1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Config. Router para Vodafone ADSL - Mais um (Speedtouch 716v5)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por nunopicado, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 3040)

1. nunopicado

nunopicado Power Member

Boas

É o seguinte. Tenho a Vodafone ADSL, e tenho usado um router deles até agora.

No entanto tenho também aqui um Speedtouch 716v5 (desbloqueado), com gateway Voip, o que me dá jeito.

Já procurei cá no forum e encontrei outros tópicos sobre a configuração de routers não-vodafone, e também até já tenho os valores de configuração da Vodafone ADSL, dados mesmo por eles.

No entanto, não estou a conseguir configurar o Speedtouch:
    - Por Web Setup, existe a opção PPPoATM (equivalente penso eu à IPoATM que a Vodafone exige), mas exige a indicação de username e password da ADSL, que a Vodafone não usa.
    Experimentei por um valor qualquer, na esperança que a "Vodafone", por não pedir, passasse à frente, mas nem por isso, além de não dar para inserir outros valores que me foram dados.
    O router chegou a fazer sincronismo, detectou velocidades, etc, mas net que é bom, nada.

- Por Telnet acredito que seja possível, mas... não pesco nada daquilo! :sad:

Há por aqui alguém que esteja à vontade com estes routers que me possa ajudar a configura-lo?

Abraço e obrigado
    Nuno Picado

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

PPPoA é equivalente a PPPoE no que concerne a autenticação ou seja necessita sempre de user e pass.

A ligação da Vodafone é IPoA ou seja não vai conseguir configurar mesmo recorrendo ao telnet.

O que pode fazer é redireccionar o trafego para o IP que esteja dentro da range do DHCP do router da Vodafone, ou alterar a range caso necessario, sendo que esse IP será o do router que refere.

Deste modo poderá utilizar na mesma a porta, terá é que utilizar os dois em simultaneo.

Cumprimentos

3. nunopicado

nunopicado Power Member

Boas

Pois, já reparei que são protocolos diferentes...

Andei no fim de semana a cheirar no telnet do 716v5 e ele tem a opção IPoA, sendo aliás uma das opções dos scripts automáticos que ele tem (por algum motivo não os deixa correr em websetup)

Tentei executar o dito script, mas aquilo tem vários parametros que não conheço, e como resultado, consegui realmente criar uma ligação IPoA, sem me ser pedida a pass, mas que acabou por não funcionar por falta do resto dos parametros...

Bem, vou continuar a cheirar... Uma coisa já deu pra ter (quase) a certeza: O router dá...

É preciso agora é aprender a configura-lo! :lol:

Abraço

EDIT: Já agora: Fui ver ao router da vodafone e curiosamente, o protocolo usado não é IPoA mas sim EthoA... Haverá diferenças entre estes dois?

4. nipnip

nipnip Power Member

não... são dois nomes para a mesma coisa

5. nunopicado

nunopicado Power Member

Obrigado

Já agora, mais um update.

Estive de volta dos tais scripts, e consegui configurar-lo penso que quase bem: Só duas coisas a faltar:

1. IP Automático - Apos a config., ele faz tudo menos obter dinamicamente o IP. Alguém sabe onde configurar isto no speedtouch?

2. Gravar - Apesar de existir (e eu o usar), o comando "saveall", depois de reiniciar o router, perdem-se as configurações que foram feitas... Alguma ideia?

Partilhar esta Página