1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configuração Work Station Nova

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Dead Rose, 24 de Outubro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 762)

1. Dead Rose

Dead Rose Power Member

Pretendo um novo PC, para uso profissional / jogos. Pretendo um PC realmente rápido e estável.

Agradeço sugestões, de preferência e, se possível, com justificação para a motherboard, cpu e memória.

1) Qual o orçamento?
    Sem orçamento estabelecido, não tenho grandes limitações, mas aponto para os 2300€

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Workstation

3) Quando vais comprar o Computador?
    Até final de 2008.

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    AutoCAD, 3D StudioMax, software de cálculo estrutural, software de edição de vídeo
    Alguns joguitos (Need for speed, Half-Life, Red Alert, etc)

5) Marca de processador
    Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    3 anos :p

7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Não

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador
    Dual ou Quad, sem opinião formada

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    High-End, com ligeira preferência para ATI, mas não vinculativa

10) Memórias
    Sem opinião, no mínimo 4GB (DDR2 ou DDR3)

11) Motherboard
    ATX

12) Disco Rigido
    2 SAS 450Gb em raid + 2 SATA 750GB para arquivo (Mas podem sugerir outra configuração)

13) Drives
    Leitor DVD
    Gravador de DVD
    Gravador de Blu-ray ou HD-DVD

14) Necessitas de Fonte?
    Sim

15) Necessitas de Caixa? (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Sim, mas sem escolha efectuada. Que fique bem no escritório :p

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Não

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Loja fixa em Lisboa ou on-line

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Wireless e Firewire

20) Vais fazer Overclock?
    É uma hipótese a ponderar

Grato pela ajuda :p

Última edição: 24 de Outubro de 2008
  2. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Eu optaria por uma destas opções, coloquei uma mais "pc - artilhado" e outra com material de "workstation"...

1ª - Opção
    2ª - Opção
    Apesar da segunda opção ainda poder ser melhorada, acho que a que se adqua mais ao teu trabalho será a 1ºa opção, pois, terás ao teu dispor 8 cores e 8gb de memória, que serão bem vindos para as aplicações de criatividade.
    Poderás melhorar tambem a 1ª - opção, poderás colocar mais memória RAM, e melhores discos, nomeadamente discos SAS...

Se eu estivesse no teu lugar escolheria sem qualquer duvida a 1ª - opção....

3. Viva,

Descupem o "off topic" mas como os meus propósitos são os mesmos do Dead Rose e estou lendo tudo que se aproxime da melhor configuração, coloco a seguinte questão:

Numa configuração para correr o Bryce 3D, Cinema 4D e edição de vídeo HD não haverá vantagem numa gráfica como uma ATI FireGL (o GPU supostamente acelera a renderização para disco) do que uma dedicada mais ao output para o monitor ?

Obrigado,

Última edição: 27 de Outubro de 2008
  4. Psycop

Boas

Respondendo a tua questão, as Nvidia Quadro e as ATI FireGl, são as mais indicadas para modelação 3D, mas para edição de video profissional, e recomendavem usar uma Matrox, mas são extremamente caras....

5. Agradeço a tua resposta,

Eu já tive uma Matrox RT2000 num Athlon 1 GHz PC e a qualidade não me surpreendeu, tambem foi na altura de viragem para o DV e utilizava esta para captura/codificação de vídeo analógico->MPG2 por wardware.

Da experiência que tenho com o Bryce o tempo de renderização não é invers/proporcional ao nº de cores pois o software não foi desenhado para correr em multi-core.
    O truque que uso é abrir duas sessões (tenho um dual) do mesmo modelo e rendarizar em simultâneo "janelas" temporais da animação diferentes.

A influência das gráficas-prós (ATI e NVidia) na performance, nunca a estimei pois não as usei, mas neste tipo de uso (3D) nunca vi uma comparação inequívoca.

Embora o Bryce não seja uma top 3D mas serve para avaliar a performance duma máquina e podem ver aqui um benchmark:

http://www.alexpensotti.com/bench2.html

É interessante! A mim surpreendeu-me o MacPro, pois estive quase comprador de um.

Obrigado,

6. Psycop

Boas

Essa questão de serem ou não utilizados todos os cores disponiveis pelo software já depende do software que utilizas, podes utilizar um software que te permita usar 2 cores ou um que permita usar 4 cores... mas como deves saber, no que toca a grandes renders, quantos mais cores melhor...

Quanto a placas gráficas, eu considero as Nvidia Quadro e as ATI FireGl, melhores para modelação 3d, enquanto considero a Matrox melhor para edição de video, pois permite a implementação de um grande numero de efeitos em tempo real, alem de ter uma precisão de cor muito boa...

7. Viva,

Já agora se não for inoportuno, tenho uma dúvida que subsiste à muito:

Quando renderizo no Premiere uma sequencia de vídeo HD para o disco, a sequência de vídeo não é apresentada no monitor, nem mesmo em formato reduzido, fará diferença eu ter uma gráfica Matrox, tal como a que tive (RT2000) na qualidade final do video gravado no ficheiro *vob (p.ex.) ? ou a qualidade de cor e agilização dos efeitos "em tempo real" só são efectivados na fase de edição com a consequente reprodução online no monitor?

Com a RT2000 notei só a melhor qualidade de codificação MpegII a partir de analógico S-Vídeo, na qualidade final da imagem renderizada no Premiere não notei diferença (e a Matrox apregoa que o Premiere tira muito partido das suas gráficas!)- pareceu-me que a renderização final no editor era só trabalho de CPU, independente da qualidade da gráfica ? ?

Obrigado,

Obrigado.

Última edição: 29 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página