1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração - e8400 ou q6600?!

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por isaque86, 25 de Junho de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1185)

1. isaque86

isaque86 Power Member

Boas!
    Estou a pensar em montar um pc. Pensei na seguinte configuração:
    e8400 ou q6600
    Asus P5KPL-E
    8800 GTS 512
    2 GB DDR 2
    500 GB
    Nox Urano 600 Watts.

A principal duvida reside no cpu, pois vejo que actualmente o e8400 obtem melhores resultados na maior parte dos jogos actuais mas se calhar a longo prazo o q6600 acaba por ser melhor...

Que acham desta configuração? Qual o cpu que escolho, tendo em consideração que vou usá-lo bastante para jogos? A motherboard é boa para OC?

2. Mk Pt

Mk Pt Power Member

O cpu vai para o E8400.. Se queres fazer OC compra uma Tuniq Tower 120 e metes o E8400 a 4.2 Ghz... [o Q6600 só chega aos 3.4 talvez 3.6 Ghz..]...
    E se queres jogar compra uma hd4850.. É bem melhor que a GTS, e vai aguentar mais tempo...

3. isaque86

isaque86 Power Member

Tb ja tinha pensado nessa HD4850 mas alguns dizem que andará +/- pela performance da 8800 GTS. E pelo que sei esta ATI aquece um pouco mais que a 8800 GTS...

4. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

E8400 - Jogos

Q6600 - Multi-tasking e encoding

5. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Errado.. A hd4850 consegue ser um pouco superior é à 9800 GTX, que é mais rápida que a 8800GTS, aliás a nvidea vai lançar uma revisão da 9800 GTX para ver se consegue superar a hd4850. Não te deixes levar pela conversa de vendedores...
    Investiga aqui na techone: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=220514&page=54

Algumas hd4850 aquecem um bocado, mas com novos drivers é provavel que isso seja um pouco resolvido. E em breve devem sair novas versoes da hd4850 com melhores coolers e sensivelmente ao mesmo preço.

6. isaque86

isaque86 Power Member

Onde posso encontrar essa board?

7. yOURsELF

yOURsELF Power Member

8. Mk Pt

Mk Pt Power Member

http://www.globaldata.pt/

Ou se procurares na ***** ou na aqua pc deve ter a tunic tower.. E claro tunic tower é cooler [para cpu], eu não falei de boards.. ;)

9. sigul

sigul Power Member

:lol:

:x2:

Sinceramente dado o preço ia pelo E8400 e juntava-lhe o Tuniq como já disseram.
    Disco Rigido 500GB Western Digital
    Quando a motherboard vai por uma Asus P5K Pro que é mais recente.
    Placa gráfica compra uma HD4850 versao da Asus que tem um cooler melhor. Depois só é preciso esperar pelos drivers novos.

10. isaque86

isaque86 Power Member

:lol:

NO COMENT!
    :p:p:p:p:p:p

11. isaque86

isaque86 Power Member

http://www.mpinfor.com/product_info.php?products_id=1402
    Que acham deste preço? E, desculpem a minha ignorancia (ja nitidamente verificada, confundi cooler com uma board), como este cooler fixa na board?
    Esse over aí que indicas é conseguido com a manipulação do vcore nao é? Sabem me dizer se a board que indiquei permite manipular o vcore?

Última edição: 25 de Junho de 2008
  12. Mk Pt

Mk Pt Power Member

http://www.asus.com/products.aspx?modelmenu=1&model=1895&l1=3&l2=11&l3=563&l4=0

Como vês esta board dá para clockar à vontade, tanto o FSB, como vcore, como as voltagens da RAM, como o pci-express..

O Overclock do cpu é conseguido não só através do vcore, como do fsb.
    Também pode ser conseguido à custa do multiplicador, mas não sei se os normais E8xxx ou Q6600 tem o multiplicador desbloqueado. Normalmente só os Processadores Extreme [QX] é que têm multiplicadores desbloqueados. O Q6600 tem uma versão GO que penso ter o multiplicador desbloqueado, mas não tenho a certeza, já os E8xxx não sei, mas sei que há pessoal que tem os E8400 a 4.0 Ghz...

Vou usar uma imagem do mascarilha [deste tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2718433#post2718433 ] para que percebas melhor..:

As definições de processador estão no CPU-Z...
    Tens a velocidade do bus, 445 Mhz, e tens o multiplicador, 9.0, o que te dá a velocidade do processador: 4005 Mhz , ou seja, 4 Ghz [445x9= 4005]... Se o multiplicador estivesse a 10, o processador estaria a 4450 Mhz [mas poderia ser demasiado, e o sistema de arrefecimento não ser suficiente]..
    Onde diz E8400 @3.0 Ghz é só o nome e velocidade dele a default [sem estar mexido]
    Mas para isto é preciso ter bom cooler, e a Tuniq tower 120 é das melhores a ar, mas há arrefecimento a água que é bem mais caro...

Eu não posso explicar muito mais, porque eu só percebo um pouco disto, e é na teoria e do que vou lendo, mas aqui no forum há uma secção de Overclocking em que o pessoal experiente costuma ajudar a fazer bons OC's com boa margem de segurança e estabilidade. Acho é que tens de ser powermember da techzone para teres acesso a esse tópico de OC. Por isso, começa a vir aqui regularmente, opina nos vários tópicos que te interessarem, ;) , mas não cries tópicos sem interesse só para aumentar o teu numero de posts...

Abr

edit: e esse preço da tuniq está muito bom!

Última edição: 26 de Junho de 2008
  13. isaque86

isaque86 Power Member

Muito boa a explicação! Obg.
    Eu sabia que para mudar a velocidade é preciso manipular o fsb e o multiplicador, aumentar o vcore serve para dar mais estabilidade, não é isso? Mas pelo que se vê na imagem o vcore foi modificado sim. O default é 1.22 e este está a 1.30...

Não entendo é como se fixa este cooler (Tuniq Tower 120) à board. Pelo que vi em imagens nao se aplica da mesma forma que os originais...
    Tirem-me esta duvida...

14. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Isso de fixar o cooler também não sei...
    E o vcore não sei se é para dar estabilidade, acerca de OC sei pouco, e o que te disse é quase tudo.. Só pessoal mais experiente nestas coisas é que te pode ajudar..

Partilhar esta Página