Configurar os meus discos-partições ?

Salvador_

Suspenso
Boas pessoal... É com agrado que descubro este fórum. Nunca pensei ver um forum português com esta dimensão, é realmente de louvar e a entreajuda entre todos concerteza prevalece.

Ora eu tenho um PC com um Disco Interno de 120 GB e outro externo de 400 GB...a minha configuraçao actual é o disco interno estar particionado com um C: (windows) F:(paginação windows) D: (multimédia) e depois ainda tenho 2 partições em ext3 para Linux... Quanto ao disco externo nao o particionei.

A minha duvida é como eu devo configurar o meu disco para ter o minimo de fragmentaçao possivel, sendo que eu guardo toda a minha multimédia no meu disco externo, e uso tanto Emule como Torrents... Agradecia ajuda para qual a melhor configuraçao ?

Mt obrigado desde ja'

PS: ja agora um pequeno àparte, eu possuo o GnomePartition e que gosto imenso axo mt bom...mas desde q comprei o meu monitor philips 190CW wide que funcina a 1440x900 que nao consigo entrar no GnomePartition...como faço para baixar a resoluçao do monitor qnd arranco com o CD do Gnome Partition ?
 
tenho o mesmo ecra k tu.. mto fixe.. instala as drivers do monitor para teres acesso a todas as resolucoes possiveis por ele.. é claro k a melhor e definicao e qualidade é a 1440 x 900..

eu no meu pc tenho dois discos e mtas particoes.. mas a fragmentação acontece simplesmente pelo uso, n dá para evitar.. mesmo o download por torrents faz com que um ficheiro fique particionado em centenas de pedacos..

para remediar a isso usa o O&O Defragmenter ou o Perfect Disk que recomendo.. mto bom mesmo..

para alterares as particoes tens o Partition Magic, funciona mto bem.. e é tudo feito no windows e depois reinicias e ele altera tudo sozinho sem apagar nada das particoes...
 
eu ja tenho os drivers do monitor...e ele ta na resoluçao nativa q eh a q dizes...o problema eh q o gnome partition eh um boot cd q inicia atraves do DOS e c esta resoluçao a imagem n aparece depois...

eu sei q a fragmentaçao acontece sempre...mas lembrome de ver nalgum forum nem sei se era este q existem maneiras de configurar as partiçoes para ter o melhor rendimento possivel e haver o minimo de fragmentaçao...
 
eu ja tenho os drivers do monitor...e ele ta na resoluçao nativa q eh a q dizes...o problema eh q o gnome partition eh um boot cd q inicia atraves do DOS e c esta resoluçao a imagem n aparece depois...

eu sei q a fragmentaçao acontece sempre...mas lembrome de ver nalgum forum nem sei se era este q existem maneiras de configurar as partiçoes para ter o melhor rendimento possivel e haver o minimo de fragmentaçao...

se o programa funciona por dos experimenta ir ao atalho e por pro programa ser executado a 640x480
 
O emule e o utorrent teem opcao de alocar a totalidade do ficheiro akando do inicio do download, evitando assim fragmentacao.

Idealmente terias uma particao para onde vao os downloads temporarios e mover para outra particao kando terminados, assim a fragmentacao fica limitada a particao de downloads temporarios onde nao vai causar impacto ja k a escrita e lenta devido a velocidade de download nunca ser mt grande.

axo k ambos os programas fazem isso automaticamente kando configurados
 
entao bastaria criar uma partição para os temp e configurar isso tanto no utorrent e emule... ficando portanto:

C: Raiz do windows
uma partiçao para TEMP
uma partiçao para o ficheiro paginaçao
uma partiçao para o disco externo


Quanto a por as minhas settings do monitor como 800*600 o gnome partition tenho q reiniciar o comp e ai ele reinicia eh um LIVE CD c base Linux so' para partiçoes.... o meu monitor a determinada altura diz q ta em overscale talvez por a 2a resuluçao ultrapassar os 900 (1440*900) e axo q o gnome partition eh 1280*1024, fazendo q n apareça nada...
 
nao precisas ter 1 particao pro swap... podes colocar o ficheiro de swap noutra particao *****, desde k:
-a particao esteja desfragmentada akando da criacao do swap
-definas o tamanho minimo e maximo do swap igual, de modo k ele nunca tenha de alterar o ficheiro e fragmentar

Existem programas de defrag k desfragmentam a swap file fora do windows por exemplo o perfect disk ou o diskeeper
 
Back
Topo