• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Config para PC Gaming/Work Station

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Entre 700 e 800 euros. Ainda este mês.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)

Neste momento tenho um Monitor LG 24GL600F-B 144Hz e será esse a usar. Segundo as especificações a resolução 1920x1080.

Tipos de jogos pode ir desde Call of Duty, a GTA, etc etc.




b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)

Photoshop e Lightroom

c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

5 anos



5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Apenas um portatil que não se vai aproveitar nada.

6) Vais fazer Overclock?

Penso que não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)

>Micro ATX

b. Processador (Intel ou AMD)

Sem preferencia

c. Motherboard (chipset, formato)
> Sem preferencia.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))

> 16 gb minimo.

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)

>Sem preferencia.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)

>Disco SSD, futuramente irei colocar tambem um HDD mas não é obrigatorio ser ja.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)

> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)

> Sem preferencia.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Computador vai ser ligado diretamente a uma tomada de rede.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Boas pessoal, antes de mais obrigado a quem ajudar. Estou interessado em montar o meu primeiro computador. Era para comprar um já feito mas toda a gente me diz que compensa muito mais montar um as peças por isso estou decidido a tentar arriscar e optar por essa solução mas como sou um novato nesses termos preciso de ajuda do pessoal mais especializado para formar um PC que basicamente não me desiluda em performance se jogar e tanto para uso de programas mais pesados. Obrigado!


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
MSI B550M Pro-VDH-- 132€
Ryzen 5 3600--182€
Ripjaws V 16GB ( 2X8 ) 4000 MHz-- 129€
NOX Infinity Atom RGB-- 38€
RX 590 Fatboy Core Edition 8GB-- 193€ em promoção-- 254€ normal/// Ou então uma Nvidia
M.2 2280 Intel 545s Series 512GB-- 75€// Ou então outro qualquer..
Corsair CV650 80 Plus Bronze-- 65€
~814€

Obrigado, vou tentar puxar um bocado o orçamento se não surgir algo mais em conta um bocado mas fica anotado, ver se apanho mais alguma coisa em promoção e isso!
 
Não ganhas grande coisa em meter RAM 4000Mhz nos ryzen, o sweetspot deles é nos 3200-3600 , com lor latency.
E uma 1650 Super fica equivlente a essa 590 , mas com quase metade do consumo.

As Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3466MHz CL16 são 86€, com o que poupas metes uma 1660 Super (240€) que é bastante melhor que a RX 590
E a board uma B450, poupas mais um bocado
 
Processador AMD Ryzen 5 3600 - 180€
MSI B450-A Pro Max / MSI B450 Gaming Plus Max - 100€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 / G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16- 90€
SSD PNY CS900 Series 480GB - 65€
Caixa Nox Hummer ZX -45€
PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB - 240€
BitFenix Formula Gold 550W / Seasonic Core GC 500W modular-70€
800€

Esta config e boa , algumas coisas ate estao/estavam mais baratas que o que foi indicado.

Cps
 
Eu tenho a B450 PRO VDH Max. Quando pedi ajuda à cerca de 3 semanas para me ajudarem a montar o pc alguns diziam para esperar pela B550, por isso fiquei com a ideia que ia ser algo bom. Agora queria saber em concreto quais são os upgrades de uma para a outra, como no preço não se nota muito e não faz muita diferença pagar +30€ em que penso que ficas mais bem servido
A diferença não são 30€. São 60/70€ entre os mesmos modelos das diferentes gerações.
 

Pergunta de noob, o cooler que vem com o processador ja vem com massa termica aplicada por norma ou somos nós a aplicar?
 



Estive agora a ver os componentes e reparei que tanto motherboard como caixa são ATX. Existe maneira de manter o resto dos componentes e trocar essas por Micro ATX?
 
As caixas ATX tem furacoes para as boards mais pequenas "MATX".
Mas qual e o motivo de queres um sistema M-ATX falta de espaço?

Cps

Falta de espaço e também um bocado de gosto pessoal, quero algo mais compacto porque de momento não consigo expandir a mesa porque construí um móvel em formado de U ao contrário em volta da mesa, e se puser debaixo vai me roubar um bocado de espaço para pernas e isso.
 
Depois de algumas alterações e de me andar a tentar informar no youtube e afins e ver se o sistema é compativel com uma motherboard mATX, para ja esta assim:

Processador AMD Ryzen 5 3600 - 180€
Motherboard Gigabyte B550M Aorus Elite - 112€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 / G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16- 90€
SSD PNY CS900 Series 480GB - 65€
Caixa Micro ATX NOX Hummer Zero Tempered Glass Branca -40€
PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB - 240€
BitFenix Formula Gold 550W / Seasonic Core GC 500W modular-70€


Opiniões?

EDIT: Feita correção da Board.
 
Última edição:
Depois de algumas alterações e de me andar a tentar informar no youtube e afins e ver se o sistema é compativel com uma motherboard mATX, para ja esta assim:

Processador AMD Ryzen 5 3600 - 180€
Motherboard Gigabyte B550M Aorus Elite - 112€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 / G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16- 90€
SSD PNY CS900 Series 480GB - 65€
Caixa Micro ATX NOX Hummer Zero Tempered Glass Branca -40€
PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB - 240€
BitFenix Formula Gold 550W / Seasonic Core GC 500W modular-70€


Opiniões?

a caixa é micro atx
e a board é atx

trocar de caixa
de resto, OK
 
Back
Topo