1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

CONFIGS & MINI GUIA - 212€ até 2077€ Torres completas .

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por R.Vitorino, 11 de Outubro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 2726)

1. R.Vitorino

R.Vitorino [email protected] Member

Como escolher uma configuração:

1- O Processador: Primeiro devemos defenir o processador que queremos. A forma mais basica de avaliar um cpu é vendo o clock e o FSB. Teremos de ter em conta o socket do mesmo e pensar na linha de cpu's com esse socket para se um dia mais tarde quiseremos fazer um upgrade ver quais seriam as alternativas sem trocar de Board. Eu recomendo um Q6600. E o meu CPU de eleiçao. É um 2.4 e 1066 FSB com socket 775 que tem uma boa linha de processadores para fazer um upgrade a baixo custo(2ª mao) futuramente. Para mim o ideal para conjugar com DDR2 1066.

2- As Rams: Neste momento as Rams que oferecem mais estabilidade sao as DDR2, mas as DDR3 ja estao a entrar muito no mercado, sendo tambem muito mais caras. Aconselho DDR2 a 1066 porque conjuga perfeitamente com um CPU a 1066 por exemplo. Temos que ter em atenção o FSB das rams e a capaciadade e a latency. Atenção porque 4GB só são suportados sob Sistemas Operativos a 64Bits. Recomendo Corsair, OCZ, Kingston, Mushkin e G-Skill

3- A Grafica: ATI ou nVidia. Quase todos os jogos são fabricados/patrocinados sob/pela nVidia, no entanto, as melhores propostas em termos de preço qualiade são das ATI. Eu neste momento recomendo ATI. A avaliação de uma gráfica por vezes e feita na base do nome, mas deve-se ir um pouco mais longe e procurar versões OC de fabrica com clocks mais altos.
    Tem que se ter em conta o suporte para Direct X 10, a versao do Shader Model e a GDDR. Teremos tambem de ter em conta se vamos preferir fazer Crossfire (ATI) ou SLI (nVidea) e verificar quais as compatiblidades (por norma SLI so da com graficas do modelo exatametne igual e CrossFire so da com placas da mesma serie) . Eu aconselho a ATI 4870 que ja suporta Directx 10.1 Shader Model 4.1 e é GDDR5. E carota mas compensa. Acnselho tambem single card, porque em termos de alimentaçao e aqucimento e gastos pouco ou nada compensa. Adianto ja que caso procurem fazer Crossfire mais vale procurarem uma board com suporte para tal e que tenham ambos os slots velocidades altas, de preferencia 16x nos dois slots, neste momento so as boards com o chipset x38 e x48 têm. Recomendo para nVidia EVGA, BFG, XFX e Asus. Para ATI HIS, Sapphire, Power Color e Gigabyte.

4- A Board: Apos sabermos que DDR, CPU e Grafica vai suportar e facil fazer a escolha. Temos de ter atençao se suporta para alem do socket a arquitetura do CPU, porque no socket 775 existem os de 45nn e os de 65nn. Quanto as DDR teremos de ter em atençao se o FSB e suportado (atençao nao confudir o FSB do CPU e das RAMS) . Quanto a grafica, se for uma ATI um chipset Intel e bom. Se for nVidia e preferivel um chipset nVidia. o P35 e um belo chipset, ja esta barato e e estavel, para ATI e single card e o que aconselho. Para fazer Crossfire ja aconselho um x38 ou x48. Para a nvidia so aconselho mesmo se for do nForce750i para cima tanto em single card como em dual. Quanto ao resto, hoje em dia quase todas as boards têm placa de som, suporte para Sata IDE e portas USB que cheguem, convem verificar se tem raid porque nem todas têm raid (isto para os mais exigentes) . Recomendo Asus, Gigabyte, EVGA.

5- A Fonte: E bastante importante escolher uma boa fonte. De certo que já se interrogoram sobre o facto de haverem fontes de 600W a 20€ e outras a 420W a 50€ e nao perceberem porque. Trata-se da eficiencia (convem que seja superior a 80%-90%) e das amperagens. Quanto as amepragens existem mais ou menos 5 linhas (depende da prespectiva e se e single rail ou multi rail), a dos 3,3V a dos 5V, a dos 12V, a dos -12V e as 5Vsb. as que se têm de ter mais em conta são as de 12V. Se forem single rail melhor, se forem multi rail, nao e tao bom mas marcha. As melhores marcas de fotnes na minha opinião para as diferentes carteiras são: Barato- LC Power | Medio-Corsair | Alto- Seasonic e Enermax . Depois temos as modelares e normais. As modelares têm varios cabos que dão para tirar o que porpociona uma boa arrumação.

6- O Disco: Aqui não há muito que saber, a função do disco é armazenar. Logo o mais importante é o tamanho. Eu aconselho ter 2 discos ou duas partiçoes, para sempre que tiverem que formatar o pc não terem de apagar tudo ou passar tudo para DVD's. Entaona minha opinião o ideal é ter uma partição para o o Sistema Operativo\Programas\Jogos e outra para os vossos documentos, filmes, fotos, musicas e outros ficheiros. Agora aqui pode-se ou não ser exigente, isto é, por norma o disco de armazenamento pode ser mais lento mais maior, enquanto o do SO convem que seja mais pequeno e rapido (colocar 2 discos em raid) .

7- As Drives: Brevemente.

8- A Caixa: Brevemente

9- Cooling e arrumção: Brevemente

10- Outros Acessorios: Brevemente

Componentes Recomendados

Processadores:
    -INTEL CELERON E1400 2.0. 50
    -INTEL CORE 2 DUO E4600 (2.40GHZ) SKT 775 800FSB . 89€
    -INTEL CORE 2 DUO E7200 (2.53GHZ) SKT 775 1066FSB . 103€
    -INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 BOX 1066FSB . 157€
    -INTEL CORE 2 QUAD 9400 (2.66GHZ) SKT 775 BOX 1333FSB . 232€

Boards:
    - Gigabyte GAG31M-S2L SK775 (m-ATX). 41€
    - ASUS P5B-VM SE . 50€
    - ASUS P5K VM (m-ATX) . 75€
    - ASUS P5K/EPU . 87€
    - Asus P5Q Pro . 118€
    - ASUS P5E DELUXE . 198€
    - GIGABYTE GA-X48T-DQ6 . 234€
    - ASUS Rampage Extreme . 353€

Graficas:
    - Power Color Radeon HD3450 256MB GDDR2 PCI-E . 30€
    - SAPPHIRE HD3650 512MB DDR2 PCI-E . 53€
    - SAPPHIRE HD4670 512MB DDR3 PCI-E . 84€
    - POWERCOLOR HD4850 PCS+ 1GB DDR3 PCI-E .180€
    - GAINWARD HD4870 GOLDEN SAMPLE 512MB DDR5 PCI-E . 240€
    - POWERCOLOR HD4870 X2 2GB DDR5 . 438€
    - HIS HD4870x2 2GB DDR5 PCI-E . 570€

Rams:
    - 2x Kingston DDR2 1024MB 667Mhz. 26€
    - 2x Kingston 1GB DDR2 800MHZ . 29€
    - CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) . 47€
    - 2x KINGSTON HYPERX 2GB DDR2 1066MHZ . 84€
    - CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) . 108€
    - GSKILL KIT 4GB DDR3 1600Mhz HZ (CL7) . 235€
    - GSKILL KIT 4GB DDR3 1600MHZ TT PI (CL7) . 244€

Fontes:
    - OEM 500W . 17€
    - NOX ATX URANO 500W 12CM . 35€
    - LC-POWER 600W SUPER SILENT V2.2 (LC6600) . 42€
    - CORSAIR TX-650W 84€
    - CORSAIR TX-750W 108€
    - CORSAIR HX-1000W 187€

Coolers:
    - Artic Cooling Freezer 7 Pro . 17€
    - Asus Silent Square EVO . 41€
    - Noctua NH-U9F . 44€
    - Tunic Tower 120 . 45€
    - Thermalright ULTRA-120 . 46€
    - Zalman 9700 c/adaptador 775. . 50€
    - Noctua NH-U12P . 54€

Configurções Recomendadas:

Bases:

-Caixa: Asus Mid Tower TA-863. 25€
    -Caixa: ANTEC THREE HUNDRED . 47€
    -Caixa: CoolerMaster Centurion 590. 72€
    -Caixa: Lian Li PC-8 Black . 92€
    -Caixa: Antec P 182 Black . 118€

-Disco: SEAGATE 160GB SATA II 8MB . 36€
    -Disco: SEAGATE 500GB SATA II 32MB . 57€

-Drive: Samsung DVD±R 22x SH-223F Preto Bulk (sata) . 19€
    -Drive: ASUS DVD±R 20X DRW-20B1LT BRANCO/PRETO RETAIL (SATA) . 28€

Word/Net 134-164:
    (confirurado a 800mhz FSB, pc só para aceder a net e fazer trabalhos em Word e afins, e de certo que suporta bons titulos como Bioshock, FEAR, HL2, quase todos os RTS's e mmorpg's, FIFA, PES, Sims 2.)

-Board: Gigabyte GAG31M-S2L SK775. 41€
    -CPU: INTEL CELERON E1400 2.0. 50
    -Grafica: On BOard. 0€ ou Power Color Radeon HD3450 256MB GDDR2 PCI-E . 30€
    -Rams: 2x Kingston DDR2 1024MB 667Mhz. 26€
    -Fonte: OEM 500W . 17€

Fraca 256€:
    (confirurado a 800mhz FSB, pc só para aceder a net e fazer trabalhos em Word e afins, e de certo que suporta bons titulos como Bioshock, FEAR, HL2, quase todos os RTS's e mmorpg's, FIFA, PES, Sims 2.)

-Board: ASUS P5B-VM SE . 50€
    -CPU: INTEL CORE 2 DUO E4600 (2.40GHZ) SKT 775 . 89€
    -Grafica: SAPPHIRE HD3650 512MB DDR2 PCI-E . 53€
    -Rams: 2x Kingston 1GB DDR2 800MHZ . 29€
    -Fonte: NOX ATX URANO 500W 12CM . 35€

Barata 363€:
    (já a funcionara a 1066, uma exelente escolha para quem joga em resoluções mais baixas ou não tem muito orçamento)

-Board: ASUS P5K/EPU . 87€
    -CPU: INTEL CORE 2 DUO E7200 (2.53GHZ) SKT 775 . 103€
    -Grafica: SAPPHIRE HD4670 512MB DDR3 PCI-E . 84€
    -Rams: CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) . 47€
    -Fonte: LC-POWER 600W SUPER SILENT V2.2 (LC6600) . 42€

Media 567€ :
    (já é uma boa configuração bem polida. Correrá todos os jogos da actualidade sem problemas para jogadores não muito exigentes)

-CPU: INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 BOX . 157€
    -Grafica: POWERCOLOR HD4850 PCS+ 1GB DDR3 PCI-E .180€
    -Rams: 2x KINGSTON HYPERX 2GB DDR2 1066MHZ . 84€
    -Cooler: Artic Cooling Freezer 7 Pro . 17€

Media/boa 627€:
    (já é uma boa configuração bem polida. Correrá todos os jogos da actualidade sem problemas inclusive o Crysis)

-Grafica: GAINWARD HD4870 GOLDEN SAMPLE 512MB DDR5 PCI-E . 240€
    -Rams: 2x KINGSTON HYPERX 2GB DDR2 1066MHZ . 84€
    -Cooler: Artic Cooling Freezer 7 Pro . 17€

Boa 827€:
    (Configuração muito estavel e poderosa, aqui joga-se Crysis DX10 no very hight, =) a minha config pessoal)

-Board: ASUS P5E DELUXE . 198€
    -Grafica: GAINWARD HD4870 GOLDEN SAMPLE 512MB DDR5 PCI-E . 240€
    -Rams: CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) . 108€
    -Fonte: CORSAIR TX-650W 84€
    -Cooler: Zalman 9700 c/adaptador 775. .40

Extrema 1287€:
    (Para quem quer comprar, instalar, por no maximo e jogar)

-Board: GIGABYTE GA-X48T-DQ6 . 234€
    -CPU: INTEL CORE 2 QUAD 9400 (2.66GHZ) SKT 775 BOX . 232€
    -Grafica: POWERCOLOR HD4870 X2 2GB DDR5 . 438€
    -Rams: GSKILL KIT 4GB DDR3 1600Mhz HZ (CL7) . 235€
    -Fonte: CORSAIR TX-750W 108€

Exentrica 1874€:
    (Para quem pode gastar muito dinheiro, e não tem receio de poder deixar de jogar computador ou ser confrontado com uma nova tecnologia que possa desvalorizar a sua compra)

-Board: ASUS Rampage Extreme . 353€
    -CPU: INTEL CORE 2 QUAD Q9650 (3.0GHZ) SKT 775 BOX . 480€
    -Grafica: HIS HD4870x2 2GB DDR5 PCI-E . 570€
    -Rams: GSKILL KIT 4GB DDR3 1600MHZ TT PI (CL7) . 244€
    -Fonte: CORSAIR hX-1000W 187€

Atenção que os preços podem variar um pouco para baixo, aconselho as seguintes lojas:
    www.globaldata.pt
    www.*****.com
    www.poweron.pt
    www.*****.net

Última edição: 16 de Novembro de 2008
  2. Ipoder

Ipoder I'm cool cuz I Fold

Podes dizer onde se encontra esse cpu a esse preço ?

Na Globaldata está a 105€

3. R.Vitorino

http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=4293

89 xD

e basta pensar que o E7200 ta a 105€ para perceber que caso o E4600 fosse mais que 95€ seria mau negocio.

Na mesma Global data a o Q6600 g0 versao box e mais barato que a versao sem cooler xD . E so muda mesmo o cooler. basicamente fazem um desconto a quem levar o cooler xD. a informatica ta cheia disto.

Última edição: 11 de Outubro de 2008
  4. jonny__27

jonny__27 Banido

boas

não ficariam melhor uns AMD nas gamas mais baixas?

5. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Isso e a fixação pelos Quad-cores em todas as configuracoes, mesmo para jogos.

É sempre dificil agradar a gregos e troianos.

6. R.Vitorino

sao opinioes amigo =)

7. Stormgiant

Staff Member

Mas as tuas "opiniões" quando colocadas neste fórum, desta maneira, influencia muita gente ;)

Existe ai outro tópico com configurações "pré-feitas". Acho que se poderiam juntar as duas, senão ainda confunde mais quem vem cá pedir opiniões.

8. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Bem a hipotese de ter configurações prédefinidas ja foi colocadam hipotese..no entanto foi colocada de parte por um conjunto de razões que vou aqui enumerar e algumas faltam no teupost..

1) Configurações AMd? um AMd spider system? até 500 euros por exemplo arranjas configurações mt boas das duas marcas..logo devia existir uma configuração para cada

2)Algums coisas menos coerentes nesse post:
    a. os core 2 duo são melhores para jogos ex o E8400 e o E8500
    b. Se o user pretende utilizar o pc daqui a 2/3 n vale a pena ir para um Quad visto nunca ir tirar proveito dele na totalidade
    c. Falta uma grande gama de componentes.. por exemplo nas motherboards..passas de uma p5k para um p5e..e as da gama p5q? e as board com wifi?

3) Se não pretendes fazer OC raramente é necessario um cooler à parte, sendo o stock cooler mais que suficiente..logo n seria necessario esse cooler a partir da config. média se o user n fizesse OC

4) Q9650? Esse processador hoje em dia nem vale a pena em comparação com um Q9550 e custa quase o dobro

5) Para um mesmo orçamento o user pode querer por exemplo DDR2 ou DDR3

6) Muitas vezes podes ter um computador para valores elevados sem teres necessidade de ter uma grafica boa..o objectivo do pc pode n ser jogos

7) muitas vezes uma hd4870x2 n é necessaria para jogar mt bem..

O que eu pretendo dizer é que é sempre imprevisivel o que o user X ou Y quer..as configurações pré definidas podem levar os user a comprarem Pcs com cenas que podem nem interessar ou que poderiam ter melhor para os seus objectivos

Cumps

9. R.Vitorino

nao se juntam. Eu tenho plena noçao de que as minhas configuraçoes deslizam que nem mel. Quase me poderia responsabilizar por elas ate porque sao este tipo de configuraçoes que faço quand alguem mais proximo me pede ajudae eu lhe faço um orçamento e monto um pc.. As 2 ultimas configuraçaoes nunca as fiz, mas tenho um colega meu em inglaterra que tem a antepenultima. a ultima esta feita com base em opinioes. nao quero entrarnuma discuçao por isso nao estranhes se nao responder.
    Cumps.

Quanto ao nao por AMD, acredito que o socket 775 da intel traga mais vantagens quando se pretende trocar de cpu em segunda mao.

Madcaddie, a verdade e que tao aqui configuraçoes para estes tipos de preço/qualidade. E nao creio que hajam muitos casos que fujam aos orçamentos que dei para DDR3 quando eu falo em ddr2 ou que no caso dos dois ultimos computadores, nao creio que com aquele orçamento fujam para DDR2. Acho que o meu post esta bom e que ajuda muita gente. Quanto ao E8500, nao concordo. Prefiro o Q6600. Tenho lido muito e ele cumpre o seu trabalho e é a minha escolha.
    Eu nao falei de configuraçoes pre defenidas. Eu coloquei aqui uma lista de ideias e agora quem quiser que se va a elas, e um topico normal, nada de oficial da techzonept.

Última edição: 12 de Outubro de 2008
  10. jonny__27

jonny__27 Banido

Olha desculpa mas não concordo.

Já todos sabemos que a Intel tem os melhores processadores para quem tem grandes exigências, sejam dual ou quad core, mas a AMD continua a ser dona e senhora do mercado das torres abaixo de 300€. Os X2 já há muito que perderam para os core2duo, mas os sempron continuam a dar cartas como cpu's de entrada, por serem (muito) mais baratos sem perderem em performance.

Adiante, para mim, os pontos mais fortes de cada marca, neste momento:

Intel: CPU's de topo; jogos; 3d.
    AMD: CPU's de entrada; audiovisual.

Olha porque não experimentas organizar essas configurações por tipo de utilização, em vez de por preço?

11. Stormgiant

Staff Member

Não vou discutir contigo, porque são opiniões. E já sabes o que diz o provérbio :D
    Mas qualquer um pode fazer reparos mais do que evidentes. Algumas configs estão desequilibradas tendo em conta que as orientas para jogos, e um pouco de humildade não te ficava mal. ( primeira frase em bold).
    Quanto á segunda frase em bold, se calhar o teu problema é esse. Lês muito mas não lidas com as configurações.

E quase nunca vais ter configurações pré-feitas de jeito. Podia enumerar aqui dezenas de motivos, alguns dos quais já apontados. Mas acima de tudo, é a percepção do que as pessoas para quem estás a montar o PC teem do que é velocidade e da sua necessidade.

Só para teres uma ideia do que digo, á 2 dias apareceu-me aqui um cliente com um PC "lento" segundo ele. "é um maquinão, tem 2 processadores e tudo, mas de á uns tempos para cá, está muito lento".
    Depois de o ligar e entrar no windows, reparei que era um P4 3.0C com HT, 512MB de ram e placa gráfica 440MX.
    Como podes ver, a definição de "maquinão" e necessidades varia de pessoa para pessoa. Já para não falar nos que vem aqui pedir configuração para jogar a 1280x1024 com tudo no máximo, recomendam uma 4870 pcs+ e depois vai-se a ver e é para jogar Tetris (exagero :D).

Não leves a mal, até como já disse em cima, estas iniciativas são interessantes, mas é muito difícil fazer uma pré configuração apenas com base em €€€... para isso já temos a "palhaçada" da *****, *****, FNAC's e companhia ;)

E nunca vamos chegar a um consenso ;)

Última edição: 12 de Outubro de 2008
  12. R.Vitorino

=) cada macaco no seu galho. Continuo a achar as minhas configs muito boas e concertezam cobrem o vista sem ficar lento, o que faz delas maquinoes no minimo para o minimo de user.

13. CharGer_GTi

CharGer_GTi Power Member

Porque não criar um sticky já com "pré-configurações"? O unico senão era chegarmos a um acordo para elas mas para isso fazia-se tipo uma votação para o processador mais barato... depois o medio... depois o mais caro e repetia-se para todas as peças :x no final os mais votados iam para a configuração, era capaz de ajduar muita gente....

Sorry o off-topic

14. lohka_86

lohka_86 Banido

Já algum tempo tinha pensado em fazer algo deste género, mas acabei por ponderar que não vale a pena generalizar...

Para além de se ter de entrar inevitavelmente na publicidade a lojas, depois apareciam os users que já tiveram problemas com essas lojas, os users que encontravam um coisa mais barata noutra loja, etc...

O ideal, é o user que pretende uma configuração responder ao questionário e depois o pessoal manda a sua postinha, isto das pre-definições pode ajudar a definir uma base, um ponto de partida.

Pessoalmente, há vários aspectos que discordo nas várias configurações do OP, mas não me vou alongar mais na conversa.

15. stuka666

stuka666 Power Member

Também partilho da opinião de que cada caso é um caso.

Estas pré-configurações podem levar o menos informado a comprar uma coisa que não precisa ou algo do género, é preferivel abrir uma thread e explicar quais as dúvidas que gastar logo o dinheiro :D

16. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Eu só vou dizer uma coisa. És pouco modesto.

17. R.Vitorino

? Pouco modesto onde? tens duas configs muito pesadas, mas se e para ter menos mais vale ters a media. Caso queiras faz uma media/boa. Mas acho que enre dar 87 por uma P5K/EPU e dar 120 por uma P5Q Pro, nao compensa! E Quando se pode dar por uma config um pouco melhor mais vale logo dar pela P5E Deluxe! dai eu saltar as P5Q! acho a minha configuração media muito boa e a minha configuração boa exelente! para se comprar bom vai-se para o chip X48 e para uma HD4870 poe-se o pc a rodar a 1066 para nao haver bottleneck por causa das rams(sem OC) . PAra se ir para o medio, eu pessoalmente acho o P35 um belo chip e que nao compensa ir para o P45. so isso. Sou modesto para o medio e gastador para o bom e acho que ou um ou outro, senao nao compensa. Sao opinioes. Talvez o que falta na minha config e uma configuração Media/alta. Poso acrescentar, mas nao e que recomende, para isso gasta-se mais uns 80€ e passa-se a seguinte, mas pronto.

18. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

LOL Tu não percebes-te o sentido da minha frase. Também não te vou explicar!

19. R.Vitorino

20. FabsLv

FabsLv Power Member

Acho q não foi bem isso que ali o estimado colega tz quis dizer lol
    Modestia no sentido de tares um bocado pó "armado" e não modesto nas configurações:004:

Eu tb partilho a mesma opinião do "cada caso é um caso" por mtas threads que se façam com exemplos e mais ñ sei o q, abrem uma nova a pgtar "x" "y" ou "z"

cumps

Partilhar esta Página