Conectar VB6 a base de dados Access

renafi

Power Member
Boas. Estou farto de tentar ligar a uma base de dados access no VB6, e n estou a conseguir. Alguém é capaz de indicar a linha de código para fazer a connexão? Gracias
 
Algo tipo

Connectionstring=

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\?????.mdb;Mode=ReadWrite;Persist Security Info=False
 
Dim myconnection as New Adodb.Connection

myconnection.cursorlocation = 3
myconnection.connectionstring="Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\?????.mdb;Mode=ReadWrite;Persist Security Info=False"

myconnection.open
 
boas malta.
eu vi isto aqui e resolvi usar este topico para colocar a minha duvida...
passa-se o seguinte...
já la ia um tempo desde que usei visual basic pela ultima vez...e resolvi voltar para ver o que ainda me lembrava.
enfim...
estou a tentar criar um base de dados em access para usar num programa feito em Visual Basic 6, mas acontece que eu nao me lembro qual o formato de base de dados que eu tenho de usar para ligar no programa...
eu instalei, não há muito tempo, o office 2007. Quando estudei isto, usava uma versao anterior do access como é obvio, e tinha de guardar a base de dados noutro formato, ou algo do genero, converter ou uma coisa assim, mas esse processo era feito no proprio access, num dos menus.
o problema é que eu nao me lembro, e queria ver se alguem me pode ajudar.
agradeco antecipadamente e aguardo uma resposta de alguem.
 
Boas, o formato em que tens que ter a base de dados para fazeres ligação ADO á tua base de dados em acess é o formato de access em 97.... podes usar data control mas torna-se mais complicado utilizares os dados se já estavas habituado à sua utilização assim anteriormente...
 
Boas, o formato em que tens que ter a base de dados para fazeres ligação ADO á tua base de dados em acess é o formato de access em 97.... podes usar data control mas torna-se mais complicado utilizares os dados se já estavas habituado à sua utilização assim anteriormente...


com o novo access 2007, nao da para guardar a base de dados como 97, pois nao !?
obrigado desde ja
 
com o novo access 2007, nao da para guardar a base de dados como 97, pois nao !?
obrigado desde ja


Não sei sinceramente... eu uso o office 2003 e no separador "ferramentas" encontras o menu "utilitarios de base de dados" e podes converter a base de dados que estás a utilizar...
 
depende do método com que estás habituado... em termos de programação não à muito pa discutir... cada um tem o seu método... :D
 
boas malta.
será que alguém me sabe dizer se é possivel 'converter' uma base de dados feita em access 2007 para access 97 para que eu possa usa-la em vb6?!?
ou se ha algum programa que faca essa conversao??
agradecia bastante...
cumpz
 
Salvo erro, podes mesmo escolher a forma em que queres gravar a BD no Access.

Quando programava em vb e recorria ao access lembro-me que usava uma funcionalidade do próprio access, e julgo que era mesmo o escolher o formato em que salvava a BD.
 
Salvo erro, podes mesmo escolher a forma em que queres gravar a BD no Access.

Quando programava em vb e recorria ao access lembro-me que usava uma funcionalidade do próprio access, e julgo que era mesmo o escolher o formato em que salvava a BD.


e da pa fazer isso com o access 2007??
é que eu tenhoo o office 2007 ha pouco tempo e to confuso com os menus do access 2007...
 
Nunca usei o office 2007..., mas são 10 anos de intervalo :p Como já existe o VB.NET não sei até que ponto eles dão suporte ou sequer pensam que ainda existe pessoal que programa em vb6.

Podes ter sorte, mas sinceramente duvido. No máximo dão compatibilidade para a versão anterior ao 2007 (que não me recordo se é a 2000).
 
Nunca usei o office 2007..., mas são 10 anos de intervalo :p Como já existe o VB.NET não sei até que ponto eles dão suporte ou sequer pensam que ainda existe pessoal que programa em vb6.

Podes ter sorte, mas sinceramente duvido. No máximo dão compatibilidade para a versão anterior ao 2007 (que não me recordo se é a 2000).


esta bem.
obrigado pela ajuda.
vou tentar ver se ha alguem que tenha experimentado fazer o que eu quero fazer, para ver se é possivel.
mas agradeco a tua ajuda.
cumpz
 
Dim myconnection as New Adodb.Connection

myconnection.cursorlocation = 3
myconnection.connectionstring="Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\?????.mdb;Mode=ReadWrite;Persist Security Info=False"

myconnection.open

Desculpem lá... mas só mais uma coisa. O VB não aceita o Adodb (diz que não está definido). Qual é o componente que tenho de instalar/activar para aceitar ligações ADODB? (Apenas encontro OLEDB). Assumindo que o problema seja activar um componente.
 
Eu acho que seria mais facil interligar o VB6 com o Access usando o data control.


alguem me pode relembrar como se faz a ligacao com o data control??
tambem se tem de usar codigo, certo?
é que a mim esta a dar-me erros nas tentativas que fiz.
alguem me pode explicar como se liga.
agradeco desde ja

cumpz
 
Back
Topo