Configurar parabolica

mg3

Membro
Antes de mais peço desculpa se este não e o lugar correcto de colocar esta questão, procurei mas não encontrei um lugar mais especifico. Andei a ver algumas discussoes sobre isto mas nao fiquei exclarecido...

Entao e o seguinte: eu tenho uma parabolica (nao sei a marca) e um receptor (Samsung DSR 9500 VIA CI) que ja esteve bem ligada e tudo a funcionar correctamente, mas depois deixou de receber os canais. Entao eu andei a tentar apontala para o hispassat para ver se conseguia colocar aquilo a dar de novo, mas nada feito... Com uma bussula apontei +/- para onde o Hispassat está, mas nao consigo apanhar nada, nem sei como faze-lo.... Se alguem me pudesse ajudar com isto agradecia... Estou um bocado farto do limite de 4 canais da TV portuguesa...:p

Obrigado
 
o problema não é da tua parabolica nem do receptor...o problema é que desde que há o Nagra3 não há codigos para ver os canais do hispasat. como tá a demorar muito qq dia tento apontar para outro satélite...há alguns que têm canais da alemanha que passam liga inglesa em canal aberto, mas tenho de pesquisar melhor isso
 
Os canais codificados, quando não tens a chave correcta, é costume apresentar 0% de sinal. Experimenta ver os canais livres, a ver se dá.
 
Eu meti p apanhar todos tanto os livres como os codificados... Mas nao apanho sinal nenhum... Por isso desconfio que esteja qualquer coisa mal... Se calhar nao estou a apontar bem... Mas tambem nao sei como fazelo... Andei por la a rodar a antena p ver se na tv acusava alguma coisa, ate levei o receptor e a tv p telhado e tudo... As vezes aparecia um tracinho branco na força do sinal mas desaparecia logo e n voltava a aparecer mais nada...

EDIT: Comprei uma bussula tambem para ver mais ou menos onde ficava o hispassat, ate la no papel que vinha com ela dizia onde ele se situava... Apontei +/- p esse lugar mas n apanhei nada... Aquilo tem que estar mesmo certo ao milimetro?
 
Última edição:
Tem que estar certo ao milimetro mesmo e não é só para os lados, para cima e para baixo tambem, podes ate estar no local certo relativamento ao movimento horizontal, mas se o prato estiver mais para baixo ou para cima tambem não dá nada!! Vai à net ver a lista actualizada de canais desse satellite e põe o receptor num canal livre desse satelite depois, o ideia é mecheres no prato e conseguires ver a tv, meches o prato até aparecer o canal na tv. A seguir é afinar melhor depois com a barra de sinal.
 
Tem que estar certo ao milimetro mesmo e não é só para os lados, para cima e para baixo tambem, podes ate estar no local certo relativamento ao movimento horizontal, mas se o prato estiver mais para baixo ou para cima tambem não dá nada!! Vai à net ver a lista actualizada de canais desse satellite e põe o receptor num canal livre desse satelite depois, o ideia é mecheres no prato e conseguires ver a tv, meches o prato até aparecer o canal na tv. A seguir é afinar melhor depois com a barra de sinal.


Certo e afirmativo e mais acrescento que para conseguires sinal podes sempre comprar um sat finder que e relativamente barato(na casa dos 10 euros) e para alem das afinaçoes acima referidas ainda ha que considerar a regulaçao da cabeça(lnb) que serve para regular a qualidade do sinal nao e facil mas tambem nao e impossivel com calma e pachorra isso vai la
um abraço
 
Certo e afirmativo e mais acrescento que para conseguires sinal podes sempre comprar um sat finder que e relativamente barato(na casa dos 10 euros) e para alem das afinaçoes acima referidas ainda ha que considerar a regulaçao da cabeça(lnb) que serve para regular a qualidade do sinal nao e facil mas tambem nao e impossivel com calma e pachorra isso vai la
um abraço

Sem este equipamento é mm mt complicado apanhares o sinal... realmente, tal como o dwafl3 disse é um aparelho fundamental caso nao queiras apanhar uma seca de hora e meia :P

Fica bem
 
Os canais codificados, quando não tens a chave correcta, é costume apresentar 0% de sinal. Experimenta ver os canais livres, a ver se dá.

Quando não se sabe, não se inventa. Ter sinal e ter imagem são coisas diferentes. Podes ter sinal e não ter imagem, se o sinal estiver codificado não vês nada, mas sem sinal não tens coisa nenhuma.

A antena deve estar completamente desalinhada, este site ajuda nisso, mas é preciso perder um bocado de tempo a filtrar o lixo que o pessoal debita à toneladas. Se fores ao diesle, tens uma ajuda visual para localizar os satélites e deves conseguir alinhar isso mais ou menos. Quando conseguires algum sinal, mexendo no azimute (esquerda\direita) segura a antena nessa posição e depois mexes na elevação da antena (pra cima\baixo), se ainda assim não conseguires sinal suficiente deves rodar o lnb. Para o hispasat o rabo do lnb fica +/- nas 5h. No satlex tens mais umas coisas jeitosas.
Já para o receptor isso só deve precisar de um scan às frequencias, este site tem isso actualizado.
 
Com a bússola consegues, perdes é um bocado de tempo (às vezes nenhum) e precisas de 2 pessoas. Apontas para sudoeste, que vem a ser os 30ºW e mais ou menos com 30 de inclinação da parabólica, vais ver que encontras algum sinalzito. Ou tens a entrada de lnb queimada. Experimenta, eu tenho o satfinder mas também já montei várias assim.

cumps
 
Hum, curioso este do satfinder.

Na semana passada instalei uma antena para apanhar o hotbird e indo a unha, sabendo +- a orientação,fui orientando a antena até consegui apanhar algum sinal, na ordem dos 50-60%, mas era bom se desse para puxar mais :P, embora consigo recepção dos canais na boa.
 
Quando não se sabe, não se inventa. Ter sinal e ter imagem são coisas diferentes. Podes ter sinal e não ter imagem, se o sinal estiver codificado não vês nada, mas sem sinal não tens coisa nenhuma.

No meu receptor com software modificado isso já me aconteceu dezenas de vezes, em que muitos dos canais codificados (não todos) apareciam com 0% sinal, enquanto os livres apareciam com 99% sinal. Portanto não estou a inventar nada.

É claro que pode depender do receptor.

Como é uma opção válida decidi colocá-la aqui.:mad:

On topic: se nem os canais livres consegues apanhar, então o problema é da parabólica e não do receptor.

O sat finder pelo que dizem é mesmo muito bom (nunca experimentei). A mim bastou "copiar" a direcção duma parabólica da tv*abo que se encontrava lá perto. :D

Como já foi dito aqui, toma atenção também a rotação do LNB.
 
Bem entao e assim, do pouco que sei, o problema do nosso amigo prende se com a sintonizaçao da antena, para isso para alem de todo o equipamento, deve ter ainda a noçao de qual ou quais satelites sintonizar, isto e primeiro, depois apanhar sinal e descodificar sinal sao duas coisas distintas uma e esse sinal chegar ate ao receptor e outra coisa e ele ser descodificado(visualizar o canal em causa). Estando o(s) satelite(s) sintonizado(s), quer na vertical quer na horizontal, e tambem no lnb(cabeça), vamos fazer uma busca de canais, dos quais uns sao livres(visiveis) outros sao codificados(paytv /nao visiveis ) sendo estes pagos a operadoras, existem varios tipos de codificaçao, agora a escolha dos satelites prende se com gostos pessoais, pelo que aconselho a decidir tendo conhecimento dos canais contidos no satelite, se for so um satelite a sintonizar recomendo o hotbird se foren 2 ou 3 + astra e hispasat, mas como disse isso prende se com escolhas pessoais que devem ser tomadas com o conhecimento da programaçao do satelite, visto nao ser facil para quem nunca sintonizou antenas de satelite, eu tambem ja sintonizei antenas so com a mera refencia de outras antenas na vizinhança, ou so com bussula mas sem duvida que e muito mais facil com um sat finder, deixo aqui um link para ajudar na sintonizaçao: http://www.dishpointer.com/
um abraço
 
Última edição:
Exactamente.
Mais, o satfinder tem a vantagem de permitir saber logo se o problema é do LNB que não está a receber ou se o problema está no receptor, uma vez que o satfinder se liga directamente ao LNB pelo cabo coaxial. Se o satfinder encontrar o sinal mas o receptor mesmo assim não encontrar nada, então o problema está mesmo no receptor.
 
Brigadao p ajuda pessoal... Ja encomendei um sat finder... Quando chegar vou tentar fazer isso... Agr outra coisa, o meu lnb tem duas cabeças, sendo assim posso apanhar 2 satelites certo? O que fazer para que ele apanhe os dois satelites? Isto se conseguir apanhar um... LOL

Cumps
 
Agr outra coisa, o meu lnb tem duas cabeças, sendo assim posso apanhar 2 satelites certo? O que fazer para que ele apanhe os dois satelites? Isto se conseguir apanhar um... LOL

Cumps

Sim é possivel. Senão me engano basta misturares o sinal com um comutador DISEq ou lá como se chama. Dessa forma o sinal dos dois LNB's vem por um só cabo até ao receptor.

O par de satélites mais apanhado é o Hotbird+Astra, mas já não tenho a certeza se são estes que se apanham com a parabolica apontada para o mesmo sítio. (humm acho que não é o Astra...) Se apontares a parabólica para o Hispasat só vais conseguir apanhar mesmo esse.
 
No meu receptor com software modificado isso já me aconteceu dezenas de vezes, em que muitos dos canais codificados (não todos) apareciam com 0% sinal, enquanto os livres apareciam com 99% sinal. Portanto não estou a inventar nada.
Já não está aqui quem falou.
Nos decos que já passaram por aqui isso nunca aconteceu, mas pronto, cada deco com sua mania. À força de enfiar emulador e softcam, acredito que tenham de cortar em algum lado e aconteça isso.
 
Na boa:001:

Se te contasse as outras manias que o meu deco às vezes tem. É o que faz ter softwares modificados, mas enfim...

são precisos...:-D:-D
 
Back
Topo