1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração de PC - Alteração de board AGP para PCI

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por SE7EN, 13 de Janeiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1190)

1. SE7EN

SE7EN Power Member

Boas.
    Tenho a seguinte configuração:

Processador
    Name Intel Pentium D 930
    Specification Intel(R) Pentium(R) D CPU 3.00GHz
    Package Socket 775 LGA (platform ID = 2h)

Motherboard
    Model P4M800P-8237
    Chipset VIA

Memória
    Type DDR2
    Size 1024MB

Placa Gráfica
    Name POWERCOLOR HD 2600 Pro 512MB AGP

O meu problema é o seguinte: desde que mudei a minha antiga placa (ATI Radeon 9600, se não tou em erro, para esta ATI HD 2600, tenho tinho vários problemas em relação a jogos com o meu computador constantemente a crashar nos jogos, embora a música continue a tocar, só posso mesmo carregar no botão de reset.

Como tal, decidi trocar de placa, mas como as placas AGP são mais caras e parecem estar a morrer, pretendia fazer um upgrade do meu sistema e precisava de ajuda pois não sei o que é preciso mudar.

Obrigatoriamente tenho de mudar a board, pois só tem suporte AGP, tenho de mudar a placa pois o objectivo é mesmo a troca desta, mas em relação ao processador e memorias? É necessário mudar?

Gostaria que me indicassem que hardware terei de trocar e que me indicassem o que na vossa opinião deveria adquirir.

PS: Não pretendo gastar uma elevada quantia.

Obrigado

2. Totoro

Totoro Folding Member

Quanto queres/podes gastar?

Tens que trocar obrigatoriamente board e placa gráfica. Eu aconselhava tb a comprares mais 1 ou 2 GB de RAM.

Exemplo:

ASUS P5QL PRO
    ASUS H4670/DI 512MB DDR3 PCI-E
    KINGSTON 2GB DDR2 800MHZ

TOTAL: 173,40€

Se não quiseres mais memória RAM fica em 156,20€, mas penso que vale a pena, pois a RAM está barata de momento.

Cumps

3. SE7EN

SE7EN Power Member

Estava a pensar num valor máximo de 200€. O meu processador actual é compativel com essa board?

Ainda bem que falaste nas memorias, pois por acaso ja tava também a contar adquirir 2GB de RAM.

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

É, mas vai-te limitar a gráfica nos jogos mais recentes, principalmente em resoluções mais baixas.

De qualquer maneira, se não podes dar mais, é um bom investimento em relação ao que tens actualmente ;)

5. Totoro

Totoro Folding Member

Assim sendo, com 200€ é melhor isto:

Board
    MSI P45 Neo3-FR - Socket 775 para Intel - Chipset P45+ICH10R - ATX - 100€ (penso que vale a diferença)
    ou
    MSI P45 Neo-F - Socket 775 para Intel - Chipset P45+ICH10 - ATX - 82€

Gráfica
    SAPPHIRE TECHNOLOGY Radeon HD 4830 - 512 MB DDR3 - PCI-Express 2.0 - 96€

196€

Sobra 4€ (ou 22€) para a memória RAM, com 17€ compras 2GB de Kingston DDR2 800. Ficas muito melhor servido com uma gráfica melhor, e board com chipset P45.

Depois vendes a tua board e gráfica actual e investes num processador melhor, que até podes comprar usado aqui na ZWAME.

Cumps

Última edição: 13 de Janeiro de 2009
  6. SE7EN

SE7EN Power Member

Agradeço desde já as respostas dadas e o hardware fornecido.

Só tenho uma última questão: não vou ter problemas de crashes, drivers com essas placas gráficas? Com esta placa é MUITO dificil encontrar drivers que funcionem nos jogos porque muitos deles me encravam.

Sempre que procuro no google por referencias em relação aos problemas da minha HD 2600 para tentar descobrir se há solução para evitar esses crashes, encontro muitas vezes outras placas HD superiores à minha que têm também esses problemas.

O que acontece com a minha placa actual é que instalando os drivers da placa, passado uns minutos de jogo, o monitor entra em modo stand-by e só posso usar o botao de reset. Tirei o "visto" de VPU Recover e agora freeza nos jogos mas a musica continua a tocar. Não há nenhum problema deste tipo com essas placas que me aconselharam?

Obrigado.

7. Totoro

Totoro Folding Member

Em princípio não. Esses problemas que referes poderão não ser da gráfica.

8. SE7EN

SE7EN Power Member

Antes desta placa tinha uma ATI 9600, e nunca tive problemas com ela. Aliás, tive uns quantos, mas que foram de fácil resolução, visto que não eram provocados pelo meu hardware, mas sim pelo lançamento de um patch para o jogo World Of Warcraft que jogo frequentemente, em que o meu PC crashava do nada.

A partir do momento em que mudei para a HD 2600 (precisava de uma grafica com suporte para Shader Model 3.0 para jogar uns jogos mais recentes), é só problemas.

- A placa não é reconhecida quando o PC é formatado, logo as drivers têm de ser instaladas manualmente (e só algumas funcionam, outras dizem que não detectam o hardware).
    - O monitor fica em stand-by em alguns jogos passados uns minutos de jogo. Solucao: Reset.
    - Resolvi o problema do monitor ficar em stand-by retirando a opção de VPU Recover. Jogos agora freezam, continuando eu a ouvir o som e a mexer o rato. CTRL ALT DEL, nao funciona, assim como ALT TAB. Solução: Reset.

Já testei várias drivers fornecidas pela, ATI, os vários "hotfix" para as series HD 2600, e nenhuma resolve este problema.
    Já testei as drivers fornecidas pela POWERCOLOR e foram as piores até agora.
    Já testei as Omega Drivers e os problemas persistem. No entanto parecem ser as melhores.

Só que mesmo assim vejo-me proibido de jogar certos jogos como Warhammer - Dawn of War, em que nem consigo passar do tutorial porque freeza logo no inicio do jogo. Tive também problemas com o PES 2009 - que estou neste preciso momento a instalar para testar - mas neste caso conseguia jogar durante umas boas horas até freezar (péssimo quando acontecia em online). Ainda não tive oportunidade de testar o WoW, porque queria resolver este problema antes de gastar o cartão de 2 meses.

Já o Fable - The Lost Chapters que tive a jogar ontem parece correr às mil maravilhas sem nunca ter crashado. No entanto não sei se o jogo tem alguns bugs gráficos em certas partes ou se a placa me está a causar artefactos (existe uma ponte no jogo em que me aparece uma linha preta sobre a mesma, mas é apenas neste sitio que isso acontece).

Fiquei realmente desiludido com a compra desta grafica, dai querer troca-la urgentemente.

9. Totoro

Totoro Folding Member

10. SE7EN

SE7EN Power Member

Já que falei nos problemas da minha placa actual e como penso mudar algumas das partes do meu sistema actual precisava também de saber uma coisa.

A minha actual fonte indica:

MAX DC.OUTPUT: 350W PEAK:400W

Agora as perguntas:

1. Poderá ser da fonte de alimentação que o PC freeza em alguns jogos? Com umas drivers (Catalyst Hotfix, não me lembro a versao) anteriores indicadas por um user deste forum, no dia em que adquiri a placa, o PC não freezava... Só comecou depois de ter tido de formatar o PC e ao fazer o download das Catalyst Hotfix mais recentes.

2. Existe algum programa para ver se a fonte está a "alimentar" o PC correctamente?

3. Quando fizer o upgrade para uma dessas duas opções referidas pelo user goncaloforte, terei de mudar de fonte? Se sim, de que voltagem?

Obrigado.

11. Totoro

Totoro Folding Member

Partilhar esta Página