1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração PC AMD

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por MechRcR, 24 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 53; Visualizações: 3065)

1. Ola!
    Venho por este meio solicitar a vossa opinião e ajuda.
    Depois de 6 anos com o mesmo pc, está definitivamente na hora de mudar, visto que a minha sanidade mental já não aguenta jogar com esta maquina velhinha em modo "slideshow"... hehe
    Tenho pesquisado durante algum tempo, e tenho conseguido escolher a maior parte dos componentes para a nova maquina, no entanto tenho algumas duvidas que espero que possam esclarecer. Preenchi o formulario abaixo, o melhor que pude.

1) Qual o orçamento disponível?

+/- €700 (limite max de 750, já com direito a sermão da minha mais-q-tudo...:002:)

2) Quando vais comprar o computador?
    Ainda estou em fase de pesquisa de componentes e orçamentos, +/- dentro de 2 semanas!

3) Que tipo de computador é? - Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Um pc que seja capaz de aguentar várias tarefas em simultaneo e com rapidez, e que consiga correr bem jogos recentes (GTA IV-LoTR Conquest- CoD IV, FPS Online, etc)
    Isto com boa resolução, qual res nem sei, tenho agora 1 Athlon 2000+ com + de 6 anos c/1 Geforce 6200 AGP, só conheço jogos a 1024x764. ​
    5) Marca de processador: - AMD

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    O PC é para ser um investimento para o futuro, para durar uns bons 5 anos, com um ou outro componente a ser adicionado ou melhorado se for necessário para estar actualizado.

7)
    Preferes alguma marca?
    Após muita pesquisa, vou usar motherboard Gigabyte, e talvez grafica da mesma marca.

8) Processador: b. Quad core
    9) Grafica: (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    ATI Single Card HD4850 512mb ou 4870.
    Está nos planos daqui a 1 ano ou 2 arranjar uma 2ª ATI p/ Crossfire.

10) Memória: 2x2Gb DDR2 1066Mhz
    A 1066Mhz compensa mesmo em termos de performance em relação a 800Mhz, visto a diferença de preço?
    E... que marca escolher que não seja um exemplo do "barato sai caro"? A GSKILL e/ou a MUSHKIN são marcas de confiança?

11) Motherboard: ATX - Gaming - Gigabyte :)
    12) Disco Rigido: Só 1 disco 320 gb13) Drives: Só Gravador de DVD
    14) Necessitas de Fonte?
    Sim... uma das dúvidas que tenho, que fontes são de confiança, mas dentro de um valor razoavel??? Inicialmente estava a pensar comprar uma HALFFMMANN, mas depois de ver uns posts aqui no forum, mudei de ideias e estou a considerar uma LC POWER 600W a €50 para dar energia ao sistema mencionado mais abaixo. Estou a fazer bem??

15) Necessitas de Caixa?

Sim, Até agora a que mais gostei foi a ASUS TA-863 Preto. Mas estou aberto a sugestões, desde q seja preta e entre os €25 a €30 (há q poupar em algo)

16) Orçamento inclui periféricos?
    Não

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Loja física, em Lisboa ou arredores de Alverca.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Ainda estou a ver lojas e a comparar orçamentos.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Não

20) Vais fazer Overclock?
    Não, se fizer, só após ganhar muita coragem para fazer isso.

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Apesar de já ter montado pc antes, estou muito desactualizado, vai ter que ser na loja.

Após muita pesquisa, tenho a seguinte configuração em mente (preço aproximado) :

Gigabyte GA-MA790GP-DS4H €121
    AMD Phenom X4 9850 BE €165
    Gigabyte 4850 512mb Zalman €155
    Arctic cooling Freezer 64 Pro € 19
    WD 320Gb Sata2 16mb 7200 € 50
    GSKILL 2x2Gb DDR2 1066 € 67
    ASUS DVDRW 20X Sata € 25
    Caixa € 25
    LC POWER V2.3 600W € 50

dá +/- €700. Que acham?
    Ahh. e agora a pergunta final? ATI HD480 é suficiente? ou arrisco dormir umas noites no sofá, e gasto mais uns €€ e vou para uma H4870?? :)

Obrigado desde já pela vossa atenção e a vossa ajuda! :)

Última edição: 24 de Fevereiro de 2009
  2. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Eu fazia assim:
    GIGABYTE GA-MA790X-DS4 - 112€
    AMD PHENOM II X4 920 - 201,20€
    Gigabyte 4850 512mb Zalman €155
    Arctic cooling Freezer 64 Pro 18€
    SEAGATE 320GB SATA II 16MB - 46,30€
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1066MHZ PK (CL5) -65,50€
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
    ASUS MID TOWER TA-863 26,60€
    LC-POWER 600W SUPER SILENT V2.2 (LC6600) 41,50€

Total: 686,10€

Se puderes por a 4870, não hesites!

3. Johev

Johev Power Member

Gosto da configuração do The_Golden_Eagle, apenas fazia uma alteração. Acredito que por mais +34 euros compravas um 940 em vez do 920. Em relação à gráfica o preço de uma 4870 ainda ronda os 45 euros a mais do que o de uma 4850, e essa já te deve aguentar sem problemas durante 1 ou 2 anos. Depois, em vez de comprares uma igual para crossfire, podes vende-la e comprar algo melhor. Dependendo do que houver na altura.

Até agora tanto no CF como no SLI, não vejo vantagem em gastar nem que seja o mesmo preço por 2 gráficas inferiores em vez numa superior (drivers, electricidade, calor, barulho, e na maior parte das vezes o desempenho é inferior).

Quem sabem onde estaremos em termos gráficos daqui a 2 anos?

Agora o investimento no CPU é melhor (memo sem OC, mas este aguenta bem com OC, logo se mais tardar mudares de ideias, não te arrependerás). Para não dizer que fazer upgrade ao CPU é mais chato (principalmente se não te sentires confortável a fazê-lo sozinho) do que fazer upgrade a uma gráfica (onde é só encaixar).

Boa sorte.

PS: PS não sei se 50 euros vale a pena por umas noites mal dormidas no sofá, hehe.

4. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

GIGABYTE GA-MA790X-DS4 - 112€
    AMD PHENOM II X4 940 - 235€
    SAPPHIRE HD4850 512MB DDR3 PCI-E 148€
    Arctic cooling Freezer 64 Pro 18€
    SEAGATE 320GB SATA II 16MB - 46,30€
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1066MHZ PK (CL5) -65,50€
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
    ASUS MID TOWER TA-863 26,60€
    LC-POWER 600W SUPER SILENT V2.2 (LC6600) 41,50€

Total: 712,90€

Os preços são da Globaldata.
    Concordo com o Johev. Se puderes dar mais 13€ para além dos 700€ a configuração a cima parece-me ser boa.

5. RSC

RSC Power Member

Mantinha tudo menos fonte e gráfica. Fonte ia para uma OCZ Gamerxstream 600w e gráfica para uma Powercolor 4850 512MB PCS+, que é bem mais silenciosa que essa Gigabyte.

PS: E uma caixinha melhor, que essa é muito fraquinha. Uma Cooler Master 334, por exemplo.

6. Johev

Johev Power Member

Não querendo estragar o negócio à Globaldata, mas caso compres as coisas na ***** (há loja física em Lisboa e margem sul, para alem de outras é só ver) consegues poupar ainda mais:

AMD PHENOM II X4 940 - 235€ (este é na globaldata)
    GA-MA790X-DS4 92.9€ (http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=7607&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320)
    Power Color Ati HD4850 PCS+ 512MB DDR3 PCI-E 159.9€ (http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=7259&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320)
    O cooler do CPU pode ser o de origem (mais tarde compras um melhor, caso queiras fazer OC)
    SEAGATE 320GB SATA II 16MB 46.3€ (a globaldata tem um preço melhor por 1 euro hehe)
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1066MHZ PK (CL5) - 65,50€ (também na globaldata)
    SAMSUNG DVD/Rw 22X DLayer Black Bulk SATA 19.9€ (http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=7443&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320) - acho que são iguais
    A Caixa depende da preferência. Escolhe uma que te agrade e que tenha possibilidade ou já inclua ventoinhas frontais e traseiras (se der uma ventoinha 12cm frontal e uma ventoinha 12cm traseira é prefeito, visto quanto maior for a ventoinha mais devagar tem que rodar, gasta menos e menos barulho faz)
    Uma opção seria Asus TA982 32.6€ (http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5809&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320)
    LCPower 600W Silent Giant 140mm Green Power 44.5€ (http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=7406&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320) - gosto dela e acredito que para este sistema não seja preciso mais

Valor total: Valor total: 696.6€ (mas gastei mais na caixa e na fonte, logo podes poupar ai, mesmo que não te aconselhe a cortar na fonte).

7. Boas,
    Venho agradecer as vossas sugestões foram muito esclarecedoras!
    Acho que vou mesmo optar pela Phenom II 940 :-)

Andei a estudar um pouco essa historia de OC, e pergunto... a LC power 600W ou a OCZ GameXstream 600W aguenta bem um overclocking de uma Phenom II 940?
    Agora ficou a duvida, estou ponderar comprar a OCZ, mas fica quase dobro do preço da LC Power... na volta vou ter que ultrapassar o orçamento inicial :S

ehhhh... e estes orçamentos incluem preço de montagem??

8. RSC

RSC Power Member

A OCZ sim, a LC Power não convém arriscares.

9. lucky_smile

lucky_smile Banido

Isto é pa rir ou pa chorar???

A OCZ é indicada pelo fabricante para dual Xfire e SLI, e estas a dizer que a lc com a mesma potencia é arriscado para o sistema??

e não me fales em amperagem (diz-se Corrente), como já vi por ai fazerem para justificar o absurdo que dizem de algumas fontes não aguentarem com os sistemas.

Potencia= Tensão x Corrente , e como só conheço fontes de 12V, a potencia está directamente relacionada com a corrente, pelo que OCZ 600W = LC 600W. Se me quiseres falar de picos de corrente, isso é outra estória, mas isso só depende da qualidade da fonte.

E só para elucidar mais um pouco, as "perdas" que todas as fontes têm provem do ciclo de histerese, que depende da qualidade do nucleo ferroide e do respectivo isolamento, pelo que a única diferença entre fontes da mesma potencia advém deste aspecto. isso e fontes que fornecem vaárias tensoes 12v, 3v, 5v, em circuitos separados, possuem mais tranformadores, pelo que a qualidade dos mesmo se torna ainda mais importante.

Mas um sistema que necessita prai de uns 400W no maximo dizeres que uma fonte de 600W não chega, isto quer dizer que a fonte tem 33%?!?! de perdas...

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  10. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

o que é para ti a "corrente" ??!!

11. lucky_smile

lucky_smile Banido

Última edição pelo moderador: 28 de Fevereiro de 2009
  12. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

essa LC power tem 2 linhas de 12V com 29A cada
    a OCZ tem 4 linhas com 18A
    ambas "acusam" 600W.. faz tu as contas quanto à potencia..

agora, eu sou um leigo quer seja em fontes quer seja em electricidade, mas posso dizer uma coisa provavelmente ja sabes: a qualidade paga-se. Nao quero descreditar a LCpower que anda por aí muita gente satisfeita com uma... pode ser que nao notes diferença entre a LC e OCZ.. mas tb pode ser que tenhas azar. Quando eu andava à procura havia gente a discutir as fontes da corsair de 500-600W serem melhores que as de 700-800W da LC, ha sempre favoritismos e tal.. mas de qualquer maneira, com as fontes nao se brinca (o que pode sair caro)

Para a semana tb vou comprar uma fonte de 90€ (corsair tx-650) quando podia ir com uma de 45€, e com um sistema praticamente igual ao teu.

13. Vicious K

Vicious K Power Member

Se fosses comprar o mesmo PC que o MechRcR, quisesses fazer overclock e não quisesses actualizá-lo durante 5 anos qual destas fontes escolhias e quais as razões que te levam a fazer essa escolha: Stealthxstream/Gamexstream 600W ou LC-Power 600W?

14. lucky_smile

lucky_smile Banido

Para ESTE sistema, com OC qualquer uma dessas fontes chega e sobra.

Agora, se lhe meteres mais um disco e RAID0, mais um leitor blueray, mais mais umas luzes catitas, 2 ou 3 ventoinhas, pens usb, bluetooth e outra GPU Xfire com o sistema em full load constantemente... NENHUMA DESTAS DUAS!

E para que saibam, uma fonte 600W dá os 600W sem problema, fica é a puxar da rede 750W por causa das perdas (sim, estamos a falar de fontes com eficiencia acima de 80%). Para o utilizador comum que vai estar muito pouco tempo com a fonte em sobrepotencia, aqui o GPU pode ser o responsável nos jogos muito pesados, não há qq tipo de problema.

Ps: queres uma fonte que te dure 5 anos sempre a funcionar como se fosse nova? não há nenhuma!

Ps2: Este sistema com OC de 3700MHz sem mexer vcore c/ HD4830: 279W
    Este sistema com OC de 3700MHz sem mexer vcore c/ HD4850: 301W
    Este sistema com OC de 3700MHz sem mexer vcore c/ HD4850 c/ OC: 305W

Podem adicionar 10/15W ao sistema pois não inclui as ventoinhas da caixa

Ps3: Para que queres 4 linhas 12v para um sistemas com apenas 1 GPU e 1 CPU? e já agora, isso é a corrente máxima debitada por linha.

LCPower 600W não chega? já tou como o Scolari "E o burro sou eu?!"

http://extreme.outervision.com/PSUEngine

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  15. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Pela tua lógica, andávamos todos de OEM 750W :D

16. lucky_smile

lucky_smile Banido

para um pc que consome 300W? o unico problema era a efeciencia de 65/75%, que se ia reflectir na conta da EDP. Uma fonte de 65% de eficiencia ia buscar a rede 461W para alimentar os 300W que o pc necessita. uma LCPower 600W que tem 80%+ de eficiencia necessita de apenas 375W.

Depois tens o problema da tensão instavel, pois os 12V variam. Tens também os picos de corrente, etc. Precisas de uma fonte com um certo nivel de qualidade.

Agora que me venham dizer que uma LCPower não tem qualidade suficiente pa alimentar um pc...

17. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

ninguem está a divudar da capacidade de a LC power debitar os 600W, a questão aqui está na qualidade dos materiais utilizados em cada fonte, onde a OCZ é construida com materiais de maior qualidade e mais rubostos, logo, vai debitar os 600W com um "mais avontade" que uma LC com materias de menos qualidade, e o resultade disto está na duração da fonte, a OCZ pode aguentar 3 ou 4 anos sem te dar problemas e a LC durar 2 anos. Se toda a gente estivesse enganada como tu, eram todos a comprar Halfmam 1000W para alimentares CF e SLI com placas de topo.

:shifteye:

Última edição: 1 de Março de 2009
  18. Vicious K

Vicious K Power Member

Com base no questionário, a LC-Power 600W não é recomendável.
    Amperagem é a intensidade da corrente eléctrica expressa em amperes. Não é uma expressão errada só porque achas "corrente" ou "corrente eléctrica" o mais correcto.
    Já vi muitas fontes que dizem que fazem muito mas quando se testa, não fazem nada de jeito. A matemática nas fontes é muito mais complexa do que OCZ 600W = LC 600W. Se eu te quisesse falar de picos de corrente, diria que nenhuma das duas tem um varistor, essencial para esse tipo de problemas.
    As únicas diferenças não "advêm" só desses aspectos. E vendo tu a escreveres textos destes, ainda fica mais irónica a comparação que tu fazes entre as duas fontes mencionadas em cima.
    Com base no questionário, MechRcR está a pensar em pôr uma segunda gráfica daqui a 1, 2 anos e quer actualizar o PC daqui a 5 anos. Já com uma gráfica os consumos são altos, então com duas gráficas chega aos 500W mediante a condição dos capacitores e outras coisas menos importantes.

Primeiro, esse modelo da LC-Power tem capacitores aceitáveis(pelo que vi de imagens penso que têm Panasonics) mas já não posso dizer o mesmo dos dissipadores de fraca qualidade. O isolamento poderia estar melhor e uma das principais razões da diferença de preço entre as duas fontes é que a LC-Power tem PFC passivo ao contrário do PFC activo de boa qualidade da OCZ. A OCZ tem componentes de boa qualidade e mais alguns componentes extras e aguenta 550w-600w 24/7 durante alguns anos sem problema algum(embora falando de fontes, não se pode ter a certeza de nada). Devido à notável diferença de qualidade dos componentes de cada fonte essa LC-Power não se deve igualar às da OCZ. No primeiro ano com a primeira gráfica e overclocking aceitável, ela pode não ter nenhum problema(embora eu nunca comprasse uma fonte destas para um sistema que pudesse vir a ultrapassasse os 400W). No primeiro ou segundo ano, quando puser a segunda gráfica, gostaria mesmo de acreditar que essa LC-Power conseguiria aguentar +500w 24/7 durante os próximos anos. Se eu duvido da capacidade da LC-Power debitar 600W, eu não duvido(como também não duvido da capacidade dessas OCZ debitarem 700W). Agora se me disserem que essa LC-Power consegue aguentar esse sistema em Crossfire 24/7 durante poucos anos sem se notar falhas no sistema, então tu ou outra pessoa que afirmar isso devem ter um modelo mesmo especial. Eu tenho um amigo que tem uma LC-Power 550W de 3 anos e ela mal consegue aguentar 300W.

Não percebo porque custa tanto gastar um pouco mais pela fonte de alimentação, uma das peças mais importantes de um sistema. Se quiseres gastar numa LC-Power gasta um pouco mais no novo modelo Green Power que parece ter dissipadores mais jeitosos. Só que ao preço a que a OCZ Stealthxstream está(62€), acho que está muito barata comparando à qualidade da mesma e é mais apta para o teu futuro Crossfire. Como o c1t1z3n disse, a qualidade paga-se.

PS: Entre a Stealthxstream e a Gamexstream não há muita diferença mas se conseguires um bom preço pela Gamexstream, é a melhor escolha.

19. lucky_smile

lucky_smile Banido

Eu apenas fiz uma avaliação qualidade/preço. a OCZ custa bastante mais que a LC. O sistema vai estar a funcionar a cerca de 60% da capacidade da fonte. Sinceramente não estou a ver nenhuma dessas fontes a dar problemas em 2 anos, ou 3 ou 4, isto sem "ajuda" da rede, pois há por ai mta gente com azar que vive em sitios com PT's merd*** que rebenta com tudo em casa de x em quando.

Não disse que a OCZ não é melhor que a LC, isso não esta em questão. Mas tendo em conta as specs do pc, o futuro funcionamento , as fontes e o preço delas, eu comprava LC (ainda para mais quando a config está apertada em €€).

OCZ STEALTHXSTREAM 600W 72,40 €
    LC-POWER 600W SUPER SILENT V2.2 (LC6600) 41,50 €
    Preços globaldata.pt Foi com base neles que fiz a minha avaliação preço/qualidade, por menos 10€ se calhar já fazia outra avaliação.

Uma LC-Power 550W de há 3 anos, não é uma LC-Power 600W nova.

Última edição pelo moderador: 1 de Março de 2009
  20. Vicious K

Vicious K Power Member

Cada um é livre de comprar a fonte que quiser e de dar a sua opinião acerca delas baseado no que leu, aprendeu ou por experiência própria. Na minha opinião, uma fonte como a Stealthxstream para este e outro PC tem a vantagem de ser composta por um PFC activo, componentes de alta qualidade, dissipação de calor eficiente, alta eficiência baseado no consumo e capacidade superior baseado nas especificações dadas pelo fabricante. Na minha opinião, a Stealthxstream 600W por 62€ tem a melhor relação qualidade/preço. Há pessoas que preferem dar dinheiro em periféricos caros,gráficas melhores e muitas mais coisas em vez de gastarem mais 20, 30 euros por uma fonte melhor que tem uma função muito mais importante que o resto das peças de um sistema.

Última edição pelo moderador: 1 de Março de 2009

Partilhar esta Página