Configuração para duas redes.

Rui Marto

Power Member
Queria espalhar melhor o sinal de wireless pela casa e pela empresa. Como devo fazer isto?

Rede de casa:

Em casa há um router SMC ADSL 802.11g com duas antenas normais fixas. Os 4 portáteis têm placas G relativamente fracas. O desktop liga por cabo ao router e está ao lado da impressora.
Queria estender o alcance ao resto da casa e meter a impressora 24/7 em rede.

A minha ideia inicial era colocar um ponto de acesso Linksys WAP200G (60€) com antenas de alto ganho Linksys HGA7T (38€) para expandir o sinal ao resto da casa. Para a impressora era ligar a um print server Conceptronics com fio (38€) e ligar por RJ-45 ao router SMC.

Fica aqui um esquema.
casawirelessmn2.jpg


Acontece que disseram-me que isto não era possível porque o AP da Linksys não liga por wireless ao router da SMC. É verdade? Que alternativas tenho?


Rede da empresa:

Na rede principal há um modem por cabo ligado a um router SMC wireless. O router está ligado a 3 computadores por cabo e 2 portáteis por wireless. Há uma impressora ao pé do router que também é para ligar com print server.
Noutra secção há um router Asus wireless ligado a um desktop por cabo, que já tem print server incorporado e ligado a uma multifunções.
Na terceira secção há um desktop que está sem rede.

A ideia aqui era ligar um ponto de acesso Linksys WAP200G (60€) por cabo ao router SMC da rede principal. Esse AP ficaria na terceira secção, ligado a uma antena de exterior Linksys HGA9N (115€) para dar cobertura a tudo.
O router da Asus ficaria a servir de AP para expandir o sinal e também ficaria a ligar a impressora.

Fica aqui outro esquema.
empresawirelessda5.jpg


É possível fazer isto? Será a melhor solução?
 
Back
Topo