1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comunicação com dispositivos externos (Telemoveis)...

Discussão em 'Programação' iniciada por BraBo, 1 de Março de 2005. (Respostas: 24; Visualizações: 3231)

  1. BraBo

    BraBo Banido

    Alguém aqui já ouviu falar em comunicação com algum dispositivo externo (ex. Telemovel) via uma DLL por exemplo???

    A minha duvida, é se é possível controlar chamadas (recebidas, ou mesmo ligar para algum número), ou mesmo controlar as mensagens (retirar as recebidas, enviar novas...), no telemovel usando uma API qualquer???

    Se for possível, como e em que curcunstâncias se pode arranjar uma API assim???
     
    Última edição: 1 de Março de 2005
  2. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Os telemóveis geralmente respondem a comandos AT. Tens que encontrar as especificações para o teu modelo especifico. Mas penso que podes simplesmente ligar o telemovel ao pc, tipo por cabo, e depois enviares os comandos AT em texto simples para a porta onde o tlm está ligado.
    Depois, dependendo do telefone, pode haver dlls para fazerem esta comunicação, mas julgo que seja especifico para cada modelo/serie.
     
  3. RavenMaster

    RavenMaster Power Member

  4. BraBo

    BraBo Banido

    Este programa parece muito porreiro ...

    Este programa parece-me bastante bom, mas não vi referência nenhuma a uma API. Ainda por cima é para Delphi. Vamos lá ver se com o C++ vou lá.

    Cheers for that ...
     
  5. NoMercy

    NoMercy Power Member

  6. BraBo

    BraBo Banido

    At ...

    Mas por estes comandos AT, não vai ser possível por exemplo gerir a lista de mensagens recebidas e/ou enviadas, ou pode-se fazer isso?!?!?!

    Já agora, mandas estes cmandos como texto simples para o dispositivo?!?!?!
     
  7. NoMercy

    NoMercy Power Member


    Tens que procurar os comandos especificos para o teu telemóvel e tens que ver ser existe funcionalidade para isso. É provavel que os contactos estejam todos nun ficheiro, por isso é só procurares que ficheiro é e que formato tem e edita-lo, penso eu.

    Nas poucas experiencias que vi sim. Simplesmente escreves texto para a porta em que o telemóvel está ligado, por exemplo COM1, tal como farias em DOS se quisesses enviar uma string para uma COM ou LPT, por exemplo:
    echo "blablabla" > COM1
    ou
    echo "blablabla" >> COM1

    Experimenta por exemplo verificar qual o AT command que executa uma chamada no telemóvel (se existir este comando para o teu tlm) e manda directamente do DOS o comando para a porta em que o tlm está ligado (como escrevi em cima) para ver o que acontece.

    De qualquer maneira vais ter que investigar e experimentar um pouco sobre isso :D
     
    Última edição: 1 de Março de 2005
  8. BraBo

    BraBo Banido

    Obrigadão pela vossa ajuda ...
     
  9. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Depois, se possivel, vai postando os resultados das tuas experiencias, tambem estou interessado em saber um pouco mais, não tenho é um telemóvel que dê para ligar ao pc :)

    PS: quando vi/fiz experiencias com os comandos enviados directamente para a porta em texto simples a ligação ao pc era feita por cabo, não sei como será se fôr por Bluethoot ou por infra-vermelhos
     
  10. BraBo

    BraBo Banido

    Por acaso não era para nenhum projecto que esteja a fazer, mas acho que vou tentar em casa. Tenho um 5510 já com cabo USB e vou tentar isso.

    Já agora, para comunicares com USB é preciso apenas usares USB1..4, por exemplo??
     
  11. NoMercy

    NoMercy Power Member

    As portas tipo COMs (COM1, COM2 ...) e LPT (LPT1, LPT2, ...) são como ficheiros, mas cada vez que escreveres algo para esses "ficheiros" o conteudo é enviado para o device que lá estiver ligado pelo sistema operativo. Com as portas USB isso não funciona assim. Não existe nenhum "ficheiro de sistema" USB (USB1, USB2) dai que: echo "teste" > USB1 não funcione (cria mesmo um ficheiro no disco chamado USB1 em vez de redireccionar o conteudo para a porta).
    Para USB tens que ou usar a API que o sistema operativo te fornece ou uma API qualquer que a linguagem de programação que estás a utilizar te disponibiliza. Depois é que podes enviar caracteres para para o device no USB
     
  12. bgcngm

    bgcngm Power Member

    Já viste se quando instalaste os drivers do cabo (se por acaso foi preciso) não foi criada uma porta COM virtual? É que normalmente os cabos USB para telemóveis têm todos um conversor USB-RS232 e sendo assim, com o cabo USB ficas na mesma com uma porta COM, para onde podes enviar os comandos AT, mesmo que esta seja virtual.
     
  13. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Sim, isso tambem é possivel. Quando fazia ligação via bluethoot a um telemovel que tive, a ligação ocupava (ou criava um virtual) sempre um COM.
     
  14. BraBo

    BraBo Banido

    Já não me lembro. Já encostei esse telemovel faz algum tempo. Hoje vou ver se o ligo e depois ponho aqui o tipo de porta que ele usa.
     
  15. BraBo

    BraBo Banido

    Ligação ...

    Tentei ontem ligar o meu Télélé antigo (5510) pelo cabo USB mas aquilo não deu em nada. O cabo USB que vem parece ligar a uma unidade de armazenamento dentro do telemovel onde estão localizados os MP3 (tem leitor MP3), e mais nada.

    Também tive dificuldade em tentar comunicar com o télemovel, porque ao ligar o USB, o computador cria uma unidade de armazenamento, e não própriamente um outro device qualquer.
     
  16. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Segundo o que vi no site da nokia (senão me engano), parece que o cabo que vem com o 5510 está desenhado só para trabalhar com os mp3 :( quer dizer, provavelmente o acesso por esse cabo vai dar directamente á parte do "disco" que tem os mp3. Penso que, sendo um cabo usb, deve dar para aceder ao resto do conteudo do telefone, mas provavelmente tens que arranjar uma outra maneira de dar a volta a isso.
     
  17. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Humm.. pelo que tive a falar com um colega meu (que anda cá no fórum -- inginheiiro) isso é simples, mas ele leva-me 20€ para me explicar como é (que é como quem diz, pela API que ele fez em meia hora)
     
    Última edição: 20 de Março de 2005
  18. BraBo

    BraBo Banido

    Lolão .....

    Já me fizeste rir. Esse gajo é um artista. Tem a mania que é muito BRABO, mas eu só com o braço da tendinite viro-o do avesso. Podes-lhe dizer isso.

    PS : ROFTLÃO ...
     
  19. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Se ele sabe como se faz e anda aqui pelo forum, porque é que não se manifestou nesta thread? :P
     

Partilhar esta Página