Problemas Técnicos Configurar o Asus RT-AX55 para repeater por cabo de rede

buhuhuhu

Power Member
Boas.

Anteriormente tinha Vodafone com um super wifi, que funcionava de forma simples, o Router ligava ao super wifi por cabo de rede, e ambas partilhavam a mesma rede wifi.

Entretanto mudei para a NOS (o novo router wifi6) e comprei um Asus RT-AX55 para tentar fazer o mesmo, mas não estou a conseguir o configurar como pretendido.
- Quando o configuro como repeater, ele funciona nesse efeito mas recebe o sinal por wifi, ignorando o cabo WAN, ou seja todos os cabos ligados nas portas LAN, funciona através da ligação WIFI (horrivel).
- Quando o configuro como Acess Point ou Router, o sinal é recebido por WAN, as portas LAN têm otima ligação, mas o WiFi é uma nova rede (boa).
- Ativando o Bridge da porta 4 e configurando como "Media Bridge", o wifi é partilhado e os cabos WAN/LAN funcionam (bem), mas o WIFI é horrivel, parece estar a fazer de repeater via wi-fi, ignorando o sinal vindo do cabo.

Não estou a conseguir encontrar uma forma de unir ambos os WiFI de entre os dois aparelhos, como tinha anteriormente na Vodafone, isto é uma limitação da NOS, do Router que comprei, ou sou mesmo eu a não o conseguir configurar como pretendido.

Obrigado.
 
Última edição:
Após diversas tentativas não funcionou o que pretendia, então comprei um segundo igual, de forma a fazer rede Mesh entre ambos, desativando o WiFi da operadora (NOS) por completo, agora já não sei se dei um tiro nos pés, muito bem dado ...

Tentei configurar os AX55 da seguinta forma:
- Router: porta 4 AX55(1), porta 1 para WAN to AX55 (2), consegui ativer o Airmesh, mas deu-me bastantes problemas, devido ao WiFI do (2) ter ficado a baixo de 30Mbps (presumo que esteja a ignorar a ligação via cabo de rede);

- Router: porta 3 AX55(1), porta 4 no AX55(2), configurei o WiFI com o mesmo nome em ambos, WiFi ficou estável nos 100Mbs quase por todo o lado, no entanto num sitio ou outro fico sem WiFI por 1-2 segundos (talvez enquanto está a mudar de AX55?), problema que me está a incomodar a sério, todas as ligações feitas no Router (NOS) e no AX55(2) funciona com 500Mbps, no entanto todas as ligações no AX55(1) que está na porta 3 do router da NOS, não passam das 100Mbps, experimentei trocar os AX55 de portas e o problema persiste, seja qual dos dois AX55 que fique na Porta 3, não passa das 100Mbps, o que ficar na porta 4, fica com as 500Mb;

- Andei a testar com o Access Point (ligando a portas LAN em vez de WAN) e o problema fica como no primeiro caso, WiFi horrível.

O que é que estou a fazer mal?

Tudo o que pretendo é ter 2x AX55 ligados às portas LAN de Router, para ter as velocidades contratadas, e criar uma nova rede WiFI com ambos em simultâneo, sem usar a da operadora.
 
  1. Faz um reset ao segundo ASUS e desliga-o.
  2. Liga a porta WAN do primeiro Asus a uma porta do router da operadora (o ideal será que o router da operadora esteja com o modo bridge ativado nessa porta).
  3. Configura o primeiro Asus.
  4. Liga o segundo Asus a uma porta LAN do primeiro Asus.
  5. No primeiro ASUS, adiciona o segundo Asus como Mesh.
  6. Passa o cabo do segundo ASUS da porta LAN para a porta WAN (desta forma a ligação será sempre feira por cabo).
 
Boas.

Com o link do farinha82 ajudou-me a configurar melhor a app da Asus
Com as instruções do news_js finalmente ficou ligado fisicamente de forma correcta

Já tenho 500Mbps em todos os dispositivos por cabo de rede, em termos de wifi, perto de cada router tenho 200+mb, no entanto há um sitio ou outro (entre ambos) que oscila entre 13-50, mas já está muito melhor do que qualquer método que eu estava a tentar fazer anteriormente.
Agora vou testar durante uns dias, se tudo funciona bem e sem falhas, mas à partida parece ter ficado resolvido.

Muito obrigado aos dois.
 
Back
Topo