1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comunidades de Internet , Legal ou nao ???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por calds, 18 de Setembro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 789)

1. Boas pessoal,

Gostaria de saber se criar uma comunidade de internet partilhada é legal ou nao ,
    Tenho o serviço da Novis de 8Mb e estou interessado em ligar a net aos nmeus vizinhos por cabo e talvez mais algum por wireless. (para resudiz os custos da net que sao 70€ por mes mais IVA, trafego ilimitado 24h)
    Como vejo os cafés a ter wireless para os clientes, porque sera que eu nao posso tb ter la em casa ?
    Abraço...

2. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

tu pagas 70€ por 8Mb? que raio de negocio é esse?

Porque haveria de ser ilegal, a net e tua partilhas com quem quiseres (pq eles vao "chupar" apenas a tua largura de banda e nao vai chatear mais ninguem).

3. spastikman

spastikman Banido

É ilegal. É tão ilegal, como partilhar um acesso de tvcabo com vizinhos.

No caso do CyberCafé ou hotspot, se calhar tambem é ilegal, e provavelmente teria de ser negociado um contracto especial com o ISP. Só lendo ...

4. ya isso é ilegal o meu amigo tem net de 6g e paga 60€

5. brock

brock Folding Member

Depende se esses cafés forem cyber's parte do principio que têm licença e o contracto também é empresarial de Internet pelo menos num cyber ao pé de mim funcionava assim.
    Não sei se os teus vizinhos podem usar a tua net o operador deve ter uma cláusula qualquer no contracto a dizer que somente tu podes utiliza-la nada como ler o contracto ou entrar em contacto neste caso com a novis.. :)
    cump's.

6. xupetas

xupetas Banido

tenho netcabo professional e tive de efectuar um contrato especial com eles para poder vender net aos meus vizinhos.

outra hipotese é um truque legal: por a net em nome do condomínio e já está.... :lol: so isto :lol:

7. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Não é nada ilegal. Não há nenhuma lei que proibe a partilha de ligação de net ou tvcabo com o vizinho.

O que pode ser é violação do acordo que se assinou com o ISP. Toca a ler a papelada.

8. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Ligar TV Cabo é outra historia. Mas deixar os vizinhos "usufruir" da nossa ligacao wireless, porque e que isso e ilegal??

9. hmmm

Bem quanto a legalidade ou ilegalida da tua pergunta é assim a partir do momento que não pretendes fazer negocio, rentabilizar e por sua vez criar uma lista de clientes e não exestir um valor nem contrato com as pessoas que vão utilizar a rede podemos dizer que não existe problema.

Mas se em algum momento passas a ter uma lista de clientes e uma renumeração pelo que fazes sim torna-se ilegal pois necessita de uma licença de revenda !!! isto podes falar com o teu isp no entanto mais vale perguntares a ancom pois são os meninos que te atribuem a licença para isso (e que ta cobram tb) mas o ponto em que te deves questionar é se precisas da licença mas pelo que sei se vais trabalhar com ap e dependendo da distancia dos clientes (pois ai a força do sinal do ap sera diferente doque se estivesses em tua propria casa) e eles pelo que sei questionam te sempre sobre o tipoo de equipamento que usas tipo se são omnidirecionais or what ever it is ... digamos que a tua questão tens mesmo de colocar a eles pois se eles não têm regulamentação sobre o assunto estas a vontade é como se não existice lei que te diga se esta certo ou errado se têm ou ficas quieto e não fazes nada ou fazes as coisas bem feitas para não te apanharem ... pois o custo de uma licença de revenda para o que tencinas fazer não te compensa.

10. @lex

@lex Power Member

Se envolver dinheiro deve de violar o contrato com o ISP, mas se nao envolver dinheiro, e se a disponibilizacao da largura de banda nao envolver alteracoes fisicas a actual configuracao, wireless podes sempre alegar desconhecimento da situacao... :P

11. Muito obrigado pela ajuda, Vou continuar como estou ... na clandestinidade, mas com a rede fechada...e oculta ....assim só entra quem eu quero... (penso eu de que ) eheheh

Partilhar esta Página