Configuração dual boot num portátil - Sugestões

anttails

Power Member
Saudações, tenho um portátil HP Compaq nx9000 e queria fazer nele um sistema dual-boot com Windows e Linux de preferência com o KDE (já estou habituado a ele). Eis as especificações técnicas do computador:
CPU Mobile Intel Pentium 4 a 2,44 Ghz
Placa Gráfica ATI Radeon IGP340M com 64 MB partilhados
Memória RAM 1 GB DDR
Disco Rígido Hitachi 2,5' com 60 GB
Placa de Som Conexant AMC Audio
Rede Ethernet, IEEE 1394, LAN, PCMCIA, WiFi 802.11 b/g

De salientar que quero que pelo menos no Linux quero que o Sistema Operativo consuma poucos recursos de sistema, de modo a maximizar a vida da bateria. O que me recomendam?
P.S: E partições o que recomendam?
 
eu dividia o disco em duas particoes, uma po win e outra po linux.

primeiro instala o win e só depois o linux, para teres o dual boot do linux.

durante a instalação do linux, na particao livre, cria mais duas particoes: uma para a root e outra para swap, o tamanho da swap deverá ser o dobro da mem ram, aconselhado...

quanto ao espaco para cada um do SO depende do uso que queiras dar...
 
nao tem de ser o dobro de ram, se tiveres 4gb de ram aconselhas swap de 8gb para alguem k keira navegar na net e pouco mais? :P
ou se tiveres apenas 32 ram aconselhas apenas 64 de swap?

depende sempre de kanta ram tens e da utilizacao k vais dar ao SO ;)
 
Instalas o XP e crias as partições seguintes:

Partição 1 - NTFS 30GB (Win)
Partição 2 - FAT32 9GB (Para partilha)

Depois corres o KUBUNTU e crias uma partição de 20GB em ext3 para o SO e uma de 1GB para SWAP.
Ao instalares o Kubuntu depois do Windows, ele instala e configura o GRUB (boot manager) e quando iniciares é só escolher o SO.

Se queres uma distro mais leve aconselho-te o Xubuntu... é excelente, mas não usa o KDE ;)
 
nao tem de ser o dobro de ram, se tiveres 4gb de ram aconselhas swap de 8gb para alguem k keira navegar na net e pouco mais? :P
ou se tiveres apenas 32 ram aconselhas apenas 64 de swap?

depende sempre de kanta ram tens e da utilizacao k vais dar ao SO ;)

leia-se "aconselhado" e depois 2 gigas de não é nada por ai além

claro que se tiveres 4 Gb de ram não é necessário 8 de Swap podes manter os 4 ou 2 Gb

estás a falar de laptop com 32 mb? onde é que eles param? para suportar xp e linux???

DUAL BOOT ....

a não ser que queiras o win 95 ou 98....

abraços
 
kem falou em laptop? estava apenas a dar 1 exemplo, facilmente arranjas 1 486 c/ isso ou menos :P

XPLOSIV foi ele que falou. mas quem tem um 486? so se for para fazer de router com linux e mesmo assim... da-me exemplos validos...

para o caso dele foi o que aconselhei... note-se para o caso dele, xplosiv
 
metes bem 1 PII c/ 64ram a fazer de router e a sacar emule e torrents. vais e precisar bem mais de 128mb de swap.

bem de um i486 para um PII, grande salto... com emule e routing. sabes que nos tempos de ouro dos PII a largura de banda não era a mesma de hoje?

tive um IBM i486 com 40 Mb de disco com 1Mb de ram, win 3.11. e a net ainda era virtual bem virtual...

enfim, tudo depende da máquina e da utilização por isso aconselhei o que aconselhei.

e digo mais se ele tem 60Gb de disco colocava no maximo 45 para o win e 15 para o linux. mas tudo depende da utilização que ele queira dar...

abraços
 
certo, estava so a argumentar k nao se deve por o dobro da ram cm sendo 1 receita, depende da utilizacao k vais dar a makina e de kanta ram tens. tens de pensar nas pessoas c/ problema semelhante mas configuracaoes de hardware diferentes k vao ler esta thread :)
 
certo, estava so a argumentar k nao se deve por o dobro da ram cm sendo 1 receita, depende da utilizacao k vais dar a makina e de kanta ram tens. tens de pensar nas pessoas c/ problema semelhante mas configuracaoes de hardware diferentes k vao ler esta thread :)

perfeito estamos de acordo. no entanto, para o caso dele, seria a configuração que eu utilizaria
 
Instalas o XP e crias as partições seguintes:

Partição 1 - NTFS 30GB (Win)
Partição 2 - FAT32 9GB (Para partilha)

Depois corres o KUBUNTU e crias uma partição de 20GB em ext3 para o SO e uma de 1GB para SWAP.
Ao instalares o Kubuntu depois do Windows, ele instala e configura o GRUB (boot manager) e quando iniciares é só escolher o SO.

Se queres uma distro mais leve aconselho-te o Xubuntu... é excelente, mas não usa o KDE ;)


:x2:


Concordo com tudo menos na distro. Tb prefiro KDE e o Xubuntu usa GNOME que é muito confuso. Vai para o Mandriva ou então vais googlar outras distros para veres qual delas te chama mais a atenção. Instala sempre primeiro o Windows para não teres que te preocupar com o menu de escolha de S.O.


EDIT: Não deveria estar em "GNU/Linux & *nix World"?
 
Back
Topo