Configuração de HDD's para NAS (FreeNAS)

darkbullet

Power Member
Boas malta ;)

já fiz um search aqui pelo fórum e googlei um pouco mas não encontrei nada que me desse uma resposta concreta, logo venho solicitar a vossa ajuda.

Vamos ao que interessa,

li umas coisas aqui no fórum sobre NAS e logo falaram do FreeNAS e fui ao site ler um tutorial que lá tem, pois como tenho tido uns problemas com o RAID0 do meu PC agora quero jogar um pouco pelo seguro, e parece-me fácil e acessível o FreeNAS

ja o tenho a trabalhar num PIII 1000Mhz com 512Mb de sdram, dois discos de 6Gb e um de 4Gb (só para testar) e achei fácil de configurar e tive a fazer uns testes (apenas de escrita) e achei estranho, pois instalei o FreeNAS no disco mais pequeno e os outros para armazenamento e quer com os outros 2 discos em RAID0 ou "normais" o tempo é o mesmo! :S demorou cerca de 100 segundos a copiar do meu PC para o server 700Mbs

os discos em RAID0 estão em "canais IDE diferentes" (diga-se cabos se não me fizer entender)

apesar do RAID ser feito por software, em disco de baixa performance (UDMA 66) e num PC antigo não deveria aumentar a performance? :S ou já estou limitado pela largura de banda da ligação que são 100Mbs? ou até mesmo pelo chipset da board (estou a atirar ao ar)

estará a ligação dos discos a prejudicar o RAID? acho que fiz a mais correcta para a performance (discos em cabos IDE diferentes)

outro aspecto é que não consigo alterar o MTU do FreeNAS, esta sempre a 1500, mesmo depois de eu aplicar 5000, volta aos 1500 (no tutorial que li dizia que se aumentar o MTU também aumentava a performance para ligações com grande largura de banda)


desculpem o testamento, agradeço a todos que se deram à maçada de me ajudar ;)

[]'s
 
Última edição:
Se fizeste isso pela rede, tanto podes ter o disco mais lento do mundo como utilizares RAM (de forma exagerada), o que te vai condicionar é a velocidade da rede.
 
O mais certo o q te está influenciar aí é o disco ser UDMA66.
De qualquer maneira teres 7 MB/s não está mal.
Eu tb sofro do mesmo problema com um disco mais antigo que tenho. Se copiar do meu pc fico sp pelos 5,6 Mb/s. Mas se fizer o inverso, do NAS para o meu pc, já obtenho melhores velocidades. A condicionante é a velocidade do disco, para além de ser de 5400 rpm´, é UDMA66.

sup
 
O mais certo o q te está influenciar aí é o disco ser UDMA66.
De qualquer maneira teres 7 MB/s não está mal.
Eu tb sofro do mesmo problema com um disco mais antigo que tenho. Se copiar do meu pc fico sp pelos 5,6 Mb/s. Mas se fizer o inverso, do NAS para o meu pc, já obtenho melhores velocidades. A condicionante é a velocidade do disco, para além de ser de 5400 rpm´, é UDMA66.

sup

pois... o problema é que ao copiar do NAS para o meu PC demora mais do dobro do tempo... :S mas deve de ser devido a AV's e assim
o que acho mais estranho é performance quer em RAID ou não é a mesma e como é RAID por software pensei que o problema poderia estar no configuração fisica deles...
mas depois experimento com discos melhorzitos...

e quanto ao MTU? alguém me pode ajudar?
 
Humm... Qto ao MTU, devia funcionar.
Usa umas jumbo frames, 9000.
O facto de não alterar deve ser um bug.
Abre a shell e altera o mtu lá. Ex. ifconfig em0 mtu 9000
 
Humm... Qto ao MTU, devia funcionar.
Usa umas jumbo frames, 9000.
O facto de não alterar deve ser um bug.
Abre a shell e altera o mtu lá. Ex. ifconfig em0 mtu 9000

ok brigado ;) vou ja testar isso, mas... por nao alterar o MTU pode ser pelo facto do hardware (placa de rede) não aguentar? ou pelo MTU do router ser um valor diferente?

brigado pela ajuda ;)

EDIT: pois mas o MTU que estou a falar do router é para a ligação PPPoE logo não deve de interferir certo?
 
ok brigado ;) vou ja testar isso, mas... por nao alterar o MTU pode ser pelo facto do hardware (placa de rede) não aguentar? ou pelo MTU do router ser um valor diferente?

brigado pela ajuda ;)

EDIT: pois mas o MTU que estou a falar do router é para a ligação PPPoE logo não deve de interferir certo?

Se for no PPPoE, não podes alterar. Já é outro protocolo por cima do ethernet. Já tens menos de 1500. Penso que seja 1492 e é o servidor de PPPoE que te entrega isso.

Se isso estiver ligado a um switch podes alterar o q quiseres. Mas não estou a ver a beneficiares muito com essa alteração. Se fosse Gigabit, ainda terias benefícios.
Tal como está, pelo que percebi, chega e sobra.
O problema irá persistir. A melhor solução é trocares os discos e/ou motherboard (SATA).
 
De resto a experiência do FreeNAS está-te a agradar ?

sim está ;) ja estou a tratar de desocupar 2 discos de 80Gs, pelo menos já dá para ver se realmente é dos discos ou da ligação ;)

Se for no PPPoE, não podes alterar. Já é outro protocolo por cima do ethernet. Já tens menos de 1500. Penso que seja 1492 e é o servidor de PPPoE que te entrega isso.

Se isso estiver ligado a um switch podes alterar o q quiseres. Mas não estou a ver a beneficiares muito com essa alteração. Se fosse Gigabit, ainda terias benefícios.
Tal como está, pelo que percebi, chega e sobra.
O problema irá persistir. A melhor solução é trocares os discos e/ou motherboard (SATA).


o comando que me deste na shell o pc diz que o parâmetro em0 é invalido :S

pelo que li também não teria grandes efeitos mas como supostamente é uma coisa fácil de alterar (digo supostamente pois não estou a conseguir alterar) queria testar as diferenças pois não alterações destas para optimizar a performance não custam nada.

quanto a mudar o hardware... humm esta muito difícil lol e se por acaso surgi-se a hipótese de o fazer queria 1º ver se o que está a limitar são os discos ou a ligação... pelas contas que me dá, a enviar para o NAS com aqueles discos de caca +/- 7MB/s o que é próximo dos 10 teóricos que na prática nunca são atingidos... agora a receber do NAS é que já desce para praticamente metade...

hoje vou ver se ainda tenho tempo de mais alguns testes ;)

Obrigado pelas ajudas ;)
 
Era apenas um exemplo :)
Tens de ver qual a interface. Ex. ifconfig e só depois fazes o que te disse.

O FreeNAS já tem um opção para optimizar, penso que é em advanced.
 
boas, ja esta a trabalhar com um disco de 80... o disco é ATA100 mas a board só aguenta 66 lol e tem que ser com os cabos IDE daqueles mais "rijos e com fios mais finos" se me faço entender, se não diz que por causa do cabo so aguenta UATA33 lol

a velocidade do pc para o NAS mantém-se nos 7MB/s, mas ao passar do NAS para o meu PC subiu e muito, está ainda mais rápido que os 7MB/s,

testei um conjunto de ficheiros .rar com aproximadamente 700Mb, ao enviar para o NAS demora cerca de 105 segundos e ao receber 90 segundos, acho que daqui dá para concluir que a ligação ainda não esta a limitar, pelo menos ao enviar para o NAS.

algumas sugestões para melhorar isto? uma controladora PCI para discos IDE resolveria o problema? pelo menos dava para por os discos a ATA 100?

;) []'s
 
Boas

Desculpem lá desenterrar este tópico mas preciso de uma ajuda..

Instalei recentemente o FreeNAS numa pen e ando em experiências. Queria partilhar então o disco rígido do computador onde está a correr a partir da pen mas não aparece qualquer disco na parte dos Disks|Management :(

Alguma ideia do que possa ser ?
 
Back
Topo