1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

configuraçao para pc pro! ajuda!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tuca, 31 de Março de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 1393)

1. Tuca

Tuca Power Member

boas,

é o seguinte eu precisava da vossa ajuda para configurar um pc .. mas nao é um pc qualquer como desses que o pessoal farta.se de perguntar pa jogos e assim ... este pc é para trabalhar em ediçao de imagem, nomeadamente corel, photoshop, freehand, illustrator, programas desse tipo.. quero um pc em que nao haja braeks..que se possa realmente trabalhar á vontade .. o pc vai ser ligado a 3 impressoras profissionais atraves da rede ...

neste momento tenho um pIV 3.0 com 1gb de ram, 9600xt 256mb, disco ide com 8mb de buffer, lcpower 550w ...isto é uma autentica arrastadeira...

já experimentei um C2D E6600 com 2gb de ram teamgroup, 2*80gb sataII, lc scorpio, 6800xt com 256mb e já se trabalha melhor, mas por exemplo mandei imprimir um ficheiro com 3 paginas A3 e o pc bloqueou durante cerca de 1 minuto enquanto enviava informaçao para a impressora ... será que é do pc ser fraco ? é o hub de rede que tenho que nao presta? enfim ...

quero montar um pc dedicado a este tipo de trabalhos em que possa realmente trabalhar á vontade, o orçamento ronda os 1500€ apenas para a torre (torre completa, desde caixa ao dvdrw) eu tenho algumas ideias ..mas precisava de mais opinioes, talvez opinioes de quem tenha um pc para o mesmo tipo de trabalhos ou assim ... desde já agradeço imenso a vossa ajuda !! cumps

2. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

c2d e6600 ou xeon dual core
    4gb de ram ddr2
    discos sata2 em raid 0 ou raptors em raid 0
    grafika nvidia quadro fx
    fonte uma boa ao teu criterio
    placa de som dedicada visto que liberta o processador
    mobo:tyan (melhores mobos para workstations desse tipo)
    SO:um de 64bits faz milagres...

atençao: referi isto porque tenho dois amigos com workstations graficas para ediçao de imagem e video. para jogos safa-se mas devido as latencias de memoria e de grafica é apropriado para tarefas de ediçao e modulação. nao tive em conta o teu orçamento, apenas te deixei algumas referencias. Cumps e boas "montagens" :002:

3. Tuca

Tuca Power Member

eu de facto ja tinha em vista um xeon .. uma fonte do genero da arkangel (850W) disco talvez um de 74 gb raptor .. a ver se no final o orçamento permite colocar 2 para instalar em raid .. o resto é que ainda ando a pensar uma beca !!

a ram pode ser oem ne ..isto é para trabalhar e nao para oc's nem nada do genero ..é mesmo apenas para correr, corel, photoshop, illustrator ..nada mais do que isso ..nem ediçao de video nem nada .. so mesmo imagem !

Última edição: 31 de Março de 2007
  4. Tuca

Tuca Power Member

boards tyan segundo tive a ver é muito dificil arranjar alquem tuga que venda isso :/...
    processador acho que o melhor é mm optar por um xeon.. ainda a dicidir qual !! discos ..valerá mesmo a pena colocar 2 raptor em raid ? 1 nao é suficiente ?

5. trinco_

trinco_ Power Member

E que tal um MAC?? acho que são apropriados para desin! Eu não conheço os MAC mas já ouvi falar deles muito bem!

6. Tuca

Tuca Power Member

nao descarto essa opção ..mas depois ha aqueles problemas de compatiblidades entre ficheiros que os clientes trazem e o ser Mac :S

7. LowPro

LowPro Power Member

Incompatibilidade de ficheiros...NÃO EXISTEM...apenas vais usar ficheiros de imagem...os únicos ficheiros que não são compatíveis são os executáveis(obvio...visto que é um SO diferente)de resto são todos compatíveis...de imagem(jpg,bmp,gif,tif...etc), de vídeo e de audio, texto e por aí adiante, os programas têm opções de importação/exportação de/para vários formatos...isso das incompatibilidades não tem fundamento.Para edição, seja de Audio,Video ou Imagem como é o teu caso e sem breaks e crashes...aconselho Mac...

Última edição: 1 de Abril de 2007
  8. helius

helius Power Member

eu ia para este, se tivesse €€€ nem pensava duas vezes, em relação à compatibilidade o LowPro já disse tudo

cumps

9. setekh

setekh Power Member

na tua config parece-me haver algumas ligeiras inconsistências...

CPU: se é para trabalho com posters A3 ou maiores, o Xeon compensa :)
    RAM/MOBO: :x2:
    Placa Gráfica: Quadro FX 1500 deve ser suficiente
    Placa Som: Parece-me um gasto desnecessário...os recursos que utiliza são perfeitamente desprezáveis em termos de performance em apps reais...
    SO: a suite da Adobe que o Tuca refere não está optimizada para 64bits ainda (nem sei se existe mesmo uma versão 64bits...), por isso o SO terá que ser 32bits...
    HDD: RAID0 numa workstation? O.o

por favor não vamos cair em fundamentalismos...as apps que ele pode usar no Mac são exactamente as mesmas que as do PC...nesta altura do campeonato a escolha de um Mac ou PC depende puramente do gosto pessoal do comprador (principalmente em termos de cor...) e da sua carteira (os Mac têm sempre um premium adicional por causa do design soberbo ;))

10. setekh

setekh Power Member

estás a sugerir o MacPro...mas tens noção de que consegues trazer um PC com specs superiores e ainda poupar uns cobres valentes? Para além do mais, se o Tuca já trabalha com o software em PC, não ia ser um custo adicional absurdo adquirir as suites todas outra vez, por motivo de mudança de plataforma? O.o

11. helius

helius Power Member

esqueces-te do sistema operativo que vem dentro de um MacPro... não é nenhum fundamentalismo e é conhecido por todos os crashes do XP (do Vista não te sei dizer porque não o uso, nem vou usar tão cedo), além disso as aplicações (quer gráficas quer de edição de vídeo) no Tiger são muito mais estáveis, não é como já me aconteceu, depois de 4 horas de renderização de vídeo, já quase a terminar ter um bloqueio total

12. setekh

setekh Power Member

por mais que não o queiras ver, o tio Bill redimiu-se com o SP2 do XP...o sistema operativo é estável. se virmos do teu ponto de vista, então o Mac OS também não é estável...porque após de umas horas a tratar dados experimentais de análise de proteinas o powerbook do meu colega simplesmente parou...só apetecia bater com ele nas paredes lol (compreendes agora porque falei em fundamentalismo? :P)

e sim, considero-me fundamentalista...mas não sou fanboy da MS...eu gosto é daquele dos pinguins :P

13. helius

helius Power Member

eu estava a falar de problemas que eu tive (e tenho de vez em quando) com o xp +sp2 que é o que eu uso, não há € para mudar de plataforma. também preferia usar linux, tenho o ubuntu num pentium III e gosto bastante dele, mas não existe software gráfico e de edição de vídeo para esta plataforma (nem vale a pena comparares o Gimp ao Photoshop:))

14. Tuca

Tuca Power Member

num curso que tive em que usava mac ..trazia ficheiros para casa para trabalhar no pc e tive alguns problemas em alguns ficheiros ..nao em todos mas alguns .. por isso tenho medo de tar a investir em um mac e eliminar alguns problemas mas criar outros ...

15. setekh

setekh Power Member

LMAO :-D o Gimp é muito giro para quem só quer fazer umas brincadeiras :p

linux para mim é indispensável...o software pro de interpretação de resultados experimentais é (praticamente) todo desenvolvido para linux...nada de windows nem mac os

quando é preciso ganhar umas massas extra a desenhar websites (o que agora anda na moda :D) é que tenho que recorrer ao tio bill...ainda está a anos-luz algum software de CAD ou edição de imagem que funcione com fluidez em linux (o pessoal também não gosta de pagar...as empresas não trabalham para aquecer :P)

16. setekh

setekh Power Member

se tens windows, te dás bem com windows e já tens software...para quê mudar? :) é uma questão pessoal, mas custa-me ver algum objectivo...

em termos de specs, e lendo melhor o teu post inicial, o orçamento limita um pouco a escolha...assim (e tendo já os price cuts em conta :D), o melhor talvez seja considerar fazer um OC +- ligeiro ao sistema...com os seguintes componentes

CPU: E6600 (€235)
    MOBO: aqui há MUITAS hipóteses...eu talvez optasse por uma P5W-DH Deluxe (€215)
    RAM: talvez seja melhor optar por 2x1GB...e novamente há muitas escolhas...como suponho que não queres passar a barreira dos 400FSB, memória PC2-6400 serve para o efeito...algo como um kit Patriot PDC22G6400LLK (4-4-4-12) (€220)
    HDD: na minha humilde opinião, considerando que não vais fazer edição de vídeo, faz sentido deixar o RAID na gaveta :P é um consumo de energia extra e um aumento de instabilidade que não compensam a diferença de performance para o tipo de apps para que o PC é direccionado...eu optava por um Seagate Barracuda ST3320620AS (320GB 16MB cache - os que têm gravação perpendicular :)) (€90)
    GPU: Quadro FX 1500 (€550-€575)
    PSU: uma Be Quiet! straight power E5 600W deve servir (€110)

A caixa, opções de cooling e o DVDRW já são uma escolha mais pessoal...não me vou por a mandar palpites...

TOTAL: €1420 - €1450 (notar que o total não inclui o valor da caixa/ODD e que fiz contas com um preço hipotético do CPU)

está um pouco acima do orçamento, mas parece-me uma boa config...principalmente se levares o E6600 até aos 400FSB (o que não deve ser difícil :))

17. Tuca

Tuca Power Member

e se for deste genero:

C2D E6600
    P5B- PLUS
    4*1GB kingstone (ou nao compensa?)
    HDD, esse de 320 será melhor escolha do que um 74 gb raptor?
    grafica: uma quadro fx (talvez a 1500)
    psu: uma arkangel acho boa escolha, a Be Quiet tambem tem boa fama e o preço é semelhante
    um dvdrw sata
    caixa depois logo se vê !

meto um infinity ou assim e levo isso aos 400 sem problema!

eu so nao quero é tar a montar um sistema novo e depois ter braeks estupidos ..

tal como disse já experimentei um pc com:
    C2D 6600/ p5b / 2*1gb teamgroup 3-3-3-8 / 6800xt / hitachi sata II 80gb / lc scorpio
    e quando mandei imprimir um ficheiro com 3 paginas A3 aquilo teve um minuto bloqueado enquanto enviava informaçao para a printer .... eu quero é evitar estes problemas !!!

18. setekh

setekh Power Member

a P5B-Plus definitivamente também não e má escolha...eu simplesmente prefiro o 975X :) mas continuas bem servido...
    em termos de RAM, o mais provável é que fiques limitado a 3GB (pode ir até 3.X, mas são mais 200 ou 300MB), por isso há se comprares 4 de 1GB, há 1 DIMM que está a coçar o berlinde :P Para além do mais, não me parece que o bottleneck seja a RAM...por isso 2GB devem chegar (e o kit da Patriot que te falei tem latência mais baixa que os DIMMs da Kingston...e é mais barato!)
    no que toca ao HDD, em termos de performance um Raptor continua a deixar os 7200rpm sem argumentos...mas são barulhetos e extremamente caros...no entanto se os 74GB chegarem para ti, está mais que bom :)
    a placa gráfica terá mesmo que ser a FX1500...o orçamento já se estica para incluir esta :P (e também não creio que seja absolutamente necessário largar €1500 numa FX 3500)
    em relação à fonte, e embora eu tenha uma LC-P Scorpio, continuava a optar pela Be Quiet!...os 850W não vão ser precisos (a não ser para aumentar o e-peen :D) e embora a LC-Power já dê umas cartadas...não há nada como a segurança de uma Be Quiet!, Corsair ou Seasonic

se mesmo assim tiveres medo de breaks...o que há a fazer é substituir o E6600 por um Q6600...mas isso não me parece uma boa opção...principalmente porque vais ter mesmo que abrir os cordoes à bolsa...

19. Tuca

Tuca Power Member

será que realmente compensa a compra da P5W-DH Deluxe? a diferença de preço ainda é grandita!
    ram, definitivamente 2Gb .. talvez umas cellshock V2 2*1 gb 800 mhz 4-4-4-12 ...nao ?
    disco, epah o barulho nao importa, raptor acho que é a decisao correcta, nao?
    fonte a be quiet por questao de segurança, etc etc
    grafica, tirem-me so uma duvida... qual a diferença que tenho para este tipo de trabalho, entre o comprar uma 8800 e uma quadro por exemplo ..sei que para profissionais, quadro é a soluçao ..mas nunca percebi mt bem porquê ... uma das configurações disponiveis nos mac trás uma X1900XTX por exemplo ...

20. Tuca

Tuca Power Member

acho que vai ter que ser mesmo uma configuraçao .. mais "normal" ..pk boards do genero tyan e material desse tipo é mt dificil de arranjar :S

Partilhar esta Página