configuraçao para pc pro! ajuda!!

uma ultima pergunta, principalmente aqueles que pertencem ao ramo a devem perceber disto melhor que eu... por exemplo, faz diferença a 8800GTS 320Mb, para a 8800GTS 640Mb ?
neste tipo de trabalho vou notar diferenças se as graficas tiverem mais memoria ? é aconselhado ter mais memoria ?

cumps
 
no que toca ao HDD, em termos de performance um Raptor continua a deixar os 7200rpm sem argumentos...mas são barulhetos e extremamente caros...no entanto se os 74GB chegarem para ti, está mais que bom

Explica lá isso melhor....

É uma coisa comparar material-material e outra comparar $$$-$$$. E passo a explicar.

De uma loja conhecida "WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB 16MB CACHE SATA € 159.20"
Da mesma loja "WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS € 59.95"

4x59.95=~€240

Ora, se te dispuseres a gastar mais €80 não ficas com um Raptor de 74GB. Ficas com um RAID0+1 de 320Gb. 4x read 2x write teóricos e redundancia.

Como podes ver e bem aqui o Raptor é batido sem probs por um RAID0 de HDs de 7200, por menos $$$ e com muiot mais capacidade. Só ganha mesmo em tempo de acesso...

Eu já sugeri que o TH fizesse o teste com RAID0+1 mas tou a ver que arranjo mais depressa o $$$/patrocinio para comprar os 4 HDs e fazer eu...

E não, não há argumentos excepto o tempo de acesso. Qualquer conf de Raptors que arranjes eu arranjo um RAID maior, mais barato, com redundância e com mais performance raw.

Obviamente que consome mais power, mas isso não é relevante para o caso de boxes para uso pró.
 
Basicamente, só quería dizer isto: tenho usado o pc para trabalhos em Design nos últimos anos, e não tenho assim "nada de especial" (ver a descrição do meu sistema)

Ou seja, usar RAID? Usa a versão raid que te faz a cópia "mirror" de um disco parao utro, acho que aqui o que mais te interessa é mesmo não perderes os dados do teu trabalho.
Uma gráfica com mais memória tambem é sempre aconselhável, dantes eu usava uma Geforce 4 MX-440 com 64 MB e frequentemente lá ficava eu com o Freehand "pendurado" por falta de memória! Com esta 7600GS nunca mais tive esse problema!
Memória Ram para o sistema tambem é sempre bem-vinda claro! (actualmente 2 Gb é fixe...)
E quanto aos problemas que falas na impressão; bem, isso pode ter montes de explicações, nomeadamente drivers mal instalados, instalação de SO já com algum tempo de uso, problemas de optmização, etc...
Lembra-te que por vezes existem componentes que não "gostam" muito uns dos outros, mal tais casos são raros, e lá porque noutro PC teve um problema não quer dizer que no teu tambem tenha que ter...

Esse processador, (E6600) dizem que é bom para jogos, se assim for, aposto que não deve fazer má figura para trabalhos gráficos!

(Não te esqueças de um bom monitor, já agora)

Espero ter ajudado!

\w/
 
a grafica com mais memoria sei que ajuda um pouco ..

no entanto a minha pergunta é ..se vale a pena comprar a versao 640 Mb em vez da 320 Mb ?!

o monitor para já vai continuar a ser o mesmo, um crt da sony!



isso do raid é muito bonito, mas por exemplo ..caso tenha um problema na board so vou conseguir aceder aos meus dados utilizando outra board exactamente igual, coisa de daqui a alguns anos pode ser dificil de encontrar .. (nao tenho intensao de trocar de pc todos os anos) .. caso contario adeus informaçao ou quase isso .se um disco avariar, o que está no outro tambem se perde..ne ? .. e neste tipo de trabalho os dados sao bastante importantes! e o pc nao vai ser para andar a sacar cenas da net .. actualmente tenho 280Gb ..e nunca vi isto mais cheio do que 40 Gb ..já com musicas e uns videozitos .. ja tive oportunidade de mexer num pc com um raptor ..e a velocidade daquilo em algumas operações é fenomenal .. comparado com o meu actual ne que ainda é ide lol ...
 
Vai para a 8800GTS 640 Mb; se ainda a encontrares a um preço jeitoso, aproveita, a quantidade de memória extra poderá vir a fazer falta no futuro; senão, a de 320Mb tambem não te deverá deixar ficar mal!

No raid, depende, há o raid que te usa os dois discos como um, e o raid que te duplica o conteudo de um disco para o outro, para teres sempre um backup inteiro de um disco no caso de algum deles "pifar".

No teu caso, claro que a segunda hipótese deve ser a mais acertada...
 
certo ..o que torna os dois discos num só é o raid 0 ..é o que nao dá maior performance ..o outro que copia tudo do primeiro po segundo é raid 1 .. mas esse já nao dá tanta performance como no primeiro!!

devido a questoes de preços acho que vou optar pela versao de 320 Mb ..espero que nao me venha a arrepender ...
 
isso do raid é muito bonito, mas por exemplo ..caso tenha um problema na board so vou conseguir aceder aos meus dados utilizando outra board exactamente igual, coisa de daqui a alguns anos pode ser dificil de encontrar .. (nao tenho intensao de trocar de pc todos os anos) .. caso contario adeus informaçao ou quase isso .se um disco avariar, o que está no outro tambem se perde..ne ? .. e neste tipo de trabalho os dados sao bastante importantes! e o pc nao vai ser para andar a sacar cenas da net .. actualmente tenho 280Gb ..e nunca vi isto mais cheio do que 40 Gb ..já com musicas e uns videozitos .. ja tive oportunidade de mexer num pc com um raptor ..e a velocidade daquilo em algumas operações é fenomenal .. comparado com o meu actual ne que ainda é ide lol ...

Desculpa, mas a tua resposta só demonstra profundo desconhecimento, aka ignorância.

O teu raid depende de a) Chipset controlador ou b) Software (em caso de softraid). Com a opção a dá sempre jeito ter duas controladoras a jeito (que nunca são caras...) com a opção b tens uma perca ligeira de performace e um hit maior no cpu, mas é aceitável.

Com um disco apenas (como dizes ter agora), se acontecer alguma coisa ao disco tbm estás agarrado. Dizeres que RAID0 é um risco em sistemas pró e a seguir dizer que só tens um hd, mais valia estares calado. Se os teus dados são mesmo importantes terias RAID1 ou RAID5 conforme o $$$. Por alguma razão os sistemas que referi são RAID0+1 (stripped mirror). Se não fosse assim, não ficavas com 320GB (2x160)e sim com 640GB(4x160).

Quanto ao speed do Raptor si, eu sei. Quanto à relação preço/performance, a menos que o teu uso dependa do tempo de acesso e não do raw transfer de dados, não não ganha a um RAID0+1. Se realmente não precisas de muito espaço, tens RAID0+1 de HD's 80GB 7200 a ~€200. Mais €40 que um Raptor, 160GB 4x read 2x write teóricos e redundância.
 
e por exemplo dois Raptors 36 GB em RAID0 + 160 SATAII 16mb? acho que terias uma boa performance no SO e no restante Software, tendo sempre os dados no outro disco
 
Explica lá isso melhor....

É uma coisa comparar material-material e outra comparar $$$-$$$. E passo a explicar.

De uma loja conhecida "WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB 16MB CACHE SATA € 159.20"
Da mesma loja "WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS € 59.95"

4x59.95=~€240

Ora, se te dispuseres a gastar mais €80 não ficas com um Raptor de 74GB. Ficas com um RAID0+1 de 320Gb. 4x read 2x write teóricos e redundancia.

Como podes ver e bem aqui o Raptor é batido sem probs por um RAID0 de HDs de 7200, por menos $$$ e com muiot mais capacidade. Só ganha mesmo em tempo de acesso...

Eu já sugeri que o TH fizesse o teste com RAID0+1 mas tou a ver que arranjo mais depressa o $$$/patrocinio para comprar os 4 HDs e fazer eu...

E não, não há argumentos excepto o tempo de acesso. Qualquer conf de Raptors que arranjes eu arranjo um RAID maior, mais barato, com redundância e com mais performance raw.

Obviamente que consome mais power, mas isso não é relevante para o caso de boxes para uso pró.
há vários pontos que te esqueceste de referir

- "não há argumentos excepto o tempo de acesso" - mas esse é uma das características mais importantes! A largura de banda de um Raptor é bastante boa, e a velocidade inferior de transferência de dados é contrabalançada pelo tempo de acesso inferior...

- a performance tão boa do sistema RAID não foi conseguida utilizando discos com 8MB cache...e isso não é uma diferença significativa?

- os discos com 16MB de cache custam bastante mais...já não é uma diferença de "apenas" €80.

- um sistema RAID 0+1 (que sugeriste) tem uma performance inferior a um sistema RAID 0 (que é o analisado)

- tendo 4 discos, a probabilidade de avaria aumenta significativamente...e isso obriga a gastar + € / tempo perdido em RMA

- como referiste, um sistema RAID com 4 discos consome muito mais que apenas um disco...e aí a nossa opinião difere...minimizar o consumo de energia é uma preocupação para mim

- tendo 4 discos dentro da caixa é necessário repensar o sistema de refrigeração (mais € a sair lol), na medida em que o aquecimento é absurdo

a única vantagem que vejo em ter um sistema em RAID 0+1 é mesmo a redundância...e se quisesses ter aliar as 2 (performance e redundância), até ficavas melhor servido com um sistema em RAID5, não? :confused:

EDIT: se o trabalho é vital, não há volta a dar...há que ir com RAID1. Se estás mais relaxado, uns backups diários em HDD externo (e num suporte físico/server remoto) serão mais que suficientes

ShadeX - porquê essa agressividade toda? So estamos a tentar ajudar o rapaz lol
 
Última edição:
achas que so tenho um HD ? entao diz-me onde se vende discos de 280 Gb que eu desconheço .... eu disse 280 ..pk tenho 80+200 ...

dizes que eu tenho desconhecimento do assunto ..mas acabas por dizer basicamente o mesmo que eu ....alem de que eu estava a fazer basicamente perguntas e nao afirmaçoes .. mas pronto . eu compreendo a fase do periodo!
 
Última edição:
ShadeX - porquê essa agressividade toda? So estamos a tentar ajudar o rapaz lol

Sorry, é mesmo o meu estilo. Atm estou a postar de um cyber que o dono te podia dar grandes insights sobre o assunto. Podia-te dizer-te que ferir susceptibilidades é coisa que faço day in day out. Quem não se aguenta, é a vida. Quanto a estar a ajudar o rapaz, yup, é mesmo isso, e dai a agressividade. Se achasse que lhe estava a fazer um favor por não o meter frente a frente com a coisa, não era agressivo. Mas sempre foi a minha visão que o melhor que se pode fazer é dar-lhes o que temos e deixá-los decidir. Anyway, OT.

Voltando ao assunto:

@setekh

-A raw tranfer de um Raptor é realmente boa. Muito boa. Até ao dia em que estás a swapar pagefiles de 8GB enquanto tentas trabalhar com compos que fazem o swap parecer um anão. A partir dai começas a pensar que realmente querias era um HD que fizesse 80/100MB/s sustained. O seek time tornasse irrelevante pq estas a trabalhar com sequential transfers gigantes.

-True. E achas que os de 8MB são assim tão diferentes. Bom, então espera mais um mês +- pq o 4º está quase a chegar e já te posso dar os numero. Si, eu acredito tanto que é verdade que estou a montar um para mim...

-Errado. Como qualquer RAID1 a performance de escrita vai ser mais baixa (neste caso um pouco menos de 2x), de modo marginal. A performance de leitura poderia, teoricamente, chegar aos 4x. Não chga claro, mas uns 3x são bastante realistas. E quando estas a ler ficheiros enormes para gerar uma compo (video/photoshop/o que quiseres) não estás com problemas de escrita e sim de leitura.

-Errado de novo. Eu tenho vários RAID1 montados com disco identicos em que um dos HDs pifou. O outro está vivo. Se tivesse só um HD estava lixado. Se tivesse um RAID0 idem. Se ambos pifassem idem. No pior dos casos (PSU a rebentar) o cenário é o mesmo. Pelo contrário, em RAID1 tens pelo menos uma hipotese de um dos HD's sobreviver, e isso é melhor que hipotese nenhuma.

- Obviamente que é mais consumo. É 4x no pior dos casos. 80w??? Give or take... teu CPU consome mais. Eu tenho fileservers caricatos, em que a mobo (Via mini-itx) consome o mesmo que o HD. Como eu disse, estávamos a falar de coisas pró, onde o que ganhas /horas inclui a edp. Se não inclui, estás a caminhar para um empresa falida.

- 1x120mm arefece 4 HD's 7200 e ainda sobra para ajudar o sistema. Compra é uma caixa onde só por acaso a fan fique colada aos HD's mesmo à frente.

- So so. Tenho ali uns controladores PCI jeitosinhos, chips XOR nas placas e tudo. RAID5, CPU cost 0, se a placa pifa é melhor teres uma senão estás agarrado. E a placa não custa €15 como as RAID0/1/0+1 "normais". Ou podes meter o CPU a calcular checksums e mamar o hit na performance. Btw, atulha-te o bus PCI que é qqr coisa. Combina com uma placa Gb de jeito e pronto. tens um fiileserver porreiro mas uma workstation de m***a.

Mas pronto, não vou dizer mais nada. Quando chegar o 4º HD eu dou-te os nrs preto no branco e depois decides por ti proprio. Ou talvez não.
 
achas que so tenho um HD ? entao diz-me onde se vende discos de 280 Gb que eu desconheço .... eu disse 280 ..pk tenho 80+200 ...

Tuca. Das duas uma. Ou tens HD's isolados e não tens redundância ou tens os HD's em JBOD e continuas a não ter redundância. Nem vou dizer mais.
 
@setekh

-A raw tranfer de um Raptor é realmente boa. Muito boa. Até ao dia em que estás a swapar pagefiles de 8GB enquanto tentas trabalhar com compos que fazem o swap parecer um anão. A partir dai começas a pensar que realmente querias era um HD que fizesse 80/100MB/s sustained. O seek time tornasse irrelevante pq estas a trabalhar com sequential transfers gigantes.

-True. E achas que os de 8MB são assim tão diferentes. Bom, então espera mais um mês +- pq o 4º está quase a chegar e já te posso dar os numero. Si, eu acredito tanto que é verdade que estou a montar um para mim...

-Errado. Como qualquer RAID1 a performance de escrita vai ser mais baixa (neste caso um pouco menos de 2x), de modo marginal. A performance de leitura poderia, teoricamente, chegar aos 4x. Não chga claro, mas uns 3x são bastante realistas. E quando estas a ler ficheiros enormes para gerar uma compo (video/photoshop/o que quiseres) não estás com problemas de escrita e sim de leitura.

-Errado de novo. Eu tenho vários RAID1 montados com disco identicos em que um dos HDs pifou. O outro está vivo. Se tivesse só um HD estava lixado. Se tivesse um RAID0 idem. Se ambos pifassem idem. No pior dos casos (PSU a rebentar) o cenário é o mesmo. Pelo contrário, em RAID1 tens pelo menos uma hipotese de um dos HD's sobreviver, e isso é melhor que hipotese nenhuma.

- Obviamente que é mais consumo. É 4x no pior dos casos. 80w??? Give or take... teu CPU consome mais. Eu tenho fileservers caricatos, em que a mobo (Via mini-itx) consome o mesmo que o HD. Como eu disse, estávamos a falar de coisas pró, onde o que ganhas /horas inclui a edp. Se não inclui, estás a caminhar para um empresa falida.

- 1x120mm arefece 4 HD's 7200 e ainda sobra para ajudar o sistema. Compra é uma caixa onde só por acaso a fan fique colada aos HD's mesmo à frente.

- So so. Tenho ali uns controladores PCI jeitosinhos, chips XOR nas placas e tudo. RAID5, CPU cost 0, se a placa pifa é melhor teres uma senão estás agarrado. E a placa não custa €15 como as RAID0/1/0+1 "normais". Ou podes meter o CPU a calcular checksums e mamar o hit na performance. Btw, atulha-te o bus PCI que é qqr coisa. Combina com uma placa Gb de jeito e pronto. tens um fiileserver porreiro mas uma workstation de m***a.

Mas pronto, não vou dizer mais nada. Quando chegar o 4º HD eu dou-te os nrs preto no branco e depois decides por ti proprio. Ou talvez não.
@ShadeX

se achas que ter uma atitude prepotente é normal e te sentes feliz por o fazeres...não vou discutir contigo..há coisas mais interessantes que fazer lol

só te faço um reparo....nos 2 pontos em que disseste que estava errado acabaste por me dar razão...não compreendo porque disseste que estava errado...(nem falo do que não concordo...para quê?)

@Tuca

Pa, ja tentei expor o meu ponto de vista, e utilizando mesmo as palavras do ShadeX, a não ser que precises de "swapar pagefiles de 8GB enquanto tentas trabalhar com compos que fazem o swap parecer um anão" - o que não me parece que vá acontecer...considerando o uso que tens vindo a mostrar que vais dar ao PC...(será que ele se deu ao trabalho de ler isso? O.o), eu optava pelo Raptor. Se estiveres de acordo com o ShadeX, tenho pena, mas depois faz 1ns benchs e mostra a performance do menino :P
 
Back
Topo