Concurso?

Gostei da ideia, mas quais seriam os critérios de Avaliação? Consegues ter 2 grandes trabalhos com temas completamente distintos..., como os comparas?

De facto a ideia é mesmo muito boa, além de "competição" na programação, também terias competição na imaginação :P

abraços, HecKel
 
Não, o tema seria comum. O objectivo / função do programa é que podem dispersar como o programador bem entender.

Avaliaria-se por imaginação, funcionalidade, acessibilidade, programação em si, etc...
 
O tema quanto a mim deve ser comum. Agora a linguagem deve ser á liberdade do programador.
Agora coloco é uma dúvida, quais os critérios de avaliação.
 
Lógicamente que terá de disponibilizar o código, mas isso não chega.

Agora se disseres clareza de código, algoritmos utilizados, organização, etc...
 
Passaram-se 14 dias desde o início desta thread, e como se pode ver, estamos num país de ideólogos. Fala-se, fala-se, "apoio", "contem comigo", "muito bom", mas depois ninguém faz nada.

Não estejam com a sede de andar sempre a criar pretextos para haver eventos, pq simplesmente mais de metade deles não pegam. Comecem primeiro vocês a trabalhar nisso e apresentem a ideia quando já está algo feito.

Cumps
 
...

chight disse:
Passaram-se 14 dias desde o início desta thread, e como se pode ver, estamos num país de ideólogos. Fala-se, fala-se, "apoio", "contem comigo", "muito bom", mas depois ninguém faz nada.

Não estejam com a sede de andar sempre a criar pretextos para haver eventos, pq simplesmente mais de metade deles não pegam. Comecem primeiro vocês a trabalhar nisso e apresentem a ideia quando já está algo feito.

Cumps

true true...
sugiro 2 opções para análise:
Opção A) Prémio a tal tshirt do TZ, ou qq outra coisa simbolica.
1-Estipule uma data de fim.
2-Até à data de fim todos os interessados coloquem um projecto para votação
3-Depois da data de fim, o Juri coloca a votação os trabalhos.
4-Define-se uma data para finalização da votação e aprovação dos eleitos...

Regras:
Qualquer linguagem/sistema.
Src code até 2.000 linhas.
Sem recurso a API's proprietarias (shareware, e afins).
Src Code Documentado.
Artigo tecnico explicativo.

Valoriza-se:
Utilidade do projecto para a comunidade.
Portabilidade do mesmo.
Performance, etc etc... através de code review e identificação de best practices...

<hr>

Opção B) Prémio é fornecido por cada utilizador estilo freelancer job.
Por exemplo:
Caso eu deseja-se um software/api que fosse capaz de quebrar um Certificado X.509 através da descoberta de uma key em 2 dias de tempo útil, estaria disposto a pagar 200 euros.

O Juri estipularia um prazo/regras base para os projectos.
As propostas seriam enviadas ao JURI por PM, e seria da responsabilidade destes de analisar e colocar os projectos a "leilão".

(offtopic) tou a ver os calões todos a pagarem pelos trabalhos da escola/universidade ... lol:002:

Caso alguém concorre-se e terminasse os ditos freelancer jobs, os respectivos "patrões" que se chegaram à frente, manteriam o juri a par dos dev,produto final, para posteriormente se proceder
à votação e consequente apuramento do vencedor...

Assim já podem ganhar carros com 300 cv.
:P

Que dizem moderadores ?
 
chight disse:
Passaram-se 14 dias desde o início desta thread, e como se pode ver, estamos num país de ideólogos. Fala-se, fala-se, "apoio", "contem comigo", "muito bom", mas depois ninguém faz nada.

Não estejam com a sede de andar sempre a criar pretextos para haver eventos, pq simplesmente mais de metade deles não pegam. Comecem primeiro vocês a trabalhar nisso e apresentem a ideia quando já está algo feito.

Cumps

Como a minha sugestão envolve "um prémio", obviamente que teria de esperar por uma resposta por parte do staff!

Não apresentei qualquer projecto em concreto pelo mesmo motivo que apresentei anteriormente, e se a minha ideia não agradasse ao staff? mais uma thread fechada? a partir do momento que digam "apresentem projectos para analizarmos", aí os comentários do tipo "contem comigo" passarão a ser algo mais do tipo "e que tal fazer isto...".

abraços, HecKel
 
chight disse:
Passaram-se 14 dias desde o início desta thread, e como se pode ver, estamos num país de ideólogos. Fala-se, fala-se, "apoio", "contem comigo", "muito bom", mas depois ninguém faz nada.
Não é verdade. Já houve um primeiro concurso e não te vi por lá :P Não sei porque é que agora vens refilar quando da primeira vez te cortas-te :P

chight disse:
Não estejam com a sede de andar sempre a criar pretextos para haver eventos, pq simplesmente mais de metade deles não pegam. Comecem primeiro vocês a trabalhar nisso e apresentem a ideia quando já está algo feito.

Cumps
A ideia está em discução, e há muitos promenores a considerar, como por exemplo o sistema de avaliação. Alem do mais, toda a gente tem muitas coisas para fazer, por isso é normal que leve algum tempo :P
Vontade de organizar um segundo concurso de programação não falta, quero é ver quando o concurso fôr lançado quantas pessoas é que vão participar. ... da ultima vez só houve um participante ...
 
Última edição:
inginheiiro disse:
true true...
sugiro 2 opções para análise:
Opção A) Prémio a tal tshirt do TZ, ou qq outra coisa simbolica.
1-Estipule uma data de fim.
2-Até à data de fim todos os interessados coloquem um projecto para votação
3-Depois da data de fim, o Juri coloca a votação os trabalhos.
4-Define-se uma data para finalização da votação e aprovação dos eleitos...

Regras:
Qualquer linguagem/sistema.
Src code até 2.000 linhas.
Sem recurso a API's proprietarias (shareware, e afins).
Src Code Documentado.
Artigo tecnico explicativo.

Valoriza-se:
Utilidade do projecto para a comunidade.
Portabilidade do mesmo.
Performance, etc etc... através de code review e identificação de best practices...

<hr>

Opção B) Prémio é fornecido por cada utilizador estilo freelancer job.
Por exemplo:
Caso eu deseja-se um software/api que fosse capaz de quebrar um Certificado X.509 através da descoberta de uma key em 2 dias de tempo útil, estaria disposto a pagar 200 euros.

O Juri estipularia um prazo/regras base para os projectos.
As propostas seriam enviadas ao JURI por PM, e seria da responsabilidade destes de analisar e colocar os projectos a "leilão".

(offtopic) tou a ver os calões todos a pagarem pelos trabalhos da escola/universidade ... lol:002:

Caso alguém concorre-se e terminasse os ditos freelancer jobs, os respectivos "patrões" que se chegaram à frente, manteriam o juri a par dos dev,produto final, para posteriormente se proceder
à votação e consequente apuramento do vencedor...

Assim já podem ganhar carros com 300 cv.
:P

Que dizem moderadores ?

inginheiiro, as tuas sugestões são boas, mas como isto não é um concurso em que se ganhe uma quantida de dinheiro significativao e a maioria das pessoas que poderão participar têm outros trabalhos para fazer, não se pode elevar muito a fasquia correndo o risco de não haver participantes ou que nenhum trabalho chegue ao fim.
Depois ainda há o problema de avaliação. Se fôr para se fazer review ao código fonte, então os esforços por parte da techzone para organizar este concurso aumentam esponencialmente o que vai dificultar bastante a tarefa e o objectivo aqui é divertirmo-nos com isto e estimular a comunidade. Ou seja, se fôr para avaliarmos o código fonte, então umas medidas que temos que tomar para tornar mais fácil o jurado, são: que o programa/código seja curto e que as linguagens de programação sejam restringidas ás qualificações do painel de juris, alem do mais, teria que se definir logo á partida que tipo de código/sintaxe/legibilidade é que se iria prevegiliar.
Por isso estava mais a pensar, que o a forma de avaliação seria por sistema de voto de todos os techzonianos. Votavam na aplicações que gostassem mais e/ou que lhes desse mais geito. Acho esta forma de avaliação e organização bem mais fácil e mais limpa de que a de análise de código.

Um concurso que eu acho que até era capaz de ser engraçado, usando como avaliação um qualquer atributo de codificação, seria, por exemplo tentar fazer o cliente de mail com menos linhas de código possivel. Penso que isto dá para atestar a qualidade, imaginação e habilidade (skills) do programador e tem um sistema de avaliação do código, claro, limpo, transparente ou seja, sem grandes margens para duvidas.
 
Julgo que poderia haver mais interesse se em vez de programas fossem simplesmente desafios de algoritmia, como existem nas olimpiadas de programação etc.
Eu sei que um programa é mais bonito de se ver, e mais engraçado para quem está a programar, mas desta forma os programas são mais pequenos e mais fáceis de se "corrigir"
Obviamente que se teria que restringir a algumas linguagens, como ja disseram em cima.
 
Warrior disse:
Julgo que poderia haver mais interesse se em vez de programas fossem simplesmente desafios de algoritmia, como existem nas olimpiadas de programação etc.
Eu sei que um programa é mais bonito de se ver, e mais engraçado para quem está a programar, mas desta forma os programas são mais pequenos e mais fáceis de se "corrigir"
Obviamente que se teria que restringir a algumas linguagens, como ja disseram em cima.

Também pensei nisso, e desta forma até se poderia usar o mooshak para este fim..., só que..., cada concurso desses demora aí 1hora? seria complicado arranjar uma hora em que todos os concorrentes conseguissem estar online, ou seja.., acabava por ser injusto para alguns que ou não se aperceberam, ou então não conseguiram chegar ao pc a horas :wow:

Mas de facto cada concurso desses tem a sua piada neste fórum, a titulo de curiosidade, era uma ideia bacana abrir uma thread para meter esses problemas e os utilizadores irem tentando resolver ;) sempre se aprendia mais qualquer coisa.

abraços, HecKel
 
Ou então o concurso estar aberto por um X número de dias com N problemas.
Por exemplo uma semana, de domingo a domingo..
Se nao me engano, o mooshak so trabalha com Pascal, C e C++, isso não seria um problema?
(sou novo no forum, mas pelo que tenho lido a maioria usa outras linguagens para programar)
 
Warrior disse:
Ou então o concurso estar aberto por um X número de dias com N problemas.
Por exemplo uma semana, de domingo a domingo..
Se nao me engano, o mooshak so trabalha com Pascal, C e C++, isso não seria um problema?
(sou novo no forum, mas pelo que tenho lido a maioria usa outras linguagens para programar)

Já submeti trabalhos em java no mooshak, mas tb posso tentar saber que linguagens suporta...

abraços, HecKel
 
NoMercy disse:
inginheiiro, as tuas sugestões são boas, mas como isto não é um concurso em que se ganhe uma quantida de dinheiro significativao e a maioria das pessoas que poderão participar têm outros trabalhos para fazer, não se pode elevar muito a fasquia correndo o risco de não haver participantes ou que nenhum trabalho chegue ao fim.
Acho que 2000 linhas de código é muito pouco para se ter medo que não chegue ao fim, ainda por cima quando o código vem documentado...

De qualquer forma, devem ser os juris a decidir a tarefa a desempenhar, pois podem haver programadores neste forum que participem com projectos próprios (alguns já bem trabalhados), que tenham já feito muito código, podendo por isso estar priviligiados ao ter o código já testado/optimizado face aos que começam na data estipulada pelo juri, tendo assim a solução mais tempo de desenvolvimento que as restantes.

O concurso poderia também estar dividido em eliminatórias. Uma primeira poderia ser a analise(pseudo-código/UML/DFD's/etc) do projecto (já dá para seleccionar as melhores abordagens), uma segunda poderia ser um possível GUI (se aplicável), e a terceira (e apenas para quem completou os requisitos anteriormente estipulados) o código em si (algoritmos/lógica/uso de estruturas/etc)...
Assim, quando chegar a altura de verificar o código usado, os participantes já são menos e os projectos apresentados já são sólidos e algo minimamente trabalhado.
Desta forma, até poderá ter mais de 2000 linhas, pois se 20 concorrerem, 10 passam a parte da análise, uns 6 ou 7 a parte do GUI, e assim, torna-se menos custoso corrigir o código apesar de ser em mais quantidade,
((6 * 6.000) > (20 * 2.000)) = 3 vezes mais código = menos código corrigido = true; , e dá mais "à vontade" ao programador desenvolver sem ter preocupações com o nº de linhas apresentadas...

De qualquer forma, acho que a abordagem do inginheiiro não está nada mal vista. Se levarem o concurso mais a sério, e não houver concorrentes.... bem... se calhar....

PS: Deveria haver uma pool com possíveis projectos (temas), para que fossem os utilizadores votar no tema a desenvolver...

PS2: + €0.02...
 
Última edição:
BraBo disse:
...

O concurso poderia também estar dividido em eliminatórias. Uma primeira poderia ser a analise(pseudo-código/UML/DFD's/etc) do projecto (já dá para seleccionar as melhores abordagens), uma segunda poderia ser um possível GUI (se aplicável), e a terceira (e apenas para quem completou os requisitos anteriormente estipulados) o código em si (algoritmos/lógica/uso de estruturas/etc)...
Assim, quando chegar a altura de verificar o código usado, os participantes já são menos e os projectos apresentados já são sólidos e algo minimamente trabalhado.
Desta forma, até poderá ter mais de 2000 linhas, pois se 20 concorrerem, 10 passam a parte da análise, uns 6 ou 7 a parte do GUI, e assim, torna-se menos custoso corrigir o código apesar de ser em mais quantidade,
((6 * 6.000) > (20 * 2.000)) = 3 vezes mais código = menos código corrigido = true; , e dá mais "à vontade" ao programador desenvolver sem ter preocupações com o nº de linhas apresentadas.
Isso é muito elaborado para haver concorrentes. Alem disso (e parte importante tambem) põe-te a ti no papel de juri e pensa no trabalho que isso te vai dar ... acho que é demasiado para algo que visa apenas proporcionar divertimento e estimulo aos techzonianos :P
 
NoMercy disse:
acho que é demasiado para algo que visa apenas proporcionar divertimento e estimulo aos techzonianos :P
Bem.... acredito que sim. Apenas foi uma sugestão... De qualquer forma, enquanto juri podes minimizar o teu trabalho de avaliação meramente ao nível de utilizador... Só aí já retiras todo o trabalho de analisar código.
 
Back
Topo