1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Configurar HTPC em vez de EEE Box 206

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por pjfaria, 25 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1883)

1. pjfaria

pjfaria Power Member

Caros,

O que tenho lido sobre o EEE Box B206 ser ou não capaz de reproduzir 1080p sem falhas não me convence. Informação contraditória (uns dizem que sim, outros que não, outros que a ATi faz no GPU mas só com codecs/confs especificas no EEE Cinema que já vem instalado).

Esta introdução é para perceberem que não fosse isto e o que eu queria mesmo era um B206 (em termos de aspecto).

Assim, o formulário a seguir pretende encontrar um conf capaz de fazer de HTPC como o meu portatil ASUS F3JC tem feito até hoje, e nunca se engasgou com conteudo HD.

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?

350€

2) Quando vais comprar o computador?

Maio/Junho

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

HTPC

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    b. Se não, indicar as principais utilidades

Ver filmes/series em 720 e 1080p sem falhas. Capacidade para ligar a sistemas de som 5.1 ou 7.1.

5) Marca de processador
    Prefiro Intel, mas não sou fundamentalista.
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

quando já não aguentar com o HD da altura.

7)
    Preferes alguma marca?

não.

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador
    a. Dual core

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    a. Ati​
    i. Single card

b. Nvidia​
    i. Single card

10) Memórias
    a. DDR2

Para o efeito julgo que as DDR2 sejam suficientes não?
    11) Motherboard
    a. ATX
    i. Low budjet
    b. mATX​
    i. Low budjet

12) Disco Rigido
    a. Só 1 disco
    c. Tamanho do(s) Disco(s)

ii. 250 Gb

13) Drives
    Leitor DVD.
    Quero a possibilidade de meter uma driver BR no futuro.
    14) Necessitas de Fonte?

sim

15) Necessitas de Caixa?
    (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)

Sim.
    Dada a minha sala, prefira caixas verticais (parecidas com o EEE Box era o maximo) ou entao cubo. As horizontais mais conhecidas também são opção.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?

b. Teclado wireless com track ball
    d. Comando

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Indiferente. Moro em Odivelas.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Leio boas referencias das Golbaldata.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Wi-Fi g/n

20) Vais fazer Overclock?

Nao

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Posso montar em casa.

Fim do Questionário

Tenho uma duvida: a saida HDMI seja em grafica dedicada ou onboard é uma saida de placa grafica. Também vai transportar som?

2. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

HDMI é uma saída da placa gráfica (caso tenha essa porta, porque nem todas teem) que só transporta imagem! O som tens que ter outro cabo que liga à placa de som!

Cumps

3. BioL

BioL Power Member

Boas,

Passa um bocado o orçamento mas podemos depois tentar melhorar.

INTEL CELERON E1500 (2.2 GHZ) SKT 775* 54,70 €
    ASUS P5KPL-CM* 53,70 €
    KINGSTON 2GB DDR2 800MHZ 23,90 €
    NOX MEDIA BLACK IMON* 83,80 €
    WESTERN DIGITAL 250GB SATA II 16MB* 42,50 €
    LC-POWER 550W SUPER SILENT V2.2 (LC6550) 37,10 €
    POWERCOLOR HD4670 PCS 512MB DDR3 PCI-E 77,00 €
    Montagem de PC sem instalação de software* 15,00 €

Total: 387,70

O comando penso que vem incluido com a caixa. Penso que a motherboard suporta 5.1 mas não sei se suporta 7.1. Se calhar é prerível teres uma Placa de Som dedicada mas fica ainda mais caro.

MKPLUS WIRELESS MEDIA CENTER 46,00 €

Total c/ teclado com trackball : 433,70€

Cumprimentos

4. pjfaria

pjfaria Power Member

La está, essa era a minha desconfiança. O HDMI foi especificado para levar som e imagem! Quer dizer que com um computador nunca consigo ver um filme no LCD apenas ligado com o cabo hdmi? Por exemplo os portateis que têm HDMI, temos que usar sempre o jack 3,5 para levar o som?

5. Jonybat

Jonybat Folding Member

Errado...HDMI transporta imagem e som.

E é possível ter a gráfica a enviar as duas coisas pelo mesmo cabo HDMI, mesmo que seja com adaptador DVI-HDMI. Que eu saiba isto só é possível com as ATI HD4xxx. Pode haver outras, mas essas são certas.

Sobre a config, em 2/3 meses ainda mudam algumas coisas...nem que sejam os preços. Portanto passa cá umas semanas antes.

Cumps ;)

6. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

Aserio??? Então substitui por completo os antigos cabos scart que transportam video+som!!!

Desculpem então se induzi em erro!!!

Cumps

7. Johev

Johev Power Member

A minha placa grafica 4830 PC (102€) tem saida HDMI que já suporta o som soround. Uma escolha bastante economica, para um HTCP.

8. aluistroll

aluistroll Power Member

Este processador é suficiente para correr ficheiros de 15/20Gb Mkv de 1080p sem engasgar??
    Se sim, estou surpreendido! 8|

Tb estou a montar um HTPC muitíssimo parecido a este mas tinha escolhido um core2Duo a 2,8 por 122€, mas se esse Celeron tratar do assunto.. ai menino! Que escolho o Celeron...

9. Jonybat

Jonybat Folding Member

O processador é suficiente sim, agora há uma coisa que não convêm esquecer, é que o decoding tem que ser feito na mesma, seja por hardware ou por software.

Chipset G3x não tem nada disso, assim como o WMP/MPC.

Tem que ser G4x, 8/9x00i por hardware para Intel ou Power DVD e similares (que são todos pagos, que eu saiba) para decoding por software.

10. aluistroll

aluistroll Power Member

Bom dia,

Obrigado pela explicação.
    Já agora listo aqui a minha lista de componentes:

1 [FONT=&quot]Motherboard MSI Skt775 - Intel G31M3-F[/FONT] [FONT=&quot]41.6[/FONT]
    2 [FONT=&quot]Dimm 2048Mb DDR2 Kingston PC2-6400 (800)[/FONT] [FONT=&quot]23.3[/FONT]
    4 [FONT=&quot]Processador Intel Dual Core E5200 2.5Ghz Sk775 2Mb FSB800 Box[/FONT] [FONT=&quot]71[/FONT]
    5 [FONT=&quot]Fonte Halfmman Silence 650W 14cm Fan[/FONT] [FONT=&quot]24.4[/FONT]
    6 [FONT=&quot]Disco Samsung SATA-2 500Gb 7.200rpm 16Mb[/FONT] [FONT=&quot]52.7[/FONT]
    7 [FONT=&quot]Asus ATI Radeon PCI-E HD4350 Silent 512Mb DDR2[/FONT] [FONT=&quot]37.7[/FONT]
    TOTAL: 250.7€

3 [FONT=&quot]Processador Intel Core2 Duo E7400 2.8Ghz Sk775 3Mb FSB1066 Box[/FONT] [FONT=&quot]122[/FONT]
    8 [FONT=&quot]Asus ATI Radeon PCI-E HD4670 512Mb GDDR3[/FONT] [FONT=&quot]74.4[/FONT]
    TOTAL: 338.4€

Aqui tenho hipótese para 2 configurações, uma só mesmo para vídeo que incorpora a gráfica e processador mais baratos. A outra hipótese é para já poder jogar alguns joguitos com algum à vontade na resolução 1920x1080 tipo COD5.

Na tua (vossa) opinião: a configuração mais económica aguenta com facilidade correr MKVs de 15/20 gb em 1080p? E a mais carota aguenta bem correr o COD5 em 1920x1080 com definições elevadas?

Esta motherboard é adequada? Esta é chip G31 e as de chip G4x já custam 100€ para cima... Justifica a diferença?

Obrigado.

EDIT: Falta indicar que pretendo usar um XP que pode ser o Media Center ou o XP SP3 com o XBMC. Melhores alternativas são bem vindas.

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  11. Johev

Johev Power Member

A mais economica deve aguentar com a reprodução dos filmes, caso a placa grafica tenha descodificação por hardware.

A mais carota, não aguenta com o COD a elevadas resoluções e com tudo no maximo. A placa grafica é o ponto de aquiles, talvez uma 4830 ou uma 4850, mas essas são mais caras.

Não sei se essa grafica tem saida HDMI, e se tiver duvido que suporte o som soround. Acho que para um HTPC uma grafica como 4830 por 102€ com saida HDMI é a mais indicada, se tiveres com um orçamento apretado.

PS: Nem sei o que pensar dessa fonte. Acho que deverias ir para uma 550 ou até 450 da LC power, são economicas e melhores do que essa de 650w por 25€.

12. lucky_smile

lucky_smile Banido

:x2: hd4670 mto boa ate 1680x1050, para mais hd4830 (não roda tudo no maximo com AA e AF, mas da mto bem conta do recado nesses jogos a 1080p).

o pc não passa dos 300W a 90% Load. Para mais info http://extreme.outervision.com/PSUEngine

13. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Halfmann NÃO!
    Read this

Cumps ;)

14. aluistroll

aluistroll Power Member

Olá!

Coincidência que já comprei precisamente a SAPPHIRE HD4830 512mb DDR3 que tá na PIX em saldos. só tem saída DVI 2x mas como o som vai para um amplificador penso que o HDMI não me fará falta... Já agora, em qualidade de imagem não perco nada em usar um adaptador DVI-HDMI para ligar ao plasma pois não?

Como o lucky_smile diz que não preciso de uma fonte muito potente então vou para essas LC que recomendam.

Para gastar mais na gráfica acho que vou poupar no processador e aplicar o da opção económica (4 [FONT=&quot]Processador Intel Dual Core E5200 2.5Ghz Sk775 2Mb FSB800 Box[/FONT] [FONT=&quot]71[/FONT]€). Parece que não mas são 50€ de diferença... Acham que justifica os 50€ a mais para as diferenças entre um processador e outro tendo em conta o uso que vai ser aplicado? Os jogos, tipo COD5, dependem muito do processador ou a gráfica vai dar conta do recado?

Muito obrigado pela disponibilidade.

15. lucky_smile

lucky_smile Banido

Ora aqui tens um problema de compromisso. Para jogar a 1080p necessitas da hd4830, mas também precisas de um bom processador para não teres fps baixos (os médios vão estar joagaveis, mas vais ter de certeza alguns soluços de x em quando). Este processador é razoavel, mas não dá para jogar sem um soluço de x em quando.

Mas sem essa gráfica, esquece mesmo jogar a 1080p... basicamente estás entalado.

16. Johev

Johev Power Member

Pois como o lucky disse e eu já tinha referido, a gráfica é muito importante para jogar decentemente os jogos, no entanto como já compraste uma SAPPHIRE HD4830, esse problema está resolvido.

No entanto, em relação à fonte, eu não disse que precisava algo com mais watts. Até disse que seria preferível investir numa menos potente, mas com maior fiabilidade. Estive a ver uma reviews e essa fonte dá problemas, o que pode tornar o pc mais vulnerável.

Eu recomendava uma LCpower 550w a 37.5€ http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=4046&session=87382fbdbf4f1b0582b96ae2daeb6423

Também encontrei uma Linkworld Fonte Atx 520w, não sei se é boa, mas já vi pessoal a recomenda-la. É barato 19,9€ e tem 5 estrelas (qualidade/preço) na ***** (mas como já disse, com esta marca não tenho trabalhado).
    http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5834&session=87382fbdbf4f1b0582b96ae2daeb6423

Em relação ao CPU, concordo com os outros membros do fórum, na minha opinião vale os 50 euros, agora depende de cada um. A pergunta talvez deveria ser colocada como: Quanto valem 50 euros para ti? E não poder jogar com a fluidez que talvez pretendias vale quanto?

Caso a segunda valha mais que a primeira e tenhas o dinheiro para o fazer, força, caso contrario, o pc económico já é bastante bom (baixa a resolução e faz um overclock, hehe).

Boa sorte.

Partilhar esta Página