1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Concretização de Rede Virtual

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por rush3r, 8 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 714)

1. rush3r

rush3r Power Member

Tenho o seguinte problema :

Tenho uma Central C e vários postos de trabalho P em que C e P estão ligados à internet por uma rede com um router.
    O meu objectivo é ligar de alguma forma C e P de forma a que todos os dias consiga fazer automaticamente um backup de todos os P para C e ainda não sei bem como concretizar o problema.

Pelo o que tenho lido, poderia tentar fazer uma VPN ou por ftp, estou mais inclinado para tentar a 2ª porque me parece ser mais fácil fazer o backup, mas sinceramente ainda estou um pouco às escuras quanto a isto tudo. O que sugerem ?

2. rush3r

rush3r Power Member

Nenhuma sugestão ?

3. Sumerset

Sumerset Power Member

as centrais estão na mesma rede lógica mas não na mesma rede física?

Ou a partilha da internet para todos é feita pelo mesmo router?

4. xupetas

xupetas Banido

que agente de backups tas a usar?

5. rush3r

rush3r Power Member

Todos os "pontos" ( Tanto C como os P´s) são redes independentes que ligam se ligam à internet através de um router.
    Por enquanto não estou a utilizar nenhuma ferramenta de backup porque ainda não tenho isto a funcionar.

O que estou a pensar é criar em C um servidor ftp, e em cada P instalar uma ferramenta que suporte backup diferencial por ftp. Depois tenho de por com ip fixo C, e abrir as portas do router.

Conseguem ver alguma opção mais fácil de concretizar ? está-me a escapar algo nesta opção ?

6. Santo38

Santo38 Power Member

Podes usar rsysnc. existe para Linux e Windows. Menos pesado que o FTP vai sincronizando os directorios remoto e local.

Saudaçoes

7. Sumerset

Sumerset Power Member

Podes fazer o seguinte:

C fica com ip dinamico e inscreves-te em algo como dyndns.com , por ano deve ficar algo como 10$ para teres um serviço profissional.

Nos routers de P verificas se é possivel criar uma rede VPN (IPSEC, OPENVPN, PPTP, qualquer coisa) para ligar directamente ao ponto C
    Se não é possivel VPN, verifica se é possivel criares nos teus pcs de P uma ligação de VPN por SSH (basicamente a configuração é do tipo ssh para permitir uma rede virtual, não sendo puramente uma vpn).
    Se tiveres a vpn a funcionar independente do pc optimo, podes configurar uma minidistribuição de *nix para arrancar e com o dd + compressão LZO fazeres os backups para um servidor de FTP em C.

Se queres fazer os backups pela internet não é muito aconselhado... A qualidade de serviço dos ISP em Portugal mesmo para empresas é fraca... Aconselho-te a fazer um backup local em P e se for absolutamente necessário fazer um backup semanal ou mensal de todos os P para C.

O rsync tb é uma boa ferramenta para ires acomulando diferenças, no entanto tens que andar a distribuir as chaves de SSH entre os pontos P e o C.

Partilhar esta Página