1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Config de 1700€ com Periféricos

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por pixelsurgeon, 21 de Novembro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1008)

1. pixelsurgeon

pixelsurgeon Power Member

O que acham desta config?!

GIGABYTE X38-DQ6 (222.9€)
    INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 BOX (2.40GHZ) SKT 775 (235.9€)
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1000MHZ PQ (CL5) (162,30€)
    SAPPHIRE HD3870 512MB GDDR4 PCIe 2.0 (249,95€)
    WESTERN DIGITAL RAPTOR 36GB SATA 16MB (99,90€)
    WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB (2 UNIDADES) (2x72,30€)
    THERMALRIGHT ULTRA-120 EXTREME HEATSINK (56,90€)
    REVOLTEC FAN 120MM DARK BLUE (9,50€)
    NOX MOONLIGHT BLACK (76,80€)
    CORSAIR HX-520W (96,90€)
    NEC DVD±R 18X 7173 PRETO BULK (SATA) (27,90€)
    SAMSUNG SyncMaster 223BW (WIDE) (243,20€)
    KIT TECLADO E RATO LOGITECH EX110 PRETO (32,90€)

TOTAL: 1660€

Deixo em aberto a possibilidade de montar o Crossfire com duas HD3870 no futuro.

Acham que consigo melhorar alguma coisa? Obrigado

2. 2xtreme

2xtreme Power Member

tira o Raptor e poe um disco de 500 gb SATA II. caso a tua board so suporte dois SATA II tenta que sejam os dois de 500 gb e sempre com rpm de 7200 e 16 mb de cache. outro detalhe a ter em conta e se a tua board tem entradas e-Sata e firewire e o front side bus tambem e importante dado as memorias que queres comprar tem forçosamente de ser 1000 senao nao tiras proveito total das memorias

3. TeclasBoy

TeclasBoy [email protected] Member

eu tambem estava inclinado á uns tempos para a hd 3870 ,mas ao ver muitas reviews xeguei a uma comclusao a 8800 gt é um pouco melhor, ou seja eu iria para um 8800GT xxx , oc2 ou SSC

4. pixelsurgeon

2xtreme, Duas das específicações da board são estas:

-Support for 1600 MHz FSB

-Features SATA 3Gb/s with Quad eSATA 2 interface

Sendo assim, aconselhas que faça o RAID0 com os discos de 320Gb e substitua o Raptor por um disco de 500Gb? Não percebi bem.

E em relação aos restantes componentes?!

5. pixelsurgeon

TeclasBoy, eu estive sempre mais inclinado para a 8800GT, mas a impossibilidade de SLI nestas boards e a possibilidade de Crossfire com duas HD3870 com DirectX10.1 fizeram-me mudar de opinião.

Também tenho estado atento às reviews, mas convém lembrar que as HD ainda não têm drivers de jeito e além disso, se vier a fazer Crossfire, a 8800GT fica a anos-luz em termos de preformance.

6. Bodygard

Bodygard Folding Member

Qual é a finalidade do pc? jogos? um pouco de tudo?

Fonte é muito boa essa mas apenas 520W e como pensas em Crossfire para mais tarde... se fosse a de 620W já não dizia nada. Trocava por esta LCPower Hyperion V2.2 700W 140mm (€100)

Quanto aos discos, metia 2 de 80GB sata2 em raid0 e metia 2X400GB em raid0 também.
    2XHitachi Disco Rigido 80gb Sata II (€80) para o Sistema Operativo, programas e jogos
    2XSeagate 400GB Sata II 16MB (€164) para a "tralha" toda :D

Motherboard mudava para Asus P5E Intel X38 SK775 (€199)

DVDRW mudava para Samsung SH-S203B Sata Black Bulk (€28) que é superior ao Nec. Os Nec (Optiarc) desde que se juntaram com os Sony, deixaram de ser os melhores...não recomendo mais.

O resto está bom :cool:

7. Bodygard

Bodygard Folding Member

Exacto mas se juntasses 2X8800GT (que custam o mesmo que as ATI 3870...) numa board com SLI quem fica a anus luz era a ATI...

O problema é mesmo as motherboards que permitem SLI: ou são muito caras ou são mais baratas mas ficam atrás da concorrência no resto das features :smilliex:

8. pixelsurgeon

Bodygard, já pensei nisso em relação à fonte... mas tenho ouvido falar tão bem das Corsair.

Se calhar, com o que poupo no Raptor (se sempre o excluir) ainda ponho uma Corsair 620W.

Em relação à tralha toda, não preciso de um desempenho e de um espaço assim tão grande. Se calhar optava por dois discos pequenos para o S.O. e programas e um maior para a tralha.

Em relação à board, sei que a P5E é na verdade uma "Maximus Formula" sem algumas mariquices, mas prefiro a Gigabyte por pequenos pormenores. Por exemplo, montar o Thermalright sería uma aventura nessa board. Além de que tenho mesmo uma simpatia especial pela Gigabyte.

Em relação ao gravador DVD, nada a dizer. Vou alterar!

Ah! O PC vai servir para tudo um pouco. Programas da Adobe (Premiere, Photoshop, Flash, etc), jogar jogos actuais, e ver filmes. Tenho aqui uma Audigy 2 ZS.... vale a pena instalá-la nesta board, ou o som on-board desta placa é melhor do que esta placa já antiga?

9. pixelsurgeon

Epá, eu sei. Adoro a 8800GT... por mim era logo uma eVGA com o Crysis. :(

O problema é mesmo esse... as boards. Se vendessem a Foxconn X38A em Portugal, não pensava duas vezes... DDR2, DDR3, 2xPCIe2.0, X38 e... suporte SLI e Crossfire numa board com chipset Intel. Era uma maravilha, mas não estou para mandar vir e poder ter problemas!

10. Bodygard

Bodygard Folding Member

Ok, a Corsair é muito boa em fontes, apesar de ser relativamente nova nesta área. A de 620W assenta que nem uma luva num futuro sistema Crossfire. Muita estabilidade e eficiência entre os 83% e 85%!!
    Exacto, se cortares nos discos, uma vez que não precisas de tanto espaço, arranjas logo dinheiro para a fonte e outras coisas.

Quanto à board, se gostas da Gigabyte força. È uma excelente board com excelentes capacidades e características. Apenas escolhi a Asus porque dá a mesma performance, sendo mais barata.

A Audigy 2 ZS penso que vale a pena. È sempre melhor uma dedicada, quanto mais não seja porque libertas mais recursos do cpu para outras coisas :)

Muito bom o PC para qualquer uma das áreas que referiste.

Cumps :cool:

11. Bodygard

Bodygard Folding Member

Pois, Foxconn só encontro mesmo esta: FOXCONN N68S7AA-8EKRS2H mas tem o chipset 680i da Nvidia...

12. pixelsurgeon

Bodygard, acho que não reparaste na minha segunda resposta sobre as gráficas vs motherboards, mas também não havia muito para responder... a não ser que conheças uma loja que venda a Foxconn X38A.

EDIT: Ok, afinal viste a resposta que falava.

Em relação aos discos, tenho uma dúvida. Já reparei que existem dois modelos, por exemplo:

WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB (72,30€)
    WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB RAID (84,80€)

Para fazer o RAID0 preciso de discos do 2º modelo?

Última edição: 22 de Novembro de 2007
  13. Bodygard

Bodygard Folding Member

Não. Penso que o facto do segundo referir que é Raid0 (RE raid edition), terá um pouco melhor performance ou fiabilidade. Não sei ao certo, haverá aqui pessoas mais entendidas.
    De qualquer forma, podes fazer raid0 com o disco de cima.

14. pixelsurgeon

Encontrei a resposta em relação aos discos, na página do fabricante.

Q: As unidades de disco rígido de computadores de mesa de 7200 RPM rodam satisfatoriamente em ambientes RAID; por que eu preciso desses discos rígidos?

A:
    Diferentemente dos discos rígidos desktop regulares, os discos rígidos WD RE SATA e EIDE são projetados e fabricados para os padrões de classe empresarial e incluem recursos como o TLER (time-limited error recovery), o que os torna a solução ideal para RAID.

Q: O que é TLER (Time-Limited Error Recovery) e por que eu preciso desse recurso?

A:
    As unidades desktop são projetadas para proteger e recuperar dados, muitas vezes pausando por vários minutos para verificar se os dados foram recuperados. Em um sistema RAID, onde o controlador RAID trata da recuperação de erros, a unidade não precisa ser interrompida por longos períodos para recuperar os dados. Na verdade, tentativas heróicas de recuperação de erros podem fazer com que o sistema RAID retire uma unidade da matriz. O WD RE2 foi criado para impedir falhas de recuperação de erros de disco rígido, limitando o tempo de recuperação de erros da unidade. Com o tempo de recuperação de erros definido em fábrica como sete segundos, o disco rígido tem tempo de tentar uma recuperação, permitir que o controlador RAID registre o erro e ainda assim permanecer on-line.

Não vou comprar os RAID. A diferença real parece-me mais pequena que a diferença de preço.

15. 2xtreme

2xtreme Power Member

atençao que nao es obrigado a querer fazer raid aos discos... tudo depende do tipo de utilizador que es... se sacas muita coisa p2p precisas de discos grandes nao necessariamente em raid se instalas programas pesados precisas de um disco de sistema relativamente grande mais de 100 gb pelo menos... adapta a maquina as tuas necessidades...

16. pixelsurgeon

Em relação aos discos, vou mesmo excluir o Raptor. Agora, a melhor solução não sei qual é. A minha necessidade é esta:

1ª Partição (pequena): Vista, programas e jogos.
    2ª Partição (média): Trabalhos e outros dados armazenados em RAR.
    3ª Partição (grande): eMule

A primeira partição tem uma utilização média/grande (com instalações e formatações regulares e o constante acesso aos programas).

A segunda partição tem uma utilização pequena (espaço de armazenamento) onde os dados estarão em backup.

A terceira partição tem uma utilização intensiva (24/7 de constante leitura e escrita e muita fragmentação).

Que configuração de discos recomendam, para esta utilização, tendo em conta que o meu orçamento contempla cerca 200€ para os discos?

17. XockWave

XockWave Power Member

Pq a P5E quando por mais 20€ sensivelmente, tens uma Mobo com muito mais features?

Podes desenvolver?

Quanto a um melhoramento, pergunto se ja pensaste nos novos discos Seagate 7200.11, com 32MB de cache. Ao que sei, so existem em 500, 700 e 1000GB. Portanto 500GB seria bom para ti. Eu tenho um orçamento semelhante ao teu e a estou com uma configuração muito parecida, só tenho dúvidas ainda nas memórias e na mobo.

Tambem ainda nao me decidi quanto a um raptor para SO's e programas... tá dificil :)

18. Bodygard

Bodygard Folding Member

Porque para mim não me interessaria mais extras. A performance é a mesma logo, iria para a Asus.

19. XockWave

XockWave Power Member

E-sata e capaz de fazer jeito no futuro!

20. pixelsurgeon

Pelo que tenho lido, os Raptor não compensam mesmo. É dinheiro deitado à rua. O desempenho é inferior ao de 2 discos em RAID0 e apenas para orçamentos bem mais folgados se recomenda o RAID0 com 2 Raptor's.

Em relação à mobo não tenho dúvidas. Tenho lido várias reviews e todas elas elegem a Gigabyte como uma mobo X38 muito completa com grande capacidade para overclock. E olhando para as duas, gosto mais da construção da Gigabyte do que da ASUS.

Em relação às memórias, também tenho dúvidas. Não sei se faço uma boa aposta ao ir para estas GSkill 2x2Gb, ou ao invés, deveria apostar noutras 2x2Gb, ou mesmo em 4x1Gb poupando no preço mas não no desempenho. Até que ponto me poderá interessar fazer um upgrade, no futuro, para os 8Gb?!

Na gráfica, sei que mais tarde ou mais cedo precisarei do CrossFire para correr os jogos mais exigentes daqui a 6 meses ou 1 ano. Em relação à RAM, não sei se precisarei de 8Gb para alguma coisa... por isso, estou na dúvida se devo apostar num Kit de memórias tipo Team Xtreem ou Team Elite (4x1Gb) com maior capacidade de overclock. Sugestões são bem-vindas.

Partilhar esta Página