Configuração Linksys WRT54GL (Firm. Tomato) para Netcabo

ahramis

Power Member
Olá

Possuo um router wireless Linksys WRT54GL com formware Tomato, ver. 1.13.
O router está ligado a um modem ADSL2 da Linksys DSL 320-T), por RJ45.
De momento, a ligação reside na Clix, sem qq problema (Pppoe), sendo que a partir de 6ª feira passará para a Netcabo.
Sei que este router já foi, em tempos, vendido pela própria Netcabo, sendo que há vários users com este router ligado à netcabo, como se observa na consulta a vários fóruns.
Ora, no que respeita à configuração para Netcabo importará, desde logo, optar por uma das várias hipóteses de ligação oferecidas pelo router, a saber: DHCP, Pppoe, Static, Pptp, L2pt, Disabled".
Não faço a mínima qual seja o tipo de ligação a definir das já indicadas para suportar a ligação ao modem externo da Netcabo por RJ45, o qual deverá ligar na porta Wan.
Agradeço, pois, a vossa ajuda.

Obg.
 
Escolhendo a opção DHCP, quem atribui o IP, o modem ou o servidor da Netcabo, dado que o IP não é estático?

Vi agora que activando o DHCP é o usuário quem atribui o Ip ao router e bem assim a subnetmask e o DNS, sendo que este último presumo que sejam os dados do servidor de DNS da Netcabo...será?

Obg.
 
Sim, também podes configurar manualmente os servidores DNS, mas isso é se quiseres forçar (colocá-los como estáticos). Se deixares em branco ficas com os servidores da Netcabo.

Atenção que o IP que podes definir é o do próprio router (bem como a subnet). O IP da interface WAN é adquirido pelo modem.
 
Última edição:
Ok, cá tá a zon-netcabo...
Modem multimédia Thomson
Ligado directamente a um pc por cabo de rede...net na boa, sem qq problema.
Tipo de ligação: Lan

Ligando o Wrt54gl, não há net.

O modem tem o Ip 192.168.100.1
O cabo de rede sai do modem e entra na porta Wan do router.
O router tá com a segunte config:

Tipo de ligação: DHCP
Ip: 192.168.1.1
DNS: 212.113.161.226/7 (Pelo que pesquisei na net são os DNS da Netcabo)
Subnetmask: 255.255.255.0

Nos pc's "por causa das moscas até estou a configurar com ip e dns de obtenção automática...

Que me está a fugir???


Obg.
 
Estás a fazer tudo bem. O que acontece é que tens de esperar que o modem "veja" que está ligado ao router. Desliga a alimentação do router e do modem, liga o router e depois o modem.

Quanto ao DNS eu tinha-te dito que não precisas de colocar lá nada. O router detecta automaticamente os servidores DNS da Netcabo.
 
Back
Topo