configurar grub?

tugadsr

Power Member
algum de voces ja intalou o ubuntu e instalou o grub e deu de caras que o ubuntu tem prioridade a arrancar.
como e que se edita o grub para o windows arrancar primeiro?
 
Não tem nada relacionado (segundo interpretei) com o link que deste e a dúvida dele, o que ele deve estar a pedir é alterar o GRUB, e não quando o Windows "apodera-se" do GRUB. :)
 
sudo gedit /boot/grub/menu.lst


e depois procuras o Default e alteras o valor para o SO que queres. lembra que começa em 0. ou seja a pirimeira entrada q la tiver é a 0. depois contas ate chegar ao q queres. (o memtest tb conta)
 
windows mata grub

Tive que reinstalar o windows no meu laptop e este apodera-se do grub e já nao tenho opção de arrancar para o ubuntu, existe alguma maneira de recuperar o grub.
Help A.S.A.P.>(
 
Arranca com o Live CD e faz
sudo grub install /dev/hda // hd(x) pode mudar consoante o disco que têm. Façam sudo fdisk -l para ver.
find /boot/grub/stage1 // irá dar uma resposta do género (hd0,1) , usem o valor que vos der
root (hd0,1)
setup (hd0)
quit
 
Sim, fiz isso e o grub no inicio ja me aparece pra escolher o SO que quero...
Contudo, escolho o windows e entra sem problemas, mas quando escolho o Linux (Ubunto 7.04) dá-me um Error 15 "File not found"

:'(
 
Épa, mas vocês chegam a ler algum post antes de mandarem bitaites?
1º - este tópico é sobre "como configurar qual o SO que arranca por defeito no grub"
2º - mesmo não sendo um tópico sobre "como recuperar o grub" essa duvida já foi respondida com o post do xPo... mesmo que não tivessem seguido a ligação ele para ver a resposta, o post do loster diz CLARAMENTE isso!
enfim...
 
VuDu error 15 file not found. Se souberes algo ajuda senao + vale nao dizer nada
em resposta ás tuas criticas axo que não valia apena abrir outro topico pq do grub..
Still needing help:'(
 
No ubunto faço assim:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst
No fim quando tiveres as opções de arranque pões a do windows em primeiro lugar, tipo:

1 -Windows
2- Ubunto kernel x
3- Ubunto memtest

Assim ele faz boot pelo windows se n carregares em nada.
Cumprimentos
 
No ubunto faço assim:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst
No fim quando tiveres as opções de arranque pões a do windows em primeiro lugar, tipo:

1 -Windows
2- Ubunto kernel x
3- Ubunto memtest

Assim ele faz boot pelo windows se n carregares em nada.
Cumprimentos


Para isso basta alterar o Default não percisa de mexer aí.
 
Sim, fiz isso e o grub no inicio ja me aparece pra escolher o SO que quero...
Contudo, escolho o windows e entra sem problemas, mas quando escolho o Linux (Ubunto 7.04) dá-me um Error 15 "File not found"

:'(

Tens o Ubuntu bem instalado ? não estara comprometida a instalação ?

O melhor secalhar (não sei) é reinstalar o Ubuntu.
 
Back
Topo