CONFIGURAÇÕES PARA VODAFONE DUPLEX ADSL SMC 7904WBRA2 e outros routers!

Eu resolvi o problema da seguinte forma, e penso que funciona com todos os router, uma vez que tinha aqui 3, experimentei com todos e deu.


No Modem/Router da vodafone, Speedtouch ST516 v6, não fiz nenhuma alteração.



As alterações que fiz ao router que vai partilhar a rede, tanto por cabo como por wireless foram as seguintes:


A ideia é ligar Ligar o cabo WAN que vem do Speedtouch à 1ª porta de LAN do router, em vez de ligar à porta WAN.

Desligar DHCP

Atribuir ao router um IP na gama dos IP's do Speedtouch, no meu caso usei o 192.168.1.100.


Depois adicionei as propriedades de TCP/IP manualmente atribuindo ao PC o IP da gama do speedtouch, que vai de 192.168.1.64 até .253 no meu caso usei 192.168.1.64.
Gateaway: 192.168.1.254

DNS: 212.18.160.133
212.18.160.134

Se meterem automático também vai funcionar, pois o speedtouch vai atribuir os IP's, eu só os meto manualmente para ordenar a rede como quero.

O inconveniente deste método é que ficamos com uma porta do router ocupada, mas em princípio isso não vai ser problema para a maioria do pessoal.

Espero que isto ajude alguns.
Não me parece a solução mais segura, já que o routeamento passa a ser feito pelo 515v6 e não pelo teu router. A melhor solução é tentares usar o modem router ou então se for só router usar ip's de duas redes diferentes (192.168.1.X e 192.168.2.Y)
 
Muita instabilidade, está sempre a cair (aqui no Porto). Até fui comprar o Thomson ST585v6 da Vodafone para verificar se o problema era do meu Aolynk DR814Q ou da ligação...

A minha sugestão para quem tem ligação instável é:
1. Comprar o modem ou router Vodafone a dinheiro, ambos agora com desconto de 50%, podem ser devolvidos até 14 dias após a compra;
2. Reclamar usando o modem/router deles (de preferência antes que acabem os 14 dias);
3. Experimentar o vosso modem/router anterior a ver se já funciona melhor;
4. Devolver o modem/router da Vodafone, é reembolsado a dinheiro.

No meu caso provavelmente vou ficar com o router wireless deles (após resolverem os problemas de ADSL), se se revelar estável com um computador a esganar os downloads (por rede) e outros 2 a jogar FPS (por wireless) ;)

EDIT: Telefonei para a Vodafone e indiquei que a instalação é a mesma que tinha antes de mudar para a Vodafone, onde a única alteração foi a troca do meu router pelo router deles. O operador informou-me que detectaram muito ruído, efectuaram a calibração do sinal, e indicou-me para verificar a estabilidade daqui a 4 a 6 horas. A ver vamos...

Quote a mim mesmo ;)

Update da situação: ligação estável há 18 horas! Reparei também que ficava sem Internet quando fazia/recebia uma chamada, usei um dos filtros Thomson que vem com o router da vodafone e acabaram-se os problemas de vez. Acho isto um pouco estranho, pois no ISP anterior não tinha tal problema...

Vou testar o Aolynk DR814Q no sábado, e se não der problemas ponho aqui qual o firmware que usei e todos os passos para o configurar devidamente. Depois se o Pernas quiser pode adicionar os passos ao 1º post.
 
isso ou crias um tópico para esse modelo em particular.


eu vou só descobrir se tenho dores de cabeça no proximo dia 8...espero que nao sejam muitas!
 
eu tambem gostaria de saber como puseram o aolink a funcionar com a vodafone, pois eu tentei a solução que aqui puseram mais não funcionou, porque o router na parte de quick setting nunca vai buscar a ligação que nós criamos na wan setting como aqui já foi proposta.
estou a falar desta configuração já aqui postada.....

Em princípio a config será esta:
WAN Setup -> Create New Service -> DHCP/Static
VPI: 0
VCI: 35
Encapsulation: LLC/SANP
Obtain IP address automatically
Enable NAT on this interface

com isto criado....depois no quick conect aparece uma opção no/login mas essa opção é a que já lá existe como factory default.

gostava mesmo que alguem o conseguisse por a trabalhar..pois o router da vodafone não deixa uma pessoa mexer em nehuma configuração...mais que não fosse para poder mudar a modelação...pois tenho um bom sincronismo, mas o snr está tão baixo que me cai a ligação e tenho muitos erros na linha.
 
eu tambem gostaria de saber como puseram o aolink a funcionar com a vodafone, pois eu tentei a solução que aqui puseram mais não funcionou, porque o router na parte de quick setting nunca vai buscar a ligação que nós criamos na wan setting como aqui já foi proposta.
estou a falar desta configuração já aqui postada.....

Em princípio a config será esta:
WAN Setup -> Create New Service -> DHCP/Static
VPI: 0
VCI: 35
Encapsulation: LLC/SANP
Obtain IP address automatically
Enable NAT on this interface

com isto criado....depois no quick conect aparece uma opção no/login mas essa opção é a que já lá existe como factory default.

gostava mesmo que alguem o conseguisse por a trabalhar..pois o router da vodafone não deixa uma pessoa mexer em nehuma configuração...mais que não fosse para poder mudar a modelação...pois tenho um bom sincronismo, mas o snr está tão baixo que me cai a ligação e tenho muitos erros na linha.

Não tive tempo de testar o Aolynk durante esta semana, vou ver se testo hoje. No meu caso, alterei os valores directamente na opção NO LOGIN que vem de fábrica, não criei uma nova.
Quanto à qualidade do sinal, mesmo depois de mudar do Aolynk para o router deles também tinha esse problema, a solução foi telefonar para lá, eles calibraram o sinal e o problema ficou resolvido no dia seguinte.
 
Última edição:
Não tive tempo de testar o Aolynk durante esta semana, vou ver se testo hoje. No meu caso, alterei os valores directamente na opção NO LOGIN que vem de fábrica, não criei uma nova.
Quanto à qualidade do sinal, mesmo depois de mudar do Aolynk para o router deles também tinha esse problema, a solução foi telefonar para lá, eles calibraram o sinal e o problema ficou resolvido no dia seguinte.

se não te importas dizias-me quais os valores que mudáste?
pois eu tentei em primeiro lugar essa solução, mas apenas consegui sincronismo de linha mas nunca a autenticação....
 
se não te importas dizias-me quais os valores que mudáste?
pois eu tentei em primeiro lugar essa solução, mas apenas consegui sincronismo de linha mas nunca a autenticação....

Desculpa a demora, mas não tenho tido tempo para responder. Penso que foi estes os passos que efectuei (tinha-os anotado num papel):

1. Actualizar o firmware para DR814QV200R010P01
2. Deixar reiniciar completamente (2 a 3min), carregar no reset (por tras do router)
3. LAN/PVC -> mudar PVC1 VCI:35 para VCI:33, carregar em [Apply]
4. Quick Setup -> PPPoE, mudar VCI:35 para VCI:34, carregar em [Apply]
5. Quick Setup -> DHCP, mudar VCI:36 para VCI:35, carregar em [Apply]

Atenção que quando se actualiza o firmware, o IE tem o vício de tentar mostrar as páginas do frmware anterior que ainda estão em cache, dando a ilusão que o novo firmware está cheio de erros, nesse caso usa o Firefox ou outro navegador.
 
Será que alguem me pode dizer se com o modem/router wirelles que vem agora com o duplex ADSL posso configura-lo e utiliza-lo para aceder à net a partir de uma conta da sapo que eu já tenho? Estará totalmente bloqueado à vodafone?
 
Será que alguem me pode dizer se com o modem/router wirelles que vem agora com o duplex ADSL posso configura-lo e utiliza-lo para aceder à net a partir de uma conta da sapo que eu já tenho? Estará totalmente bloqueado à vodafone?
Completamente bloqueado à vodafone, não conheço ninguém que tenha conseguido (des)actualizar o firmware para um original, embora alguém tenha sugerido tentar por Telnet, ma só estudando mais a fundo este método.

O problema é que ao eliminar o firmware actual, o router depois poderá não funcionar com a vodafone. Logo, nem os clientes vodafone querem arriscar, nem quem não é cliente quer arriscar comprar o router e depois não conseguir mudar o firmware...
 
Desculpa a demora, mas não tenho tido tempo para responder. Penso que foi estes os passos que efectuei (tinha-os anotado num papel):

1. Actualizar o firmware para DR814QV200R010P01
2. Deixar reiniciar completamente (2 a 3min), carregar no reset (por tras do router)
3. LAN/PVC -> mudar PVC1 VCI:35 para VCI:33, carregar em [Apply]
4. Quick Setup -> PPPoE, mudar VCI:35 para VCI:34, carregar em [Apply]
5. Quick Setup -> DHCP, mudar VCI:36 para VCI:35, carregar em [Apply]

Atenção que quando se actualiza o firmware, o IE tem o vício de tentar mostrar as páginas do frmware anterior que ainda estão em cache, dando a ilusão que o novo firmware está cheio de erros, nesse caso usa o Firefox ou outro navegador.
Boas, esse FW era o que estava no site do clix? Não há problema de bloquear o router? o FW que tenho de origem é o DRQ814QEXV200DD004 de 01 Nov 2005, tenho acesso por telnet e a maneira de eliminar os wan services foi msm por aí, sabes se esta versao ja da pra ligar por PPPoA sem problemas?
 
Boas, esse FW era o que estava no site do clix? Não há problema de bloquear o router? o FW que tenho de origem é o DRQ814QEXV200DD004 de 01 Nov 2005, tenho acesso por telnet e a maneira de eliminar os wan services foi msm por aí, sabes se esta versao ja da pra ligar por PPPoA sem problemas?
Não o saquei do Clix, mas se quiseres verificar se é o mesmo, tem 1.833.472 bytes, e compactado pelo WinZip/WinRAR tem no CRC32 o valor de D2AA19FA.
 
Já resolvi o problema, tive de remover o wan service RFC1483 por telnet e voltar adiciona-lo, já apanhou o IP e os DNS da vodafone. Já consigo ver a que velocidade está ligado, a atenuação do sinal , etc...o router da thomson não mostra nada disso. Como o adquiri com os pontos do clube viva, não custou nada, na volta borrifo-me nele e uso mas é o aolynk.
 
Boas,

Tenho um aolynk dr814q (clix) e não tenho forma de por isto a dar :005:

Já segui vários passos aqui apresentados e não consigo.. Alguém tem mais alguma sugestão? é que os sinais de linha no router tao OK mas não há forma de aceder à web.


Obrigado
 
Boas,

Tenho um aolynk dr814q (clix) e não tenho forma de por isto a dar :005:

Já segui vários passos aqui apresentados e não consigo.. Alguém tem mais alguma sugestão? é que os sinais de linha no router tao OK mas não há forma de aceder à web.


Obrigado

Olá!
Eu resolvi o problema com estes passos:
1) logar no router por telnet (exemplo: telnet 192.168.1.1)
2) Colocar username e password do router
3) executar o seguinte comando "pppoe delete transport PppoeUp"
4)executar o seguinte comando "rfc1483 delete transport Rfc1483Up"
5) Aceder via browser ao router e ir a WAN Setup -> Create a new service...
6) Criar o serviço "DHCP/StaticIP"
7) Colocar os seguintes dados:
Description: dhcp/static
VPI: 0
VCI: 35
Encapsulation method:LLC/SNAP
Obtain an IP Address Automatically (Escolher)
Enable NAT on this interface (activar)
8)Apply
9) Depois é só guardar a configuração. e já está.

Espero que tenha ajudado.
 
Última edição:
dmz nao existe no speedtouch da vodafone

O DMZ liga-se da seguinte maneira:

Entram na página do modem e carregam em: Rede Doméstica / Dispositivos / (vosso dispositivo de rede - o ip ao qual querem atribuir a DMZ). Depois no fim da página têm de carregar em Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo.

Espero que tenha sido útil.

É pena esta opção não aparecer no meu modem speedtouch 'Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo'

http://img225.imageshack.us/img225/4192/vodafonedmztr9.jpg


Alguem me pode explicar isto?
 
Olá!
Eu resolvi o problema com estes passos:
1) logar no router por telnet (exemplo: telnet 192.168.1.1)
2) Colocar username e password do router
3) executar o seguinte comando "pppoe delete transport PppoeUp"
4)executar o seguinte comando "rfc1483 delete transport Rfc1483Up"
5) Aceder via browser ao router e ir a WAN Setup -> Create a new service...
6) Criar o serviço "DHCP/StaticIP"
7) Colocar os seguintes dados:
Description: dhcp/static
VPI: 0
VCI: 35
Encapsulation method:LLC/SNAP -> no meu aparece LLC/Bridged
Obtain an IP Address Automatically (Escolher)
Enable NAT on this interface (activar) -> Não tenho nada disto no WAN Setup...
8)Apply
9) Depois é só guardar a configuração. e já está.

Espero que tenha ajudado.

Qual é a versão de firmware que tem o vosso router? Podem indicar-me onde posso fazer o download desse firmware?
 
Ligação cai quando não há actividade

Tenho o SMC 7904WBRA2 e depois de o configurar com os dados aqui do tópico tenho ligação.

O meu problema já há cerca de um mês é que enquanto o pc tá ligado e vai havendo tráfego, a ligação mantém-se estável. No entanto quando saio de casa e desligo o pc, quando chego passadas umas horas a ligação foi-se e lá tenho eu que ir ao router e fazer renew ao meu IP.

Na vodafone claro que me dizem que isto acontece porque não estou a usar o equipamento deles e sugeriram-me que procurasse no router uma opção de keep alive. Não encontro nenhuma opção dessas... mais alguém que tenha este router e o mesmo problema? E conseguiram revolvê-lo?
 
eu tenho o modem st516v6 ligado a um router Asus wl-500g e funciona na perfeição...

bastou-me mudar o ip do router para 192.168.1.2 e desligar o DHCP (meti ip's fixos nos dois PC's) e tá aki a rular.

Não precisa de se meter o modem em Bridge nem whatsoever

Poxa, Alguém que partilhe da minha opinião.... Eu tenho o modem Router da vodafone (192.168.1.254) wired a fazer todos os serviços (modem, router, dhcp, firewall) e depois tenho um router wireless sitecom (192.168.1.253) só a fazer de access point ou seja, pus um ip manual da mesma gama no router wireless e desactivei o dhcp neste e pronto... Mais simples não há.. não percebo o porquê do modo bridge e não sei quê!!! Na realidade só necessitam do router da vodafone e de um access point.
Só um ponto. O cabo de rede que vem do modem da vodafone não liga no uplink do Wireless mas numa das outras 4 portas router wireless.
 
Back
Topo