1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração High-End - 2000 a 2500 euros

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por bandix666, 5 de Abril de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1549)

1. Olá a todos! Antes de mais, parabéns e obrigado pelo óptimo fórum que têm!

Ando a pensar em comprar um pc há algum tempo. Tenho lido imensas reviews, imensos fóruns, artigos... tudo e mais alguma coisa, mas como só agora pretendo efectivamente comprar o bixo, gostaria da vossa análise.

Já tenho uma ideia do que quero, ponho a minha opção, mas por favor critiquem.

Aqui vai o questionário

=============================================

Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    O ideal seria até 2000 euros, mas como quero incluir um monitor, digamos 2500 euros.

2) Quando vais comprar o computador?
    F13 PC

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?

1º Jogos e filmes HD.
    2º Funcionamento geral do pc -office; internet; faço praticamente tudo; nada de CADs nem rasterizações;
    5) Marca de processador
    Intel
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

É dificil de prever, mas gostaria que durasse bastante tempo, tipo 5 a 6 anos.

7)
    Preferes alguma marca?

Nem por isso. Cada componente terei a minha preferência, mas se houver outro produto de qualidade noutra marca, não me oponho. Por exemplo, prefiro gráficas Nvidia, mas uma ATI de qualidade seria aceite sem problemas.

8) Processador
    c. I7​
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    High end - se placa única ou mid end para sli
    b. Nvidia
    ii. SLI

10) Memórias

b. DDR3​
    11) Motherboard
    a. ATX

iii. Gaming​
    12) Disco Rigido
    b. Raid 0
    c. Tamanho do(s) Disco(s)

vii. Especiais (Raptors, SCSI, SAS) - (estava a pensar em 2 velociraptors 150gb cada; tenho um externo de 1 tb, mas mais tarde compro um interno, provavelmente samsung f1spinpoint ou ou wd 1tb)
    13) Drives

c. Gravador de DVD

14) Necessitas de Fonte?
    Sim. (Pensei na Corsair TX850)

15) Necessitas de Caixa?
    (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)

Sim. Pensei na Coolermaster Cosmos S (mas é demasiado grande e cara), depois pensei na Nox coolbay HX e na ANTEC 1200, mas fiquei entre as duas.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    a. Monitor (se sim, é favor indicar o tamanho desejado.) tem mesmo que ser 24 polegadas para cima

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Seria online, mas como sou de perto de aveiro, vou à loja fisica da F13 pc

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    F13 PC

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Eventualmente poderei precisar de eSata ou firewire

20) Vais fazer Overclock?
    Sem dúvida

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Dada o excelente trabalho de montagem da f13, vou pedir para montarem lá. Se houver necessidade, desmonto tudo em casa e volto a montar.

Fim do Questionário

Antes de terminar, gostaria só de deixar a configuração que pensei, com as devidas justificações para que me possam criticar (e eu a possa melhorar convenientemente).

Caixa: Nox CoolbayHX ou Antec 1200 - Relativamente baratas, óptimo airflow, sem ruído excessivo. Apesar de não estar a pensar nisso para já, estarão preparadas para WC. Apesar de tudo a Nox parece-me talvez um pouco pequena.
    Fonte: Corsair TX850. Pensei na HX1000, mas seria muito mais cara, e acho realmente que não devo precisar dos watts extra, mesmo com sli, dada a eficiencia da corsair tx850.
    Mobo: gigabyte x58 extreme - Dentro dos topos de gama, é das mais baratas, e não iria usar os detalhes hardcore da Asus extreme II, mas se acharem que há outras vantagens na asus extreme II ou mesmo na evga x58, por favor digam. A nova das evga classified, está fora de questão pelo preço excessivo (> 400 euros).
    Processador: I7 920 (para oc a ar até 4ghz +-)
    Memórias: Indeciso entre OCZ Reaper 1866mhz 6gb 159 euros 9-9-9-28 e as
    OCZ platinum 1600mhz 6gb 114 euros 7-7-7-24 (estou mais virado para as reaper)
    Gráficas: Pensei numa GTX 285, mas a relação preço qualidade, é demasiado baixa. Li que mais valia recuar para uma com valor melhor, ou avançar para a topo de gama. Pensei então na GTX 295, mas qd o fiz, repensei a hipótese de fazer sli com gtx260, que me ficaria à volta de 400 euros, ao contrário dos 500 e pouco da 295 e com performance similar. (li aqui noutro tópico, que a ***** estaria a comercializar gtx260 a 159 euros, mas aproveito para corrigir o facto dessa placa em particular ser a versão de APENAS 192 cores e não a de 216, que seria a que eu pretendo, e o preço dessa é 199 euros). POR FIM, nos últimos dias tenho lido alguns reviews de gtx 275 e hd 4890, e depois de algumas opções contraditórias, decidi-me por um SLI de gtx275, que andará à volta dos 500 euros e vai superar a gtx 295. Se tal não se verificar, pensei em optar pelo SLI de gtx 260 216.
    HDD: 2 velociraptors 150 gb cada em raid 0, com uma comprar posterior de um samsung spinpointf1 1tb ou wd 1tb. a fiabilidade seria melhor no wd, e a velocidade melhor no samsung. Qual acham melhor?
    Dissipador CPU:o Noctua para socket 1366 que tem bons resultados e é o melhor em ruído, ou o thermalright ultra extreme 120 sckt 1366, que é o melhor em cooling. Será que o ruído aumentará consideravalmente com este?
    Por fim a minha maior dúvida: O MONITOR
    Li de tudo acerca de telas e tipos de telas, TN, TN+, PVA, MPVA, IPS, S-IPS, H-IPS, e as conclusões foram as seguintes.
    Teoricamente para jogos, os monitores TN seriam os mais adequados, dado os response times baixos, mas a qualidade e profundidade de cor é incomparável com monitores PVA ou IPS. O ideal é realmente um monitor IPS, mas havia um problema - o input lag era muito alto. Surge então a evolução do ips - o S-IPS, e mais recentemente o H-IPS, que teoricamente mantém toda a qualidade da imagem dos ips e reduz consideravalmente o input lag ao ponto de ser desprezivel quando comparado com os TN. Pensei não vir a encontrar um monitor H-IPS, com um preço nunca a ultrapassar 500 euros, à venda em Portugal, mas tal aconteceu - encontrei o LP2475W por 499 euros. O problema é que há monitores de 24 polegadas, samsung t240(HD), samsung 2494hw e outros, inclusivé da asus e da acer, com um preço bem melhor, mas que claro, ou são TN´s, ou são PVA´s de qualidade duvidosa; esses (PVA) sim, provavelmente com um input lag alto. A minha questão no fundo é... valerá a pena este super monitor? ou será que os habituais me chegam? apesar do monitor ser o componente que vou querer que dure mais tempo, não queria gastar dinheiro à toa. Estou com muitas dúvidas. Ajuda por favor ;-)
    Entendo que nem toda a gente vá ler estas coisas todas, mas como não conheço ao vivo muitos monitores, tenho que me basear na teoria. Gostaria imenso da opinião de alguém que tivesse contacto com alguns destes tipos de telas, ou que tivesse contacto com muitos monitores para me dar a opinião prática da situação.

Obrigado por tudo. Peço por favor que ajudem na decisão, de preferência com alguma fundamentação. Da discussão sai a luz ;-)

João Bonifácio

2. Nagashi

Nagashi Power Member

Antec nine hundred two 119.95 €
    Intel core i7 920 2.66 ghz 8 mb box 269.95 €
    Ocz pc3-15000 reaper 1866mhz tri 159.95€
    Asus p6t deluxe v2 284.95 €
    Corsair tx-850w 139.95 €
    EVGA geforce gtx 295 1792mb w/evga backplate 544.95 €
    ***** kit watercooling performance 133.50 €
    HP Pavilion w2408h 24" 5ms hdmi 364.95 €
    Western Digital 1 tb 32 mb de cache sata ii 134.95 €
    OCZ Core Series v2 60 gb ssd 2,5" sata ii 274.95 €
    Total = 2428.05 €

Meti um Disco SSD em vez dos velociraptor por apresentarem grandes TAXAS de transferências.

3. RSC

RSC Power Member

Fiz-te a configuração em duas lojas:

Na *****:

SAMSUNG 275T+ LCD 27" 6MS HDMI 474.95 €
    INTEL CORE I7 920 2.66 GHZ 8 MB BOX 269.95 €
    GIGABYTE GA-EX58-EXTREME 294.95 €
    OCZ PC3-15000 REAPER 1866MHZ TRI CHANNEL 6GB 159.95 €
    NOCTUA NH-U 12P SE1366 57.50 €
    ANTEC TWELVE HUNDRED 169.95 €

Total: 1427.25 €

Na Globaldata:

2x PALIT GTX275 896MB DDR3 PCI-E* 254,70 € (509,40 €)
    OU 2x EVGA GTX260 896MB DDR3 55nm PCI-E* 204,90 € (409,80 €)
    OCZ SSD VERTEX 60GB SATA 2.5"* 201,70 €
    WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 32MB GREEN* 93,10 €
    SILVERSTONE OP EVOLUTION 1000W* 174,80 €

Total com GTX275: 979 €
    Total com GTX260 216: 879,40 €

PS: fORSAKENN, 274€ por um SSD Core Series, quando o Vertex que o mete num chinelo custa 200€?

Última edição: 5 de Abril de 2009
  4. Nagashi

Nagashi Power Member

Ouvi dizer prai que os SSD Core Series são a versao melhorada do vertex, atenção nao tenho a certeza por isso e que o pus na config.

Mas na config da ***** nao tens gráficas.

EDIT: Agora e que vi que a config e dividida em duas lojas soz

5. RSC

RSC Power Member

LOL! São a versão melhorada, mas para pior... :-D

6. Nagashi

Nagashi Power Member

Há pronto entao :-D.

Mas de resto penso que está bem equilibrada. Só no caso da gráfica podia mudar para um SLI de GTX 275 ou GTX 260 216. Mas com aquela fica bem servido, ou entao mete lhe outra GTX 295 que o PC Até voa :D

7. cmrosado

cmrosado Power Member

8. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Comprei a Antec 1200 e existem outras ao nivel dela, provavelmente mais caras. Neste caso, será o gosto pessoal a ditar a escolha, depois de seleccionadas 2/3 possíveis escolhas ;)

Excelente escolha para o PC.

A maior parte das motherboard "médias" são suficientes para OC médios. Tenho uma Deluxe V2 e chega e sobra para tudo o que lhe peço. Não compensa ir para as high end nesta altura, para pc's para o dia-a-dia.

Garante apenas que é dos novos D0. Já que estão ai a rebentar, não perdes nada ;)

Qualquer kit de memoria entre os 100 e os 150€, que faça 1600 a 8-8-8 é uma boa opção.
    Os multiplicadores dos i7 para as memorias são muito mais complicados de afinar, dai as memorias ou se compra "normais" ou muito boas (+300€ :p ).

Um sli de 275 não supera uma gtx295. Devem andar ela por ela na maior parte das coisas.
    Eu no teu caso comprava uma GTX285 já que não pretendes jogar Crysis no máximo. e depois via durante os primeiros dias se ficava contente ou não.
    Um CF de 4890 tambem deve ficar bem ai :-D

Se estás com esta ideia, compra um Vertex de 60GB para principal e um mecanico tipo 750/1T para secundário.

Melhor cooler a ar é o Noctua. Mas pelo que vi, podes meter um WC médio e ficas resolvido para os 4.0Ghz fresquinhos :007:

Tal como os outros componentes, dava pano para mangas, mas o HP 2408w neste momento está com uma relação preço/qualidade muito boa.

Espero ter ajudado um pouco.

9. Reformulação

Tendo em conta a ajuda que me deram (que desde já agradeço) aqui e noutros foruns, fiz uma pequena reformulação.

Caixa: Antec nine hundred II
    CPU: i7 920
    Memórias: OCZ Blade 2000 Mhz
    Fonte: Corsair hx 1000 ou silverstone 1000 w já recomendada
    Gráfica(s): gtx 295 ou gtx 275 sli (whatever gives better performance)
    Já agora, apresento uma review duma gtx 295 em que compara com várias outras placas, nomeadamente a gtx 260 em sli. Na maior parte das situações andam empatadas, ou com ligeiramente supremacia de uma delas (resoluções 1920x1200). Logicamente, sendo a gtx 275 superior à gtx 260 (até em número de cores) provavelmente o sli, vai superar a gtx 295.
    http://www.bit-tech.net/hardware/graphics/2009/01/08/nvidia-geforce-gtx-295-quad-sli-review/1
    HDD: OCZ Vortex 60 gb + Samsung spinpoint f1 1tb (o WD é melhor? pensava que este era mais rápido)
    Monitor: HP w2408h (ou o samsung t260, caso alguém defenda com alguma convicção que é melhor, essencialmente em jogos ;-))

Para já não vou para WC (talvez até por desconhecimento geral do maintenance da coisa e assim), mas pode ser que seja o próximo passo!

Obrigado a todos

10. RSC

RSC Power Member

Para que queres memórias a 2000MHz?

Quanto aos discos, eu pelo menos, indiquei-te o WD porque é Green, logo é mais silencioso, consome menos e aquece menos que os discos normais. Se queres um disco de 1TB mas vocadionado para a performance tens o WD 1TB 32MB Black.

PS: Com o teu orçamento eu ia para este monitor: SAMSUNG 275T+ LCD 27" 6MS HDMI 474.95 € (*****)

Última edição: 6 de Abril de 2009
  11. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

12. Stormgiant

Staff Member

User pediu no minimo de 24.
    E esse Asus não é propriamente conhecido por ser dos melhores de 22 :confused:

13. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

Aserio?EU tenho o monitor ate agora 0 razoes de queixa.
    Podes me dizer onde viste para tirares que o ASUS nao é um bom 22" ?

14. Stormgiant

Staff Member

Não preciso de ler na net para dizer o que quer que seja. Já tive esse e agora tenho um Samsung.
    E antes deles, tinha um HP2408W... chega ?

Só porque o tens, não quer dizer que seja o melhor. Tem uma excelente relação preço/performance mas existem melhores, quanto mais não seja porque não faz 16:10 a 1920.

Alem disso, para esta config, fica muito bem um de 24 tal como ele pediu.

15. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

eu disse que ele era o melhor quando começam a dizer coisas que nao disse e que fico chatiado eu APENAS disse que nao era um mau 22" mas prontos

Não faz 16:10 mas faz 16:9

Se ele quer um 24 polgadas ou superior va para HP ou talvez samsung. Mas acho melhor a HP.

16. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

Esta uma config equilibrada eu ia pelo o que rsc disse de resto como disse anterioremente se tu podesses eu achava melhor ires para um CF à HD 4890 era o melhor

17. flybikes

flybikes Banido

Atenção - Comprar um monitor maior que 24 é péssimo. Não se esqueçam que não estão à mesma distancia de um monitor que de um "LCD de sala". Mesmo que aguentem estar ao pé de um monitor maior que 24, vai ser terrivel para os vossos olhos...e se não teem oculos, preparem-se porque vão precisar de uns.

Já vi ai uma sugestão de um monitor de 27:rolleyes: ridículo. Experimentem ficar a poucos cms do vosso LCD por 5 minutos e depois contem como foi a experiencia.

18. RSC

RSC Power Member

Mas tu fazes alguma ideia do que estás a dizer?! :confused:

Sabes quais são as dimensões do monitor de 27''? Eu esclareço-te...

Samsung T240 (24'')
    Altura: 409 mm
    Largura: 573 mm

Samsung 275T+ (27'')
    Altura: 410 mm
    Largura: 629 mm

(Dimensões sem pé.)

Como podes reparar, a diferença de tamanho é apenas em largura. Ou seja permite mais espaço para se ter vários programas/janelas de internet, ou o que se quiser ter aberto, ao mesmo tempo.

Quanto ao LCD da sala, só tenho uma pergunta a fazer-te, a resolução do teu LCD da sala é 1920x1200? É que não sei se sabes mas o que fere a vista é estar muito próximo de ecrãs muito grandes mas com uma resolução baixa. Um LCD de 32'' com uma resolução de 1366x768 não tem nada a ver, n-a-d-a, com um monitor de 27'' @ 1920x1200.

E falar à toa sobre o que se desconhece, diz-nos lá quão ridículo é? :rolleyes:

Última edição: 7 de Abril de 2009
  19. Vicious K

Vicious K Power Member

A config que o RSC sugeriu está muito boa mas mudaria algumas peças: OCZ Blade PC3-16000 e Antec Nine Hundred Two na ***** e LG W2600HP-BF. Acerca do monitor LG, é a melhor compra que podes fazer se estiveres realmente interessado em qualidade e performance superior.

Partilhar esta Página