1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pc Completo Configuração de HTPC c/ Ubuntu

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por korsairtuga, 12 de Maio de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1775)

1. korsairtuga

korsairtuga Power Member

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?

500€ no máximo.

2) Quando vais comprar o computador?

Até ao fim de Agosto.

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

HTPC Ubuntu ligado a um LCD de 42" FullHD

4) Qual será a funcionalidade do PC?

a. Se jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que vais jogar
    Alguns que corram em linux, nativos ou via WINE mas de certeza que não vai ser a principal funcionalidade.

b. Se não, indicar as principais utilidades

Ver TDT, navegar na web, filmes HD, DivX e outros formatos, música, fotografias etc...

5) Marca de processador

b. Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

Quanto mais tarde melhor. :)

7) Preferes alguma marca?

De qualidade e que não tenha problemas a correr Linux.

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador

Como é para HTPC...
    a. Dual core

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

b. Nvidia

i. Single card

c. Single card mas possível CF ou SLI no futuro?

Acho que não vou necessitar.

10) Memórias

a. DDR2

11) Motherboard

a. ATX

i. Low budjet

Mas de qualidade... ;)

12) Disco Rigido

a. Só 1 disco

c. Tamanho do(s) Disco(s)

iv. 500 Gb
    Chega porque já tenho dois discos externos de 320 Gb

13) Drives

c. Gravador de DVD

14) Necessitas de Fonte?

Sim, silenciosa de preferência.

15) Necessitas de Caixa? (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)

Sim, que dê para media center.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?

b. Teclado
    c. Rato

De preferência wireless.

d. Se outro, indicar

Controlo Remoto IRDA

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Prefiro uma loja física perto de Lisboa ou Setúbal.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Não.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Quero ligar ao LCD através de HDMI.

20) Vais fazer Overclock?

Não.

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Não percebo grande coisa de montar PC's mas se for necessário acho que me desenrasco. :)

Fim do Questionário

Já tive a oportunidade de reunir uma lista de material que me pareceu indicado,
    mas não tenho a certeza se "encaixa" tudo e se são as melhores opções.

Motherboard:
    Asus p5ql pro intel p43 sk775: 79.90€

Placa Gráfica:
    Gainward 9500 gt 512 mb HDMI DVI: 51.9€

Processador:
    Intel Core 2 Duo E7400 2.80Ghz skt775: 108.9€

Memória RAM:
    Kingston DDR2 HyperX 2x1024 MB 800Mhz: 24.9€

Fonte de alimentação:
    LC Power 550W Silent Giant 140mm Green Power: 41.9€

Disco Rígido:
    Hitachi 500GB SATAII 16 MB: 49.90€
    Andei a investigar e acho que vou trocar o disco hitachi por um seagate de 500 gb, têm menos problemas.

Gravador DVD:
    Samsung DVD/RW 22x DLayer Black Bulk Sata: 19.9€

Placa TV:
    Aqui tenho dúvidas porque não sei se dá mesmo para receber o sinal TDT português e fazer o encode na placa de TV.
    Ainda são muito difíceis de encontrar.

Avermedia Super 007 Hybrid FM PCI Digital/Analog TV Tuner: 63.9€

Caixa:
    ASUS TT-671 Slim Media Center: 21.9€

Controlo Remoto e Receptor IRda USB:

Controlo Remoto Imon: 3.90€, este é o preço que indica no site da loja mas estou com muitas dúvidas...
    Match IRda USB: 7.90€

Total: 472€

Que vos parece?
    Agradeço opiniões!

Última edição pelo moderador: 24 de Maio de 2009
  2. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

3. korsairtuga

korsairtuga Power Member

Quais seriam as vantagens?

Desde que uso Ubuntu e a ler inúmeros posts sobre linux que comecei a riscar amd do meu mapa, não consigo explicar porquê e sei que pode ser estupidez. Os meus dois portáteis têm Intel e não tenho queixas, se algumas poderão haver. Mas se valer a pena mudo.

A placa gráfica asus será melhor? A Gainward tem refrigeração passiva, logo mais silenciosa, pode é fritar... :)

A placa TV é para satélite, o que eu preciso é para TDT portuguesa com encode na placa para não sobrecarregar o CPU, acho que é melhor mas muito difícil de encontrar, pelo menos para mim.

A caixa NOX é bonita e já a "namorei" mas a ASUS pode ser usada na horizontal e na vertical caso seja necessário e também é bonita, e pelo preço...

A PSU LC é mais barata, mas se a OCZ for melhor...

O HDD é uma das minhas dúvidas, consultei um comparativo entre o Hitachi e o Seagate e não foi muito conclusivo ... mas davam vantagem ao Hitachi.

4. Boing

Boing Banido

Os triple-core da AMD são o best-buy do momento, aos preços que se arranjam não faz sentido enterrares dinheiro num dual-core da Intel. A AMD já teve os seus maus momentos mas neste momento estão em altas ;)

5. korsairtuga

korsairtuga Power Member

Wow! Não sabia dessa... mas acham que vale a pena para o uso que lhe quero dar?
    A diferença de preço até não é muita nos processadores e depois a motherboard? O software de agora consegue "espremer" as capacidades desses CPU's? Desculpem a minha ignorância.
    Estive a ver as boards para esses CPU e as que mvi apenas aceitam memórias DDR3 o que fará escalar os preços do conjunto ou estarei enganado?

Última edição: 12 de Maio de 2009
  6. Boing

Boing Banido

CPUs socket AM3 são compatíveis com boards AM2+, que usam DDR2 :)

7. korsairtuga

korsairtuga Power Member

Boa dica, obrigado!
    Não ia chegar a essa tão cedo.
    Vou investigar mais um pouco então.
    Mas o CPU não fica com limitações?
    Então e a configuração actual, mais opiniões?

8. Boas,

No meu entender o Phenom II X3 710 não é o melhor processador para "enfiar" num HTPC pois este processador tem um TDP de 95W. Isto quer dizer que vai gerar muito calor que terá que ser dissipado, ou eliminado. Consequentemente, a caixa terá que ter (mais)ventoínhas a funcionar a alta rotação, o que acaba por gerar mais barulho.

Um dos factores fundamentais de um HTPC é o barulho que ele gera. Quanto menos, MELHOR!!!! não há nada pior do que estar na sala a ver um filme e ao mesmo tempo ouvir as ventoínhas a zumbir...

Também estou a pensar montar um HTPC e da investigação que tenho feito, os melhores CPU's são o Phenom Quad 9350e(65W) e o Athlon 64 X2 5050e(45W). Estes processadores não geram muito calor e consequentemente ruído, o que acaba por ser ideal para um Media Center.

O Phenom 9350e é um quad core 2.0Ghz que anda na casa dos 180€ enquanto que o Athlon 64 X2 5050e é um dual core a 2.6Ghz que custa uns 65€.

9. korsairtuga

korsairtuga Power Member

Obrigado pela dica!
    Também não iria pensar nessa.

10. korsairtuga

korsairtuga Power Member

Vá lá pessoal, mais opiniões :confused:

11. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu concordo com o Boing, assim como qualquer um que esteja informado sobre o assunto. De momento a AMD está com processadores pelas várias gamas, com relações performance/preço muito boas. Os X3 são o sweet spot :D

12. jfkpt

jfkpt Power Member

eu colocava um dual core dos económicos como o e5200 ou mesmo um e2xxx. :)
    A gráfica trata da descodificação dos conteúdos HD e assim aquece menos e não gasta tanta energia !

13. Boas,

Para o perfil de uso que lhe vais dar (poucos jogos e muita multimédia), qualquer pessoa que perceba de HTPC's e não apenas de Desktops, te irá aconselhar componentes que sejam passíveis de gerar pouco ou nenhum ruído de forma a privilegiar o silêncio em detrimento da performance.

Existem vários factores a ter em conta quando se está a montar um Media Center, que não tem importância num Desktop e vice-versa. São mundos diferentes. Só para teres a noção de quão “opostos” são: enquanto que nos Desktops se pensa em overclocking, nos HTPC’s fala-se em UNDERclocking (undervolting).

Cuidado com os canhões que servem para matar moscas. Num CPU de última geração, a utilização do mesmo a ler um filme HD é relativamente baixa (com aceleração GPU).

As minhas perguntas são:
    - Quando o principal uso é ler conteúdos multimédia, para quê ter mais processador disponível QUE NÃO VAI SER UTILIZADO, quando isso implica um aumento de temperatura e consequentemente de ruído?

- Para quê ter uma fonte de alimentação de 500W/600W, quando para o uso que lhe vais dar bastam 400W?

Aconselho-te a dar uma vista de olhos nestes sites:

http://www.silentpcreview.com/: Tem artigos muito interessantes e bem fundamentados. Tem um fórum bastante virado para os HTPC’s.

http://www.avsforum.com/avs-vb/forumdisplay.php?f=26: Fórum HTPC

http://www.tomshardware.com/reviews/windows-7-htpc,2159.html: How To: Build an HTPC

Boa leitura e boas escolhas.

Última edição: 27 de Maio de 2009

Partilhar esta Página