Problemas Técnicos Config Switch TP-LINK SG105E

theking

Power Member
Boas tardes, preciso da vossa ajuda, aqui num problema que surgiu com um colega meu e que apesar de eu ter umas luzes de redes, nao me permite solucionar isto.

Ele comprou um Switch TP-LINK SG105E pra no quarto puder dividir a net da vodafone Gigabit, entre a PS4,PS5 e PC. Acontece que ele fazendo plug and play, nao consegue ter a velocidade gigabit no PC (ainda nao experimentou nas consolas).

Assim que tentamos no Port Setting passar a configuração para 1000MF, na porta do PC, o switch vai abaixo, e nao detecta o cabo ligado, do PC. No entanto na PORT1, onde está ligado o cabo que vem do router vodafone, ele detecta os 1000M.

Ja verificamos a cat. do cabo de rede, é cat5, o mesmo cabo, ligado directamente do router vodafone funciona a 100%.

Deixo aqui imagem da config https://i.postimg.cc/m21NMc0z/port-setting.png.


Obrigado desde já pela atenção
 
Que equipamento está ligado na porta 4?
É o PC. Se passo essa porta para 1000MF, o switch vai abaixo e manda-me a porta abaixo, ja nem deteta o cabo ethernet.

As outras portas, foram portas que eu testei em configurar antes de ligar o cabo, a 1000MF, mas assim que ligo o cabo, acontece o mesmo, manda abaixo a porta.
 
@theking se ligarem diretamente o cabo que vem do router ao PC, que velocidade conseguem?

E não precisas de configurar as portas, o switch responde à velocidade que o equipamento lá ligado consegue dar.

A porta vai abaixo porque o switch quer forçar o 1 Gbps mas por algum motivo a ligação só suporta os 100 Mbps.

A minha sugestão:
- sem configurar porta nenhuma liguem o router Vodafone nas 5 portas, para ver se deteta sempre a ligação a 1 Gbps.
- na placa de rede do PC forcem o 1 Gbps duplex
- testem as consolas e troquem de cabo de rede
 
@theking faz o que o @josp referiu. Fora isso, valida o estado dos 8 pinos da interface de rede do PC. Basta um pino estar danificado que é o suficiente para não obteres velocidade a 1 Gbps.

Rj-45_on_motherboard.jpg


Na BIOS / UEFI verifiquem se existe alguma configuração referente à interface de rede e, update às drivers no OS.

Cumps
 
Back
Topo