Configurar a maquina para fotografar modelo...

Em vez de uma lente?

Sim sem dúvida. Mas lá está. Depende do local e da luz que tens. Mas sem assistente e supondo que seja interior sem dúvida que os flashes vão ajudar mais que uma lente qualquer que ela seja. Isto para a grande maioria dos casos.
 
Última edição:
Sim. Mas nem sempre é preciso bokeh. Por isso sugeri ao OP contornar essa limitação em vez de ir a correr comprar uma objetiva nova.

Se é para gastar dinheiro, a minha primeira sugestão seria um flash externo com disparadores remotos.

Pois há, até há lentes primes que custam mais que um carro.
Se for fotografia em estúdio, prioridade ao flash, mas quem tem estúdio já tem tudo penso eu. Se for fotografia ao ar livre, não partilho da mesma opinião, prefiro uma lente prime luminosa do que flash. Fotografia ao ar livre podes precisar de flash mas é dispensável. Se souberes avaliar bem a luz, sombras, luz directa, luz suave, luz forte, etc há fotógrafos que em sessões não usam flash, apenas levam as suas lentes. E agora também depende do tipo de fotografia que se pretende criar onde pode ser preciso flash ou não.
 
Tem flash pop up.
Se soubesse que era possível encaixar mandava vir já um Cateye da Amazon. Só que pelo vídeo que foi postado, parece que aquilo só "pensado" para funcionar "correctamente" (deduzo que por causa do encaixe...) em Nikon ou Canon.

É só mesmo por uma questão de comodidade. Já experimentei aqui por casa com uma simples folha de papel a 45.º, flash com potencia intermédia (valor default) e a cobaia foi a minha filha e obtive resultados muito satisfatórios, em comparação com a luz directa do flash.
 
Normalmente uma lente kit desde que tenha boa luz os resultados são bons seja flash seja reflector. Se tiveres pouca luz por exemplo tens dificuldades na focagem.

Para retratos a lente preço certo é a 50mm f1.8 é barata e tem bom desempenho (70/80 euros em 2 mão). ( Isto querendo comprar uma lente)

Flash tens os YN560 custam há volta de 50 euros e têm muita potencia. Existe um modelo há volta dos 33 euros com potencia abaixo mas é melhor que nada ;-p

Disparadores por 22 euros +/- compras 2, um para a máquina e outro para o flash. YN 603 se não me engano.


Eu comprei um reflector com 120cm x 100cm +/- isto por 15 euros. Dourado e metálico do outro lado.

Isto são opções.

Mas visto que é a primeira ida e dás-te bem com ela fazem uma primeira sessão e depois no final vês o que podes melhorar ou o que te falta para poderes melhorar.
 
Normalmente uma lente kit desde que tenha boa luz os resultados são bons seja flash seja reflector. Se tiveres pouca luz por exemplo tens dificuldades na focagem.

Para retratos a lente preço certo é a 50mm f1.8 é barata e tem bom desempenho (70/80 euros em 2 mão). ( Isto querendo comprar uma lente)

Flash tens os YN560 custam há volta de 50 euros e têm muita potencia. Existe um modelo há volta dos 33 euros com potencia abaixo mas é melhor que nada ;-p

Disparadores por 22 euros +/- compras 2, um para a máquina e outro para o flash. YN 603 se não me engano.


Eu comprei um reflector com 120cm x 100cm +/- isto por 15 euros. Dourado e metálico do outro lado.

Isto são opções.

Mas visto que é a primeira ida e dás-te bem com ela fazem uma primeira sessão e depois no final vês o que podes melhorar ou o que te falta para poderes melhorar.

Obrigado pela opinião amigo, foi muito útil...

|[FoX]|;8871373 disse:
Tem flash pop up.
Se soubesse que era possível encaixar mandava vir já um Cateye da Amazon. Só que pelo vídeo que foi postado, parece que aquilo só "pensado" para funcionar "correctamente" (deduzo que por causa do encaixe...) em Nikon ou Canon.

É só mesmo por uma questão de comodidade. Já experimentei aqui por casa com uma simples folha de papel a 45.º, flash com potencia intermédia (valor default) e a cobaia foi a minha filha e obtive resultados muito satisfatórios, em comparação com a luz directa do flash.

Esse cateye só mesmo na Amazon??? ou existem outros por estes lados???

CumpS
 
Peço imensa desculpa por continuar o mais ou menos off topic (já que podemos estar a falar de fazer retratos em interiores o que é o caso).
Do que já estive a ver esses dispositivos (lightscoop, cateye) encaixam precisamente no hotshoe da máquina... ora a FZ45 não tem hotshoe :(... gostava de arranjar uma alternativa menos "artesanal" para "ressaltar" a luz e não está fácil encontrar...
 
Simplesmente perguntei se havia alguma conf. especifica, nunca disse isso -.-

CumpS

Se fores usar só esse equipamento, uso qualquer coisa para difundir o flash, torna-lo soft ou mudar a direcção da luz, isso faz-se com uns simples papeis. Se não a modelo vai ficar flat sem sombras, dá aquele aspecto artificial e com aquele brilho na cara em toda a face. E usa apenas flash como fill flash, se estiveres a fotografar em contra luz e quiseres expor a modelo e o background correctamente.
 
Se fores usar só esse equipamento, uso qualquer coisa para difundir o flash, torna-lo soft ou mudar a direcção da luz, isso faz-se com uns simples papeis. Se não a modelo vai ficar flat sem sombras, dá aquele aspecto artificial e com aquele brilho na cara em toda a face. E usa apenas flash como fill flash, se estiveres a fotografar em contra luz e quiseres expor a modelo e o background correctamente.

Vou mandar vir o reflector da Amazon... Fica barato...
 
então dou-te um conselho desde já, a luz e as configurações são muito importantes, mas na fotografia de moda, principalmente em exteriores, aconselho-te vivamente a estudares bem o enquadramento! um bom enquadramento, com originalidade e a luz certa fazem uma boa fotografia de moda. o equipamento vem depois...
 
Back
Topo