Conectar à base de dados, configurar ODBC/Usar SQLite. Ajuda precisa-se...

The Dealer

Power Member
Criei uma base de dados em Microsoft SQL Server 2000 Developer Edition (apenas os creates, inserts, e já alguns procedimentos)

Criei uma página em PHP na web, com Dreamweaver CS4, a qual é editada e testada localmente (http://localhost/notasgest/).

O problema é, agora que quero fazer a ligação à base de dados, mas quando chego a esta opção (no dreamweaver):

connectDB2.gif



Quando faço o select para ir ver a minha Database NotasGest, não aparece lá nada, o que tem toda a lógica... Eu à uns tempos "liguei" o eclipse ao SQL Server 2000, mas tinha de "acrescentar" a base de dados no ODBC nas Ferramentas Administrativas do Windows.

O problema é que como agora estou a usar o Easy PHP, não sei como acrescentar (porque não aparece na lista dos data sources), ou fazer com que a base de dados seja "reconhecida". Poderiam-me ajudar por favor? Como faço para ir buscar a minha base de dados já criada? (sem utilizar o SQLite etc já incluido no Easy PHP )

EDIT: Acabei de importar a BD com SQLite, onde já lá está tudo certinha e direitinho, mas mesmo assim, quando faço o "Select" ou até mesmo introduzir o nome da base de dados directamente, não funciona....

Será que me podiam ajudar para estas duas opções que eu tenho?

Agradecido desde já.
 
Última edição:
Consegues-te ligar à base de dados ou nem por isso?

Eu lembro-me que para poder ter postgressql no meu windows necessitava de acrescentar o caminho para a biblioteca manualmente na variavel PATH do windows.
 
Consegues-te ligar à base de dados ou nem por isso?

Eu lembro-me que para poder ter postgressql no meu windows necessitava de acrescentar o caminho para a biblioteca manualmente na variavel PATH do windows.

Se me consigo ligar como assim? Não tenho qualquer acesso à BD a partir do Dreamweaver..

Postgressql? Desculpa-me mas eu nem sei o que isso é...
 
Amigo, nada melhor do que fazeres tudo à "unha" a ligação, selecção e por ai fora.

Conselho começa por fazer:

PHP:
<?php

  $conectar = mysql_connect("localhost","root","password") or die(mysql_error());

?>
Senão retornar erro nenhum então é porque estás conectado à base de dados, a partir dai é sempre em frente ,
PHP:
mysql_select_db("nome_da_bd",$conectar) or die(mysql_error());
Isto para mim é melhor do que fazer pelo dreamweaver, penso que respondi a tua pergunta, qualquer coisa manda vir rapaz.

Cumprimentos
 
Última edição:
Amigo, nada melhor do que fazeres tudo à "unha" a ligação, selecção e por ai fora.

Conselho começa por fazer:

PHP:
<?php

  $conectar = mysql_connect("localhost","root","password") or die(mysql_error());

?>
Senão retornar erro nenhum então é porque estás conectado à base de dados, a partir dai é sempre em frente ,
PHP:
mysql_select_db($conectar,"nome_da_bd) or die(mysql_error());
Isto para mim é melhor do que fazer pelo dreamweaver, penso que respondi a tua pergunta, qualquer coisa manda vir rapaz.

Cumprimentos

Supondo que te esqueceste de um " à frente de nome_da_bd, bem, com o primeiro código, tudo bem, mas quando acrescento o segundo, acontece-me o seguinte:

Código:
[B]Warning[/B]:  mysql_select_db(): supplied argument is not a valid MySQL-Link resource in [B]D:\Projecto\PHP files\login.php[/B] on line [B]13[/B]

Ou seja, eu consigo-me conectar, mas não à base de dados que eu quero. Mas eu acho que há algo muito básico que eu ainda não fiz, e vocês ainda não compreenderam, que é o seguinte: quando eu escolho a base de dados que eu quero conectar (no meu caso NotasGest), como é que ele vai saber onde é que está essa BD ?
 
Última edição:
no mysql_select_db os argumentos estao invertidos.
Esperimenta
PHP:
mysql_select_db("nome_db",$conectar);

Ps.
Pessoalmente prefiro usar a biblioteca Pear::MDB2 para abstrair do tipo de base de dados usada (Mysql, postgres,...)
 
Última edição:
Eu uso Pear:MDB2 também e é muito bom.

Já cheguei a usar os drivers do PHP directamente, a minha duvida é, onde é que colocaste a definição do ip...

$conn = pg_connect("host=<ip> dbname=<nome> user=<user> password=<pass>")
if (!$conn)
{
echo "nada"
}
else
{
echo "funciona"
}

substitui onde diz pg_connect pela funçao usada pela base de dados a que te queres ligar; MS SQL, MYSQL, POSTGRESSQL.... ve no manual do PHP
 
Já percebi tudo. O problema é que no meu pacote WAMP, tenho PHPMyAdmin e SQLite, e ambos dão para criar bases de dados distintas. Portanto o problema é que o Dreamweaver CS4 (e provavelmente todos os outros editores), só reconhece os bancos de dados existentes no PHPMyAdmin.

Existe alguma forma de utilizar o SQLite, ou até mesmo de utilizar um outro editor de SQL "externo" ao WAMP ?
 
Back
Topo