1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[confg. especial] Upgrade dum velho desktop e Win98 para um WinXP

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por rmb, 12 de Julho de 2008. (Respostas: 39; Visualizações: 1618)

1. rmb

rmb Power Member

Ora boas tardes!

Tenho um velho pc desktop com prai 6~7 anos.. Sempre teve o windows 98.
    Gostaria de saber o que tenho que mudar (ou não) a nível de hardware para meter o Windows XP para net e visualização de algumas fotos (so mesmo para isto, mas não queria que se arrastasse..)

As minhas configurações são as seguintes:
    Código:
    - Processador
    500 megahertz Intel Pentium III
    32 kilobyte primary memory  cache
    512 kilobyte secondary memory cache 

- Motherboard
    Brilliant-1 V1.XX
    Bus Clock: 100 megahertz
    BIOS: Award Software  International, Inc. 4.51 PG 02/11/99

- Memória RAM
    128 Megabytes Installed Memory
    Slot '0' has 64 MB
    Slot  '1' has 64 MB
    Slot '2' is Empty

- Disco
    6,47 Gigabytes Usable Hard Drive Capacity
    353 Megabytes Hard  Drive Free Space

BCD 40XH CD-ROM
    Generic floppy disk drive  (3.5")

Generic IDE hard disk drive (6,47 GB) -- drive 0, No SMART Driver

- Controllers
    Standard Floppy Disk  Controller
    Intel 82371AB/EB PCI Bus Master IDE Controller
    Primary IDE  controller (dual fifo)
    Secondary IDE controller (dual fifo)

- Bus  Adapters
    All Iomega 8-bit PC2x SCSI  Host Adapters except PC2F
    Iomega Parallel Port Zip Interface
    Intel  82371AB/EB PCI to USB Universal Host Controller      

- Communications
    56K Data Fax Modem  PnP
    D-Link DFE-530TX PCI Fast Ethernet Adapter
    USB ADSL WAN Adapter  

- Não consegui verificar a placa de som ela nos ultimos tempos até deixou de funcionar (driver matters) nem sei se esta é onboard ou não.. :|
    Ok, eu percebo pouco disto e por isso é complicado tomar decisoes por conta propria.. No entanto, suponho que deverei comprar mais Ram (não sei a compatibilidade disto) e mais disco (tb não sei qual..) Gostaria de ver aproveitado tudo o resto mas não sei.. Ah e gostaria de gastar o menos possível :). Poderá haver conflito de compatibilidade dos meus componentes com o windows XP ou seja conseguirei instalar os drivers necessários para meter tudo a funcionar?

Já agora, eu sei que hoje em dia compram-se pcs 100x melhores que isto por 300€ talvez menos.. mas essa possibilidade está fora de questão visto que por um lado prefiro dar uso aquilo que tenho e por outro mesmo que custasse 5€ duvido, por questoes familiares, que soasse bem o termo de comprar outro computador cá para casa..

Agradeço a vossa ajuda;)
    cUMPS

2. badname

badname Banido

Parece-me que tentar continuar a usar esse pc é um acto heróico, mas se ele não pode mesmo ir para a prateleira do sótão...
    Para correr o xp colocava um disco IDE de 80GB e tentava arranjar mais 128MB de memória (de preferência usada para ficar mais barato).

3. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

um disco , ram ou metes 128 ou 256 mb!

se quiseres podes sempre por um P4 e rulas o Xp sem problema!

cumps

4. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

Arranjar memória (pelo menos mais 128mb) e disco são suficientes.
    E independentemente do que farás com o pc, tenta usar o nLite para eliminares o que não precisas (há tutoriais para isso na Techzone), criando um novo cd de instalação. E assim "come-te" menos recursos.

Eu fiz isso para um portátil Celeron 566 mhz, 192 mb RAM e 6 gb HDD, e corre sem problemas.

5. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Quanto é que podes gastar?

6. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

LOl para o que o user quer basta um upgrade muito simples quanto menos melhor!

visto que e so para passar a usar o Windows xp!

basta um pouquinho mas de RAM! 128mb e ta a rullar! como queres ver fotus e tal! deves usar muitos documentos no pc! se vires que e necessario compras um disco de armazenamento vito que estao muito baratos!

cumps

Última edição: 12 de Julho de 2008
  7. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

:lol: Ok :P

8. rmb

rmb Power Member

obrigado pela ajuda..:D
    Sim isto é um acto heróico mas digno ;) LOL

Ok, vamos a factos.. eu já la tenho 128mb de ram dividido por 2 slots.. segundo o que percebi ainda terei mais uma slot disponível para inserir mais ram.. a questão é quanto.. segarão só mais 128mb de ram para ficar com 256mb? isso não está ao preço da chuva? Como é que saberei qual é o limite de ram q a motherboad pode levar? E, ja agora, esses 256mb chegaram para navegar na Internet, gerir ficheiros e escrever uns textos? Ah e que tipo de RAM é? DDR2? [não percebo nada disto :(]

Quanto ao disco o mais barato possivel.. se for abaixo de 10€ melhor.. Por mim 20gb chegam visto que tem muito pouco uso e poucos ficheiros cá armazenados. Terá que ser algum disco em especial ou um normalissimo SATA funciona?

O meu orçamento será o menor possível! LOL não queria gastar mais de 20€.. só espero que isto não seja como as peças dos carros antigos, quanto mais velhos, mais raros e mais caros..:|

Já agora, em relação a drivers não terei problemas? Para o som e afins..?

Obrigado pela ajuda;)
    cUMPS

9. flak

flak Power Member

A ram é SDRAM, pode ser 100 ou 133mhz, mas se comprares 133 deve servir. Compra o que encontrares à venda aqui nos classificados da techzone, e sim, só tens uma slot. Se conseguires comprar 1 dimm de 256, melhor ainda.

O disco, procura aqui também nos classificados por um disco IDE de 20 ou 40gb, se encontrares à venda também é barato. :)

10. rmb

rmb Power Member

Então achas que 384mb de ram é o suficiente para o que quero? Qual será o máximo suportado pela minha board?

Então é disco IDE ou SATA?

Já agora, foi falado em cima dum programa nLite, esse não é o tal que procura pelos próprios drivers para os aplicar noutro SO? [eu fiz isso num downgrade do vista para o xp..] Funcionará neste caso?

cUMPS;)

11. rmb

rmb Power Member

Bump! Ainda com as dúvidas..

cUMPS;)

12. kypz

kypz Power Member

RAM quanto mais melhor , mas esses 384 devem chegar.

DIsco , a tua board naturalmente não suporta SATA , tem de ser IDE

13. rmb

rmb Power Member

ok. thanks. Isso encontra-se hoje em dia nas lojas ou nem por isso?

Agora mais quanto a parte de drivers e afins.. nao tenho de me preocupar? Como devo fazeR?

cUMPS obr!;)

14. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

ja usei windows xp em centenas de pcs velhos

pentiums a 400mhz etc..

basta teres pelo menos 256mb ram e 4GB de disco e ja esta ( a instalaçao sao mais ou menos 2GB)

o windows xp vem com uma caracteristica boa que é aproveitar melhor o desempenho dos pcs (mesmo os velhotes)

vais notar uma grande diferença de performance em relaçao ao win98 (eu num p3 700mhz , 384mb de ram notei uma grande diferença na altura, o windows 98 nao estava bem optimizado)

15. apoc

apoc Power Member

esse pc mesmo com 128MB já corre o xp, ...

instalar e desligar o eyecandy e serviços não essenciais ... e tá a correr ....

mas para melhorar isso mete no minimo mais 128Mb de ram e se puderes arranjar um disco de 20GB no minimo era optimo ...

isto usado consegues por volta 10€ as duas coisas ...

mas se queres isso mesmo a correr as mil maravilhas ... mete-lhe o win2k ou linux q até voa .....

16. kypz

kypz Power Member

O que não falta por ai sao discos IDE , no meu pc tambem nao tenho SATA :S

17. *Diogo*

*Diogo* What is folding?

Tipo eu metia 512 mb de ram custa menos de 10 euros hoje em dia.
    Disco rigido metia um de 60 gb no minimo.

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se puderes dizer onde comprar 512mb sdram estou interessado....
    novas custam mais de 40€ e aqui nos classificados com 10€ as vezes nem 128mb

19. apoc

apoc Power Member

512MB não metes ... a board suporta no máximo 768MB nos 3 slots ... logo a configuração máxima possivel é mesmo 256x3 ... ao meteres 512Mb em um dimm apenas pode nem sequer ligar ....

a melhor solução ´ememso meteres masi 128MB .... e desligar serviços não essenciais do windows

20. rmb

rmb Power Member

E aonde é que eu aranjo os 128mb? Isso ainda se vende nas lojas?

cUMPS;)

EDIT: Isto serve?

Última edição: 20 de Julho de 2008

Partilhar esta Página