• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Configuração de um Lenovo Ideapad 5

Boa tarde a todos,
Eu estou a pensar comprar um Lenovo Ideapad 5 que queria que rondasse os 800€ (se bem que não me importo de dar um pouco mais se valer mesmo a pena). Iria usá-lo para trabalho (pesquisas de artigos, office, por aí) e entretenimento (filmes, youtube). Não jogo.

Com o processador de base + 512 GB SSD + 16 GB de ram + Ecrã FHD de 14,0 pol. (1.920 x 1.080), IPS, antirreflexo, 2,4 mm de espessura, 300 nits, painel estreito + upgrade para Wifi 6 ficaria a 829€ (com 10% desconto fica a cerca a 747€, que acho um preço bom para estas caracteristicas).

Queria só saber a vossa opinião quanto a algumas das configurações e se acham que vale a pena o upgrade em algumas destas:
1) Em termos de processador, existem estas 4 opções:
AMD Ryzen 5 4500U (2,30 GHz, aumento máximo até 4,00 GHz, 6 núcleos, 8 MB de cache) - Base
AMD Ryzen 5 4600U (2,10 GHz, aumento máximo até 4,00 GHz, 6 núcleos, 8 MB de cache) por + 40 €
AMD Ryzen 7 4700U (2,00 GHz, aumento máximo até 4,10 GHz, 8 núcleos, 8 MB de cache) por + 100 €
AMD Ryzen 7 4800U (1,80 GHz, aumento máximo até 4,20 GHz, 8 núcleos, 8 MB de cache) por + 140 €
Para o que utilizo, penso que o Ryzen 5 serve perfeitamente, mas a pensar na longevidade do pc será que vale a pena apostar num Ryzen 7? E se optar pelo 5 qual é a diferença entre o 4500U e o 4600U?

2) Em termos de disco, existem 3 opções de 512 SSD (que também não sei bem qual é a diferença):
M.2 2280, PCIe-NVMe, QLC e M.2 2242, PCIe-NVMe, TLC (ambas ao mesmo preço); e depois esta M.2 2280, PCIe-NVMe, TLC que é 10€ mais cara

Depois têm ainda a parte dos cabos de alimentação, onde só existem estas duas opções:
Adaptador de energia CA de 65 W (3 pinos) – UE (USB Tipo C) e Adaptador de energia CA de 95 W (3 pinos) – Europa (USB Tipo C)
Nenhum destes é compativel com as nossas tomadas, teria depois arranjar um adaptador certo?

Desculpem o post longo, mas agradeço desde já a ajuda.
 
Para as tarefas mencionadas, o Ryzen 5 4500u, dá e sobra.
O 4500 é 6 core/6 threads.
O 4600 é 6 core/12 threads.

Nos discos NVMe, 2242 e 2280 está relacionado com as dimensões físicas 22x42 ou 22x80.
QLC(quad level cell) é mais recente que TLC (triple level cell).
Tem vantagens para algum tipo de utilização, desvantagens noutro. Não te consigo ajudar aí.
Não sei se pela Lenovo Portugal enviam adaptador para o transformador.
Utiliza o chat do site. Costumam responder.

ps: se tirares o Windows, arranjas chave activação bem mais barato.
E depois decidir se o palm rest em metal, o carregador 65w vs 95w, wifi6, bateria 45w vs 57w... Valem a pena ou não para a utilização que lhe vais dar.
 
Já não consegui editar a msg anterior.
Talvez seja melhor o disco 2280.

Size: M.2 has three specifications: M.2 2242, M.2 2260, M.2 2280, they just represent different sizes of SSD. M.2 2242 means 22 x 42 (mm), M.2 2260 means 22 x 60 (mm), and M.2 2280 means 22 x 80 (mm). 22mm is the uniformed width, and 42, 60, 80 represent for different length.

Application: M.2 2242 mainly used in laptop while M.2 2260 and M.2 2280 used in the tablet motherboard.

Now let’s make a comparison between M.2 2242 and M.2 2280:

Performance: M.2 2242 < M.2 2280, the longer the length, the better the performance.

Heat Dissipation: M.2 2208 > M.2 2242. As to M.2 2242, due to the limited length, the chip layout is very compact, so its heat dissipation is not good as M.2 2290.
 
Para as tarefas mencionadas, o Ryzen 5 4500u, dá e sobra.
O 4500 é 6 core/6 threads.
O 4600 é 6 core/12 threads.

Nos discos NVMe, 2242 e 2280 está relacionado com as dimensões físicas 22x42 ou 22x80.
QLC(quad level cell) é mais recente que TLC (triple level cell).
Tem vantagens para algum tipo de utilização, desvantagens noutro. Não te consigo ajudar aí.
Não sei se pela Lenovo Portugal enviam adaptador para o transformador.
Utiliza o chat do site. Costumam responder.

ps: se tirares o Windows, arranjas chave activação bem mais barato.
E depois decidir se o palm rest em metal, o carregador 65w vs 95w, wifi6, bateria 45w vs 57w... Valem a pena ou não para a utilização que lhe vais dar.

Obrigada, entretanto também já tinha ido tentar descobrir a parte dos SSDs, mas só tinha visto que a diferença era no tamanho, não que um teria vantagem sobre o outro. E sim, o preço que tinha colocado já era sem o Windows.

E qual é a vantagem das 6 cores/12 threads do 4600? Compensaria os 40 euros de diferença?
 
Quantos mais cores, melhor.
Também há vantagem em ter mais threads, mas o que faz mais diferença são os cores.
Se o orçamento permitir, mal não faz.
Eu fui para o 4500.
 
Boa noite!

Também estou interessado em adquirir um portátil semelhante ao referido neste tópico.
Porém, no meu caso, pretendo adquirir um Ideapad de 15,6".

A parte complicada é que no site da Lenovo esses portáteis estão já há algum tempo com uma indicação "Brevemente Disponível".

Alguém tem noção quando é que a Lenovo vai disponibilizar portáteis Ideapad 5, de 15,6", com cpu's Ryzen da série 4000?

Obrigado.
 
Quando no site da Lenovo diz que o tempo de envio é de 3-4 semanas para um portátil customizado, costuma ser este o tempo médio ou por norma costuma ser mais rápido?
 
Quando no site da Lenovo diz que o tempo de envio é de 3-4 semanas para um portátil customizado, costuma ser este o tempo médio ou por norma costuma ser mais rápido?
Alguém sabe a resposta a isto? Também gostava de saber se nesse tempo está incluido o tempo de entrega até chegar a casa ou se é mesmo só o tempo até ser enviado pela Lenovo.
 
Alguém sabe a resposta a isto? Também gostava de saber se nesse tempo está incluido o tempo de entrega até chegar a casa ou se é mesmo só o tempo até ser enviado pela Lenovo.
Penso ser só o tempo de ser enviado pela Lenovo que depois tem o tempo de envio pela transportadora a acrescer.
 
Quando no site da Lenovo diz que o tempo de envio é de 3-4 semanas para um portátil customizado, costuma ser este o tempo médio ou por norma costuma ser mais rápido?

Recentemente não sei, mas sei que antes da pandemia existiu uma promoção com o y540 e rtx2060 que ficava por +-900€ e muita gente aqui no forum comprou. Na altura sei que alguns users receberam mais cedo do que estaca previsto.

Claro que isto foi antes da pandemia, logo pode estar mudado. Mais vale partir do principio que vai mesmo demorar 4 semanas.
 
@catia rocha, chegaste a comprar?
Já decidi que provavelmente será este, só ainda não comprei porque perguntei no chat do site acerca dos adaptadores (que este só tem com 3 pinos) e disseram-me que dentro de algumas semana ficaria disponível com a opção de 2 pinos. Decidi esperar mais algum tempo só para não ter o trabalho de comprar outro adaptador.
 
Já decidi que provavelmente será este, só ainda não comprei porque perguntei no chat do site acerca dos adaptadores (que este só tem com 3 pinos) e disseram-me que dentro de algumas semana ficaria disponível com a opção de 2 pinos. Decidi esperar mais algum tempo só para não ter o trabalho de comprar outro adaptador.

Há minutos, disseram-me em duas semanas.
 
O Ideapad 5 para o modelo de 15" com AMD nem sequer está listado na Lenovo. Alguém tem informação da Lenovo sobre quando volta a estar disponível?

image.png
 
Back
Topo