Boas É o seguinte. Tenho a Vodafone ADSL, e tenho usado um router deles até agora. No entanto tenho também aqui um Speedtouch 716v5 (desbloqueado), com gateway Voip, o que me dá jeito. Já procurei cá no forum e encontrei outros tópicos sobre a configuração de routers não-vodafone, e também até já tenho os valores de configuração da Vodafone ADSL, dados mesmo por eles. No entanto, não estou a conseguir configurar o Speedtouch: - Por Web Setup, existe a opção PPPoATM (equivalente penso eu à IPoATM que a Vodafone exige), mas exige a indicação de username e password da ADSL, que a Vodafone não usa. Experimentei por um valor qualquer, na esperança que a "Vodafone", por não pedir, passasse à frente, mas nem por isso, além de não dar para inserir outros valores que me foram dados. O router chegou a fazer sincronismo, detectou velocidades, etc, mas net que é bom, nada. - Por Telnet acredito que seja possível, mas... não pesco nada daquilo! Há por aqui alguém que esteja à vontade com estes routers que me possa ajudar a configura-lo? Abraço e obrigado Nuno Picado
PPPoA é equivalente a PPPoE no que concerne a autenticação ou seja necessita sempre de user e pass. A ligação da Vodafone é IPoA ou seja não vai conseguir configurar mesmo recorrendo ao telnet. O que pode fazer é redireccionar o trafego para o IP que esteja dentro da range do DHCP do router da Vodafone, ou alterar a range caso necessario, sendo que esse IP será o do router que refere. Deste modo poderá utilizar na mesma a porta, terá é que utilizar os dois em simultaneo. Cumprimentos
Boas Pois, já reparei que são protocolos diferentes... Andei no fim de semana a cheirar no telnet do 716v5 e ele tem a opção IPoA, sendo aliás uma das opções dos scripts automáticos que ele tem (por algum motivo não os deixa correr em websetup) Tentei executar o dito script, mas aquilo tem vários parametros que não conheço, e como resultado, consegui realmente criar uma ligação IPoA, sem me ser pedida a pass, mas que acabou por não funcionar por falta do resto dos parametros... Bem, vou continuar a cheirar... Uma coisa já deu pra ter (quase) a certeza: O router dá... É preciso agora é aprender a configura-lo! Abraço EDIT: Já agora: Fui ver ao router da vodafone e curiosamente, o protocolo usado não é IPoA mas sim EthoA... Haverá diferenças entre estes dois?
Obrigado Já agora, mais um update. Estive de volta dos tais scripts, e consegui configurar-lo penso que quase bem: Só duas coisas a faltar: 1. IP Automático - Apos a config., ele faz tudo menos obter dinamicamente o IP. Alguém sabe onde configurar isto no speedtouch? 2. Gravar - Apesar de existir (e eu o usar), o comando "saveall", depois de reiniciar o router, perdem-se as configurações que foram feitas... Alguma ideia?