1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração para Q6600 quase concluída

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Speed On, 10 de Setembro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1793)

1. Speed On

Speed On Power Member

Já configurei o meu próximo computador, seguindo, basicamente, as indicações dadas neste forum e por amigos.

Tenho apenas uma dúvida. Indicaramme para gráfica uma Sapphire HD2900XT 512MB. Contudo, estando eu a construir um computador fundamentalmente para trabalho académico(processamento/cálculo matemático), creio que ela é "excessiva" nesta configuração (para além de cara). Recomendam-me, p.f., outro tipo de gráfica mais consonante com a finalidade a que o PC se destina, sem comprometer a performance do sistema?

Quanto ao resto, acham que está (mesmo!) tudo ok?

CAIXA: COOLERMASTER STACKER PRETA
    FONTE: CORSAIR HX620 620W MODULAR SLI
    MOTHERBOARD: EVGA NFORCE 680I LT SLI SOCKET 775
    PROCESSADOR: INTEL CORE 2 QUAD Q6600 2.4 GHZ 8 MB BOX (G0)
    MEMÓRIA: 2xTEAM XTREEM 2GB DDR2 PC2-8500 1066MHZ DUAL CHANNEL KIT
    DISCO: WESTERN DIGITAL RAPTOR 150 Gb 10000 RPM 16 Mb
    DISCO: WESTERN DIGITAL 500 GB 16 MB DE CACHE SATA II
    SAPPHIRE HD2900XT 512MB 16MB CACHE
    DVDRW NEC 7173S DVD+RW 18xDL PRETO SATA
    LEITOR CARTÕES ACRYAN USB 2.0 50++ 3,5" ESATA BLACK
    DISSIPADOR TUNIQ TOWER 120
    VENTOINHA SCYTHE KAMA BAY 5,25" COOLER PRETO
    TECLADO + RATO LOGITECH CORDLESS DESKTOP S 510
    SO MS WINDOWS VISTA HOME PREMIUM 64 BITS PT

2. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Se não é para jogar a HD 2900 XT nao faz sentido.
    Isso é uma placa gama alta.

Nesse teu caso diria para optares por uma gama media/media-baixa, isto é, uma HD 2600 Pro ou uma HD 2600 XT no máximo.

No caso de optares por uma HD 2600 Pro permite-te poupar cerca de 300 euros em relação á HD 2900 XT e ou ficas com eles ou os gastas noutro equipamento que axes necessario.

3. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Eu recomendava a 2600XT e mais 4 GB de DDR2. Faria muita diferença para os teus propósitos.

4. Speed On

Speed On Power Member

Essa gráfica é semelhante à Xpertvision 8600 GT 256 MB? É que me indicaram esta, também, como possibilidade ... mais barata.

5. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Sim é similar. Também ficas bem servido com a 8600GT (para a finalidade que indicaste inicialmente e para os teus filhos jogarem bastante :) , mas não em DX10!)

6. Speed On

Speed On Power Member

Cheguei ao que será a configuração definitiva (?) do meu próximo computador.

A verdade é que, com as modificações que fui introduzindo no sentido de o melhorar, ultrapassei largamente o orçamento que tinha previsto. De um montante inicial que rondava os 1700 euros, vou já num custo que ultrapassa os 2000 euros!!

Pergunto: valerá a pena gastar tanto dinheiro num "simples" Q6600?

Enfim, estou com dúvidas e receio ... ficar com dívidas :'( ...

Será que poderei alterar esta configuração, tornando-a mais económica, sem comprometer muito a performance global do sistema?

Recordo que o PC será usado intensivamente, 24 sobre 24h., para trabalho de cálculo matemático "multi-threads".

Aqui fica a configuração a que cheguei. Valerá a pena o dinheiro que custa (ultrapassa ligeiramente os 2000 euros)??

CAIXA COOLERMASTER STACKER PRETA
    FONTE CORSAIR HX-620W MODULAR
    MOTHERBOARD ASUS P5K PREMIUM WIFI/AP
    PROCESSADOR INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 2.4 GHZ 8 MB
    MEMÓRIA 2 x GSKILL PC2-8500 HK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) (4GB)
    1 DISCO WESTERN DIGITAL RAPTOR 150 Gb 10000 RPM 16 Mb
    1 DISCO WESTERN DIGITAL 500 GB 16 MB DE CACHE SATA II
    GRÁFICA XFX 8600 GTS 256 MB GDDR3 1
    DVDRW NEC AD-7173S 18X DL LABELFLASH SATA
    1 COOLER SCYTHE KAMA BAY 5,25" PRETO
    1 COOLER CORSAIR DOMINATOR OPTIONAL AIRFLOW FAN
    TECLADO + RATO LOGITECH CORDLESS DESKTOP LX710

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O CPU G6600 vale a pena.
    Agora se nao é para jogar novamente essa grafica 8600GTS é demasiado cara. Para alem que mesmo para jogar ha outras escolhas melhores que essa grafica em qualidade preço.

Para poupares uns trocos poe no maximo uma HD 2600 Pro (80 euros), podes tb comprar uma caixa mais barata. Essa é caríssima.

É capaz de ser suficiente para te reduzir isso em 200 euros so trocando estes 2 componentes.

Essa board tb é caríssima.....

Última edição: 12 de Setembro de 2007
  8. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Com esta configuração de 1.650,00 € não perdes nada relativamente às anteriores.

Fazes raid 0 com os 2 raptors de 36 GB, mais do que suficiente para fazeres duas partições: uma para o windows de 64 bits e outra para os principais programas. Tens um disco de 500 GB bastante rápido e competente para armazenar dados e ficheiros de grandes dimensões, mas que não necessitem de um acesso tão rápido. Manténs a 2600XT para os teus filhos jogarem alguma coisa. Manténs 8GB de DDR2 para performance e capacidade de tratamento rápido de grande quantidade de informação, aproveitando ao máximo a capacidade de processamento do Q6600.
    A fonte aguenta muito bem esse sistema e já levas uma UPS de 1100 VA. A caixa é muito boa e bem ventilada além de ser bonita. A motherboard é uma prima (sem coisas desnecessárias) da que tens na configuração anterior, também baseada no chipset P35 e igualmente competente para fazer o trabalho pretendido. O dissipador é muito eficaz e barato e serve perfeitamente para o que pretendes (que não inclui brincar com overclocks).

Penso que não falta mesmo nada tudo por menos de 1700 €.

Encerro o meu caso! ;)

Última edição: 13 de Setembro de 2007
  9. Speed On

Speed On Power Member

Muito obrigado pela ajuda. Há apenas uma questão: o "overclock" é importante para mim, pois, com o processador a 3 ou 3,2 GHz (o que, segundo me disseram, não é nada de especial pra um Q6600/G0, ficando o sistema perfeitamente estável), consigo obter uma melhor performance/rapidez no desempenho dos programas de cálculo.

Penso que, fazendo "overclock", terei "apenas" que incluir um dissipador e uma ou duas fan's. É isso? Julgo que, onde for comprar o PC, eles já terão isso em conta, não?

Mas, nessa hipótese do "overclock", que alterações introduziria nesta sua configuração?

10. Miguel T.

Miguel T. Power Member

A p5k nao dá para meter discos em raid0. estou certo?
    Cumps.

11. Miguel T.

Miguel T. Power Member

Acho que esta mto bom!

As 3 fans são: uma para meteres na parte de trás da caixa, outra para meteres de lado(ficas com 2 de lado) e a outra para meter no cooler.

Acho que está um pc muito bom.

12. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Lembra-te que na configuração que apresentei incluí uma UPS de 1100 VA e 8 GB de DDR2, tendo em consideração a fiabilidade que o sistema deve apresentar, a capacidade de cálculo e capacidade de aceder rápidamente à informação para efectuar cálculos durante períodos prolongados.

Quanto ao overclock já coloquei um bom dissipador para o CPU, que cabe dentro da caixa e é de fácil montagem. Por outro lado a caixa é muito ventilada, já vindo com diversas ventoinhas destacando-se a de 25 cm lateral.

Quanto ao suporte raid 0 fica aqui a ficha técnica da board, onde podem concluir que o suporte é garantido:

http://www.asus.com.tw/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=534&l4=0&model=1637&modelmenu=2

13. Speed On

Speed On Power Member

Peguei nas dicas de alguns amigos e ajustei a configuração. Como é para cálculo, "reduzi" na gráfica (esperando que esta não seja assim tão não má) e melhorei na mobo (mesmo para cálculo, é importante ter uma boa motherboard). Nas memórias, também troquei para as Mushkin.

Que acham agora?

Caixa Antec P182 Super Midd Tower - 1,0
    LC-Power 700W Hyperion V2.2 140mm - 1,0
    Motherboard Asus BLITZ FORMULA S775 P35 ATX SND+2XGLN+U2 - 1,0
    Processador INTEL Core2 Q6600 2.4ghz skt775 1,0
    Mem. Mushkin 2x1024Mb DDR2 DC XP2-8500 (Chips MICRON) - 2,0
    Disco Western Digital 150GB (SATA) RAPTOR 16Mb Cache - 1,0
    Disco Seagate SATA-II 500GB 7200RPM 16MB CACHE - 1,0
    Asus EN8400GS/HTP/256M 256MB DDR2 PCI-E DVI-I HDTV - 1,0
    DVD+/-RW ASUS 18X LightScribe SATA Black Ret. - DRW-1814BLT - 1,0
    Drive de Disquetes Preta - 1,0
    Teclado Multi. + Rato Optico Microsoft - Value Pack Preto - 1,0
    Microsoft Windows Vista Ultimate 64-bit PT - Pack 1 OEM DVD - 1,0
    Monitor LG 19" Wide 194WT 2000:1 - 5ms - Silver - DVI - 1,0

14. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Essa board acho que não vale o dinheiro extra.

Troca essa Asus BLITZ FORMULA S775 P35 por uma ASUS P5K-E WIFI-AP CHIPSET P35 SOCKET 775 - 180€, é igualmente rápida e muito estável e ainda poupas algum dinheiro para adquirires mais memória, com os 70€ que poupas na board e mais algum dinheiro metes mais 4Gb de RAM.

Trocava a ram por 2 x G.Skill DDR2 PC2-6400 2x2048MB PQ SERIES DUAL CHANNEL - 460€

Acho que é tudo, a restante configuração esta muito equilibrada.

Boa sorte!!!!!

15. Speed On

Speed On Power Member

Estou a caminhar para o "fecho" da configuração do meu próximo computador de trabalho.

Recolhi diversas sugestões de amigos aqui do forum, que mostraram interesse em ajudar. A todos muito obrigado.

Como vou encomendar o computador já esta semana, gostaria que me dessem a vossa opinião final sobre este assunto da configuração e se detectam algum "erro de casting" nalguma(s) das componentes.

Efectivamente, gostava de adquirir uma boa máquina, equilibrada, que me garantisse 2 ou 3 anos de trabalho fiável, no processamento de programas de cálculo "multi-threads".

Como ainda vou a tempo de lhe introduzir um ou outro "retoque", agradecia que me dessem a vossa opinião final e qualificada. Obrigado.

CAIXA: ANTEC P182 SILENT CASE

FONTE CORSAIR HX-520W MODULAR

ASUS P5K-E WIFI-AP CHIPSET P35 SOCKET 775

PROCESSADOR INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 2.4 GHZ 8 MB

2x G.SKILL F2-8500CL5D-2GBHK 5-5-5-15 (4GB);

2 SEAGATE BARRACUDA 250 GIGAS SINGLE PLATE ST3250410AS (EM RAID0) + 1 WD de 320GB para storage/backups

GRÁFICA XFX 8600 GTS 256 MB GDDR3

DVDRW NEC AD-7173S DVD±RW 18x DL PRETO SATA

COOLER SCYTHE KAMA BAY 5,25" PRETO

COOLER CORSAIR DOMINATOR OPTIONAL AIRFLOW FAN

TECLADO + RATO LOGITECH CORDLESS DESKTOP LX710

16. sacIHIa

sacIHIa Power Member

axo a configuracao excelente.. mas pk nao meter uma fonte de 600W ou mais..?

17. Speed On

Speed On Power Member

Disseram-me que a Corsair 520W era suficiente.

Acham que não??

18. touge_master

touge_master Power Member

troca a 8600gts por uma 2600pro e a Fonte corsair por uma LC power Arkangel 850W.

a gráfica chega perfeitamente para o que queres e é economica, enquanto que a Arkangel é uma excelente fonte e energia nao vai faltar ao bixo.

19. Speed On

Speed On Power Member

Ok. Uma 2600pro de que marca?

20. Speed On

Speed On Power Member

Tenho então a configuração mais ou menos assente! Subsistem, no entanto, 2 dívidas ...

As dúvidas residem:

- na gráfica (dúvida entre a GeForce 8600 GTS ou uma Sapphire RADEON HD 2600XT (penso que esta 2600XT é um pouquinho melhor do que a 2600pro...)

- na fonte (entre uma corsair 520W (que tenho na lista) ou uma LC power Arkangel 850W)

Quais escolheriam?

E o resto da configuração, acham que está ok?
    Agradeço ajuda.

Partilhar esta Página