[Home Cinema] Configuração Oppo/Receiver

Phoo

Power Member
Estou aqui com uma duvida ou outra na configuração entre o Oppo e o receiver.

O meu sistema Home Cinema 5.1

Oppo-203
Integrado Rega Brio
Av Receiver Yamaha 3070
Colunas Frontais Totem Mite
Coluna Central Totem TC
Surround Totem Mite
Subwoofer Kin Sub da Totem

Depois de alguns dias a testar o receiver, achava o som um pouco baixo, tinha que levantar bastante o som do receiver para obter um som com maior gravidade.
Como uso o integrado para fazer Bypass entre o Oppo e o receiver tenho que por o botão do volume do integrado no meio, hoje mesmo rodei o botão mais um pouco e percebi que tive uma melhoria no som, ou seja já não precisei de levantar muito o som do receiver a fim de obter mais som.

Consultei o manual do Oppo, mesmo assim tenho uma duvida.

Alguém aqui com Oppo e um receiver qualquer deve saber responder a isto.

Na configuração do Oppo onde diz:
Áudio Processing
Speaker configuration

Seleciona-se Stereo ou 5.1 ?
Uma vez que tenho o Oppo ligado ao integrado para ouvir Stereo e ao Oppo ligado ao receiver via HDMI para cinema.

Eu tenho Stereo.
Não sei é se preciso alterar cada vez que quero ver um filme, de stereo para 5.1.
Por outro lado é o receiver que faz a descodificação e amplificação do sinal ?

Terei eu alguma coisa a precisar ser configurada no receiver para o som sair mais alto, sem precisar de levantar muito o volume !
 
Hdmi audio format: Bitstream

Output volume: Fixed

DRC: OFF

Speaker configuration: Stereo



O HDMI é independente do multi channel output, e por isso deve estar em bitstream, e o multi em stereo.

O volume (ganho) no OPPO deve ser estar a 100 (fixed)


Agora não percebi a que colunas é que o receiver está ligado e o rega.
 
Última edição:
Antes de mais obrigado.

O Rega está ligado diretamente a 2 colunas frontais que são TOTEM MITE
Ou seja tenho os dois sistemas, uso Rega pra ouvir stereo em 2 canais e quando quero cinema uso o Rega a fazer Bypass para o Yamaha.
Acho é que o som do Yamaha fica baixo, mas se aumentar o volume do Rega para mais de meio o yamaha ganha mais força.
Mas posso ter alguma coisa mal configurada, no Yamaha.

Em todo o caso, logo que esteja em casa vou alterar essas definições no Oppo.
Sendo assim o Oppo em stereo envia o som pelo HDMI sem qualquer problema e o Receiver faz o resto do trabalho, digamos a divisão do som pelas respectivas colunas.
 
Podes fazer um esquema? Continuo sem perceber, como é que o rega tem influencia no volume do yamaha.

O que indiquei apenas era valido se:

O rega estivesse ligado por multi channel ao oppo e as suas colunas fossem as frontais.

O yamaha estivesse ligado por hdmi e tivesse outras colunas independentes. (ou limite um switch para comutar o wiring das colunas entre do rega e wiring do yamaha)
 
Já fiz as alterações no Oppo e senti que o som melhorou substancialmente.

Então é assim
Ligado ao Rega tenho as Monitoras Frontais.

Ligado ao Yamaha tenho a central e as de Surround e o Subwoofer.

Para Stereo o Oppo e o Rega.

Para Cinema Oppo/Rega/Yamaha

Foto em baixo identifica

3bea46093efd0e6d85b69a10359dca89.jpg


No Integrado Rega ligo a uma das saídas um RCA/RCA que vem ligar onde as setas amarelas indicam no Av.

O que é estralho é que quando vou ver cinema, tenho que por o volume do Rega sensivelmente no meio, mas imagina que estou a ver o filme e vou ao Rega e aumento o volume no Rega, as monitoras frontais que estão ligadas ao rega diretamente ganham volume, tocam mais.

É uma cena que não se entende.
Pode ser normal e nunca ninguém o ter feito, nem saberem que ao fazer isso ganhariam volume nas frontais.

O esquema é este, mas com o Rega.
bf66b97af56a0c8e441c6575092a9566.png


Depois a central e as surround são ligadas diretamente no Receiver .
 
Última edição:
Não, até faz sentido o que se está a passar.

Parece me é que o sistema está mal ligado para o propósito que queres.

Nem estás a usar o melhor de um sistema nem do outro.

O Rega tem de ligar ao OPPO, à saída multichannel.

O yahama por HDMI.

Simples.


Como tens agora o Yamaha está ligado por HDMI ao OPPO, não estás a usar nada do multichannel no OPPO. E estás a usar o pré out do Yamaha para dar sinal ao rega.

Certo?


Como disse se queres ter um sistema completamente independente tens de ter as colunas frontais ligadas a ambos os amps com um interruptor/relay para alternar entre ambos.

Se queres ter um sistema como estás tens de ligar o rega ao OPPO noutra entrada pelo multichannel. Agora num sistema assim nunca mais ter o mesmo volume/potência entre o Yamaha e o rega na opção cinema. Na opção música vai ficar perfeito.
 
Não, até faz sentido o que se está a passar.

Parece me é que o sistema está mal ligado para o propósito que queres.

Nem estás a usar o melhor de um sistema nem do outro.

O Rega tem de ligar ao OPPO, à saída multichannel.

O yahama por HDMI.

Simples.


Como tens agora o Yamaha está ligado por HDMI ao OPPO, não estás a usar nada do multichannel no OPPO. E estás a usar o pré out do Yamaha para dar sinal ao rega.

Certo?


Como disse se queres ter um sistema completamente independente tens de ter as colunas frontais ligadas a ambos os amps com um interruptor/relay para alternar entre ambos.

Se queres ter um sistema como estás tens de ligar o rega ao OPPO noutra entrada pelo multichannel. Agora num sistema assim nunca mais ter o mesmo volume/potência entre o Yamaha e o rega na opção cinema. Na opção música vai ficar perfeito.

Exatamente é isso mesmo.

Já pensei tantas vezes, se as colunas tem tem 4 terminais e sobram dois, esses dois que sobram poderiam perfeitamente ser para ligar ao Yamaha, sendo que neste caso ficaria tudo independente.
Já não sendo preciso usar o Rega como Power, porque não faz sentido (acho eu)

Com essa ligação independente já o Yamaha fazia tudo sozinho e mandava o som corretamente para as colunas.

Agora que falaste nessa interruptor ralay, podes por aqui uma foto ou algo que me mostre isso, par eu ter uma ideia.

Como dizes, assim sim os sistemas ficariam completamente independentes, acredito que o Yamaha aqui já mande o som como deve ser.

Porque a máquina que é não está com um comportamento que deveria. (Acho eu)
 
Só reparei nesta thread agora.

Precisavas era que o teu amplificador integrado tivesse HT Bypass para poderes ligar Oppo -> AV -> (via Pre-Out) -> Rega -> Frontais. Mas o Rega Brio não tem HT Bypass para fazer bypass do pré-amplificador (na Rega só o Osiris e o Elicit-R têm. Podes ver esta lista para veres amps que têm) e só usar a etapa de power.

A solução do @Illusion4u teoricamente há de funcionar, mas é mais uma camada de indirecção que tens que deteriora o sinal.

Pergunta, notas muito a diferença de qualidade entre o Yamaha e o Rega? I.e. até que ponto precisas do Rega nesse sistema?
 
Só reparei nesta thread agora.

Precisavas era que o teu amplificador integrado tivesse HT Bypass para poderes ligar Oppo -> AV -> (via Pre-Out) -> Rega -> Frontais. Mas o Rega Brio não tem HT Bypass para fazer bypass do pré-amplificador (na Rega só o Osiris e o Elicit-R têm. Podes ver esta lista para veres amps que têm) e só usar a etapa de power.

A solução do @Illusion4u teoricamente há de funcionar, mas é mais uma camada de indirecção que tens que deteriora o sinal.

Pergunta, notas muito a diferença de qualidade entre o Yamaha e o Rega? I.e. até que ponto precisas do Rega nesse sistema?

Se eu noto diferença entre o Rega e o Yamaha 3070 em Stereo ?

É a diferença entre a noite e o dia, o Rega oferece detalhe e musculo, coisa que o Yamaha não consegue em Stereo, para cinema sim. Yamaha dá cartas, é a sua função.
 
Não estarás a com o yamaha/oppo mal configurado para stereo?

É impossivel teres essa diferença da noite para o dia, porque o yamanha tem 198W reais em stereo, contra os parcos 58W do rega.
 
:facepalm:
Não estarás a com o yamaha/oppo mal configurado para stereo?

É impossivel teres essa diferença da noite para o dia, porque o yamanha tem 198W reais em stereo, contra os parcos 58W do rega.

Não, não. Depois de andar a falar aqui e além com mais pessoas hoje digo.
É só mesmo falta de calibrar as colunas no Yamaha.

Imagina uma coisa que nada tem a ver com isto, mas é um termo de comparação.
Eu gosto de carros descapotáveis, comprei um BMW 320 cabrio com 177 Cv, 6 cilindros, 2.2 cilindrada a gasolina.
É carro só de fim de semana e nem todos.

Para sair com a família tenho um carro familiar e não um desportivo de 4 lugares como o BM tem.

Cada coisa para a sua função, o BM quando piso o acelerador ele assalta-me a carteira, o Opel é mais o sofá lá de casa.

Logo um amplificador para Stereo é dedicado para Stereo e o que ele te oferece aos teus ouvidos é completamente diferente de qualquer receiver. Tenha ela a potência que tiver.

Agora digo uma coisa, não ouvimos todos da mesma forma. Conheço amigos meus que dizem que ouvir musica em MP3 é igual a Flac/CD.
Dizem até que o Flac só enche os discos.
:facepalm:

Nem discuto isso com eles.

Por isso mesmo é que existem as duas máquinas.

Mas pronto, só para finalizar é só mesmo calibrar as colunas com o Yamaha e tudo ficará bom.
 
Entao phoo, isso ja toca em condiçoes, ja te safaste mesmo depois de algumas barbaridades que por aqui foram escritas?!?!
Oi
eheheh
Vai tocando, fiz algumas alterações nas ligações.

Quem tem um Oppo sabe e tu sabes também. o Oppo tem uma saída exclusiva de áudio para ligar a um receiver.
Eu com as minhas impressões de que via diferenças, em ter o Oppo ligado ao receiver (todos ligam um HDMI ao receiver e depois outro HDMI à Tv e dize, que são felizes)
Eu também tive essa ligação, até que um dia entendi que não estava a obter uma imagem igual à que tinha inicialmente quando tinha o Oppo ligado diretamente à Tv, então voltei a ligar o Oppo à Tv com o HDMI e do Oppo ao receiver liguei a saída de áudio por HDMI ao receiver.

O certo é que a imagem ficou mais brilhante e mais nítida, no som senti melhoras substâncias, levanto menos o volume e ouço melhor.

Os mais críticos dizem que o Oppo só fez a saída de áudio exclusiva para os receiver`s mais antigos.
Opiniões…

Eu senti diferenças.

Obvio que depois precisei de ligar outro HDMI do receiver à Tv, só para aceder ao seu menu, mas isso não me incomoda em nada.
 
Back
Topo