1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configuração Sistema NAS

Discussão em 'Aplicações Web / Cloud' iniciada por _En3rgize_, 18 de Maio de 2019. (Respostas: 9; Visualizações: 760)

1. _En3rgize_

_En3rgize_ Power Member

Boas pessoal!

Tenho andado a fazer umas pesquisas sobre os sistemas NAS e a sua potencial utilização.

Intuitos/Necessidades principais:
    - Necessidade de armazenar fotos, filmes, músicas e demais ficheiros/documentos pessoais, tudo em formato digital, sem ter demasiados discos externos espalhados;
    - Aceder facilmente aos ficheiros, através do pc fixo, portátil ou smart tv (esta última com intenção de por ex. ver os filmes na tv);
    - Backups;

Das pesquisas e do que fiquei a perceber, o sistema NAS com os respetivos discos poderei ligar a 'station' diretamente ao router ou ao pc fixo, configurar a respetiva 'rede' e é-me possível preencher as necessidades.

Estou a pensar bem?

Se estiver, por onde acham que deva começar? Que preços andam por aí no mercado?

Muito obrigado desde já! ;)

2. Boas,

Também ando à procura de algo do género para centralizar todos os discos que tenho lá por casa, e poder aceder a música e filmes sem ter de andar com aquela tralha toda ás costas, quando vou de férias por exemplo e ando a ver um seagate Backup Plus HUB 8TB 3.5'' USB 3.0 e com wifi. Alguém aconselha este disco ou existe por aí algo melhor e mais fiável?

3. Barracuda Seafood

Barracuda Seafood Power Member

Se você gosta, pode dar uma olhada no modelo Backup Plus Hub. Existem alguns roteadores que exigem software especial para compartilhar um dispositivo de armazenamento na rede, seria bom verificar a documentação do seu aparelho para perceber se há compatibilidade USB com o roteador e dispositivos externos de armazenamento em massa:

4. Barracuda Seafood

Barracuda Seafood Power Member

Todas as informações gerais sobre esse HDD, garantia, detalhes técnicos a fim de fazer comparações podem ser encontradas aqui:

5. Ne_

Ne_

se tiveres um computador encostado ou que uses pouco, podes sempre usar freenas.org e transforma-lo numa nas...

6. Obrigado, tenho um que pode vir a ficar encostado, agradeço desde já a dica.

7. _En3rgize_

_En3rgize_ Power Member

Também já me surgiu essa ideia. No entanto, tenho algum receio no que diz respeito à capacidade de resposta desse mesmo pc.

Neste momento tenho uma torre, em casa, prestes a ficar obsoleta, com estas specs:

Intel Core 2 Quad CPU Q6700

4gb RAM

Nvidia 9600 GT

480gb SSD + 500gb HDD

Em termos de consumo, uma vez que (presumo eu) seja para ficar 24h ligada, deve consumir mais do que uma NAS de origem, não? E em termos de capacidade, não tem slots suficientes para gerir todos os meus dados..

Cumps!

8. ptfuzi

ptfuzi Power Member

Consumo é bem superior

9. Ne_

Ne_

Em termos de consumo, quase de certeza que é pior. A perspectiva é mais numa ideia de "reaproveitar" material...

10. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caros

Tenho um WD my cloud de 3 TB, que está a ficar cheio. Estava a pensar trocar-lhe o disco para um de maior capacidade. Em termos de software é uma coisa simples de fazer, tipo plug and play, ou necessita de algum trabalho (configuração, instalação) extra ?

Obrigado pela vossa ajuda.