1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configurar Rede - 3 Routers/Several hosts

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Zed_Blade, 2 de Dezembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 3339)

1. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Boas pessoal,

Tenho um projecto de redes para fazer até 5 de Janeiro mas estou aqui com um problema..

Atentem na seguinte imagem:

Basicamente, uma das limitações que tenho é que cada Router (R1, R2 e R3) possuem apenas 2 portas Fast-Ethernet (para além da Consola e Aux).

Ora sabendo então que tenho que interligar os 3, que o R1 liga à net através de LRSC e que o encaminhamento entre eles é dinâmico, alguém é capaz de me explicar o seguinte?:

Como raio é que vou ligar todos aqueles hosts e mais os routers em apenas 2 portas Ethernet?
    Não estou mesmo a ver como..

Cumps. ;)

EDIT: Estou a usar o packet tracer para fazer a simulação antes de fazer a montagem física, se isso interessar

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Quais as limitações de rede/equipamentos/orçamento dado?

Convem saber isso antes de opinar, nomeadamente se é ou nao permitido adicionar mais equipamentos, e claro quais as caracteristicas fisicas de cada PC/conjunto de PC's.

Cumpriments

3. Kain

Kain Power Member

VLANs.

Pegas num switch que tenha a capacidade de criar VLANs e configuras um "router-on-a-stick" (não estou a gozar o "nome" é mesmo esse):D desde que o equipamento o permita.

4. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Qual é mesmo o objectivo desse exercício???

É para treinares o subneting, routing, o quê?

É que isso da maneira como está apresentado é impossível.

5. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Boas!

É um projecto da cadeira de Redes de Computadores.. Se quiserem, e para perceber melhor, eu posso tentar meter o enunciado online em algum lado.

@amjpereira: Não há orçamento, ninguém me disse que podia colocar mais equipamentos mas também ninguém me disse que não. De qualquer forma, parto do principio que tenho que trabalhar só com o que tenho. Foi falado, assim de forma muito "sugestiva" mas de raspão, em Switch Layer 3..

@Kain: Vou pesquisar sobre o assunto. Tks pela dica ;)

@TuxBoss: É um exercicio para a cadeira, como disse, e o objectivo é que seja mais um trabalho de pesquisa que outra coisa. A prof nem sequer deu uma ajuda que fosse.. Disse simplesmente "safem-se"

Cumps.

6. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Switch de Layer 3 é uma forma pomposa de falar de um Swith normalíssimo mas com capacidades de routing (eg: C3560 ou C3750 da Cisco).

É uma hipótese substituíres aqueles equipamentos ou por Switches que façam routing ou por switchs L2 que por sua vez ligam aos routers.

Da maneira que está não dá.

7. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Realmente não me é dito nada quanto aos routers a usar.. A única limitação que tenho é relativamente às portas Ethernet. Se puser um deles a fazer de switch deve dar para fazer..

8. BladeRunner2019

BladeRunner2019 Power Member

TuxBoss... sou colega do Zed_Blade e o professor responsável pela cadeira recebeu o prémio de melhor artigo (best paper award), atribuído pela IARIA – Internationall Academy, Research and Industry Association, na conferência ICNS 2006 – International Conference on Networking and Services, que decorreu de 16 a 19 de Julho, em Silicon Valley, S. Francisco, Estados Unidos da América.

A ESTG Leiria foi a primeira academia CISCO em Portugal e este professor é um BOSS no que toca a Redes... se ele diz que dá é porque dá. :)

9. joao222

joao222 Power Member

Concordo com o Kain e a ideia da VLAN caso tenhas disponível o switch.

10. Kain

Kain Power Member

Não são só capacidades de routing, tens muito mais do que só isso.

Se no exercício podes ter switch de layer 3 ent isso vai simplificar muito porque todo o inter-vlan routing pode ser feito a nível do switch.

De qualquer modo ambas as soluções são possíveis mas como o Tux menciona no modo em que está sem mais equipamento não me parece possível.

No R3 era fácil porque tens 2 portas ethernet mas no R2 não( a não ser que seja um dos 1800 com wireless integrado)

Última edição: 3 de Dezembro de 2008
  11. TuxBoss

TuxBoss Power Member

O teu professor pode ser o maior génio da história.

Se ele me disser como é que ligas 102 equipamentos a 2 portas físicas sem utilizar mais nenhum equipamento, eu tiro-lhe o chapéu e abro uma empresa com ele para fazermos milagres :rolleyes:

@Kain
    Que "muito mais" é que tens num "switch L3" do que L2 + routing?

12. freefall2870

freefall2870 Power Member

Uma solução seria a utilização de um router-on-a-stick e um switch que suporte WLAN(dot1q). O router basicamente "marca" cada pacote com a VLAN de acordo com as regras instruidas e o switch faz o resto para cada rede.

Outra forma só através de Wireless, mas tenho dúvidas que assim seja.

13. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Bem, para ver se clarifico alguma coisa, para além da imagem fica aqui a transcrição integral do enunciado (sim, é muuiiito extenso):

Pretende-se com este projecto fazer a implementação em cenário real e em simulação na aplicação PacketTracer do cenário acima representado. Do cenário constam 3 routers interligados entre si, sendo que o router R1 fornecerá acesso à Internet aos restantes.

Funcionalidades a implementar

O cenário a implementar deverá ter as seguintes funcionalidades:
    • Deve ser garantida a segurança no acesso aos routers;
    • O router R1 conecta-se à Internet através da rede do LRSC;
    • O encaminhamento entre os routers R1, R2 e R3 deve ser feito utilizando encaminhamento dinâmico;
    • Deve ser utilizada uma rede classe C para todo o endereçamento existente;
    • Todas as redes locais têm acesso à Internet.
    • Só podem ser utilizadas duas interfaces Ethernet por router;

14. YoZ

YoZ Power Member

Jovem, senao me engano isso é o Case study do CCNA modulo3... Vlans e switching.. Resolves isso com switches e vlans.. Senão me engano, depois disso tens de configurar acl´s no router.. Eu ja fiz algo assim.. Mas tens que por mais equipamento, pois assim nem com milagre la vais.

15. Kain

Kain Power Member

com uma grande daisy chain? LOL

Ok não tens muito mais( tens Etherchannel L3, CEF...):D mas tens um ganho bastante grande em performance o que já faz uma grande diferença(routers são mais lentos que os switchs). Não tens muito mais a nivel de tecnologias (porque se formos falar de HSRP, QOS e afins não deixam de ser tecnologias que encontaras em routers) mas tens a nivel de implementações possíveis.

16. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

É provável que seja.. Vou consultar a documentação do CCNA e depois logo vejo.
    Tks pela dica ;)

17. TuxBoss

TuxBoss Power Member

O ganho muito grande tem muito que se lhe diga...

Os ditos "L3 switches" têm funcionalidades básicas de routing, se queres routing a sério não há substituto para um router puro.
    QoS em L3 switches, boa sorte. As placas para, por exemplo um 76xx, que permitem fazer QoS, são chamadas WAN cards e custam algumas 10x mais que as cartas de switching com (muito) menos interfaces.

Aliás, o preço de uns e de outros demonstra bem a diferença :P

18. freefall2870

freefall2870 Power Member

Deixa ver:
    - Configuras o router para separar e marcar o tráfego por VLAN com dot1q (Cisco ISL).
    - Configuras no router diferentes IPs (vai ser o default gateway) para cada sub-interface VLAN.
    - Configuras uma porta do switch para Trunking mode. Assim todos os pacotes separados pelas VLAN circulam nesta porta e são unidos pelo router (router-on-a-stick)
    - ligas os PC´s aos switches e configuras o default gateway em cada um deles (ou através de DHCP).

Faz parte do CCNA.

19. Kain

Kain Power Member

os switch L3 já conseguem fazer muita coisinha em routing.....

Quanto a questão do router a serio tudo vai depender da implementação. O objectivo dos switch L3 não é substituir os routers mas sim trazer para mundo do switching algumas das vantagens que esses tem. Por exemplo no caso aqui apresentado em que podes usar um router-on-a-stick ou um switch L3 a ultima opção vai ter mais vantagens porque evitas o facto de teres de recorrer ao router.

Claro que tudo depende do tamanho da rede dai ter mencionado que te dão opções de implementação mais variadas.

Já agora a única gama que conheço começada por 76xx são routers. Para switch com 7000 so conheço os NEXUS mas de qq maneira são equipamentos que não encontras ai implementados aos pontapés:D

20. redowk

redowk Power Member

nada indica que não possas ter mais equipamentos

claramente precisas de switch

Partilhar esta Página