Configuração MAMP/WAMP

Bakano

Power Member
Bem, para começar posso já dizer que estou em modo desespero...

Estou para criar um website com base em Wordpress mas não estou a conseguir arrancar no meu computador.

Após instalar o software "Local" e de o configurar instalei o MAMP. Coloquei a pasta WordPress que descarreguei no site na pasta C:\MAMP\htdocs e dei início ao MAMP.

Agora começam os problemas. O MAMP arranca com tudo no verde e ao abrir a página http://localhost:8888/wordpress nada acontece. Mesmo que escreva o caminho todo até http://localhost:8888/wordpress/wp-config/setup-config.php não resulta, o wordpress não inicia.

No Firefox não aparece nenhum erro e no Chrome/Explorer aparece HTTP 500 Error.

Tentei as portas 80 e 8888 e não parece haver conflito.

Após isto instalei o WAMP que, após instalado, também não se torna verde, não liga simplsmente. Deu erro de um .dll que tentei resolver e nada. Ao fazer teste da porta 8888 indica "Port 8888 is not found associated with an TCP protocol".

Para todos os lados a que eu me viro não encontro solução para isto. A última coisa que me falta é instalar uma nova firewall (uso a do Windows) e esperar que me peça novas permissões ou que algo esteja mal com a parte de iniciar os softwares como Administrador.

Reiniciei a Firewall do Windows, reinstalei o Visual Studio e nada. Agora o MAMP diz "Error establishing a database connection".

Alguém que tenha tido o mesmo problema ou que tenha uma ideia? Já ando há 3 dias nisto e nem pesquisa online me ajuda.

Obrigado.
 
Esse erro "Error establishing a database connection" já é do Wordpress, certo? Significa que não consegue aceder à BD, normalmente por causa de credenciais erradas. Verifica isso
 
Esse erro que obteve no MAMP, como disse o cd23, pode reporta-se a erro na ligação à base de dados, pelo que convém verificar.
Embora exista uma versão do MAMP para windows, creio que a versão original era para ser instalada em MAC.
Contudo deve ter atenção que várias soluções web instaladas na mesma máquina pode levar a conflitos de portas, o recomendado é só ter instalada uma.
Uma solução que usei noutros tempos e que nunca que deu problemas foi o XAMPP, mas tome em atenção que por vezes a últimas versões podem causar alguns problemas, pelo que pode baixar uma versão abaixo.
 
Esse erro "Error establishing a database connection" já é do Wordpress, certo? Significa que não consegue aceder à BD, normalmente por causa de credenciais erradas. Verifica isso
Sim, mas não aparece de novo. Entretanto através do "Local" consigo entrar clicando em "Admin" mas não sei se é o procedimento correto.

@Cerzedelo não encontrei software que possa entrar em conflito e desinstalei algum que pudesse utilizar essas portas.

Há duas situações:
1. Quando coloco no MAMP uma pasta do wordpress, o MAMP não abre.
2. Quando coloco no MAMP a cópia da pasta do wordpress retirada do Local então aparece o "Error establishing a database connection".

Não estou a conseguir resolver ainda assim.
 
Perguntei caso tivesses encontrado a solução para quem chegue aqui com o mesmo "problema".

Chegaste e experimentar o XAMPP?
Quando usava Windows era o que usava e nunca me deu problemas.
O procedimento é o mesmo, colocar a pasta do Wordpress no htdocs, a abrir o url localhost/nomedapasta
 
Ainda não consegui chegar e espero chegar e colocar aqui a resolução. Não quero que outras pessoas percam 4 dias nisto.

Instalei o XAMPP e após reiniciar abriu o Apache e o MySQL em verde.
Fui ao browser colocar o caminho e nada... não funcionou.

Desliguei o XAMPP, voltei a ligar e o Apache deu vermelho.
Este é o aviso que aparece:
12:54:59 [Apache] Status change detected: stopped
12:54:59 [Apache] Error: Apache shutdown unexpectedly.
12:54:59 [Apache] This may be due to a blocked port, missing dependencies,
12:54:59 [Apache] improper privileges, a crash, or a shutdown by another method.
12:54:59 [Apache] Press the Logs button to view error logs and check
12:54:59 [Apache] the Windows Event Viewer for more clues
12:54:59 [Apache] If you need more help, copy and post this
12:54:59 [Apache] entire log window on the forums

E este o log do Apache:
127.0.0.1 - - [26/Feb/2021:12:49:39 +0000] "GET /wordpress/ HTTP/1.1" 200 421
127.0.0.1 - - [26/Feb/2021:12:49:39 +0000] "GET /favicon.ico HTTP/1.1" 200 30894
127.0.0.1 - - [26/Feb/2021:12:50:16 +0000] "GET /wordpress/wp-admin/ HTTP/1.1" 200 435
127.0.0.1 - - [26/Feb/2021:12:50:31 +0000] "GET /wordpress/wp-admin/setup-config.php HTTP/1.1" 200 -
 
Desinstalaste os outros?

Quando dizes que foste ao browser colocar o caminho e não funcionou, o que é que não funcionou? Não abriu nada?
Pelo log que deixaste do Apache, conseguiste aceder à pasta do Wordpress e abriu a página da instalação.
 
Sim, desinstalei o MAMP e o WAMP.
Entrei no XAMPP como administrador e alterei as portas do Apache e não entra. Não entendo.

Desisto. Se entretanto encontrar alguém que ajude eu coloco aqui a solução.
 
Está resolvido e acredito que da forma mais simples.
Fiz o download novamente do WordPress e já funcionou.

Não tinha realizado nenhuma alteração por isso não entendo, no entanto, está resolvido.
 
Back
Topo