghz)

Picture23.png


Picture24.png
 
Que mandem portáteis com processadores decentes e consumos baixos a preços interessantes. Qualquer coisa é melhor que um Atom.
 
Que mandem portáteis com processadores decentes e consumos baixos a preços interessantes. Qualquer coisa é melhor que um Atom.

Acredito que não será difícil que o processador mais fraco dos ultra-thin seja melhor do que o Atom.

Também vêm desde já corrigir os preços dos netbooks. Espero que deixe de haver netbooks acima dos 499 dolares. Andam por ai alguns que com a performance que têm não se justifica.

É um mercado tal como os slides da Intel mostram que vai ser muito importante e que me parece que mais uma vez estão sozinhos na corrida. Infelizmente porque como sabemos a concorrência é benéfica para o consumidor final.

Vamos seguramente ver muitos equipamentos deste segmento na Computex.

Eu fico à espera de ver:

- confirmação dos números da bateria.
- se a bateria será amovível na maioria dos ultra-thin laptops. Duvido que isso assim seja. Deverão ter muitos designs de bateria mais exóticos que não deve facilitar isso e até por uma questão de rigidez devem ir para chassis de uma peça.
- performance do chipset
- aparentemente e isso não foi falado a gráfica parece ser onboard. Vamos ver se veremos algum destes equipamentos com gráfica da ATI ou Nvidia e a performance que teremos.

Em resumo acho que é uma excelente jogada da Intel para um mercado que está à vista de todos.

Vamos ver o que acontece. Pessoalmente fico à espera de vero que vem ai das principais marcas.
 
- aparentemente e isso não foi falado a gráfica parece ser onboard. Vamos ver se veremos algum destes equipamentos com gráfica da ATI ou Nvidia e a performance que teremos.

Acredito que apareçam chipsets de nVidia e ATI com gráficas bem superiores às X4500 que são o topo da Intel actualmente. Bastava uma versão do Ion com uma 9400M ou uma versão do novo 785G, com as HD4200, para aumentar ainda mais as funções de um laptop ultra-thin
 
isto é a aposta da intel para concorrer com o neo?

a ver vamos como isto corre, mas pelos vistos, com mais de 40 OEM vai ser difícil para a AMD com a exclusividade por parte da HP durante os primeiros 6 meses...
 
Acredito que apareçam chipsets de nVidia e ATI com gráficas bem superiores às X4500 que são o topo da Intel actualmente. Bastava uma versão do Ion com uma 9400M ou uma versão do novo 785G, com as HD4200, para aumentar ainda mais as funções de um laptop ultra-thin

A minha dúvida não é se a ATI e a Nvidia consegue fazer melhor. Isso nenhum de nós duvida. É se vai aparecer ou não ou se volta a mesma história dos netbooks. Isso não ficou claro na apresentação.

isto é a aposta da intel para concorrer com o neo?

a ver vamos como isto corre, mas pelos vistos, com mais de 40 OEM vai ser difícil para a AMD com a exclusividade por parte da HP durante os primeiros 6 meses...

Nem a AMD tem capacidade em termos de fabrico de processadores. Mas eu gostava de ver um excelente produto por parte da AMD. Isso só podia trazer ganhos para os consumidores.
 
isto é a aposta da intel para concorrer com o neo?

a ver vamos como isto corre, mas pelos vistos, com mais de 40 OEM vai ser difícil para a AMD com a exclusividade por parte da HP durante os primeiros 6 meses...

Eu acho que isto deve ser visto mais como "é a isto que o neo vai ter fazer frente"

A intel tem todas as condições para levar isto avante, como levou os netbooks.. e com disponibilidade de mercado bem maior que a AMD.

eu ando à espera de ver um HP DV2 ha algum tempo...

De qualquer forma, acho que posso começar a pensar em arranjar um substituto para o meu portege 2000
 
Basicamente estão a arrumar o Atom para o segmento "brinquedo" e a inserir novos CPU's single e dual core para o segmento do Neo + Neo X2.
A nível de performance deverão andar por volta da mesma coisa, mas a grande vantagem da intel é os 45nm versus 65nm.
No entanto obviamente que aquelas 8h+ de bateria é treta. Ou melhor não é, porque eles dizem que esses portateis podem ir aos 1300 euros, isto é, so modelos que custam um balurdio é que vão chegar ao que eles anunciam. Os modelos dito "normais" entre os 500-800 euros se derem metade dessas 8h ja vai ser muito bom.

De qualquer das formas vai ser interessante os proximos meses ver até que ponto vamos ter notebooks baratos com uma performance minimamente decente nas versões single-core e uma performance razoavel nas versões dual-core.
 
Última edição:
com uma bateria de 8h de capacidade, também me parece que um portatil destes deixa de ser propriamente fino e leve...
um portatil fino e leve, implica uma bateria de pequenas dimensões..

de qualquer forma, acho que isto vem matar um bocado o mercado dos netbooks, porque por mais 100€ (eventualmente um pouco mais), arranja-se um portatil igualmente pequeno, com um ecrã decente, e com mais poder de processamento...
 

Esse segmento não foi criado pela Intel. Foi criado pela AMD ;)

Não percebo onde a Acer foi buscar estes numeros com uma bateria de 6 celulas:
Using Bapco's MobileMark 2007 Productivity benchmark test, an industry standard created to measure PC battery life and performance, Principled Technologies, the industry leader in technology assessment services, found Acer's Aspire Timeline notebook PCs averaged more than eight hours of battery life. The AS3810T achieved 9 hours and 7 minutes of battery life, while the AS3810TZ logged in a whopping 9 hours and 48 minutes, clearly outpacing the industry norm and significantly outlasting competitive systems.
Deve ter sido com o portatil em Sleep....

Ja o outro portatil:
According to Point of View representatives this 6-cell 4400mAh battery is enough to run this slim notebook from 4 hours and up.

O Acer para ja parece um pouco caro e a qualidade uma trampa (tipico da Acer). A ver outros modelos com melhor qualidade.
 
Última edição:
Para resumir as coisas, a Intel prevê criar um novo segmento de mercado, entre os 499$ e os 1299$, com portáteis ultra-thin, entre 10 a 15 polegadas, com processadores ULV, que vão do Celeron ao Core 2 Duo, passando pelo Pentium e o Core Solo.

Ora aí está uma coisa que me interessa bastante, portáteis com monitores de tamanho decente (a partir das 15,4 polegadas), o mais leve possíveis e sem custos astronómicos (o mais próximo disto que conheço são laptops tipo os Macbook Pro e por exemplo o LGP510, mas qualquer um deles é um disparate de dinheiro - e não é assim tãooo portátil). Estou curioso para ver o que sai daqui :)
 
WiMAX, de acordo com os desejos da Intel.
Infelizmente para eles, o LTE é uma tecnologia tecnicamente superior, mais barata, e que reúne o consenso entre a grande maioria dos "carriers" GSM/3G.
 
Parece que afinal os netbooks não têm assim tantos fãs, só aqui nesta thread li várias vezes a frase "ecrã decente" (também li processador de jeito):007: É claro que um netbook tem um ecrã pequeno porque foi assim que se decidiu com as vantagens e desvantagens disso, daí ser um netbook, e não um nettop ou laptop. Desculpem este reparo mas não resisti;):P

Quanto a esta tecnologia da Intel, parece que andam a tentar ocupar as fabs para dar rendimento ao upgrade para o último shrink, o que até é bom, desde que provoque uma descida nos preços dos netbooks para que não haja um grande conflito entre estes PCs magrinhos e os netbooks.
 
Back
Topo