Configurar dois pcs em rede URGENTE...

heilige

Power Member
Boas pessoal antes de abrir este tópico andei a pesquisar aqui no forum sobre o assunto..
Então é o seguinte tenho 2 pcs ligados com um cabo cruzado. configuro para estarem pc1(192.168.2.100) e pc2( 192.168.2.101) e 255.255.255.0

Depois abro o DOS e faço ping de um para o outro e recebo os pacotes tanto de um como do outro.

Tenho os dois no mesmo grupo MSHOME.

Mas depois não os encontro pelo Os meus locais na rede nem fazendo \\192.168.2.100 nem \\(e o nome do pc)...

Agradeço ajuda de alguem que saiba como se possa resolver o problema...
 
Espero não estar a dizer nenhuma bacorada mas, se tiveres IP dinâmico por parte do teu ISP, o computador que recebe a net está sempre com IP diferente a cada ligação, portanto acho que não podes definir assim.


A maneira mais fácil de ligar dois computadores em rede com cabo cruzado é através do configurador de redes do Windows. Em Painel de Controlo->Ligações de Rede->Criar uma rede doméstica.... e seguir os passos.

Não?
 
São ambos o XP Pro?

Cria uma conta de admin com o mesmo user e passe em ambos os computadores, utiliza essa conta.

E tens que partilhar alguma coisa em ambos os computadores.

Cumps
 
com cabo cruzado

nas ligaçoes de rede crias uma rede domestica nos 2 pcs
com o mesmo nome no workgroup,
o pc1 fica como a gateway para a internet (opcçao1) e o pc2 fica a ligar á internet atravez de uma gateway ( opcçao2 ).
mete as ligaçoes de rede de ambos pcs ganharem ip automaticamente.
coisa de 2 min.
cumps
 
Ainda bem que não tem nada a ver.. quando acedes a uma partilha em Windows tens que ter permissões definidas para a pasta.. e com a conta de admin em ambos os PC's ficas logo autenticado no workgroup e tens acesso total, inclusive à raiz dos discos \\nome_do_computador\c$

Ter a mesma conta em ambos os PC's facilita o processo de autenticação.. mas pronto cá em casa tenho 3 PC's em rede e funciona tudo bem não devo saber nada disto.

Boa sorte
 
podes dar premisoes especiais de auditoria tipo por exemplo o utilizador pto.master ter acesso so a pasta baca que esta no disco c:
ou o gropo de utilizaodres "administradores" ter acesso completo ao computador posso t ajudar por pm pk ainda e um processo complicado de se explicar se e isso que queres...
tb podes ligar a pastilha de fixeiros que faxilitat o assunto mas na e segura pois qualquer um que tiver na rede tem acesso
 
Não estou a dizer que não sabes nada disso só que no trabalho tenhos 17 maquinas e nenhuma delas tem o meu admin nem pass como deves calcular... e os dois pc's que quero ligar já tiveram em rede antes mas com router. eu já testei o cabo aqui em dois pcs no trabalho eles têm admin diferentes pass diferentes e funciona as mil maravilhas..
 
Sim eu quero um processo simples. tipo ter acesso so a uma pasta ou isso é so para troca de fixeiros entre dois pcs em casa não precisa de segurança nenhuma.. eles nem net vão ter
 
Sim eu quero um processo simples. tipo ter acesso so a uma pasta ou isso é so para troca de fixeiros entre dois pcs em casa não precisa de segurança nenhuma.. eles nem net vão ter

Olha na minha opinião: faz tudo de novo com o assistente de configuração do Windows. E mesmo que nenhum dos pcs receba net tu poes la que recebe.
exemplo no assistente:
PC1 Este PC ligasse à Internet directamente.....
PC2 este PC lidasse através de um gateway.
Como já sabes o workgroup tem de ser igual

Defines tudo ate ao fim e no fim seleccionas para activar a partilha de ficheiros.

Depois depois vais as definições tcp/ip do pc1 e e escreves 192.168.1.1/255....
No pc2 metes 192.168.1.2/255...., neste podes ou não meter gateway definido então metes o IP da primeira maquina 169.168.1.1.
Agora partilha alguma pasta clicando com o botão esquerdo do rato em cima de uma pasta e escolhes partilhas...... isto tu já deves saber.
Antes de veres se funciona reiniciar o PC.

Espero que o teu problema se resolva, eu a primeira vez que criei uma rede tb tive exactamente esse problema.

Depois passa aqui a dizer se esta resolvido.
Cumps
 
Muito obrigado vou testar isso a noite depois passo aqui a dizer algo.. quase tudo mas essa parte (de PC1 Este PC ligasse à Internet directamente.....)
PC2 este PC lidasse através de um gateway. isso não metia sempre os dois iguais, daí talvez dar problemas..
 
Muito obrigado vou testar isso a noite depois passo aqui a dizer algo.. quase tudo mas essa parte (de PC1 Este PC ligasse à Internet directamente.....)
PC2 este PC lidasse através de um gateway. isso não metia sempre os dois iguais, daí talvez dar problemas..

Tu tb tens uns balores de ip diferentes dos que eu te dei. tenta com os meus (esses valores de ip tirei-os de um tutorial na microsoft).
Depois diz algo cumps
 
Eles só iriam precisar de um gateway caso fosse preciso partilhar a ligação da net.

Eles estando dentro da mesma subnet mask com a mesma gama de IP's, devia ser suficiente para eles se "verem"

Até porque ele consegue fazer ping logo eles conseguem comunicar.. eu ia perguntar se não tem nenhuma firewall nos PC's que possa estar a bloquear(tipo porta 139, da partilha de ficheiros), mas suponho que não.

Cumps
 
Eles só iriam precisar de um gateway caso fosse preciso partilhar a ligação da net.

Eles estando dentro da mesma subnet mask com a mesma gama de IP's, devia ser suficiente para eles se "verem"

Até porque ele consegue fazer ping logo eles conseguem comunicar.. eu ia perguntar se não tem nenhuma firewall nos PC's que possa estar a bloquear(tipo porta 139, da partilha de ficheiros), mas suponho que não.

Cumps

mesmo que tenha firewall ao usar o Configurador automático elas "abrem"(se for a do Windows de certeza, se for outra depende).
Mas como ele já disse não tem firewall.
Experimenta primeiro sem Gateway.
Depois se não der põem o gateway como eu te disse.
Se continuar a não dar, podes sempre fazer uma coisa que eu acho muito estranha mas resultou em casa de um amigo meu. Metes no pc1 em gateway o IP do PC dois, e metes no pc2 o gateway do PC 1.
Se não percebes-te diz.
Cumps
 
Boas pessoal antes de abrir este tópico andei a pesquisar aqui no forum sobre o assunto..
Então é o seguinte tenho 2 pcs ligados com um cabo cruzado. configuro para estarem pc1(192.168.2.100) e pc2( 192.168.2.101) e 255.255.255.0

Depois abro o DOS e faço ping de um para o outro e recebo os pacotes tanto de um como do outro.

Tenho os dois no mesmo grupo MSHOME.

Mas depois não os encontro pelo Os meus locais na rede nem fazendo \\192.168.2.100 nem \\(e o nome do pc)...

Agradeço ajuda de alguem que saiba como se possa resolver o problema...
Se eles pigam entre eles entao o cabo esta bom. Sera problema de protocolos de rede, ve se tens o "Client for Microsoft Network" e o "File and Printer Sharing" activos nos dois PCs, precisas tb de abrir 1 excepcao na firewall do windows.
 
Sim Kristiano, se for a do Windows abre as portas, se for outra qualquer não, mas pronto ele já disse que não tem firewall(depois de eu postar anyway).

A única cena é que se ele consegue pingar de um para o outro, não é problema de rede o gateway só serve neste caso quando se utiliza ICS para partilhar a net(gateway tipo 192.168.0.1).

Pode-se configurar uma LAN sem utilizar o ICS(e consequentemente o gateway), os PC's conseguem se "ver" um ao outro o problema não é daí, basta ele ter os PC's na mesma subnet para fazer uma LAN e consequente partilha.

Isto agora pode ser uma data de coisas.. desde a enconanço com as permissões, netBIOS desligado, o modelo de partilha (simples ou clássico) e se um deles for XP Home pela minha experiência vai enconar um bocado..

Cumps
 
Sim Kristiano, se for a do Windows abre as portas, se for outra qualquer não, mas pronto ele já disse que não tem firewall(depois de eu postar anyway).

A única cena é que se ele consegue pingar de um para o outro, não é problema de rede o gateway só serve neste caso quando se utiliza ICS para partilhar a net(gateway tipo 192.168.0.1).

Pode-se configurar uma LAN sem utilizar o ICS(e consequentemente o gateway), os PC's conseguem se "ver" um ao outro o problema não é daí, basta ele ter os PC's na mesma subnet para fazer uma LAN e consequente partilha.

Isto agora pode ser uma data de coisas.. desde a enconanço com as permissões, netBIOS desligado, o modelo de partilha (simples ou clássico) e se um deles for XP Home pela minha experiência vai enconar um bocado..

Cumps

Ya é isso tudo em minha casa tb não tinha nada no gateway depois passei a ter porque aderi à Internet(isto já à mt tempo), certo dia queria ir jogar CS a casa de um amigo ele tem um portátil e um fixo, eu levei o Crossover, liguei configurei e nada.
Ate que me lembrei deixa cá ver isto meti em gateway os diferentes ip's como expliquei em cima e funciona perfeitamente.
:lol:

heilige depois diz algo...

Cumps
 
Back
Topo