1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configuração de HDD's para NAS (FreeNAS)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por darkbullet, 15 de Janeiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 2542)

  1. darkbullet

    darkbullet Power Member

    Boas malta ;)

    já fiz um search aqui pelo fórum e googlei um pouco mas não encontrei nada que me desse uma resposta concreta, logo venho solicitar a vossa ajuda.

    Vamos ao que interessa,

    li umas coisas aqui no fórum sobre NAS e logo falaram do FreeNAS e fui ao site ler um tutorial que lá tem, pois como tenho tido uns problemas com o RAID0 do meu PC agora quero jogar um pouco pelo seguro, e parece-me fácil e acessível o FreeNAS

    ja o tenho a trabalhar num PIII 1000Mhz com 512Mb de sdram, dois discos de 6Gb e um de 4Gb (só para testar) e achei fácil de configurar e tive a fazer uns testes (apenas de escrita) e achei estranho, pois instalei o FreeNAS no disco mais pequeno e os outros para armazenamento e quer com os outros 2 discos em RAID0 ou "normais" o tempo é o mesmo! :S demorou cerca de 100 segundos a copiar do meu PC para o server 700Mbs

    os discos em RAID0 estão em "canais IDE diferentes" (diga-se cabos se não me fizer entender)

    apesar do RAID ser feito por software, em disco de baixa performance (UDMA 66) e num PC antigo não deveria aumentar a performance? :S ou já estou limitado pela largura de banda da ligação que são 100Mbs? ou até mesmo pelo chipset da board (estou a atirar ao ar)

    estará a ligação dos discos a prejudicar o RAID? acho que fiz a mais correcta para a performance (discos em cabos IDE diferentes)

    outro aspecto é que não consigo alterar o MTU do FreeNAS, esta sempre a 1500, mesmo depois de eu aplicar 5000, volta aos 1500 (no tutorial que li dizia que se aumentar o MTU também aumentava a performance para ligações com grande largura de banda)


    desculpem o testamento, agradeço a todos que se deram à maçada de me ajudar ;)

    []'s
     
    Última edição: 15 de Janeiro de 2008
  2. crazy_clit

    crazy_clit Banido

    Se fizeste isso pela rede, tanto podes ter o disco mais lento do mundo como utilizares RAM (de forma exagerada), o que te vai condicionar é a velocidade da rede.
     
  3. fulgas

    fulgas Power Member

    O mais certo o q te está influenciar aí é o disco ser UDMA66.
    De qualquer maneira teres 7 MB/s não está mal.
    Eu tb sofro do mesmo problema com um disco mais antigo que tenho. Se copiar do meu pc fico sp pelos 5,6 Mb/s. Mas se fizer o inverso, do NAS para o meu pc, já obtenho melhores velocidades. A condicionante é a velocidade do disco, para além de ser de 5400 rpm´, é UDMA66.

    sup
     
  4. darkbullet

    darkbullet Power Member

    pois... o problema é que ao copiar do NAS para o meu PC demora mais do dobro do tempo... :S mas deve de ser devido a AV's e assim
    o que acho mais estranho é performance quer em RAID ou não é a mesma e como é RAID por software pensei que o problema poderia estar no configuração fisica deles...
    mas depois experimento com discos melhorzitos...

    e quanto ao MTU? alguém me pode ajudar?
     
  5. fulgas

    fulgas Power Member

    Humm... Qto ao MTU, devia funcionar.
    Usa umas jumbo frames, 9000.
    O facto de não alterar deve ser um bug.
    Abre a shell e altera o mtu lá. Ex. ifconfig em0 mtu 9000
     
  6. darkbullet

    darkbullet Power Member

    ok brigado ;) vou ja testar isso, mas... por nao alterar o MTU pode ser pelo facto do hardware (placa de rede) não aguentar? ou pelo MTU do router ser um valor diferente?

    brigado pela ajuda ;)

    EDIT: pois mas o MTU que estou a falar do router é para a ligação PPPoE logo não deve de interferir certo?
     
  7. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    De resto a experiência do FreeNAS está-te a agradar ?
     
  8. fulgas

    fulgas Power Member

    Se for no PPPoE, não podes alterar. Já é outro protocolo por cima do ethernet. Já tens menos de 1500. Penso que seja 1492 e é o servidor de PPPoE que te entrega isso.

    Se isso estiver ligado a um switch podes alterar o q quiseres. Mas não estou a ver a beneficiares muito com essa alteração. Se fosse Gigabit, ainda terias benefícios.
    Tal como está, pelo que percebi, chega e sobra.
    O problema irá persistir. A melhor solução é trocares os discos e/ou motherboard (SATA).
     
  9. fulgas

    fulgas Power Member

    Já uso FreeNAS faz uns tempos e não tenho tido problemas nenhuns.
    Tenho um sistema pequeno mas uso-o bastante.
     
  10. darkbullet

    darkbullet Power Member

    sim está ;) ja estou a tratar de desocupar 2 discos de 80Gs, pelo menos já dá para ver se realmente é dos discos ou da ligação ;)


    o comando que me deste na shell o pc diz que o parâmetro em0 é invalido :S

    pelo que li também não teria grandes efeitos mas como supostamente é uma coisa fácil de alterar (digo supostamente pois não estou a conseguir alterar) queria testar as diferenças pois não alterações destas para optimizar a performance não custam nada.

    quanto a mudar o hardware... humm esta muito difícil lol e se por acaso surgi-se a hipótese de o fazer queria 1º ver se o que está a limitar são os discos ou a ligação... pelas contas que me dá, a enviar para o NAS com aqueles discos de caca +/- 7MB/s o que é próximo dos 10 teóricos que na prática nunca são atingidos... agora a receber do NAS é que já desce para praticamente metade...

    hoje vou ver se ainda tenho tempo de mais alguns testes ;)

    Obrigado pelas ajudas ;)
     
  11. fulgas

    fulgas Power Member

    Era apenas um exemplo :)
    Tens de ver qual a interface. Ex. ifconfig e só depois fazes o que te disse.

    O FreeNAS já tem um opção para optimizar, penso que é em advanced.
     
  12. darkbullet

    darkbullet Power Member

    ok brigado, assim que o tiver montado com os dois discos vou ver isso ;)
     
  13. darkbullet

    darkbullet Power Member

    boas, ja esta a trabalhar com um disco de 80... o disco é ATA100 mas a board só aguenta 66 lol e tem que ser com os cabos IDE daqueles mais "rijos e com fios mais finos" se me faço entender, se não diz que por causa do cabo so aguenta UATA33 lol

    a velocidade do pc para o NAS mantém-se nos 7MB/s, mas ao passar do NAS para o meu PC subiu e muito, está ainda mais rápido que os 7MB/s,

    testei um conjunto de ficheiros .rar com aproximadamente 700Mb, ao enviar para o NAS demora cerca de 105 segundos e ao receber 90 segundos, acho que daqui dá para concluir que a ligação ainda não esta a limitar, pelo menos ao enviar para o NAS.

    algumas sugestões para melhorar isto? uma controladora PCI para discos IDE resolveria o problema? pelo menos dava para por os discos a ATA 100?

    ;) []'s
     
  14. gomez

    gomez Power Member

    Boas

    Desculpem lá desenterrar este tópico mas preciso de uma ajuda..

    Instalei recentemente o FreeNAS numa pen e ando em experiências. Queria partilhar então o disco rígido do computador onde está a correr a partir da pen mas não aparece qualquer disco na parte dos Disks|Management :(

    Alguma ideia do que possa ser ?
     

Partilhar esta Página