1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração para servidor de ficheiros

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por skorzen, 15 de Setembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 756)

1. skorzen

skorzen Power Member

Ora boas, malta.

Passo a explicar a minha ideia:
    Quero construir uma máquina bastante eficaz em termos de recursos energéticos (tendo em conta que vai ficar ligada 24/7), para montar um servidor de ficheiros cá em casa. Todos os componentes da máquina têm de ser inteiramente compatíveis com o sistema operativo GNU/Linux. Preciso de, no mínimo, 2 discos de 500 GB disponíveis. Não necessito de monitor, e o teclado e rato vêm mais tarde. Tendo em conta estas condicionantes, digam de vossa justiça quais os melhores componentes do mercado para satisfazer as minhas necessidades.

Desde já o meu obrigado.

2. skorzen

skorzen Power Member

É verdade. Esqueci-me de mencionar que o orçamento é o mais baixo possível, tendo sempre em conta as condicionantes.

Obrigado pela configuração.

Analisando-a ao pormenor:
    A caixa parece-me um pouco cara (~40 euros), tendo em conta o uso que lhe vai ser dado. É preferível algo bem mais barato e simples.
    O processador, e tirando o facto de eu não gostar da AMD, até me parece bem, tendo em conta o seu consumo energético, mesmo sendo um pouco 'caro' (~75 euros).
    A 'motherboard' parece-me bem, embora eu não vá dar utilidade a muitas das capacidades que referem no site:
    Quanto às memórias, tenho ideia que 2 GB chegam perfeitamente, tendo em conta que nem precisarei de um processador de 64 bits.
    O resto parece-me adequado.

3. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Se vai ser um server e vai esta ligado 24/24h convém a caixa ter alguma qualidade e ventilação... Ter também em atenção que o facto de estar ligado tanto tempo consome bastante energia, logo o CPU que o goncalo sugere parece-me o indicado! Em relação à memória 2Gb chegam perfeitamente, mas ao preço que estão as memórias DDR2 hoje em dia compra dois módulos de 2gb cada da Kingston que fica por cerca de 60€ (2x2Gb)...

4. jjmaia

jjmaia What is folding?

O CPU não são 75€, mas 55€.

5. skorzen

skorzen Power Member

Sim, convém a caixa ter 2 fan's, um bom cooler e tal, mas se calhar encontro mais barato.
    Em relação ao CPU, não tenho dúvidas de que é uma boa opção. Nunca disse o contrário.
    As memórias, é naquela... 2 GB deve sair mais barato que 4 GB, e tendo em conta que não vou usar os 4 GB, acho desnecessário.

Sim, realmente é verdade.
    Vi os preços com base no itcomponents.

Obrigado a todos pelas dicas.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se não gostas de AMD e não é preciso processing power, podes optar por uma board com Atom ou então esta

asus com celeron onboard

mas o chipset gasta mais energia que o 780g e tem menos features.

ram, 2 gb chega e sobra.

discos, recomendo WD 500 Gb green power, que são economicos e frescos. Ou então os WD 640 gb double plate.

E a caixa convém ser algo de jeito para boa ventilação se vai ficar 24/7 ligado. E convém ter espaço para adicionar mais discos.

7. Totoro

Totoro Folding Member

8. jjmaia

jjmaia What is folding?

Boas, para um media center, achas um desses discos melhor que os Seagate de 32Mb com escrita perpendicular?

9. skorzen

skorzen Power Member

Partilhar esta Página