Configurar a maquina para fotografar modelo...

Dani_PT

Power Member
Boas malta,

Vou fotografar a minha primeira modelo fotografico, e gostava de saber se tenho algum tipo de configuração expecifica para a maquina, em exterior ou interior...

A maquina é uma Canon 550D + Lente canon 18-55 IS, o flash é incorporado...

canon_eos-550d_02.jpg


Onde diz "one shot" do lado direito como é que configuro???

Que modo devo usar para fotografar??? AUTO - MANUAL - TV - AV, etc...

CumpS e obrigado pela ajuda...
 
Primeiro com essa lente não vais fazer grande coisa, principalmente no que toca a controlo de profundidade de campo, porque se fores fotografar com essa lente convem mante-la acima dos 35mm para evitar expansão(google it) e ficas limitado em termos de abertura, só podes usar aberturas pequeninas, o que é mau para retratos, se quiseres partes da imagem fora de foco. De resto, nunca fotografei modelos, mas do que eu tenho visto e lido, usa prioridade de abertura (tendo em atenção que precisas do obturador no mínimo a 1/200 ou 1/160, mas depende se a modelo se mexe muito ou não). Isso do one shot, acho que na nikon é single shot, podes usar o single shot ou o continuous, depende se queres apanhar movimentos alheios e naturais da modelo ou poses fixas. O focus normalmente é fixo, mas podes usar continuo, se a modelo ficar fixa, entao usa fixo, se estiver para lá a dançar na cena e a vir para traz e para a frente, usa continuo. E penso que com isto, já fazes alguma coisa.

Edit: falando do flash, se não tens flash aparte, não uses o incorporado, isso para mim só destrois a foto, um flash de frente na cara penso que não fica nada bem, porque não controlas o angulo e nem as sombras na cara. Fotografar fora, num dia de sol, se não tens flash, também não precisas dele, se tiveres reflectores fixe, se não tiveres, coloca a modelo em zonas onda exista sombra (para evitar a luz muito forte) Se tiveres a fotografar lá pro fim do dia, podes colocar a modelo na luz para criar uns efeitos fixes. Mas depende de muita coisa.
 
Última edição:
O "one shot" tem a ver com o foco automático, podes alterá-lo na seta para o lado direito.
Se fotografares em RAW, não tens que te preocupar com os setups da máquina, equilíbrio de brancos podes definir no pós processamento e os perfis em RAW também não têm influência no resultado final.
Quanto ao modo, o Manual é sempre preferível porque tens um controlo total da máquina, se não quiseres ser tu a ter um controlo total da máquina, opta pelo AV, porque em fotografia de retrato a profundidade de campo é importante. Automático e TV, esquece.
Também te aconselho a optares pelo foco manual, pois os teus melhores amigos são os teus olhos.

Aconselho a leres a manual de instruções da tua máquina, para perceberes o que faz cada função.
Boa sorte para isso.
 
O problema é quando os teu olhos vêem mal...lol foco ao centro dá sempre jeito ;-P

O flash da máquina é melhor ter que não ter. faz um teste se resultar fixe se não resultar siga. Mas não te limites a não usar já que tens pouco material usa tudo. O reflector era uma óptima opção ao flash, nem que arranjes um bocado de esferovite :-P

Tens a letra Q ( em branco) que é para aceder a esse menu pelo lcd vai ver ao manual como alterar que dá jeito alterar por ai as vezes. ( vi agora que não tem lcd em cima lol por isso única opção é mudar ai....hehehe)
 
n querendo ser agitador, mas se precisas de fazer essas perguntas é pq n estás preparado para o que vais fazer e essa lente n vai ajudar a que gostes do resultado final.

n se configura a maquina para fotografar modelos, paisagens ou torroes de alicante. configura-se a maquina para cada fotografia que se tira.
vais pagar ou ser pago para fotografar? a modelo é profissional? a sessão vai ter algum proposito? conheces a modelo?

visto que pareces esta a começar o que te digo é que se vais pagar (workshop) experimenta tudo e mais alguma coisa, informa-te com o formador, etc...
se vais ser pago/vai ser um trabalho encomendado e se n especificaste que és amador está na altura de o fazeres e/ou saltar fora
se vais fotografar alguem conhecido faz experiencias. testa os modos todos, combinaçoes de abertura e velocidade, etc...

n sei qt tempo tens para te preparar, mas o melhor é leres mt, ve fotos de sessoes e videos
http://www.youtube.com/results?sear...340.6336.0.9841.10.10.1.1.1.0.107.691.7j1.8.0.
 
n querendo ser agitador, mas se precisas de fazer essas perguntas é pq n estás preparado para o que vais fazer

Isto ^^

Sabes os conceitos básico de fotografia? lê uns artigos e vê uns videos, aproveita a modelo para pores em prática o que aprendeste e veres se os resultados são bons ou maus.
 
Caso a nivel de fotografia a coisa não corra muito bem... Tens ainda um trunfo... se fores solteiro... ela também... Marcas um jantar fora e quiçá... Uma sessão privada ;-P hehehe
 
Simplesmente vou arriscar para ganhar experiência, como é que se aprende sem sermos nos a fazer??? A teoria e que manda aqui???

Sei o básico para começar, mas mesmo assim perguntei aqui pois podia faltar alguma coisa e me pudessem ajudar. Quanto ao material que tenho, é simplesmente o que posso ter de momento, comprei e paguei sem credito nenhum de 10x sem juros e tal...

Assim que poder vou adquirir uma lente melhor, mas vou trabalhando com o que tenho...

Agradeço as criticas que aqui vi, mas só aceito as que fazem sentido obviamente, algumas podiam ter sido evitadas, pois não sabem metade da missa...

Mesmo assim, um muito obrigado pois já deu para ver que existem muitos "profissionais"

CumpS

Caso a nivel de fotografia a coisa não corra muito bem... Tens ainda um trunfo... se fores solteiro... ela também... Marcas um jantar fora e quiçá... Uma sessão privada ;-P hehehe

A uns anos atrás até que podia ser mesmo assim, mas agora não posso fazer isso, a Maria não ia gostar muito ;)
 
Última edição:
Simplesmente vou arriscar para ganhar experiência, como é que se aprende sem sermos nos a fazer??? A teoria e que manda aqui???

Sei o básico para começar, mas mesmo assim perguntei aqui pois podia faltar alguma coisa e me pudessem ajudar. Quanto ao material que tenho, é simplesmente o que posso ter de momento, comprei e paguei sem credito nenhum de 10x sem juros e tal...

Acho que o meu post foi informativo e se fiz criticas, foi para te ajudar. Desde já deixa-me te dizer que não sabes o básico para começar pelas perguntas que fizeste aqui, terias de ter mais ou menos os meus conhecimentos de fotografia de retrato, ou seja, o básico, no post em que eu escrevi. Apesar de nunca ter feito fotografia de modelo, sei mais ou menos que técnicas usar, pois já vi dezenas de vídeos e li dezenas de artigos. E pelo que me pareceu nao percebes alguns conceitos muito importantes na fotografia de retrato. Quanto ao material que tens, só aprendes se tiveres o material minimo para retrato e mínimo entenda-se por uma lente prime, flash externo e um reflector. Isto é o mínimo para aprenderes e para experimentares, se me perguntassem para fotografar alguém, eu dizia logo, não tenho lente para fotografar retrato nem flash externo, podia eventualmente lhe fotografar, mas nunca iria divulgar as fotos, porque sei que iam ser medíocres se tanto.
O pessoal apenas te quer ajudar, mas como a modelo em questão não deve de perceber de fotografia, qualquer foto deve de servir, e se não é trabalho profissional e é apenas entre amigos, não tenho nada contra, segue o teu caminho.
 
Aprende-se a fotografar é correcto. Se tiveres conhecimentos da máquina e alguns teóricos é mais fácil por em pratica ideias que tenhas ou outras criativas.

Talvez no tópico devesses ter colocado ajuda para fazer umas fotos de retrato. Agora anda na moda Sessão fotográfica. O que acontece é que as pessoas começam a confundir e como toda a gente diz que faz sessões fotográficas alguem vai ter contigo quando já tiveres material e quiseres tirar algum rendimento do material e conhecimentos que tens e a pessoa só faz a sessão de borla porque o toni e a joaquina têm uma máquina dslr e tiram fotos de borla...lol
Isto estou a falar de um colega meu que tem produção própria onde lhe aconteceu isso. A modelo a primeira vez pagou e ele lançou-a depois ouve pessoas a querer fazer fotos de borla para ela e mais tarde ela foi ter com ele a dizer que gostava de fazer outra produção porque tinha gostado, ele combina o valor e ela diz era bom se fosse de borla pois ha quem o faça...lolol

Não ligando ao material o melhor que podes fazer é fotografar no exterior pois uma lente de kit com boa luz tem bons resultados. o ideal era teres reflector , ou o que te falei um rectângulo grande de esferovite para difundir a luz.
A hora do dia se for fins do dia em que a luz está dourada é um must ;-P

Podes tentar arranjar um difusor caseiro para o teu flash ve na net como difundir o flash interno da máquina. se a modelo tiver de costas para o sol dá jeito usa-lo ou reflector.
 
Só vou acrescentar mais uma coisa
É muito importante interagir e transmitir ao modelo aquilo que se está a passar, ele não sabe como estão a ficar as fotos e se está a fazer o que é preciso ou o que tu queres.
Tenta exemplificar com o teu corpo ou dizer a pose e expressão que pretendes.
Sempre que possível elogiar o modelo e enfatizar ainda mais quando estiver mesmo a teu gosto.
 
Simplesmente vou arriscar para ganhar experiência, como é que se aprende sem sermos nos a fazer??? A teoria e que manda aqui???

Sei o básico para começar, mas mesmo assim perguntei aqui pois podia faltar alguma coisa e me pudessem ajudar. Quanto ao material que tenho, é simplesmente o que posso ter de momento, comprei e paguei sem credito nenhum de 10x sem juros e tal...

se soubesses o basico n perguntavas que configurações se usam para fotografar modelos.
e o que é que interessa teres comprado o equipamento a pronto? tb paguei a minha primeira maquina em cash e a minha figura devia ser algo do genero "have no idea what im doing"

só tenho pena que nem tenhas dignado a responder às questões que te coloquei, pq elas foram feitas com um proposito.
tu esta mais que visto que es amador, por isso sobra a modelo.

se for profissional tv consigas meia duzia de fotos aceitaveis
se for amadora nenhum dos 2 vai conseguir dirigir o ensaio e o resultado vai ser td menos bom

mas isto sou eu que sou "profissional" em apagar fotos que saem mal
 
se soubesses o basico n perguntavas que configurações se usam para fotografar modelos.

Pois, a pergunta sobre que modo deveria usar fez-me pensar que não está a par das coisas...

Também não percebi o que é que comprar a pronto pagamento tem a ver com seja o que for.

A máquina é muito boa, mas lentes muito boas chegam a custar várias vezes o preço da máquina, a lente de kit também não é má, mas tem limitações, especialmente o facto de não ter grande abertura, não é comprar outra lente que te irá fazer melhor, usa o material que tens, como dizes, é a por as "mãos na massa" que se aprende, mas não custa nada ler um bocado(muito) sobre o assunto.

PS: Antes da sessão dá uma vista de olhos a umas fotos de outros autores com a modelo para teres uma ideia o que ela quer, assim não andas às escuras, dá uma vista de olhos ao EXIF para ver o que eles andam a fazer.
 
Agradeço as criticas que aqui vi, mas só aceito as que fazem sentido obviamente, algumas podiam ter sido evitadas, não sabem metade da missa...

Só não sabem porque tu não o disseste. Ao dar pouca ou nenhuma informação sobre o que pretendes fazer e em que condições o vais fazer, obrigaste as pessoas a fazer suposições. Não podes queixar-te dessas suposições estarem erradas.

Em particular, este tipo de perguntas de "quais são os settings para..." é a pergunta típica de quem não sabe o básico ou sabe muito pouco. Pode ser que não seja o teu caso, mas em face à pergunta é natural supor que o é.


Mas respondendo às tuas questões...

Neste tipo de sessões os settings são o de menos. Em caso de dúvida, full-auto e siga. A máquina é mais do que suficiente. E embora uma objetiva mais longa e mais luminosa (não necessariamente uma prime) certamente que oferece mais possibilidades, a objetiva que tens também é suficiente.

Sobram então os problemas "verdadeiramente grandes" que em que parte já foram respondidos e aqui resumo:

- Iluminação: O flash interno da máquina é quase para esquecer a não ser que queiras obter um look tipo Terry Richardson. O melhor mesmo será usar luz solar indireta. Se usares o full-auto e o flash levantar, é sinal que tens de mudar de sítio (essa é principal razão para sugerir full-auto em vez de P).

- Local: Tendo em conta o ponto anterior, ficas logo condicionado ao local e à hora em que vais fazer a sessão. Como a objetiva é pouco luminosa e curta, será difícil isolar o motivo (modelo) do fundo e por isso é bom que o fundo seja minimamente interessante ou muito distante.

- Comunicação: Vais ter de lhe dar indicações à modelo sobre o que queres, ou não queres, ou distrai-la para conseguir o "tal look natural". Uma modelo profissional, que já sabe o que tem de fazer, ajuda imenso mas não resolve tudo. Alguém pouco habituado a câmaras, pelo contrário, é o cabo dos trabalhos.
 
Neste tipo de sessões os settings são o de menos. Em caso de dúvida, full-auto e siga. A máquina é mais do que suficiente. E embora uma objetiva mais longa e mais luminosa (não necessariamente uma prime) certamente que oferece mais possibilidades, a objetiva que tens também é suficiente.

Olá, se usar full-auto, não tira proveito de uma prime ou lente luminosa e acaba por não aprender nada. Uma objectiva longa luminosa sem ser prime com abertura fixa a qualquer distançia focal, tens a noção dos preços delas? Aqui está mais que claro que tem que se usar uma prime, só os fotógrafos cheios de massa e profissionais na area usam lentes dessas, tipo uma 70-200 2.8
Como estamos a falar de crop sensor, precisas de no minimo uma 1.8 para criar algum bokeh que seja suficiente.
 
Acho que o meu post foi informativo e se fiz criticas, foi para te ajudar. Desde já deixa-me te dizer que não sabes o básico para começar pelas perguntas que fizeste aqui, terias de ter mais ou menos os meus conhecimentos de fotografia de retrato, ou seja, o básico, no post em que eu escrevi. Apesar de nunca ter feito fotografia de modelo, sei mais ou menos que técnicas usar, pois já vi dezenas de vídeos e li dezenas de artigos. E pelo que me pareceu nao percebes alguns conceitos muito importantes na fotografia de retrato. Quanto ao material que tens, só aprendes se tiveres o material minimo para retrato e mínimo entenda-se por uma lente prime, flash externo e um reflector. Isto é o mínimo para aprenderes e para experimentares, se me perguntassem para fotografar alguém, eu dizia logo, não tenho lente para fotografar retrato nem flash externo, podia eventualmente lhe fotografar, mas nunca iria divulgar as fotos, porque sei que iam ser medíocres se tanto.
O pessoal apenas te quer ajudar, mas como a modelo em questão não deve de perceber de fotografia, qualquer foto deve de servir, e se não é trabalho profissional e é apenas entre amigos, não tenho nada contra, segue o teu caminho.

Todas as respostas aqui dadas foram todas construtivas, nos é que as vezes não as entendemos a primeira :)
Gostei da tua resposta e em particular o fim...
Obrigado...

Aprende-se a fotografar é correcto. Se tiveres conhecimentos da máquina e alguns teóricos é mais fácil por em pratica ideias que tenhas ou outras criativas.

Talvez no tópico devesses ter colocado ajuda para fazer umas fotos de retrato. Agora anda na moda Sessão fotográfica. O que acontece é que as pessoas começam a confundir e como toda a gente diz que faz sessões fotográficas alguem vai ter contigo quando já tiveres material e quiseres tirar algum rendimento do material e conhecimentos que tens e a pessoa só faz a sessão de borla porque o toni e a joaquina têm uma máquina dslr e tiram fotos de borla...lol
Isto estou a falar de um colega meu que tem produção própria onde lhe aconteceu isso. A modelo a primeira vez pagou e ele lançou-a depois ouve pessoas a querer fazer fotos de borla para ela e mais tarde ela foi ter com ele a dizer que gostava de fazer outra produção porque tinha gostado, ele combina o valor e ela diz era bom se fosse de borla pois ha quem o faça...lolol

Não ligando ao material o melhor que podes fazer é fotografar no exterior pois uma lente de kit com boa luz tem bons resultados. o ideal era teres reflector , ou o que te falei um rectângulo grande de esferovite para difundir a luz.
A hora do dia se for fins do dia em que a luz está dourada é um must ;-P

Podes tentar arranjar um difusor caseiro para o teu flash ve na net como difundir o flash interno da máquina. se a modelo tiver de costas para o sol dá jeito usa-lo ou reflector.

Tens razão no que dizes, pois parece mesmo moda a sessão fotográfica lol, vou usar a dica da luz dourada, pois tenho fotos assim e ficam muito boas(aos olhos de um amador)

Só vou acrescentar mais uma coisa
É muito importante interagir e transmitir ao modelo aquilo que se está a passar, ele não sabe como estão a ficar as fotos e se está a fazer o que é preciso ou o que tu queres.
Tenta exemplificar com o teu corpo ou dizer a pose e expressão que pretendes.
Sempre que possível elogiar o modelo e enfatizar ainda mais quando estiver mesmo a teu gosto.

Tenho lido sobre isso e tenho mesmo de fazer isso, obrigado...

se soubesses o basico n perguntavas que configurações se usam para fotografar modelos.
e o que é que interessa teres comprado o equipamento a pronto? tb paguei a minha primeira maquina em cash e a minha figura devia ser algo do genero "have no idea what im doing"

só tenho pena que nem tenhas dignado a responder às questões que te coloquei, pq elas foram feitas com um proposito.
tu esta mais que visto que es amador, por isso sobra a modelo.

se for profissional tv consigas meia duzia de fotos aceitaveis
se for amadora nenhum dos 2 vai conseguir dirigir o ensaio e o resultado vai ser td menos bom


mas isto sou eu que sou "profissional" em apagar fotos que saem mal

O que quis dizer foi que não vou fazer um credito para ter a melhor maquina e a melhor lente, só tenho o que posso ter...
Para mim o resultado vai ser sempre bom, apenas pedi uma ajuda para ver se me falhava algo, é certo que não perguntei da melhor maneira, foi um erro...
A modelo não é profissional, tem simplesmente um jeito que acho ser muito bom para o ser, mas eu conheço e estou a vontade com ela...
Portanto somos os dois amadores e vou ter excelentes resultados :D

Quando alguém não tem a mínima noção do que é fotografar modelos acontece isto LOL http://www.youtube.com/watch?v=s0JQfoMZbTM mesmo tendo sido ensinado durante uma semana. Convém ler muito e aprender os conceitos básicos antes de entrar para a acção.

Fonix, espero ser um pouco melhor :D

Pois, a pergunta sobre que modo deveria usar fez-me pensar que não está a par das coisas...

Também não percebi o que é que comprar a pronto pagamento tem a ver com seja o que for.

A máquina é muito boa, mas lentes muito boas chegam a custar várias vezes o preço da máquina, a lente de kit também não é má, mas tem limitações, especialmente o facto de não ter grande abertura, não é comprar outra lente que te irá fazer melhor, usa o material que tens, como dizes, é a por as "mãos na massa" que se aprende, mas não custa nada ler um bocado(muito) sobre o assunto.

PS: Antes da sessão dá uma vista de olhos a umas fotos de outros autores com a modelo para teres uma ideia o que ela quer, assim não andas às escuras, dá uma vista de olhos ao EXIF para ver o que eles andam a fazer.

Já ando a cuscar... ;)

|[FoX]|;8867629 disse:
Há alguma coisa do género "universal" ou que dê para utilizar com uma Panasonic FZ45? :)
Andei a experimentar com uma folha de papel e os resultados foram no mínimo, interessantes.

Estou a ponderar mandar vir da amazon um para mim... gostei disso :D

Só não sabem porque tu não o disseste. Ao dar pouca ou nenhuma informação sobre o que pretendes fazer e em que condições o vais fazer, obrigaste as pessoas a fazer suposições. Não podes queixar-te dessas suposições estarem erradas.

Em particular, este tipo de perguntas de "quais são os settings para..." é a pergunta típica de quem não sabe o básico ou sabe muito pouco. Pode ser que não seja o teu caso, mas em face à pergunta é natural supor que o é.


Mas respondendo às tuas questões...

Neste tipo de sessões os settings são o de menos. Em caso de dúvida, full-auto e siga. A máquina é mais do que suficiente. E embora uma objetiva mais longa e mais luminosa (não necessariamente uma prime) certamente que oferece mais possibilidades, a objetiva que tens também é suficiente.

Sobram então os problemas "verdadeiramente grandes" que em que parte já foram respondidos e aqui resumo:

- Iluminação: O flash interno da máquina é quase para esquecer a não ser que queiras obter um look tipo Terry Richardson. O melhor mesmo será usar luz solar indireta. Se usares o full-auto e o flash levantar, é sinal que tens de mudar de sítio (essa é principal razão para sugerir full-auto em vez de P).

- Local: Tendo em conta o ponto anterior, ficas logo condicionado ao local e à hora em que vais fazer a sessão. Como a objetiva é pouco luminosa e curta, será difícil isolar o motivo (modelo) do fundo e por isso é bom que o fundo seja minimamente interessante ou muito distante.

- Comunicação: Vais ter de lhe dar indicações à modelo sobre o que queres, ou não queres, ou distrai-la para conseguir o "tal look natural". Uma modelo profissional, que já sabe o que tem de fazer, ajuda imenso mas não resolve tudo. Alguém pouco habituado a câmaras, pelo contrário, é o cabo dos trabalhos.

Obrigado pela tua resposta...

Olá, se usar full-auto, não tira proveito de uma prime ou lente luminosa e acaba por não aprender nada. Uma objectiva longa luminosa sem ser prime com abertura fixa a qualquer distançia focal, tens a noção dos preços delas? Aqui está mais que claro que tem que se usar uma prime, só os fotógrafos cheios de massa e profissionais na area usam lentes dessas, tipo uma 70-200 2.8
Como estamos a falar de crop sensor, precisas de no minimo uma 1.8 para criar algum bokeh que seja suficiente.

Os preços lixam tudo, muita pasta para já :\
 
se usar full-auto, não tira proveito de uma prime ou lente luminosa

Mas ele não tem uma prime ou lente luminosa.


Uma objectiva longa luminosa sem ser prime com abertura fixa a qualquer distançia focal, tens a noção dos preços delas?

Yep.


só os fotógrafos cheios de massa e profissionais na area usam lentes dessas, tipo uma 70-200 2.8

Não é bem assim. Por exemplo, a minha prime para retratos custa bem mais do que muitas 70-200 2.8.


precisas de no minimo uma 1.8 para criar algum bokeh que seja suficiente.

Sim. Mas nem sempre é preciso bokeh. Por isso sugeri ao OP contornar essa limitação em vez de ir a correr comprar uma objetiva nova.

Se é para gastar dinheiro, a minha primeira sugestão seria um flash externo com disparadores remotos.
 
Back
Topo