1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Concursos ou usurpação de trabalhos?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 1 de Abril de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 947)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Boas.

Estava a passear por outras bancas quando tropeço neste assunto.
    O que está em causa, é as regras dos concursos de fotografia muitas vezes roubarem os direitos de imagem ao autor da foto.

De forma sucinta, o que sucede é:

Entidade X precisa de uma foto para alguma coisa, então, em vez de contratar um fotógrafo para fazer umas fotos, organiza um concurso onde os participantes ganham um prémio aliciante.
    No meio das regras, como quem não quer a coisa, quase que tiram todos os direitos sobre a imagem ao autor, mas como quem participa tem o prémio na cabeça, nem liga a isto.
    No fim, em vez de meia dúzia de fotos que um fotógrafo poderia tirar, ficam com centenas de fotos dos participantes, e como é óbvio, o valor do prémio fica mais em conta que pagar a um profissional.

Isto é o que acontece em muitos concursos, e não só no nosso país.

Para tentar combater isto criaram-se movimentos, com o objectivo de boicotar concursos desta natureza.

Neste site podem encontrar o artigo que li sobre estes movimentos:
    http://www.pro-imaging.org/content/view/188/132/

2. basofe

basofe Power Member

Bem-Visto, mas se formos a ver isso nao acontece so em relação é fotografia.
    Se formos a ver muitos concursos pedem logotipos, design de produtos, design de embalagens, frases, lemas (para determinado produto ou marca), e mesmo musicas originais com esses mesmos termos em relação aos direitos de autor...

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, é geral o aproveitamento das empresas e outras entidades, mas como é a secção de fotografia... lol

4. ruimoura

ruimoura Power Member

No último concurso em que participei (fiquei em segundo :D) estava bem claro desde o início que os direitos das fotos revertiam a favor da instituição organizadora (uma Camara Municipal), mas como eram só 9 fotos nem me importei muito, mas se for o caso de ser em grande quantidade não me meto nisso, porque acho abuso.

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Só 9 fotos? Tuas? E qual era o prémio?

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Para não estar a explicar tudo, tens aqui o link com a explicação detalhada :)
    http://ruimoura.net/blog/2007/11/11/24-horas-de-fotografia-em-nisa/

O prémio foi uma estadia de 2 dias num Spa com tratamentos e um cabaz de produtos da região. Nada de especial, mas foi super divertido :)

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, mas não deixou de ser uma forma de conseguirem imagens facilmente.

8. ruimoura

ruimoura Power Member

True. Arranjam apoios de borla para os prémios, e ficam com muitas fotos para o catálogo, sem esforço. Como eram poucas não me importei muito, além de que a inscrição foi super barata (10 euros) e comi muito bem no lanche final :D. Foi um fds super divertido e foi isso que ficou mais para recordar, também não se pode levar sempre tudo muito a sério :)

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ah, ainda pagaste para participar??? lol

Eu gosto muito de concursos e isso, e acho que sim, que é divertido e não se pode levar sempre tudo a sério, mas também acho que não devem tirar proveito disso.
    Se querem fazer o concurso, façam, mas daí a retirar os direitos de imagem ao autor...

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Sim, concordo plenamente, mas se for em coisa de pequenas dimensão não me importo, quando é por desporto. Claro que se for alto concurso e tal, só se houver um prémio muuuito bom é que aceito trocar a possibilidade de o ganhar pelos direitos das minhas fotos, sendo que obviamente corro o risco de não ganhar nada :)

11. helius

helius Power Member

realmente é verdade, mas esse tipo de concursos denunciam-se a eles próprios, normalmente dá para perceber pelos regulamentos que esse concurso destina-se a encontrar ideias para promover determinado produto ou serviço..

no entanto nem todos os concursos são assim..por exemplo concursos como os promovidos pela national geographic merecem a abdicação de alguns direitos sobre os trabalhos apresentados, visto que o maior proveito será mesmo para os vencedores, não só em termos de prémios como em divulgação do trabalho a uma vasta quantidade de pessoas..

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Eu também estou para aqui a falar mas a fotografia para mim é um hobbie, não pretendo fazer vida disto nem nada do género, mas no caso de alguém que esteja "no ramo" compreendo perfeitamente que se esteja contra estes ditos concursos onde se perde o direito sobre as fotos.

13. michael c

michael c Power Member

Eu concordo com o helius. Há situações em que vale a pena perder o direito sobre as imagens. No meu caso, que sou apenas um entusiasta e levo a fotografia como um hobbie, quem me dera participar num concurso em que perdesse o direito sobre as imagens mas que as imagens chegassem a um grande número de pessoas. Para quem está a começar, acho que é excelente mesmo.

Já para profissionais, não deve ser bem assim. Quem tem nome feito já não precisará de se promover dessa forma, trazendo para 1º plano a questão dos direitos sobre a fotografia e, inclusive, não participando nesses tais concursos.

Cumps

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Claro que nem todos os concursos são assim. Eu já participei em concursos da National Geographic e após ler o regulamento todo vi que não perdia direito nenhum sobre a imagem. Só dizia que a imagem iria ser publicada pela NG, mais nada, e nem pediam a imagem com grande resolução.

Mas há concursos onde pedem logo o ficheiro original, impressões em 20x30 por correio, onde dizem que a foto não pode ser publicada em mais lado nenhum, e que eles podem fazer o uso que quiserem da foto.
    Isto para mim já é abusar das pessoas.

15. michael c

michael c Power Member

:x2:

Partilhar esta Página