1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comunidades fotográficas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Almeida100, 18 de Março de 2009. (Respostas: 55; Visualizações: 2585)

  1. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    Ou seja, acontece o mesmo que na maioria das fotos em qualquer outro lado.
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ou não...

    É um assunto pessoal e tem a ver também com a amostra dos membros. Não somos uma comunidade grande (a contar apenas com membros mais activos) e a maioria dos membros não está num nível muito elevado.
    Depois, em comparação com outras, é também uma comunidade onde o pessoal não está tão ligado à parte emotiva da foto, seja por falta de criatividade, falta de meios ou falta de tempo.

    Em comunidades como o deviantart, já acontece o contrário. Muita gente é desligada da parte técnica (e depois é photoshop em massa) mas dão muita atenção à parte emotiva.
    E há comunidades com um pouco de tudo, como o Flickr e Photo.net, embora esta última, por ser mais restrita e mais orientada para utilizadores sérios, acaba por ser mais interessante no geral.
     
  3. Angell'S

    Angell'S Power Member

    :x2: assino por baixo

    não acho que as fotos sejam mais do mesmo, temos é de tentar ver nelas o que cada fotógrafo quis transmitir.

    é assim que vejo, mas aceito discordância nisto ;)
     
  4. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    Escolham um outro grupo do Flickr ou outras comunidades públicas e a maioria das fotos continuam a não despertar a atenção. Ou mudem de área, o resultado é o mesmo.
     
  5. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Como te disse, em comunidades como o deviant art ou photo.net, a meu ver o número de fotos que despertam a atenção é consideravelmente maior.
     
  6. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Eu acho que depende um bocado da cultura ou gosto de quem as vê. Em nem passo no Deviant... pois dou muito mais valor a fotos "cruas" sem edições e efeitos especiais fortes, no entanto não digo que não goste de umas alteradas de vez em quando. A nossa comunidade é pequena sim, e muitos de nós se forem como eu andam a aprender ainda muito para conseguirem criar um numero suficiente de fotos interessantes.
     
  7. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    É possível, não sou consumidor assíduo desses sites, mas a ideia que tenho é que o interesse vem mais pelo facto de por exemplo usarem alguma técnica ou estilo menos convencional. No entanto dentro do próprio site temos uma cópia em massa e apenas alguns exemplos se destacam pela qualidade.

    Como caso pessoal dou o exemplo do HDR, actualmente já não consigo olhar para fotos criadas por esse método. Os poucos casos que me interessam são as fotos em que practicamente não ser percebe que é HDR.

    YMMV.
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, sem dúvida. Daí ser pessoal. A mim o que desperta interesse são aquelas coisas que não vejo todos os dias.
    Em relação a qualidade, no Photo.net também há fotógrafos fracos (estou lá eu! :p), mas é pouco apelativo a quem não leva a fotografia a sério, visto que membros não pagantes estão restringidos a 5 fotos (ou perto disso). E também fazem uma selecção muito cuidada das fotos que destacam (página principal, editors pick, foto do dia, etc), por isso a imagem geral que transmitem é de qualidade muito acima da média.

    Já no Flickr, por exemplo, pagando ou não, os limites são pouco restritivos, por isso muita gente usa como depósito para tudo quanto é imagem.
     
  9. helius

    helius Power Member

    para o meu gosto pessoal, a comunidade que apresenta melhores fotos é a onexposure, acho que nunca vi lá uma foto "má", ainda não tenho lá nenhuma minha, mas estou a pensar numa série que vou submeter para ver se é aceite..
    os critérios de aceitação são bastante exigentes, para além de um "public screening" as fotografias ainda precisam que um dos "screeners" aprove..

    cumps
     
  10. Hiver

    Hiver Power Member

    :freak3::freak3:Helius. Agradeço-te desde ja o facto de teres mencionada esse site. realmete e excelente. Como dizes, nao vejo tb la uma foto ma!

    E para mim, para apreciar fotos, sem duvida que os melhores sites sao o deviantart,photo.net pelas razoes ja mencionadas pelo rumarto e agora o oneexposure, pelas razoes mencionadas plo Helius. Do olhares acho que nem vale a pena falar. . .LOL
     
  11. Drackey

    Drackey Power Member

    Bem depois de ver isto pergunto então mas qual é preferivel investir? relação preço qualidade? já ando a algum tempo para começar a fazer uma selecção aos milhares de fotos armazenados e começar a ganhar fama...lolol

    Bem já pedi para ser adicionado ao grupo zawme no flirck by the way...
     
  12. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Mas no onexposure a maioria das fotos têm tratamento. Aliás muito mesmo. Mas sim tem boas fotos.
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    O meu voto (parcial) vai para o photo.net. Como disse (e segundo comparativos em blogs) é a comunidade mais "séria" que conheço, onde costumo obter sempre respostas a tudo e normalmente de pessoal que sabe bem o que diz. Também porque para quem paga não há limites e para quem não paga é bastante limitado, acabando por só interessar a quem realmente leva aquilo a sério.
     
  14. fmnma

    fmnma Power Member

    Bem eu nisto sou muito amador(amo muito a fotografia) e mesmo não sabendo muito e tentando aprender... não vou pagar por um serviço quando posso ter algo gratuito...

    mas pronto também a minha situação actual não permite isso... um dia quem sabe ...

    no entanto tenho gostado de ver o grupo no flickr (e isto voltando ao topico) tenho visto fotos muito porreiras e sinceramente gosto sempre de receber algum feedback do pessoal, seja ele positivo ou criticas de modo a q consiga aprender mais umas coisitas com o que tenho feito

    pq também sou sincero... há lá grupos que tou mas que é basicamente para encher chouriço que com a molhada e 1001 requisitos é impossivel.. vou qdo posso e pronto e cumpro como posso e acho que toda a gente tem o bom senso de colaborar como pode(ou pelo menos devia ter :P)


    Já me alonguei muito

    Cumps

    e já agora... vi lá a descrição do material do pessoal...sinto-me mesmo intimidado.. lol


    não há SLR aqui por 2 motivos... 1 financeiro..

    2 nao me vejo a andar com slr's com o material todo atrás... acho que sou daqueles que fica com bridge e não passa para SLR's :P
     
  15. Hiver

    Hiver Power Member

    Mas nao vejo qual o problema das fotos terem tratamento. Ao fim ao cabo,ate quando so se tratavam fotos com quimicos se faziam "manipulaçoes".

    E tb nao e bem assim. No onexposure ha la mtas fotos onde so mexeram em curves,levels enao muito mais. Mas afinal e ai que estaa grande potencialidae da fotografia digital.

    Concordo com o ruimarto. Embora neste momento esteja extreamamente interessado no onexposure,no photo.net, onde tenho uma conta paga em k ate me deram um site, as coisas sao mais serias. O forum entao e simplesmente excelente e falas com verdadeiros profissionais em fotografia que sabem o que dizem. Em termos de fotografia sao extremamente exigentes, o k e bom, e ajudam mesmo com as criticas k dao.
     
  16. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    nao ha problema, mas kando metes mt edicao em cima deixas de ser so um fotografo e passas a ser alguem k sabe trabalhar c/ photoshop. mt gente nao esta interessada em trabalhar c/ photoshop, uma coisa e mecher nos niveis, etc outra e manipular extensivamente a imagem, tornando uma foto banal numa obra prima.
     
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Com a química fazia-se tratamento/processamento, não manipulações. Aquilo que é considerado manipulação digital é precisamente quando usas o Photoshop para fazer coisas que não era possíveis de se fazer só com a química (alteração do mapa de pixeis, tratamentos localizados, etc).

    Esse tipo de coisas são cada vez mais comuns, mas para mim já não é fotografia. E por acaso também reparei que no oneexposure havia muito, embora não tanto como no Deviant Art.

    No photo.net os membros têm uma opção para marcar quando as suas fotos têm ou não manipulação digital. Já no Flickr acho que é algo raro haver assim manipulações.
     
  18. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    acho k no flickr nao ves tanto pq para cada foto manipulada existem milhares de fotos de pessoas k gostam de tirar fotografias mas n pescam nd de edicao.
     
  19. helius

    helius Power Member

    no onexposure existem bastantes manipulações, mas a grande maioria é só pós-produção dita "normal", crops, levels, curves, dodge & burn, tudo técnicas que vêm do analógico, e sim, no analógico era possível tratamento localizado, como o dodge & burn, desfoque selectivo, entre muitas outras técnicas possiveis, claro que não era para todos...

    como disse, para o meu gosto estético, as melhores fotografias (de comunidade) estão no onexposure, no photonet gosto da discussão e dos artigos/reviews que lá se encontram..

    o flickr é "viral photography", encontra-se de tudo e mais alguma coisa :) desde o muito bom ao péssimo..

    cumps

    edit/ na era digital o pseudopurismo já não faz qualquer sentido, visto que a forma de captação de luz nada tem a ver com as técnicas analógicas, todas as imagens digitais são sujeitas a pós-processamento, ou pela máquina ou manualmente em software, e acho piada quando o pessoal diz que apenas faz auto-levels como se se tratasse de algo positivo deixar o software decidir..
     
  20. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não se trata de purismo, trata-se de distinção. No tempo do filme também tinhas que processar/revelar, não é por aí. E também havia malta habilidosa a fazer tudo e mais alguma coisa ao nível da manipulação. A barreira está entre aquilo que se conseguia apenas mergulhando o filme em química e aquilo que já obrigava a coisas mais elaboradas. Na primeira situação ficas automaticamente impossibilitado em tratamentos localizados, como o dodge & burn.
     

Partilhar esta Página